Plano de Aula

Plano de aula: Katrina: furacão poderoso

Plano 10 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá associar a intensidade dos eventos à ação antrópica no ambiente por meio da habilidade EF06GE13 que analisa as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).

Assim, esse plano busca a compreensão de eventos extremos como furacões mapeando as principais áreas de ocorrência do fenômenos ao longo dos tempos.

Orientações: Esse plano de aula busca a compreensão da formação, consequências e locais de ocorrência de furacões. A princípio contextualiza o evento a partir do furacão Katrina ocorrido na região do Golfo de México em agosto de 2005, atingindo a costa sudeste dos Estados Unidos, como sul da Flórida e Nova Orleans, cidade mais atingida pelo fenômeno. Após entender as principais consequências desse evento e sua formação, pretende-se mapear os principais locais de ocorrência. Os alunos devem pesquisar eventos de furacões no mundo e colocar por meio de legendas ou selos no mapa mundi. Essa atividade deve ser feita de maneira coletiva onde cada aluno colabora com um furacão no mapa. Se não puder realizar a pesquisa em sala de aula, você pode solicitar que cada aluno pesquise ao menos 3 furacões no mundo, nos últimos anos, em casa e tragam suas informações. No caso de repetições você poderá escolher outras localidades como exemplo.

Materiais necessários: Imagem de satélite do furacão Katrina; Imagem de inundação na cidade de Nova Orleans como consequência do furacão; Mapa-mundi grande ou globo terrestre.

Material complementar:

Imagens do Furacão Katrina:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qszmkz3ykYVUKfUZjG9ybuN4CUxMCRdvuPUkqyjZ6K6h9sCntGh4WDPEzFj7/geo6-03und10-imagens-furacao-katrina.pdf

Para você saber mais:

7 fatos que você precisa saber sobre o furacão Katrina. Revista Galileu, 27/08/2015. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/08/7-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-o-furacao-katrina.html>. Acesso em: 22 abr 2019.

Furacão Katrina. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Katrina>. Acesso em: 22 abr 2019.

O vídeo do Jornal Nacional de 29/08/2005 aborda os 10 anos após a passagem do furacão Katrina pelos EUA, e resume todas suas consequências e atuais condições da cidade de Nova Orleans. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/4430496/>. Acesso em: 22 abr 2019.

BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.

LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.

O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.

TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento sobre conceitos de clima e circulação de massas de ar.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o slide em voz alta.

Comente com os alunos que esse plano busca levá-los a entender os furacões.

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