GEO6_03UND05 - Ação Propositiva - Etapas
Plano de Aula
Plano de aula: Ano Bissexto
Plano 5 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
Os movimentos da Terra, principalmente o de rotação e translação, influenciam de forma variada a organização da vida no planeta. O movimento de translação, por exemplo, é responsável pelas estações do ano.
Desde os primórdios da civilização o homem percebeu que sua sobrevivência dependia do controle do tempo e não demorou muito para descobrir que os fenômenos celestes garantiam a periodicidade necessária para planejar um calendário e assim planejar caçadas e plantios, por exemplo.
O calendário mais usado no mundo atualmente é o Gregoriano. Criado na Europa em 1582 permitiu o ajustamento do calendário com eventos astronômicos como o equinócio de primavera e solstício de inverno, para isso, um ano pode ter 365 ou 366 dias, sendo chamado neste caso de ano bissexto.
Nesta aula os alunos deverão compreender a relação existente entre o movimento de translação da Terra e o ano bissexto.
Materiais necessários: datashow, lápis, caneta, borracha, caderno e uma cópia do texto Ano Bissexto, ano da Confusão, por quarteto, link abaixo.
Material complementar:
GEO6_03UND05 Etapas da Ação Propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GAcQhZxZgnaNZ7ERcgqhPWSVpg3YHtRkuAzqnZ8ZRnSU5QCHafBXSsytuxxA/geo6-03und05-acao-propositiva-etapas.pdf
Link do texto para ser impresso e entregue aos grupos:
Ano Bissexto, ano da Confusão, Ciência Hoje das Crianças, disponível em: http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ Acesso em 20 de Abril de 2019.
Para você saber mais:
O que é Ano Bissexto? Por que ele existe? disponível em:
Acesso em 20 de Abril de 2019.
Esse vídeo, além de explicar o ano bissexto, ensina a fazer um programa no computador para saber se um determinado ano é bissexto.
Significado de Calendário gregoriano, disponível em: https://www.significados.com.br/calendario-gregoriano/ Acesso em 20 de Abril de 2019.
Ano Bissexto: saiba quando será o próximo e por que existe!, disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/ano-bissexto/ Acesso em 22 de Abril de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso exista na sala alguém que faz aniversário no dia 29 de fevereiro pergunte se as pessoas costumam fazer algum comentário a esse respeito.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento deste plano é importante que o aluno tenha conhecimentos sobre o movimento de translação da Terra.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Fale e escreva no quadro o tema. Explique que nessa aula eles irão discutir a existência do ano bissexto no calendário usado pela maioria das pessoas no mundo e compreender a sua relação com o movimento de translação da Terra. Com base nas discussões e em um texto informativo, eles deverão criar uma reportagem sobre o tema.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete o slide 3 ou imprima de forma ampliada a imagem nele presente. Pergunte para a sala o que a imagem representa e em seguida questione o que há de especial nessa folha do calendário.
A imagem indica os dias do mês de fevereiro, bem como os dias da semana. O que há de especial é a presença do dia 29 no mês de fevereiro, indicando tratar-se de um ano bissexto. Pergunte para a sala se há ou conhecem alguém que faz aniversário nesta data.
É muito provável que já tenham ouvido falar que quem nasceu no dia 29 de fevereiro só faz aniversário de quatro em quatro anos, o que obviamente é uma brincadeira.
Evite dar maiores explicações durante a discussão, permitindo que o alunos exponham o que sabem sobre o assunto.
Como adequar à sua realidade: Caso exista na sala alguém que faz aniversário no dia 29 de fevereiro pergunte se as pessoas costumam fazer algum comentário a esse respeito.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o seu conteúdo. Solicite que a turma se organize em quartetos, que discutam e respondam as questões propostas. Peça que registrem no caderno o resultado da discussão. Ao finalizarem o registro, alguns grupos podem ler oralmente o que concluíram.
Em seguida, projete o slide 5 ou desenhe no quadro a imagem que ele representa. Peça que um aluno explique o esquema. Em seguida, esclareça que o desenho representa o movimento de translação da Terra incompleto. 365 dias não são suficientes para que o planeta complete um giro ao redor do Sol. Para que isso aconteça é necessário mais 5 horas e 48 minutos.
Explique que o ano bissexto é o ano que tem 366 dias, ao invés de 365. Ele tem a função de ajustar o calendário terrestre, pois o período de tempo que a Terra leva para completar o ciclo das estações é 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Ou seja, cada ano tem em média 365 dias e 6 horas, sendo que ao somar essas 6 horas extras ao longo de 4 anos, temos o total de 24 horas (um dia inteiro).
Desta forma, com o ano bissexto acabamos por recuperar este "dia em falta". Caso não existisse esse "ajuste" no calendário terrestre, depois de certo tempo as estações do ano começariam a ficar descompassadas, devido à falta de sincronização com a translação da Terra.
Por exemplo, caso não existisse o ano bissexto, a cada 700 anos o Natal aconteceria durante o verão do Hemisfério Norte e no inverno do Hemisfério Sul, ou seja, completamente diferente do que é nos dias atuais.
Acrescente à explicação, o fato de que: como o “ajuste” é feito arredondando para 6 horas as 5 horas e 48 minutos, os 12 minutos a mais do ano bissexto também terão que ser “corrigidos” no calendário de tempos em tempos.
Existe uma regra para saber se um ano é bissexto: todos os anos múltiplos de 4 que também não são múltiplos de 100, com exceção dos múltiplos de 400, deverão ser anos bissextos.
Por exemplo, 2012 e 2016 são múltiplos de 4 e, por este motivo, são considerados anos bissextos. No entanto, 1900 e 1700 não foram anos bissextos, pois eram múltiplos de 100. Já o ano 2000, por outro lado, como é um múltiplo de 400, foi considerado ano bissexto.
Este método não é infalível, pois a cada 8 mil anos teremos um dia sobrando no calendário terrestre. Os cientistas esperam ainda desenvolver uma nova regra ou mecanismo que possa regularizar esta falha no futuro.
Dependendo do ano de aplicação deste plano, 2020 por exemplo, faça uma adaptação no texto da problematização.
Problematização
Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o seu conteúdo. Solicite que a turma se organize em quartetos, que discutam e respondam as questões propostas. Peça que registrem no caderno o resultado da discussão. Ao finalizarem o registro, alguns grupos podem ler oralmente o que concluíram.
Em seguida, projete o slide 5 ou desenhe no quadro a imagem que ele representa. Peça que um aluno explique o esquema. Em seguida esclareça que o desenho representa o movimento de translação da Terra incompleto. 365 dias não são suficientes para que o planeta complete um giro ao redor do Sol. Para que isso aconteça é necessário mais 5 horas e 48 minutos.
Explique que o ano bissexto é o ano que tem 366 dias, ao invés de 365. Ele tem a função de ajustar o calendário terrestre, pois o período de tempo que a Terra leva para completar o ciclo das estações é 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Ou seja, cada ano tem em média 365 dias e 6 horas, sendo que ao somar essas 6 horas extras ao longo de 4 anos, temos o total de 24 horas (um dia inteiro).
Desta forma, com o ano bissexto acabamos por recuperar este "dia em falta". Caso não existisse esse "ajuste" no calendário terrestre, depois de certo tempo as estações do ano começariam a ficar descompassadas, devido à falta de sincronização com a translação da Terra.
Por exemplo, caso não existisse o ano bissexto, a cada 700 anos o Natal aconteceria durante o verão do Hemisfério Norte e no inverno do Hemisfério Sul, ou seja, completamente diferente do que é nos dias atuais.
Acrescente à explicação, o fato de que: como o “ajuste” é feito arredondando para 6 horas as 5 horas e 48 minutos, os 12 minutos a mais do ano bissexto também terão que ser “corrigidos” no calendário de tempos em tempos.
Existe uma regra para saber se um ano é bissexto: todos os anos múltiplos de 4 que também não são múltiplos de 100, com exceção dos múltiplos de 400, deverão ser anos bissextos.
Por exemplo, 2012 e 2016 são múltiplos de 4 e, por este motivo, são considerados anos bissextos. No entanto, 1900 e 1700 não foram anos bissextos, pois eram múltiplos de 100. Já o ano 2000, por outro lado, como é um múltiplo de 400, foi considerado ano bissexto.
Este método não é infalível, pois a cada 8 mil anos teremos um dia sobrando no calendário terrestre. Os cientistas esperam ainda desenvolver uma nova regra ou mecanismo que possa regularizar esta falha no futuro.
Observação: Dependendo do ano de aplicação deste plano, 2020 por exemplo, faça uma adaptação no texto da problematização.
Para você saber mais:
O que é Ano Bissexto? Por que ele existe? disponível em:
Acesso em 20 de Abril de 2019.
Esse vídeo, além de explicar o ano bissexto, ensina a fazer um programa no computador para saber se um determinado ano é bissexto.
Significado de Calendário gregoriano, disponível em: https://www.significados.com.br/calendario-gregoriano/ Acesso em 20 de Abril de 2019.
Ano Bissexto: saiba quando será o próximo e por que existe!, disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/ano-bissexto/ Acesso em 22 de Abril de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Projete o slide 6 ou escreva no quadro a frase Hoje é dia 29 de fevereiro. Entregue para cada quarteto uma cópia do texto Ano Bissexto, ano da Confusão. Explique, que eles deverão imaginar que hoje é dia 29 de fevereiro e que na televisão, no jornal da manhã, será exibida uma reportagem sobre o ano bissexto. O grupo deverá preparar a reportagem. O tempo da reportagem não poderá ultrapassar 3 minutos.
Dê algumas sugestões: entrevistar pessoas na rua, ter um repórter âncora no estúdio para fazer a chamada e depois explicar o que é o ano bissexto ou mesmo ter um astrônomo para dar a explicação. Diga que é importante que eles registrem por escrito a estrutura da reportagem e também o texto com a explicação.
Projete o slide com as etapas da ação propositiva ou entregue o documento impresso, link abaixo.
Material complementar:
GEO6_03UND05 Etapas da Ação Propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GAcQhZxZgnaNZ7ERcgqhPWSVpg3YHtRkuAzqnZ8ZRnSU5QCHafBXSsytuxxA/geo6-03und05-acao-propositiva-etapas.pdf
Link do texto para ser impresso e entregue aos grupos:
Ano Bissexto, ano da Confusão, Ciência Hoje das Crianças, disponível em: http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ Acesso em 20 de Abril de 2019.
Ação Propositiva
Orientação: Projete o slide 6 ou escreva no quadro a frase Hoje é dia 29 de fevereiro. Entregue para cada quarteto uma cópia do texto Ano Bissexto, ano da Confusão. Explique, que eles deverão imaginar que hoje é dia 29 de fevereiro e que na televisão, no jornal da manhã, será exibida uma reportagem sobre o ano bissexto. O grupo deverá preparar essa reportagem. O tempo da reportagem não poderá ultrapassar 3 minutos.
Dê algumas sugestões: entrevistar pessoas na rua, ter um repórter âncora no estúdio para fazer a chamada e depois explicar o que é o ano bissexto ou mesmo ter um astrônomo para dar a explicação. Diga que é importante que eles registrem por escrito a estrutura da reportagem e também o texto com a explicação.
Projete o slide com as etapas da ação propositiva ou entregue o documento impresso, link abaixo.
Material complementar:
GEO6_03UND05 Etapas da Ação Propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GAcQhZxZgnaNZ7ERcgqhPWSVpg3YHtRkuAzqnZ8ZRnSU5QCHafBXSsytuxxA/geo6-03und05-acao-propositiva-etapas.pdf
Link do texto para ser impresso e entregue aos grupos:
Ano Bissexto, ano da Confusão, Ciência Hoje das Crianças, disponível em: http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ Acesso em 20 de Abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após o término do planejamento da reportagem, lembre à turma que agora é o momento de definir funções e fazer um ensaio. Para tanto, eles devem fazer a distribuição dos papéis que cada um deve desempenhar. Assim que finalizarem a distribuição das funções, cada grupo deverá fazer um ensaio, restrito ao próprio grupo.
Combine com a turma que na próxima aula, os grupos deverão estar preparados para apresentarem para a sala a sua reportagem.
Sugestão de desdobramento desta aula: Incentive os alunos a filmarem a reportagem e depois divulgá-la em uma rede social ou exibi-la para outras salas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_03UND03
GEO6_03UND04
GEO6_03UND05
Ferramentas sugeridas
- Youtube
- Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, Email ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
- Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
- Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Essa é uma sequência de aula que se refere aos planos GEO6_03UND03, GEO6_03UND04 e GEO6_03UND05. Esses planos estão totalmente conectados, já que tratam da mesma sequência de conteúdos: os movimentos da Terra (rotação e translação) e as consequências e adaptações da vida feita pela sociedade (as estações do ano e o ano bissexto). Como se trata de uma sequência que aborda 3 conteúdos, organize a atividade para desenvolvê-la em um prazo mais longo. Durante a sequência, serão solicitadas atividades intermediárias para manter o contato e o interesse dos estudantes. Para apresentar a temática e estimular o interesse dos estudantes, anuncie o tema da aula em perguntas que podem ser enviadas aos estudantes por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, como: “Você sabe porque o dia possui 24h e o ano 365 dias? Você já reparou que esse ano tivemos o dia 29 de fevereiro no calendário? Pergunte aos seus familiares sobre o que significa esses dias”. Diga aos estudantes que essas perguntas serão respondidas ao longo dessa sequência de aula.
Contextualização
Para iniciar e contextualizar a sequência didática, envie aos estudantes o vídeo sobre eclipses e movimento da Terra (disponível aqui). Trata-se de uma animação que aborda conceitos fundamentais dessa sequência: os movimentos da Terra e o ano bissexto. O vídeo aborda, também, os eclipses solar e lunar. Apesar de não ser um tema apresentado nos planos de aula, trata-se de um conteúdo que deriva dos movimentos, portanto, vamos incluí-lo na sequência. Peça aos estudantes que depois de assistirem, escrevam um parágrafo explicando o que entenderam sobre cada um dos conceitos: movimento de rotação, movimento de translação; ano bissexto e eclipses lunar e solar. Peça que enviem esse parágrafo por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Esse material será importante para identificar até que ponto os estudantes compreenderam a correlação entre os 3 fenômenos (movimentos, ano bissexto e eclipses). Individualmente, e caso considere necessário, de acordo com os parágrafos produzidos pelos estudantes, é possível enviar outros materiais. Segue algumas sugestões:
- Movimentos da Terra:
Vídeo 1 (disponível aqui)
Vídeo 2 (disponível aqui)
- Ano bissexto:
Vídeo 1 (acesse aqui)
Vídeo 2 (disponível aqui)
Vídeo 3 (disponível aqui)
Ação propositiva
A ação propositiva dessa sequência de aulas será dividida em três momentos, que estão totalmente conectados e que vão aprofundando a relação entre os movimentos da Terra, as estações do ano e o ano bissexto. Nos três momentos, os estudantes estarão construindo etapas do mapa conceitual que será sistematizado ao final dessa sequência. Assim, em cada momento será apontado algumas perguntas focais para serem respondidas com a produção de etiquetas (como está no modelo da aula GEO6_03UND04) e posterior sistematização de todas essas etiquetas em um mapa conceitual. Não há uma quantidade limite de etiquetas para cada momento, mas diga aos estudantes que não podem ser muito variadas pois elas terão que ser usadas depois na construção do mapa conceitual. Diga, ainda, que a cada momento essas etiquetas precisam ser guardadas. Elas podem ser tanto impressas, como construídas em editores de texto, como o Google Docs, por exemplo.
Momento 01
Primeiramente, vamos aprofundar um pouco mais sobre os movimentos da Terra (rotação e translação). Para isso, será usada uma adaptação da ação propositiva do plano sobre os movimentos (GEO6_03UND04) e esse primeiro momento será individual. Envie aos estudantes o link do vídeo e da atividade que está no plano de aula. A adaptação da atividade original do plano é que não será solicitada, por enquanto, a construção do mapa conceitual, mas sim, apenas das etiquetas relacionadas a esse conteúdo. O produto dessa atividade, as etiquetas, serão utilizadas na sistematização dessa sequência. Assim, oriente os estudantes que as reservem em casa com eles. As perguntas focais para as etiquetas são: O que é o movimento de rotação da Terra? Quais são as características do movimento de Translação da Terra? Há alguma relação entre os dois movimentos?
Momento 02
O momento 2 será destinado a relacionar o ano bissexto com o movimento de translação da Terra. Com o uso das etiquetas (enviadas no momento 1), peça aos estudantes que criem palavras-chave para explicarem a relação entre a existência do ano bissexto, a cada 4 anos, e a translação. Caso considere necessário aprofundar esse conteúdo com a turma, sugere-se o envio dos dois vídeos apontados acima ou o envio deste texto (acesse aqui). As perguntas focais desse momento são: O que é um ano bissexto? Qual a relação entre o movimento de translação e o ano bissexto?
Momento 03
O momento 03 é destinado a conectar o movimento de translação da Terra com as estações do ano e a definição dos fenômenos de solstício e equinócio. Para estimular o interesse nesse momento, envie por alguma ferramenta de comunicação tecnológica as 4 fotografias que estão na contextualização do plano de aula GEO03_03UND03, seguida da pergunta que explica a diferença de tonalidade da árvore representada. Deixe um momento para os estudantes responderem livremente. Depois, envie o vídeo disponível neste link, que explica através de imagens bem didáticas as estações do ano. Estabeleça um período de tempo para que os estudantes assistam ao vídeo e solicite que enviem as dúvidas por e-mail, WhatsApp ou mensagem em ambientes virtuais de aprendizagem. Após a resolução das dúvidas, peça aos estudantes a elaboração das etiquetas com as seguintes perguntas focais: Quais são as características das estações do ano? O que são solstícios e equinócios? Qual a relação entre as estações do ano e os solstícios/equinócios com os movimentos da Terra?
Sistematização
A sistematização é a produção de um mapa conceitual com as etiquetas construídas ao longo da sequência. Caso seja a primeira vez que a turma constrói um mapa conceitual, é importante oferecer um material de apoio para a atividade. No material complementar da aula GEO6_03UND04 há dois importantes links: um vídeo tutorial do mapa conceitual e outro com exemplos de mapas conceituais. Caso envie os links aos estudantes, oriente os familiares a acompanharem o vídeo e os exemplos. Durante o período em que os estudantes estão construindo o mapa conceitual, estabeleça um contato frequente com os alunos e familiares por e-mail ou WhatsApp para auxiliá-los em dúvidas pontuais. Findo o prazo dado aos estudantes, peça que eles compartilhem a produção deles com a turma toda, a partir do envio de uma imagem ou do arquivo do mapa conceitual.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem aos vídeos selecionados para essa sequência de aulas. São vídeos que aprofundam os conceitos abordados na sequência. Envie também o link (acesse aqui) de um jogo online sobre as estações do ano. Recomenda-se jogarem sob supervisão dos familiares.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rosana Garagorry
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Relacionar a existência do ano bissexto com o movimento de translação da Terra
Habilidade (s) da Base: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.