GEO6_13UND01 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Temperatura e cidade
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano poderá estar relacionado às habilidades já trabalhadas ou que poderão ainda serem, tais como EF06GE03 e EF06GE07.
Neste plano, as vivências permitirão desenvolver tal habilidade a partir da percepção de que as práticas humanas estão diretamente relacionadas às dinâmicas climáticas (concentração de edificações de concreto, presença ou não de vegetação, impermeabilização do solo, etc) sobretudo analisando as aglomerações em espaços urbanos e rurais.
Materiais necessários: Projetor de slides e/ou cópia das imagens.
Material complementar:
Imagem da Contextualização:
Imagens da Problematização:
Imagem da Ação Propositiva:
Imagem da Sistematização:
Contextos prévios: Elementos do clima: umidade, pressão atmosférica e temperatura.
Fatores do clima: Latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, correntes marítimas e massa de ar.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir a dinâmica climática dos meios urbanos, principalmente ligada à aglomeração de pessoas e as consequentes mudanças de temperatura decorrente disto.
Deixe claro que nessa aula será analisado a temperatura corporal das pessoas em ambientes fechados ou abertos, de acordo com o clima vigente em sua região. Exponha que nosso corpo apresenta uma temperatura mais ou menos constante, entre 36º e 37º Celsius. E que essa temperatura afeta o ambiente que vivemos, dependo das condições climáticas e da quantidade de pessoas presentes num determinado espaço. A ação propositiva estará focada numa vivência de sentidos entre os alunos, com expectativas que eles apreendam o conhecimento através de práticas interpessoais ligadas a percepção do ambiente que vivem ou já estiveram presentes, associando as questões inerentes ao conforto térmico e a cidade.
É importante salientar que existem fatores preponderantes e perceptíveis que influenciam na sensação de determinado clima. Porém, nessa aula, será explorada a questão da aglomeração de pessoas como mais um fator que influencia na temperatura.
Para você saber mais:
ALMEIDA, Regis Rodrigues. Fatores climáticos. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fatores-climaticos.htm>. Acesso em: 19 fev. 2019.
Influência das árvores sobre o clima. Disponível em: <http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/janeiro/ecod-basico-como-as-arvores-influenciam-o-clima>. Acesso em: 19 fev. 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Elementos climáticos. Mundo Educação.
Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/elementos-climaticos.htm>. Acesso em: 19 fev. 2019.
SALES, Janyele. Qual é a temperatura normal do corpo humano? Disponível em: <https://medicoresponde.com.br/qual-e-a-temperatura-normal-do-corpo-humano/>. Acesso em: 19 fev. 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A imagem mostra o bloco do Patusco, do carnaval de Olinda. Mas aqui, no caso do plano de aula, o que é importante destacar para o aluno é a aglomeração de pessoas e suas sensações térmicas. De início, proponha uma leitura da imagem focando na quantidade de pessoas num espaço reduzido e aberto. Estabeleça uma conversa informal e descontraída sobre as dificuldades térmicas que o povo ali, mesmo em clima de festa, possivelmente esteja passando. Sugira que leiam a imagem e pergunte aos alunos:
- O que se vê nessa imagem?
- Você acha que o ambiente retratado é quente ou frio?
- Se tivesse menos pessoas do que mostra na imagem do bloco de carnaval a sensação térmica quente seria maior ou menor?
Nesse momento, associe o que foi falado sobre a temperatura corporal do ser humano com a temperatura externa de Olinda, trazendo ao aluno uma ampliação do conhecimento sobre a questão temperatura no ambiente. Se temos um ambiente (mesmo que aberto) quente e com sol, a aglomeração de pessoas o deixará mais quente ainda, devido às temperaturas corporais.
É esperado que o aluno perceba e imagine, através da imagem, o quão quente está o ambiente mostrado na foto. Também provavelmente saberão que Olinda está no nordeste brasileiro, região tipicamente quente do Brasil. Indique ao aluno, nesse momento, que existem fatores que influenciam as temperaturas num determinado ambiente, tais como a quantidade/presença de prédios e ruas asfaltadas, existência ou não de árvores e florestas, presença de veículo e indústrias, ilhas de calor, etc.. Mas que nessa aula abordaremos a aglomeração de pessoas como mais um fator que altera e influencia a temperatura num determinado ambiente, como por exemplo as diferenças entre uma zona rural e uma urbana.
Imagem da Contextualização:
Fonte: Patusco arrasta multidão.Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Patusco_arrasta_multid%C3%A3o_(3309627710).jpg>.
Acesso em: 20 fev. 2019.
Como adequar à sua realidade: Se você mora num ambiente frio, projete imagens (de sua região, por exemplo) que mostre pessoas aglomeradas para manter a temperatura corporal aquecida. Você pode também projetar imagens de ambientes fechados e abertos com pessoas, em ambientes externos frios, comparando-os e perguntando aos alunos o que observam.
Para você saber mais:
Clima característico em Olinda Brasil durante o ano. Weatherspark. Disponível em: <https://pt.weatherspark.com/y/31433/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Olinda-Brasil-durante-o-ano>. Acesso em 20 fev. 2019.
Domingo de muito calor e multidão em Olinda. Diário de Pernambuco. Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/02/15/interna_vidaurbana,561165/domingo-de-muito-calor-e-multidao-em-olinda.shtml>. Acesso em 20 fev. 2019.
O que são Ilhas de Calor? Secretaria de Educação-PR. Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244>. Acesso em 20 fev. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete a imagem ou imprima, orientando-os a sinalizar a questão da dinâmica climática entre as duas paisagens, perguntando aos alunos:
- Qual dos dois ambientes é mais quente?
- Quais os fatores que podem explicar isso?
É esperado que os alunos respondam que a cidade é mais quente que o campo. É importante indicar que os dois locais estão na mesma latitude e altitude, sofrendo poucas influências da maritimidade e continentalidade.
Diante disso, explique que a aglomeração de pessoas, principalmente na cidade, aumenta muito a sensação térmica, devido às altas taxas de impermeabilização do solo (grande presença de concreto e ausência de árvores e locais com terra nua) e a própria temperatura natural dos corpos que, numa situação normal, já é quente. As duas imagens apresentam aglomerações bem grandes. Porém, uma delas se encontra numa área verde. Isso provavelmente ameniza o calor, devido a ser um campo mais aberto que o urbano, favorecendo o fluxo de ventos e com a presença de árvores, que arrefece ainda mais os efeitos da multidão.
Este momento da aula é fundamental para estabelecer a ação propositiva que, de alguma forma, vai trazer uma vivência entre os alunos. É importante o professor complementar dizendo que a cidade é simbolizada por concreto e que é necessário ter bastante plantas, árvores, parques, praças e locais de lazer não impermeabilizados no urbano, principalmente em cidades grandes onde a quantidade de pessoas aglomeradas torna o ambiente ainda mais quente.
O verde no urbano, juntamente com o solo nu não impermeabilizado arrefece o ambiente, trazendo maior qualidade de vida as pessoas, principalmente em locais tradicionalmente mais quentes. Comente com os alunos que se apenas um corpo humano tem de 36º a 37º Celsius, imagine uma aglomeração de 100 pessoas, por exemplo, num ambiente fechado ou mesmo aberto. Diante disso, as imagens têm climas diferenciados a diversos fatores (urbanização, presença de verde, etc), sendo a aglomeração de pessoas mais um dos fatores que poderá mudar a temperatura de um determinado local.
Imagens da Problematização:
Para você saber mais:
Entenda a importância dos parques para o equilíbrio das metrópoles. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/07/23/entenda-a-importancia-dos-parques-para-o-equilibrio-das-metropoles.ghtml>. Acesso em 20 fev. 2019.
Parques ajudam a amenizar temperaturas na cidade. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/parques-ajudam-a-amenizar-temperatura-nas-cidades,b36df13472103410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html>. Acesso em 20 fev. 2019.
VIANA, Diego. O calor das cidades. Revista Fapesp, ed 246, ago 2016. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/08/19/o-calor-das-cidades/>. Acesso em 20 fev. 2019.
Entenda por que as temperaturas ficaram acima da média em 2012. Globo Ecologia. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/02/entenda-por-que-temperaturas-ficaram-acima-da-media-em-2012.html>. Acesso em 20 fev. 2019.
Fonte das Imagens:
PARDO, Emerson. E a multidão foi atrás, CC BY 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=74192322>. Acesso em 20 fev. 2019.
GEORGE, G. People in the field working with young shoots of crops. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24890201>. Acesso em 20 fev. 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Chegou o momento de vivenciar e começar a perceber no processo didático e metodológico de aula o que foi aprendido, além de ampliar o conhecimento sobre a temática. Sabendo que as cidades são mais quentes que áreas de mata ou solo permeável, é importante nesse momento os alunos perceberem, através de seus sentidos, que a aglomeração de pessoas pode deixar mais quente tais ambientes.
Diante disso, organize a sala em dois grandes grupos e relembre sobre o que foi estudado em relação a temperatura do corpo humano e a as altas temperaturas das cidades. Na sequência, proponha o seguinte:
- A ideia central da atividade é um abraço coletivo entre os dois grupos separadamente;
- Antes do abraço em grupo, peça que realizem uma vivência de sensação térmica sozinhos e depois em grupo de dois;
- Atente-os a ficar concentrado e sentir a temperatura nos momentos propostos (sozinho e em dupla);
- O abraço coletivo deverá acontecer em dois ambientes diferentes: na sala de aula (ambiente fechado) e outro num ambiente aberto (no pátio da escola, por exemplo);
- O abraço coletivo deverá durar alguns minutos, para que eles possam sentir o calor entre os componentes do grupo.
A ideia é que os alunos percebam que, além da temperatura ambiente, a aglomeração de pessoas pode aumentar ainda mais a sensação térmica de calor.
É esperado que os alunos compreendam que a temperatura de diferentes ambientes pode se alterar com a aglomeração de pessoas, sendo os internos e externos diferenciados, assim como no ambiente com plantas ou solo permeável. Diante disso, a proposta é que a turma perceba que a situação de calor nas cidades pode ser ampliada com a multidão, impulsionada pela transmissão de calor entre os seres humanos.
Imagem da Ação Propositiva:
Como adequar à sua realidade: Se você se encontra numa região fria do Brasil ou mesmo faça essa atividade num período de inverno, proponha um abraço coletivo para tornar o ambiente mais quente, relacionando com momentos de calor vivenciados pela turma, seja em sua própria localidade ou mesmo em viagem a locais mais quentes. Assim, a comparação entre os três ambientes vivenciados poderá ser relacionado em períodos e localidades quentes ou frios.
Para você saber mais:
ANJOS, Talita Alves dos. Trocas de calor. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/trocas-calor.htm>. Acesso em 20 fev. 2019.
BISQUOLO, Paulo Augusto. Calorimetria: O estudo do fenômeno de transferência de calor. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/calorimetria-o-estudo-dos-fenomenos-de-transferencia-de-calor.htm>. Acesso em 20 fev. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: A partir da vivência de sentido realizada na ação propositiva, é o momento de sistematizar o conhecimento e preparar os alunos para uma avaliação das aprendizagens efetuadas na aula. Apresente a imagem do slide e exponha que ela trata de um país superpopuloso, quente e com várias megacidades. Associe com os alunos a vivência, explorando a concentração de população em tais cidades e as condições precárias em que grande parte da população vive, principalmente aqui, em nossa temática, às condições térmicas que sua população vive.
Retome a discussão sobre os efeitos térmicos do excesso de concreto nas cidades e a falta de espaços verdes ou solos permeáveis para o arrefecimento dos ambientes urbanos. Peça a opinião dos alunos em relação a isso, sempre apontando as etapas da aula trabalhadas até então e pergunte:
- Vocês sentiram a diferença dos abraços em duas pessoas, coletivo e sozinhos?
- A sensação térmica mudou nesses três momentos que vivenciaram?
- A temperatura aumentou ou diminuiu, em relação a quantidade de pessoas aglomerada nos abraços? Vocês sabem o por que disso?
É esperado que os alunos associem a concentração de pessoas ao aumento da sensação térmica, compreendendo que as cidades - pelo menos nos padrões urbanísticos brasileiros - favorecem um aumento de temperatura do ambiente -, ampliado por localidades com alta concentração de pessoas, impulsionado pela transmissão de calor em aglomerações urbanas.
Imagem Sistematização:
Como adequar à sua realidade: Caso resida em cidades quentes do norte, nordeste e centro-oeste brasileiro, apresente imagens de cidades médias com aglomeração grande de pessoas tais como Caruaru - PE, Picos - PI, as capitais, etc.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. População da Índia. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/populacao-India.htm Acesso em 20 fev. 2019.
SENGUPTA, Somini. Calor na Índia testa os limites físicos do ser humano. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/mundo/calor-na-india-testa-os-limites-fisicos-do-ser-humano,12d478276a89d7a33b6a06060f3cc96e01owbbsd.html>. Acesso em 20 fev. 2019.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_13UND01
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes percebam os diferenciais de temperatura em uma vivência de sentidos entre os alunos, relacionando-os com a dinâmica do clima urbano. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e comente que nesta aula vocês vão discutir a dinâmica climática dos meios urbanos, principalmente ligada à aglomeração de pessoas e as consequentes mudanças de temperatura decorrente disto.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
De início, proponha uma leitura da imagem focando na quantidade de pessoas num espaço reduzido e aberto. Estabeleça uma conversa informal e descontraída sobre as dificuldades térmicas que o povo ali, mesmo em clima de festa, possivelmente esteja passando. Sugira que leiam a imagem e pergunte aos alunos:
- O que se vê nessa imagem?
- Você acha que o ambiente retratado é quente ou frio?
- Se tivesse menos pessoas do que mostra na imagem do bloco de carnaval a sensação térmica quente seria maior ou menor?
Problematização (20 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, orientando-os a sinalizar a questão da dinâmica climática entre as duas paisagens, perguntando aos alunos:
- Qual dos dois ambientes é mais quente?
- Quais os fatores que podem explicar isso?
Diga para que as respostas sejam encaminhadas no grupo de WhatsApp da turma.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, chegou o momento de vivenciar e começar a perceber no processo didático e metodológico de aula o que foi aprendido, além de ampliar o conhecimento sobre a temática. Sabendo que as cidades são mais quentes que áreas de mata ou solo permeável, é importante nesse momento os alunos perceberem, através de seus sentidos, que a aglomeração de pessoas pode deixar mais quentes tais ambientes.
Oriente que na sua residência, façam um abraço coletivo com sua família. A ideia é que os alunos percebam que, além da temperatura ambiente, a aglomeração de pessoas pode aumentar ainda mais a sensação térmica de calor.
Além disso, envie os textos abaixo, e peca aos estudantes que façam a leitura, e anotem suas considerações.
- ANJOS, Talita Alves dos. Trocas de calor. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/trocas-calor.htm>. Acesso em 04/07/2020.
- BISQUOLO, Paulo Augusto. Calorimetria: O estudo do fenômeno de transferência de calor. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/calorimetria-o-estudo-dos-fenomenos-de-transferencia-de-calor.htm>. Acesso em 04/07/2020.
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
A partir da vivência de sentido realizada na ação propositiva, é o momento de sistematizar o conhecimento e preparar os alunos para uma avaliação das aprendizagens efetuadas na aula. Apresente a imagem do slide e exponha que ela trata de um país superpopuloso, quente e com várias megacidades. Associe com os alunos a vivência, explorando a concentração de população em tais cidades e as condições precárias em que grande parte da população vive, principalmente aqui, em nossa temática, às condições térmicas que sua população vive.
Peça a opinião dos alunos em relação a isso, sempre apontando as etapas da aula trabalhadas até então e pergunte:
- Vocês sentiram a diferença dos abraços em duas pessoas, coletivo e sozinhos?
- A sensação térmica mudou nesses três momentos que vivenciaram?
- A temperatura aumentou ou diminuiu, em relação a quantidade de pessoas aglomerada nos abraços? Vocês sabem o por que disso?
Diga para os estudantes gravarem um áudio com todas as respostas.
Convite às famílias
Fica a sugestão dos materiais que seguem abaixo, oriente que em família, escolham um texto, gravem um vídeo de no máximo (4 minutos), escolham um colega, para enviar. Trocando informações entre eles.
Esse vídeo deve ser feito, acompanhado de um adulto.
1. ALMEIDA, Regis Rodrigues. Fatores climáticos. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fatores-climaticos.htm>. Acesso em 04/07/2020.
2. Influência das árvores sobre o clima. Disponível em: <http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/janeiro/ecod-basico-como-as-arvores-influenciam-o-clima>. Acesso em 04/07/2020.
3. PENA, Rodolfo F. Alves. Elementos climáticos. Mundo Educação.
Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/elementos-climaticos.htm>. Acesso em 04/07/2020.
4. SALES, Janyele. Qual é a temperatura normal do corpo humano? Disponível em: <https://medicoresponde.com.br/qual-e-a-temperatura-normal-do-corpo-humano/>. Acesso em 04/07/2020.
5. Entenda a importância dos parques para o equilíbrio das metrópoles. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/07/23/entenda-a-importancia-dos-parques-para-o-equilibrio-das-metropoles.ghtml>. Acesso em 04/07/2020.
6. Parques ajudam a amenizar temperaturas na cidade. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/parques-ajudam-a-amenizar-temperatura-nas-cidades,b36df13472103410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html>. Acesso em 04/07/2020.
7. VIANA, Diego. O calor das cidades. Revista Fapesp, ed 246, ago 2016. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/08/19/o-calor-das-cidades/>. Acesso em 04/07/2020.
8. Entenda por que as temperaturas ficaram acima da média em 2012. Globo Ecologia. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/02/entenda-por-que-temperaturas-ficaram-acima-da-media-em-2012.html>. Acesso em 04/07/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Murilo Rossi
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Perceber os diferenciais de temperatura em uma vivência de sentidos entre os alunos, relacionando-os com a dinâmica do clima urbano
Habilidade (s) da Base: (EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).