Plano de Aula

Plano de aula: Mudanças climáticas e os impactos na produção

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.

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Descrição

Este plano de aula é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e promove o diálogo entre os campos da Geografia, da urgência climática e da computação, por meio da abordagem crítica da Inteligência Artificial. A proposta tem como finalidade que os estudantes compreendam os impactos das mudanças climáticas na produção agrícola no Brasil, analisando casos reais de perdas em lavouras causadas por ondas de calor, e reflitam sobre como a IA pode contribuir para pensar soluções, prever riscos e apoiar a comunicação responsável desses dados. A aula está estruturada em três momentos principais: no primeiro, os estudantes analisam situações reais de impacto climático em cultivos brasileiros (como café, soja, arroz e frutas); em seguida, cada grupo elabora uma pergunta (prompt) para ser enviada a uma IA generativa, simulando o funcionamento de um algoritmo simples com base na estrutura “se... então...”. Na terceira parte, os grupos avaliam a resposta gerada pela IA, discutem sua coerência, possíveis riscos de desinformação e produzem uma peça de comunicação (cartaz, mensagem ou alerta) com base nos dados e nas soluções sugeridas. Durante o processo, os estudantes desenvolvem habilidades de organização lógica, construção de instruções sequenciais e uso ético da linguagem em ambientes digitais. A atividade também contribui para a formação de uma consciência crítica sobre a crise climática e para o letramento digital, valorizando a tecnologia como ferramenta de apoio, mas exigindo responsabilidade na sua utilização. Ao final da aula, espera-se que os alunos compreendam os vínculos entre clima e produção, elaborem algoritmos simples na forma de prompts e reflitam sobre como a IA pode ser usada (e limitada) na busca de soluções para problemas reais.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à internet para que os grupos possam interagir com ferramentas de IA Generativa. Projetor ou televisão (opcional) para leitura coletiva das manchetes jornalísticas, exibição de exemplos de prompts e discussão em plenária das respostas geradas pelas IAs.

Recursos Educacionais Digitais:
ferramentas de IA Generativa (como ChatGPT, Gemini, Copilot ou Bing).

Materiais diversos:
impressões de reportagens reais sobre os efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola brasileira, com dados sobre lavouras de café, soja, arroz, frutas e hortaliças. Papel A4, cartolina ou papel pardo para que os grupos registrem seus prompts, as respostas da IA e suas propostas de comunicação. Canetas, lápis de cor, marcadores e tesoura para produção visual dos cartazes ou alertas. Fichas de apoio com perguntas orientadoras para análise crítica das respostas geradas pela IA (opcional).

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Mudanças climáticas e suas consequências para os sistemas agrícolas e a segurança alimentar.

  • Introdução ao conceito de prompt como instrução lógica e estruturada no uso de IAs Generativas.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender como as mudanças climáticas afetam a produção agrícola em diferentes regiões do Brasil, analisando casos reais, e discutir possíveis ações humanas que agravam ou mitigam esses efeitos.

  • Elaborar instruções organizadas em linguagem natural (prompts) para simular algoritmos simples no uso de ferramentas de Inteligência Artificial, avaliando a coerência das respostas geradas e os cuidados éticos na comunicação digital.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

5. Cultura Digital

10. Responsabilidade e cidadania

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
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Acesse

Bibliografia

  • FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.

  • KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

  • VEGA, Alfredo Pena (org.). Os sete saberes necessários à educação sobre as mudanças climáticas. São Paulo: Cortez, 2023.

  • SHIRTS, Matthew. Emergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro Enigma, 2022.

  • THUNBERG, Greta. Nossa casa está em chamas: ninguém é pequeno demais para fazer a diferença. São Paulo: Best Seller, 2019.
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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 minutos.

A aula está estruturada em três momentos principais: o primeiro é voltado para a análise de reportagens reais sobre os efeitos do calor extremo em cultivos brasileiros; o segundo momento envolve a elaboração de prompts (perguntas estruturadas) que serão enviados a uma IA Generativa (como ChatGPT), simulando um algoritmo simples com base em instruções claras e condicionais; no terceiro momento, os estudantes analisam as respostas da IA, avaliam sua coerência e produzem uma peça de comunicação (como um cartaz ou alerta digital), exercitando a conduta ética e responsável no uso de ambientes digitais.

A proposta explora de forma interdisciplinar os fundamentos do pensamento computacional (como a estrutura “SE... ENTÃO...”) e a análise crítica de informações ambientais. Também contribui para o desenvolvimento da argumentação e da consciência socioambiental, conectando os aprendizados ao cotidiano dos estudantes e ao debate sobre segurança alimentar e justiça climática.

Dificuldades antecipadas:

Alguns estudantes podem ter dificuldade em compreender como a temperatura afeta diretamente a produção agrícola, especialmente em culturas menos familiares a eles. Para isso, recomenda-se utilizar mapas, fotos e dados resumidos nas reportagens entregues aos grupos. Outro desafio pode estar na formulação dos prompts para a IA: muitos estudantes não estão habituados a estruturar perguntas complexas. Nesse caso, o professor pode apoiar oferecendo modelos prontos ou promovendo uma conversa coletiva sobre como organizar instruções lógicas e objetivas.

Durante o uso da IA generativa, também é importante orientar os estudantes a avaliar criticamente as respostas geradas, discutindo o que pode ser considerado confiável, exagerado, genérico ou até incorreto. O professor deve garantir a mediação ética desse momento, lembrando que a IA pode errar, reforçando estereótipos ou apresentar soluções sem base científica.

Possibilidade de interdisciplinaridade:

A proposta pode ser ampliada em diálogo com a disciplina de Ciências ao explorar os impactos ambientais do aquecimento global nos ecossistemas e na biodiversidade. Também pode se articular com Língua Portuguesa, por meio da análise de gêneros jornalísticos (reportagens) e da produção de textos argumentativos ou de campanhas educativas sobre alimentação, clima e tecnologia.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 minutos.

Com a turma organizada, inicie a aula apresentando oralmente o tema por meio de uma provocação:

- “Como o aumento da temperatura está afetando o cultivo de alimentos no Brasil e como a Inteligência Artificial pode ajudar a pensar soluções?”

Em seguida, compartilhe com a turma o título da aula: “Mudanças climáticas e os impactos na produção: como uma Inteligência Artificial pode nos ajudar a pensar em soluções para essa problemática”. Explique que, ao longo da aula, os grupos irão estudar situações reais em que o calor extremo prejudica plantações importantes para a alimentação da população, como café, soja, milho, arroz e frutas. A partir desses casos, cada grupo terá a missão de formular uma pergunta clara e bem estruturada para uma ferramenta de Inteligência Artificial, com o objetivo de buscar ideias ou caminhos possíveis para enfrentar o problema.

Culturas de milho destruídas pela seca e doenças

Crédito: Marccophoto/GettyImages

Tempo previsto: 20 minutos.

Com os estudantes organizados em equipes, proponha uma conversa inicial perguntando:

- “Você já ouviu falar em efeito estufa?”

- “Esse efeito é algo bom ou ruim para o planeta?”

- “O que pode acontecer se ele se intensificar além do normal?”

Acolha as respostas dos estudantes sem corrigi-los de imediato. Anote no quadro palavras-chave ditas por eles, como “calor”, “poluição”, “camada de ozônio”, “mudanças climáticas”, entre outras. O objetivo é mapear o que já sabem e o que ainda precisam compreender.

Depois desse momento, apresente um esquema visual explicando o que seria o efeito estufa. Explique que o efeito estufa é um fenômeno natural e necessário: ele mantém a Terra aquecida em uma temperatura ideal para a vida. Sem ele, nosso planeta seria muito frio. O problema começa quando esse efeito fica mais intenso do que deveria, por causa do excesso de gases poluentes que lançamos na atmosfera.

Esquema visual para contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sw4rV7zrC5V7VWawjvgTmC7qGJsdvwvDkZxpuJzABTYAA2zsC93mwRNqAH8Y/geo6-13und09-efeito-estufa-contextualizacao-plano6348.pdf

Diga que esses gases, chamados gases do efeito estufa, são liberados principalmente pela queima de combustíveis fósseis, atividades agropecuárias e desmatamento. Os mais conhecidos são o gás carbônico (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O). Quando seu volume aumenta muito, eles criam uma espécie de “cobertor térmico” em volta do planeta, provocando o que chamamos de aquecimento global.

Nesse momento, promova uma breve discussão orientada com perguntas como:

- “O que pode acontecer se a Terra continuar aquecendo demais?”

- “Como isso pode afetar as chuvas, as plantações e até o nosso dia a dia?”

Finalize explicando que, nas próximas etapas da aula, os grupos vão estudar situações reais em que o calor extremo já está afetando lavouras no Brasil, e pensar em como a IA pode ajudar a buscar alternativas.

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