GEO6_13UND01 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Temperatura e cidade
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Por: Murilo Rossi
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano poderá estar relacionado às habilidades já trabalhadas ou que poderão ainda serem, tais como EF06GE03 e EF06GE07.
Neste plano, as vivências permitirão desenvolver tal habilidade a partir da percepção de que as práticas humanas estão diretamente relacionadas às dinâmicas climáticas (concentração de edificações de concreto, presença ou não de vegetação, impermeabilização do solo, etc) sobretudo analisando as aglomerações em espaços urbanos e rurais.
Materiais necessários: Projetor de slides e/ou cópia das imagens.
Material complementar:
Imagem da Contextualização:
Imagens da Problematização:
Imagem da Ação Propositiva:
Imagem da Sistematização:
Contextos prévios: Elementos do clima: umidade, pressão atmosférica e temperatura.
Fatores do clima: Latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, correntes marítimas e massa de ar.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir a dinâmica climática dos meios urbanos, principalmente ligada à aglomeração de pessoas e as consequentes mudanças de temperatura decorrente disto.
Deixe claro que nessa aula será analisado a temperatura corporal das pessoas em ambientes fechados ou abertos, de acordo com o clima vigente em sua região. Exponha que nosso corpo apresenta uma temperatura mais ou menos constante, entre 36º e 37º Celsius. E que essa temperatura afeta o ambiente que vivemos, dependo das condições climáticas e da quantidade de pessoas presentes num determinado espaço. A ação propositiva estará focada numa vivência de sentidos entre os alunos, com expectativas que eles apreendam o conhecimento através de práticas interpessoais ligadas a percepção do ambiente que vivem ou já estiveram presentes, associando as questões inerentes ao conforto térmico e a cidade.
É importante salientar que existem fatores preponderantes e perceptíveis que influenciam na sensação de determinado clima. Porém, nessa aula, será explorada a questão da aglomeração de pessoas como mais um fator que influencia na temperatura.
Para você saber mais:
ALMEIDA, Regis Rodrigues. Fatores climáticos. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fatores-climaticos.htm>. Acesso em: 19 fev. 2019.
Influência das árvores sobre o clima. Disponível em: <http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/janeiro/ecod-basico-como-as-arvores-influenciam-o-clima>. Acesso em: 19 fev. 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Elementos climáticos. Mundo Educação.
Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/elementos-climaticos.htm>. Acesso em: 19 fev. 2019.
SALES, Janyele. Qual é a temperatura normal do corpo humano? Disponível em: <https://medicoresponde.com.br/qual-e-a-temperatura-normal-do-corpo-humano/>. Acesso em: 19 fev. 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO