Plano de Aula

Plano de aula: Katrina: furacão poderoso

Plano 10 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.

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Descrição

Este plano tem como foco os furacões, tomando o Katrina como estudo de caso para refletir sobre suas causas, impactos e locais de ocorrência. A atividade propõe a pesquisa de outros furacões no mundo, com registro coletivo em um mapa-múndi.

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão trabalhados aspectos da habilidade EF06GE03, que descreve os movimentos do planeta e sua relação com a circulação da atmosfera, o tempo e os padrões climáticos. Como essa habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, parte dela será explorada aqui, podendo ter continuidade em aulas posteriores. A longo prazo, pode ser articulada à habilidade EF06GE13, que analisa os efeitos das ações humanas sobre a dinâmica climática, como as ilhas de calor, o desmatamento e a poluição.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador e projetor.

Recursos educacionais digitais:
plataforma Teachable Machine.

Materiais diversos:
caderno e caneta ou lápis para anotações.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Tipos de dados

  • Massas de ar

  • Furacões

  • Aprendizagem de máquina

Eixo

  • Conexões e escalas

  • Natureza, ambientes e qualidade de vida

  • Pensamento computacional

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a formação dos furacões em escala global, avaliando suas consequências.

  • Analisar e explorar o processo de aprendizagem de máquina por padrões de imagem, aplicando-o a fenômenos meteorológicos e imagens de satélite.

  • Compreender o funcionamento básico da aprendizagem de máquina como pilar para sistemas e IA.

  • Identificar padrões em dados e fenômenos, reconhecendo regularidades que possam ser usadas na formulação de modelos computacionais.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

5. Cultura digital

7. Argumentação

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
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Textos e artigos

Vídeos e reportagens

Tutoriais – Teachable Machine

Bibliografia

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Aula

Sobre esta sequência de aulas

Tempo previsto: 100 minutos.

Este plano tem como foco os furacões, tomando o Katrina como estudo de caso para refletir sobre causas, impactos e locais de ocorrência.

A atividade propõe a pesquisa de outros furacões no mundo, com registro coletivo em um mapa-múndi.

Os alunos devem ter noções sobre o clima, a circulação das massas de ar e a diferença entre tempo atmosférico e clima.

Resumo dos 2 encontros (100 minutos):

Encontro 1: estudo do furacão Katrina, análise de suas causas, efeitos e registro coletivo de furacões em mapa-múndi.

Encontro 2: uso do Teachable Machine para criar um modelo de IA que diferencie fenômenos meteorológicos, seguido de debate sobre o potencial e limites dessa tecnologia.

Aula 1 - Conversa inicial/Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos.

Para iniciar a aula, perguntem aos estudantes se já ouviram falar sobre furacões. Deixe que se expressem, compartilhando seus conhecimentos prévios. Nesse momento, diversos exemplos de situações climáticas e eventos extremos, no Brasil e no mundo, podem surgir. É importante registrar essas hipóteses no quadro, para que, ao final, compreendam o que é um furacão, o que são eventos de chuvas intensas, entre outros fenômenos. Assim, poderão diferenciar os eventos climáticos, mas também perceber que muitos deles compartilham impactos socioambientais semelhantes.

Em seguida, retome a conversa perguntando aos estudantes se já ouviram falar do Furacão Katrina e, em caso afirmativo, o que sabem sobre ele. Explore com a turma onde o furacão Katrina ocorreu e se recordam de suas consequências. Questione também como a região afetada se encontra atualmente.

Comente com os alunos que o objetivo deste plano é compreender o fenômeno dos furacões e suas consequências.

Contextualização

Leia os slides e interprete as imagens apresentadas. Na primeira imagem, observa-se uma imagem de satélite do furacão Katrina, que atingiu o litoral sudeste dos Estados Unidos em agosto de 2005. Na segunda, observa-se uma das principais consequências desse evento: inundações e enchentes provocadas pelas fortes chuvas e pelo rompimento de um dique na cidade de Nova Orleans.

Em 2005, um furacão com 280 km/h atingiu a costa sudeste do EUA, na região do Golfo do México. Você ouviu falar no Katrina? Observe a imagem de satélite do Furacão Katrina durante seu pico de intensidade em 28 de agosto de 2005.

Como consequência da grande intensidade desse furacão, rompeu-se um dique* em Nova Orleans, que favoreceu a submersão de oitenta por cento da cidade, além de mais de um milhão de pessoas evacuadas. No sul da Flórida, causou em torno de dois bilhões de dólares de prejuízo e causando 1836 mortes diretas.

Esclareça aos alunos o que é um dique. O dique é uma obra de engenharia cuja finalidade é manter determinadas porções de terra secas, ou seja, impedir a passagem de água proveniente de mares, lagoas ou rios para áreas normalmente secas, como cidades ou estradas. Sua estrutura pode ser composta por concreto, terra ou enrocamento (conjunto de pedras). No mar, próximo à costa de Nova Orleans havia um dique, uma barragem que foi rompida pela ação do furacão.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Problematização

Procure explicações: Como se formam os furacões e quais consequências podem causar?

Após a contextualização do evento com o exemplo do furacão Katrina, questione os alunos se eles sabem como se formam os furacões e que outras consequências seriam comuns em casos como esse. Se necessário, retome as imagens dos slides anteriores para que visualizem e possam responder às questões. Deixe que eles expressem suas ideias sobre o assunto.

Para entender como esses fenômenos ocorrem, é necessário compreender a origem das chuvas, que se dá em dois estágios: primeiro, a vaporização das águas; depois, a condensação desse vapor, caindo novamente em forma de água. Quando esse processo ocorre nas águas quentes do oceano, com temperatura acima de 27 °C, furacões podem se formar.

Em geral, esse aquecimento das águas acontece nas zonas tropicais, isto é, entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. Por isso, o fenômeno é classificado como ciclone tropical.

Capturade tela do site Infoescola apresentando o trópico de capricórnio em um mapa

INFOESCOLA. Trópico de Capricórnio – localização, mapa, países cortados. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/tropico-de-capricornio/. Acesso em: 28 de out. de 2025.

Nessas latitudes, a água transforma-se em vapor e sobe aquecida do oceano para as nuvens, deixando a região atmosférica próxima à superfície do mar com uma pressão menor. Isso faz com que o ar frio, que possui uma pressão maior, invada o espaço desocupado pelo vapor que subiu. Com isso, o ar frio também se aquece e sobe em movimentos circulares. Já na alta atmosfera, o ar quente esfria transforma-se em nuvem, formando um sistema de nuvens e ar em movimento. O calor do oceano e da água que evapora fazem com que os ventos acelerem cada vez mais, formando uma corrente de ar que se desloca em um movimento circular, dando a aparência de cone para o furacão.

Quanto às consequências, a destruição começa quando os ventos avançam pelo litoral. Os furacões costumam destruir prédios, arrastar carros e arrancar árvores, mas tudo depende da velocidade dos ventos. De qualquer forma, é comum a realocação de pessoas, inundações e catástrofes no local que atinge.

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