GEO6_03UND05 - Ação Propositiva - Etapas
Plano de Aula
Plano de aula: Ano Bissexto
Plano 5 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
Os movimentos da Terra, principalmente o de rotação e translação, influenciam de forma variada a organização da vida no planeta. O movimento de translação, por exemplo, é responsável pelas estações do ano.
Desde os primórdios da civilização o homem percebeu que sua sobrevivência dependia do controle do tempo e não demorou muito para descobrir que os fenômenos celestes garantiam a periodicidade necessária para planejar um calendário e assim planejar caçadas e plantios, por exemplo.
O calendário mais usado no mundo atualmente é o Gregoriano. Criado na Europa em 1582 permitiu o ajustamento do calendário com eventos astronômicos como o equinócio de primavera e solstício de inverno, para isso, um ano pode ter 365 ou 366 dias, sendo chamado neste caso de ano bissexto.
Nesta aula os alunos deverão compreender a relação existente entre o movimento de translação da Terra e o ano bissexto.
Materiais necessários: datashow, lápis, caneta, borracha, caderno e uma cópia do texto Ano Bissexto, ano da Confusão, por quarteto, link abaixo.
Material complementar:
GEO6_03UND05 Etapas da Ação Propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GAcQhZxZgnaNZ7ERcgqhPWSVpg3YHtRkuAzqnZ8ZRnSU5QCHafBXSsytuxxA/geo6-03und05-acao-propositiva-etapas.pdf
Link do texto para ser impresso e entregue aos grupos:
Ano Bissexto, ano da Confusão, Ciência Hoje das Crianças, disponível em: http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ Acesso em 20 de Abril de 2019.
Para você saber mais:
O que é Ano Bissexto? Por que ele existe? disponível em:
Acesso em 20 de Abril de 2019.
Esse vídeo, além de explicar o ano bissexto, ensina a fazer um programa no computador para saber se um determinado ano é bissexto.
Significado de Calendário gregoriano, disponível em: https://www.significados.com.br/calendario-gregoriano/ Acesso em 20 de Abril de 2019.
Ano Bissexto: saiba quando será o próximo e por que existe!, disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/ano-bissexto/ Acesso em 22 de Abril de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso exista na sala alguém que faz aniversário no dia 29 de fevereiro pergunte se as pessoas costumam fazer algum comentário a esse respeito.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento deste plano é importante que o aluno tenha conhecimentos sobre o movimento de translação da Terra.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Fale e escreva no quadro o tema. Explique que nessa aula eles irão discutir a existência do ano bissexto no calendário usado pela maioria das pessoas no mundo e compreender a sua relação com o movimento de translação da Terra. Com base nas discussões e em um texto informativo, eles deverão criar uma reportagem sobre o tema.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO