GEO6_13UND09 - Efeito Estufa (Contextualização)
Plano de Aula
Plano de aula: Mudanças climáticas e os impactos na produção
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Por: Regina Luiza Gouvea
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Esta habilidade requer a compreensão das consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). Nesta aula os alunos conhecerão as causas naturais e não naturais das mudanças climáticas, os efeitos para o clima e consequências para a sociedade e economia. Para isso, será abordado o impacto sobre a produção de maçã no Sul do Brasil, com a apresentação de cenários atuais e futuros de áreas potenciais para este cultivo e, posteriormente, será debatido e apresentado pelos alunos atitudes simples que podemos tomar para minimizar os impactos do aumento da temperatura média global. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, caderno, lápis ou caneta para anotações.
Materiais complementares:
Esquema Contextualização - Efeito Estufa
Atividade da Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Efeito estufa: É um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, fundamental para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos. Ele ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa.
Gases de efeito estufa: Os principais gases de efeito estufa são o vapor d'água (H2O) e o gás carbônico (dióxido de carbono ou CO2). Outros gases que contribuem para a produção do efeito são o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), o ozônio (O3), e clorofluorocarbonetos (CFC), entre outros.
Para mostrar para os alunos como o tempo pode influenciar na safra desta cultura agrícola, cite os exemplos dos anos de 2012-2013 e do ano de 2014 em Santa Catarina. No ano de 2014, a safra catarinense passou por problemas com o frio atípico de novembro de 2013, enquanto a safra de 2012-2013 foi impactada pelas geadas na primavera.
Fonte: PANDOLFO, Cristina et. al. Aquecimento Global e seus impactos no zoneamento climático da macieira de média exigência de frio na região sul do Brasil. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Porto Alegre, v. 20, ns. 1/2, p. 155-161, 2014. Disponível em: <http://www.fepagro.rs.gov.br/upload/1434659724_16.pdf>. Acesso em: 20 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que o tema da aula trata dos efeitos negativos do homem sobre a dinâmica climática e suas consequências para a produção. Fale para a turma que nesta aula serão abordadas as diferentes hipóteses das causas das mudanças climáticas, os efeitos na dinâmica do clima e os prováveis impactos para a produção de maçã no Sul do Brasil, pois, para alguns pesquisadores, no Brasil, já se observam problemas de produção e qualidade que podem estar relacionadas com as mudanças climáticas, ocasionadas pela redução das horas de frio.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: A imagem é uma representação esquemática das trocas de energia entre o espaço sideral, a atmosfera e a superfície da Terra. Ela mostra que a capacidade da atmosfera terrestre para captar e reciclar energia emitida pela superfície do planeta é a característica do efeito de estufa. O aumento da temperatura média da superfície da Terra está relacionado com causas naturais, como as variações na radiação solar recebida pela Terra e erupções vulcânicas, mas também pode estar relacionado com as atividades humanas, decorrente de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera nos últimos 150 anos.
Tais mudanças geram consequências, sendo uma delas na produção agrícola, caso da produção maçã. No Brasil, Santa Catarina lidera a produção nacional, cultivo de grande importância econômica e social no Sul do Brasil. Assim, existe uma grande preocupação quanto ao aquecimento global no zoneamento climático da cultura da maçã, pois segundo estudiosos, em longo prazo, o aquecimento global pode reduzir as áreas potenciais de plantio de maçã nos Estados do Sul do Brasil. Mas, de que forma?
Pergunte aos alunos se conhecem os impactos do aumento da temperatura para os cultivos agrícolas. Se disserem que conhecem, peça que apresentem alguns exemplos. É possível que, de modo geral, respondam que tanto o frio muito intenso quanto as altas temperaturas influenciam na produção, pois deve haver uma temperatura ideal para os diferentes tipos de cultivo. Reforce a ideia e esclareça que, no caso do cultivo de maçãs, as temperaturas baixas e contínuas nos meses de inverno são imprescindíveis para que a planta reinicie um novo ciclo vegetativo com brotação e floração normais. Caso haja uma redução nas horas de frio as macieiras podem ser impactadas e a economia também.
Esquema Contextualização - Efeito Estufa
Para você saber mais:
Efeito estufa: É um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, fundamental para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos. Ele ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa.
Gases de efeito estufa: Os principais gases de efeito estufa são o vapor d'água (H2O) e o gás carbônico (dióxido de carbono ou CO2). Outros gases que contribuem para a produção do efeito são o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), o ozônio (O3), e clorofluorocarbonetos (CFC), entre outros.
Para mostrar para os alunos como o tempo pode influenciar na safra desta cultura agrícola, cite os exemplos dos anos de 2012-2013 e do ano de 2014 em Santa Catarina. No ano de 2014, a safra catarinense passou por problemas com o frio atípico de novembro de 2013, enquanto a safra de 2012-2013 foi impactada pelas geadas na primavera.
Fonte: PANDOLFO, Cristina et. al. Aquecimento Global e seus impactos no zoneamento climático da macieira de média exigência de frio na região sul do Brasil. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Porto Alegre, v. 20, ns. 1/2, p. 155-161, 2014. Disponível em: <http://www.fepagro.rs.gov.br/upload/1434659724_16.pdf>. Acesso em: 20 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Destaque para a turma que o prolongamento do verão, devido ao aumento das temperaturas, e as distribuições irregulares na precipitação, decorrentes das mudanças climáticas, podem ocasionar perdas na produção de culturas de clima temperado, como a maçã. Dessa forma, pergunte aos alunos como a sociedade e economia é impactada com tais perdas. Espera-se que respondam que a perda na safra gera um aumento do preço do produto para o consumidor e prejuízos para os agricultores. Fale para os alunos que se quisermos preservar as áreas destinadas para os plantios atuais, evitando os impactos para a sociedade e para a economia, precisamos pensar em medidas de adaptação ou de minimização das mudanças climáticas. Para isso, existem algumas ações que podem ser adotadas para reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa.
Para você saber mais:
Para saber mais sobre os efeitos da sobre o cultivo de maçãs, assista ao vídeo produzido pelo Globo Rural:
Estiagem compromete os pomares de maçã de Santa Catarina. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/02/estiagem-compromete-os-pomares-de-maca-de-santa-catarina.html.> Acesso em: 20 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Essa atividade deve ser realizada em dupla. Para realizá-la imprima e entregue para cada dupla a folha de atividade. Antes de iniciar ressalte para a turma que o ponto de partida é a hipótese das causas não naturais, ou seja, de que o homem vem contribuindo consideravelmente para as mudanças climáticas com lançamentos de gases de efeito estufa. Apresente para a turma o resultado de um estudo realizado para determinar os impactos do aquecimento global no zoneamento climático da cultura da maçã para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Destaque para a turma que este estudo foi feito usando um Modelo Climático para gerar os dados de precipitação, temperatura máxima, média e mínima do ar para diferentes cenários: o atual e dois futuros, um chamado de A2, ou de altas emissões de CO2 e outro chamado de B2, ou de baixas emissões de CO2. Apresente para a turma as estimativas das áreas potenciais para o cultivo de maça no Sul do Brasil no cenário atual e os dois cenários futuros. Projete para a turma a tabela com os resultados e questione-os se os cenários futuros são preocupantes ou não.
Atividade da Ação Propositiva está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W6krjAMUZTrBUwnCB6ZA8uFHJxkwQ2y7krx4yJexdF7FaUGdWgh7pJ3hsxYJ/geo6-13und09-atividade-da-acao-propositiva.pdf
Com base nos resultados peça que respondam às seguintes questões:
- Qual cenário é mais preocupante. Por que?
Resposta esperada: O cenário A2, porque teremos menos áreas disponível para o cultivo de maçãs.
- Qual estado perderia mais terras para o cultivo de maçãs?
Resposta esperada: O estado do Paraná, pois em ambos cenários não teria áreas para cultivo de maçãs.
- Quais as prováveis consequências para a economia?
Teríamos que substituir o tipo de cultivo, procurar terras mais altas e frias para novos cultivos, ou mesmo importar o produto. Isso gera custo. Tanto para substituir os cultivos por outro ou mesmo na busca e aquisição de novas áreas para novos cultivos.
Para você saber mais:
PANDOLFO, Cristina et. al. Aquecimento Global e seus impactos no zoneamento climático da macieira de média exigência de frio na região sul do Brasil. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Porto Alegre, v. 20, ns. 1/2, p. 155-161, 2014. Disponível em: <http://www.fepagro.rs.gov.br/upload/1434659724_16.pdf>. Acesso em: 20 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Fale para a turma que os principais gases de efeito estufa lançados na atmosfera pela homem são o gás carbônico e o metano. O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é emitido, sobretudo, pelo uso de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural. Ele é o gás de maior emissão pelas atividades humanas, aproximadamente 78%. Quanto ao gás metano (CH4), é produzido pela decomposição da matéria orgânica. É encontrado em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado e produção de arroz. Existem outros produtos derivados de petróleo que usamos no dia-a-dia, como: cosméticos, borracha sintética, remédios, produtos de limpeza, tecidos, plásticos e outros.
Após apresentar os principais gases de efeito estufa lançados na atmosfera devido às atividades antropogênicas, apresente a atividade. Ela é individual e a resposta deve ser apresentada no caderno. Retomando o cenário apresentado para o cultivo de maçãs em nosso país, instigue-os a pensar em atitudes simples que contribuam com a redução das emissões desses gases. Pergunte aos alunos de que forma podemos reduzir as emissões de gases de efeito estufa, evitando, assim, o aumento da temperatura média global e suas consequências para a sociedade e economia. Fale para a turma que as respostas são, na verdade, atitudes que um cidadão consciente e preocupado com as causas ambientais devem adotar na vida cotidiana. Dê um tempo para que discutam entre si e anotem suas sugestões no caderno. Após responderem, reforce as ideias apresentadas que contemplem o que se espera e apresente outras ações que não foram mencionadas pela turma.
- Aumentando o uso de biocombustíveis, como biodiesel e etanol;
- Diminuindo o uso de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel, querosene;
- Evitando o uso de canudos e copos descartáveis, pois são produzidos a partir de matéria prima fóssil;
- Reduzindo o volume do lixo produzido, pois, assim, menos terá que ser transportado, diminuindo o uso de combustíveis fósseis gastos com transporte.
- Fazendo pequenos trechos a pé, evitando assim o uso do carro sempre que possível, pois os veículos, na queima de combustíveis, emitem gases de efeito estufa.
- Desligando a luz ao deixar um ambiente, pois quando os reservatórios de água das usinas hidrelétricas estão com níveis muito baixos é necessário acionar as usinas termelétricas, que lançam mais gases de efeito estufa na atmosfera.
Para você saber mais:
A pecuária representa 16% das emissões mundiais de gases de efeito estufa.
Se comparado ao CO2, o gás metano é considerado mais perigoso, pois é mais eficiente na captura de radiação do que o CO2. Para fins de comparação, 1 unidade de metano equivale a 20 unidades de CO2.
Gases do Efeito Estufa. O Eco. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28261-gases-do-efeito-estufa-dioxido-de-carbono-co2-e-metano-ch4/>. Acesso em: 20 abr 2019.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_13UND09
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes conheçam as consequências das mudanças climáticas para o cultivo de maçãs no Sul do Brasil e ações simples que podemos adotar para minimizar as mudanças climáticas. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e fale para a turma que o tema da aula trata dos efeitos negativos do homem sobre a dinâmica climática e suas consequências para a produção. Diga que nesta aula serão abordadas as diferentes hipóteses das causas das mudanças climáticas, os efeitos na dinâmica do clima e os prováveis impactos para a produção de maçã no Sul do Brasil, pois, para alguns pesquisadores, no Brasil, já se observam problemas de produção e qualidade que podem estar relacionadas com as mudanças climáticas, ocasionadas pela redução das horas de frio.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Envie aos estudantes o esquema Contextualização - Efeito Estufa https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dU7nEW3HRFaCDgheFAcj6RmJm6WVVZHHvvB4P2A8e6N8RuJzcwZSpr8Sf2Xq/geo6-13und09-efeito-estufa-contextualizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020.
Pergunte aos alunos se conhecem os impactos do aumento da temperatura para os cultivos agrícolas. Se disserem que conhecem, peça que apresentem alguns exemplos. É possível que, de modo geral, respondam que tanto o frio muito intenso quanto as altas temperaturas influenciam na produção, pois deve haver uma temperatura ideal para os diferentes tipos de cultivo. Reforce a ideia e esclareça que, no caso do cultivo de maçãs, as temperaturas baixas e contínuas nos meses de inverno são imprescindíveis para que a planta reinicie um novo ciclo vegetativo com brotação e floração normais. Caso haja uma redução nas horas de frio as macieiras podem ser impactadas e a economia também.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e destaque para a turma que o prolongamento do verão, devido ao aumento das temperaturas, e as distribuições irregulares na precipitação, decorrentes das mudanças climáticas, podem ocasionar perdas na produção de culturas de clima temperado, como a maçã. Dessa forma, pergunte aos alunos como a sociedade e economia é impactada com tais perdas. Espera-se que respondam que a perda na safra gera um aumento do preço do produto para o consumidor e prejuízos para os agricultores. Fale para os alunos que se quisermos preservar as áreas destinadas para os plantios atuais, evitando os impactos para a sociedade e para a economia, precisamos pensar em medidas de adaptação ou de minimização das mudanças climáticas. Para isso, existem algumas ações que podem ser adotadas para reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Envie a atividade da Ação Propositiva está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W6krjAMUZTrBUwnCB6ZA8uFHJxkwQ2y7krx4yJexdF7FaUGdWgh7pJ3hsxYJ/geo6-13und09-atividade-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 04/072020.
Com base nos resultados peça que respondam às seguintes questões:
- Qual cenário é mais preocupante. Por que?
Resposta esperada: O cenário A2, porque teremos menos áreas disponível para o cultivo de maçãs.
- Qual estado perderia mais terras para o cultivo de maçãs?
Resposta esperada: O estado do Paraná, pois em ambos cenários não teria áreas para cultivo de maçãs.
- Quais as prováveis consequências para a economia?
Teríamos que substituir o tipo de cultivo, procurar terras mais altas e frias para novos cultivos, ou mesmo importar o produto. Isso gera custo. Tanto para substituir os cultivos por outro ou mesmo na busca e aquisição de novas áreas para novos cultivos.
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Envie o slide do plano original aos estudantes, peca que anotem em seus cadernos suas considerações.
Por fim, envie algumas sugestões de respostas.
- Aumentando o uso de biocombustíveis, como biodiesel e etanol;
- Diminuindo o uso de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel, querosene;
- Evitando o uso de canudos e copos descartáveis, pois são produzidos a partir de matéria prima fóssil;
- Reduzindo o volume do lixo produzido, pois, assim, menos terá que ser transportado, diminuindo o uso de combustíveis fósseis gastos com transporte.
- Fazendo pequenos trechos a pé, evitando assim o uso do carro sempre que possível, pois os veículos, na queima de combustíveis, emitem gases de efeito estufa.
- Desligando a luz ao deixar um ambiente, pois quando os reservatórios de água das usinas hidrelétricas estão com níveis muito baixos é necessário acionar as usinas termelétricas, que lançam mais gases de efeito estufa na atmosfera.
Convite às famílias
Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas? Como elas interferem no nosso dia-a-dia? O que podemos fazer para diminuir os seus efeitos e nos adaptar a eles? Faça essas perguntas, e na sequencia envie o vídeo que segue abaixo.
- Mudanças Climáticas- https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho. Acesso em 04/07/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Regina Gouvea
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Conhecer as consequências das mudanças climáticas para o cultivo de maçãs no Sul do Brasil e ações simples que podemos adotar para minimizar as mudanças climáticas decorrentes das atividades humanas.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).