Plano de aula: Mudanças climáticas e os impactos na produção

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Esta habilidade requer a compreensão das consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). Nesta aula os alunos conhecerão as causas naturais e não naturais das mudanças climáticas, os efeitos para o clima e consequências para a sociedade e economia. Para isso, será abordado o impacto sobre a produção de maçã no Sul do Brasil, com a apresentação de cenários atuais e futuros de áreas potenciais para este cultivo e, posteriormente, será debatido e apresentado pelos alunos atitudes simples que podemos tomar para minimizar os impactos do aumento da temperatura média global. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, caderno, lápis ou caneta para anotações.

Materiais complementares:

Esquema Contextualização - Efeito Estufa

Atividade da Ação Propositiva:

Para você saber mais:

Efeito estufa: É um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, fundamental para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos. Ele ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa.

Gases de efeito estufa: Os principais gases de efeito estufa são o vapor d'água (H2O) e o gás carbônico (dióxido de carbono ou CO2). Outros gases que contribuem para a produção do efeito são o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), o ozônio (O3), e clorofluorocarbonetos (CFC), entre outros.

Para mostrar para os alunos como o tempo pode influenciar na safra desta cultura agrícola, cite os exemplos dos anos de 2012-2013 e do ano de 2014 em Santa Catarina. No ano de 2014, a safra catarinense passou por problemas com o frio atípico de novembro de 2013, enquanto a safra de 2012-2013 foi impactada pelas geadas na primavera.

Fonte: PANDOLFO, Cristina et. al. Aquecimento Global e seus impactos no zoneamento climático da macieira de média exigência de frio na região sul do Brasil. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Porto Alegre, v. 20, ns. 1/2, p. 155-161, 2014. Disponível em: <http://www.fepagro.rs.gov.br/upload/1434659724_16.pdf>. Acesso em: 20 abr 2019.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que o tema da aula trata dos efeitos negativos do homem sobre a dinâmica climática e suas consequências para a produção. Fale para a turma que nesta aula serão abordadas as diferentes hipóteses das causas das mudanças climáticas, os efeitos na dinâmica do clima e os prováveis impactos para a produção de maçã no Sul do Brasil, pois, para alguns pesquisadores, no Brasil, já se observam problemas de produção e qualidade que podem estar relacionadas com as mudanças climáticas, ocasionadas pela redução das horas de frio.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA