GEO6_13UND09 - Efeito Estufa (Contextualização)
Plano de Aula
Plano de aula: Mudanças climáticas e os impactos na produção
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Por: Regina Luiza Gouvea
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
Este plano de aula é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e promove o diálogo entre os campos da Geografia, da urgência climática e da computação, por meio da abordagem crítica da Inteligência Artificial. A proposta tem como finalidade que os estudantes compreendam os impactos das mudanças climáticas na produção agrícola no Brasil, analisando casos reais de perdas em lavouras causadas por ondas de calor, e reflitam sobre como a IA pode contribuir para pensar soluções, prever riscos e apoiar a comunicação responsável desses dados. A aula está estruturada em três momentos principais: no primeiro, os estudantes analisam situações reais de impacto climático em cultivos brasileiros (como café, soja, arroz e frutas); em seguida, cada grupo elabora uma pergunta (prompt) para ser enviada a uma IA generativa, simulando o funcionamento de um algoritmo simples com base na estrutura “se... então...”. Na terceira parte, os grupos avaliam a resposta gerada pela IA, discutem sua coerência, possíveis riscos de desinformação e produzem uma peça de comunicação (cartaz, mensagem ou alerta) com base nos dados e nas soluções sugeridas. Durante o processo, os estudantes desenvolvem habilidades de organização lógica, construção de instruções sequenciais e uso ético da linguagem em ambientes digitais. A atividade também contribui para a formação de uma consciência crítica sobre a crise climática e para o letramento digital, valorizando a tecnologia como ferramenta de apoio, mas exigindo responsabilidade na sua utilização. Ao final da aula, espera-se que os alunos compreendam os vínculos entre clima e produção, elaborem algoritmos simples na forma de prompts e reflitam sobre como a IA pode ser usada (e limitada) na busca de soluções para problemas reais.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à internet para que os grupos possam interagir com ferramentas de IA Generativa. Projetor ou televisão (opcional) para leitura coletiva das manchetes jornalísticas, exibição de exemplos de prompts e discussão em plenária das respostas geradas pelas IAs.
Recursos Educacionais Digitais:
ferramentas de IA Generativa (como ChatGPT, Gemini, Copilot ou Bing).
Materiais diversos:
impressões de reportagens reais sobre os efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola brasileira, com dados sobre lavouras de café, soja, arroz, frutas e hortaliças. Papel A4, cartolina ou papel pardo para que os grupos registrem seus prompts, as respostas da IA e suas propostas de comunicação. Canetas, lápis de cor, marcadores e tesoura para produção visual dos cartazes ou alertas. Fichas de apoio com perguntas orientadoras para análise crítica das respostas geradas pela IA (opcional).
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Mudanças climáticas e suas consequências para os sistemas agrícolas e a segurança alimentar.
- Introdução ao conceito de prompt como instrução lógica e estruturada no uso de IAs Generativas.
Objetivos de aprendizagem
- Compreender como as mudanças climáticas afetam a produção agrícola em diferentes regiões do Brasil, analisando casos reais, e discutir possíveis ações humanas que agravam ou mitigam esses efeitos.
- Elaborar instruções organizadas em linguagem natural (prompts) para simular algoritmos simples no uso de ferramentas de Inteligência Artificial, avaliando a coerência das respostas geradas e os cuidados éticos na comunicação digital.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo
5. Cultura Digital
10. Responsabilidade e cidadania
Acesse
- AGÊNCIA BRASIL. Calor prejudica lavoura de café, soja e arroz, diz especialista. Agência Brasil, 20 fev. 2025. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-02/calor-prejudica-lavoura-de-cafe-soja-e-arroz-diz-especialista. Acesso em: 2 ago. 2025.
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 jul. 2025.
- CNN BRASIL. Onda de calor impacta soja e milho e pode explicar estimativa pior para safras de 2024, diz Embrapa. CNN Brasil, 24 fev. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/onda-de-calor-impacta-soja-e-milho-e-pode-explicar-estimativa-pior-para-safras-de-2024-diz-embrapa/. Acesso em: 2 ago. 2025.
- GLOBO RURAL. Calor superior a 40 graus põe em risco lavouras de soja no Rio Grande do Sul. Globo Rural, 28 fev. 2025. Disponível em: https://globorural.globo.com/agricultura/soja/noticia/2025/02/calor-superior-a-40-graus-poe-em-risco-lavouras-de-soja-no-rio-grande-do-sul.ghtml. Acesso em: 2 ago. 2025.
- GLOBO RURAL. Onda de calor no Brasil piora formação de grãos de café e pode necrosar folhas. Globo Rural, 7 mar. 2025. Disponível em: https://globorural.globo.com/agricultura/cafe/noticia/2025/03/onda-de-calor-no-brasil-piora-formao-de-gros-de-caf-e-pode-necrosar-folhas.ghtml. Acesso em: 2 ago. 2025.
- PANDOLFO, Cristina et. al. Aquecimento Global e seus impactos no zoneamento climático da macieira de média exigência de frio na região sul do Brasil. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Porto Alegre, v. 20, ns. 1/2, p. 155-161, 2014. Disponível em: <http://www.fepagro.rs.gov.br/upload/1434659724_16.pdf>. Acesso em: 02 ago 2025.
- UNESCO. Guia para Currículos Verdes: ensino e aprendizagem para a ação climática. Paris: UNESCO, 2024. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000393753. Acesso em: 30 jul. 2025.
- UNESCO. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241. Acesso em: 30 jul. 2025.
- UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris: UNESCO, 2017 Brasília, DF. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em 01 de agosto de 2025.
- Zonas térmicas - revisão 6º ano, duração: 4:48 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c66EbitAJK4. Acesso em 01 de agosto de 2025.
Bibliografia
- FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.
- KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
- VEGA, Alfredo Pena (org.). Os sete saberes necessários à educação sobre as mudanças climáticas. São Paulo: Cortez, 2023.
- SHIRTS, Matthew. Emergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro Enigma, 2022.
- THUNBERG, Greta. Nossa casa está em chamas: ninguém é pequeno demais para fazer a diferença. São Paulo: Best Seller, 2019.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 100 minutos.
A aula está estruturada em três momentos principais: o primeiro é voltado para a análise de reportagens reais sobre os efeitos do calor extremo em cultivos brasileiros; o segundo momento envolve a elaboração de prompts (perguntas estruturadas) que serão enviados a uma IA Generativa (como ChatGPT), simulando um algoritmo simples com base em instruções claras e condicionais; no terceiro momento, os estudantes analisam as respostas da IA, avaliam sua coerência e produzem uma peça de comunicação (como um cartaz ou alerta digital), exercitando a conduta ética e responsável no uso de ambientes digitais.
A proposta explora de forma interdisciplinar os fundamentos do pensamento computacional (como a estrutura “SE... ENTÃO...”) e a análise crítica de informações ambientais. Também contribui para o desenvolvimento da argumentação e da consciência socioambiental, conectando os aprendizados ao cotidiano dos estudantes e ao debate sobre segurança alimentar e justiça climática.
Dificuldades antecipadas:
Alguns estudantes podem ter dificuldade em compreender como a temperatura afeta diretamente a produção agrícola, especialmente em culturas menos familiares a eles. Para isso, recomenda-se utilizar mapas, fotos e dados resumidos nas reportagens entregues aos grupos. Outro desafio pode estar na formulação dos prompts para a IA: muitos estudantes não estão habituados a estruturar perguntas complexas. Nesse caso, o professor pode apoiar oferecendo modelos prontos ou promovendo uma conversa coletiva sobre como organizar instruções lógicas e objetivas.
Durante o uso da IA generativa, também é importante orientar os estudantes a avaliar criticamente as respostas geradas, discutindo o que pode ser considerado confiável, exagerado, genérico ou até incorreto. O professor deve garantir a mediação ética desse momento, lembrando que a IA pode errar, reforçando estereótipos ou apresentar soluções sem base científica.
Possibilidade de interdisciplinaridade:
A proposta pode ser ampliada em diálogo com a disciplina de Ciências ao explorar os impactos ambientais do aquecimento global nos ecossistemas e na biodiversidade. Também pode se articular com Língua Portuguesa, por meio da análise de gêneros jornalísticos (reportagens) e da produção de textos argumentativos ou de campanhas educativas sobre alimentação, clima e tecnologia.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 10 minutos.
Com a turma organizada, inicie a aula apresentando oralmente o tema por meio de uma provocação:
- “Como o aumento da temperatura está afetando o cultivo de alimentos no Brasil e como a Inteligência Artificial pode ajudar a pensar soluções?”
Em seguida, compartilhe com a turma o título da aula: “Mudanças climáticas e os impactos na produção: como uma Inteligência Artificial pode nos ajudar a pensar em soluções para essa problemática”. Explique que, ao longo da aula, os grupos irão estudar situações reais em que o calor extremo prejudica plantações importantes para a alimentação da população, como café, soja, milho, arroz e frutas. A partir desses casos, cada grupo terá a missão de formular uma pergunta clara e bem estruturada para uma ferramenta de Inteligência Artificial, com o objetivo de buscar ideias ou caminhos possíveis para enfrentar o problema.
Crédito: Marccophoto/GettyImages
Tempo previsto: 20 minutos.
Com os estudantes organizados em equipes, proponha uma conversa inicial perguntando:
- “Você já ouviu falar em efeito estufa?”
- “Esse efeito é algo bom ou ruim para o planeta?”
- “O que pode acontecer se ele se intensificar além do normal?”
Acolha as respostas dos estudantes sem corrigi-los de imediato. Anote no quadro palavras-chave ditas por eles, como “calor”, “poluição”, “camada de ozônio”, “mudanças climáticas”, entre outras. O objetivo é mapear o que já sabem e o que ainda precisam compreender.
Depois desse momento, apresente um esquema visual explicando o que seria o efeito estufa. Explique que o efeito estufa é um fenômeno natural e necessário: ele mantém a Terra aquecida em uma temperatura ideal para a vida. Sem ele, nosso planeta seria muito frio. O problema começa quando esse efeito fica mais intenso do que deveria, por causa do excesso de gases poluentes que lançamos na atmosfera.
Esquema visual para contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sw4rV7zrC5V7VWawjvgTmC7qGJsdvwvDkZxpuJzABTYAA2zsC93mwRNqAH8Y/geo6-13und09-efeito-estufa-contextualizacao-plano6348.pdf
Diga que esses gases, chamados gases do efeito estufa, são liberados principalmente pela queima de combustíveis fósseis, atividades agropecuárias e desmatamento. Os mais conhecidos são o gás carbônico (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O). Quando seu volume aumenta muito, eles criam uma espécie de “cobertor térmico” em volta do planeta, provocando o que chamamos de aquecimento global.
Nesse momento, promova uma breve discussão orientada com perguntas como:
- “O que pode acontecer se a Terra continuar aquecendo demais?”
- “Como isso pode afetar as chuvas, as plantações e até o nosso dia a dia?”
Finalize explicando que, nas próximas etapas da aula, os grupos vão estudar situações reais em que o calor extremo já está afetando lavouras no Brasil, e pensar em como a IA pode ajudar a buscar alternativas.
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