GEO6_03UND10 - Imagens Furacão Katrina
Plano de Aula
Plano de aula: Katrina: furacão poderoso
Plano 10 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá associar a intensidade dos eventos à ação antrópica no ambiente por meio da habilidade EF06GE13 que analisa as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).
Assim, esse plano busca a compreensão de eventos extremos como furacões mapeando as principais áreas de ocorrência do fenômenos ao longo dos tempos.
Orientações: Esse plano de aula busca a compreensão da formação, consequências e locais de ocorrência de furacões. A princípio contextualiza o evento a partir do furacão Katrina ocorrido na região do Golfo de México em agosto de 2005, atingindo a costa sudeste dos Estados Unidos, como sul da Flórida e Nova Orleans, cidade mais atingida pelo fenômeno. Após entender as principais consequências desse evento e sua formação, pretende-se mapear os principais locais de ocorrência. Os alunos devem pesquisar eventos de furacões no mundo e colocar por meio de legendas ou selos no mapa mundi. Essa atividade deve ser feita de maneira coletiva onde cada aluno colabora com um furacão no mapa. Se não puder realizar a pesquisa em sala de aula, você pode solicitar que cada aluno pesquise ao menos 3 furacões no mundo, nos últimos anos, em casa e tragam suas informações. No caso de repetições você poderá escolher outras localidades como exemplo.
Materiais necessários: Imagem de satélite do furacão Katrina; Imagem de inundação na cidade de Nova Orleans como consequência do furacão; Mapa-mundi grande ou globo terrestre.
Material complementar:
Imagens do Furacão Katrina:
Para você saber mais:
7 fatos que você precisa saber sobre o furacão Katrina. Revista Galileu, 27/08/2015. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/08/7-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-o-furacao-katrina.html>. Acesso em: 22 abr 2019.
Furacão Katrina. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Katrina>. Acesso em: 22 abr 2019.
O vídeo do Jornal Nacional de 29/08/2005 aborda os 10 anos após a passagem do furacão Katrina pelos EUA, e resume todas suas consequências e atuais condições da cidade de Nova Orleans. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/4430496/>. Acesso em: 22 abr 2019.
BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.
LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.
O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.
TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento sobre conceitos de clima e circulação de massas de ar.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o slide em voz alta.
Comente com os alunos que esse plano busca levá-los a entender os furacões.
Contextualização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Leia os slides e interprete as imagens apresentadas.
Na 1ª observa-se uma imagem de satélite do furacão Katrina que atingiu o litoral sudeste dos EUA em agosto de 2005. Na seguinte observa-se uma das principais consequências desse evento: inundações e enchentes que foram promovidas pelas fortes chuvas e pelo rompimento de um dique na cidade de Nova Orleans.
Esclareça aos alunos o que é um dique. O dique é uma obra de engenharia que tem como finalidade manter determinadas porções de terra secas. Ou seja, de impedir a passagem de água de mares, lagoas ou rios para porções secas, geralmente cidades ou estradas. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento (pedras). No mar, próximo a costa de Nova Orleans havia um dique, uma barragem que foi rompida com a ação do furacão. Questione se os alunos ouviram falar nesse evento e o que souberam sobre.
Você pode questioná-los se sabem o que é furacão? Deixe que se expressem trazendo conhecimentos prévios.
Para você saber mais:
7 fatos que você precisa saber sobre o furacão Katrina. Revista Galileu, 27/08/2015. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/08/7-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-o-furacao-katrina.html>. Acesso em: 22 abr 2019.
Furacão Katrina. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Katrina>. Acesso em: 22 abr 2019.
O vídeo do Jornal Nacional de 29/08/2005 aborda os 10 anos após a passagem do furacão Katrina pelos EUA, e resume todas suas consequências e atuais condições da cidade de Nova Orleans. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/4430496/>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Leia os slides e interprete as imagens apresentadas.
Na 1ª observa-se uma imagem de satélite do furacão Katrina que atingiu o litoral sudeste dos EUA em agosto de 2005. Na seguinte observa-se uma das principais consequências desse evento: inundações e enchentes que foram promovidas pelas fortes chuvas e pelo rompimento de um dique na cidade de Nova Orleans.
Esclareça aos alunos o que é um dique. O dique é uma obra de engenharia que tem como finalidade manter determinadas porções de terra secas. Ou seja, de impedir a passagem de água de mares, lagoas ou rios para porções secas, geralmente cidades ou estradas. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento (pedras). No mar, próximo a costa de Nova Orleans havia um dique, uma barragem que foi rompida com a ação do furacão. Questione se os alunos ouviram falar nesse evento e o que souberam sobre.
Você pode questioná-los se sabem o que é furacão? Deixe que se expressem trazendo conhecimentos prévios.
Para você saber mais:
7 fatos que você precisa saber sobre o furacão Katrina. Revista Galileu, 27/08/2015. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/08/7-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-o-furacao-katrina.html>. Acesso em: 22 abr 2019.
Furacão Katrina. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Katrina>. Acesso em: 22 abr 2019.
O vídeo do Jornal Nacional de 29/08/2005 aborda os 10 anos após a passagem do furacão Katrina pelos EUA, e resume todas suas consequências e atuais condições da cidade de Nova Orleans. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/4430496/>. Acesso em: 22 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a contextualização do evento com o exemplo do Furacão Katrina, questione os alunos se sabem como se formam os furacões e que outras consequências seriam comuns em casos como esses. Se necessário, retome as imagens dos slides anteriores para que visualizem e possam responder às questões. Deixe que eles expressem suas ideias sobre o assunto.
Para entender como esses fenômenos ocorrem, é necessário compreender a origem das chuvas, que se dá em dois estágios: primeiro, a vaporização das águas; depois, a condensação desse vapor, caindo novamente em forma de água. Quando isso ocorre nas águas quentes do oceano, com temperatura acima dos 27ºC, furacões podem ser formados.
Em geral, esse aquecimento das águas acontece em zonas tropicais, isto é, entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, por isso, o fenômeno é classificado como ciclone tropical. Nessas latitudes, a água transforma-se em vapor e sobe aquecida do oceano para as nuvens, deixando a região atmosférica, próxima à superfície do mar, com uma pressão menor. Isso faz com que o ar frio, que possui uma pressão maior, invada o espaço desocupado pelo vapor que subiu. Com isso, o ar frio também se aquece e sobe em movimentos circulares. Já na alta atmosfera, o ar quente esfria-se e transforma-se em nuvem, formando um sistema de nuvens e ar em movimento. O calor do oceano e da água que evapora faz com que os ventos acelerem-se cada vez mais, formando uma corrente de ar que se desloca em um movimento circular, dando a aparência de cone para o furacão.
Quanto às consequências, a destruição começa quando os ventos avançam pelo litoral. Os furacões costumam destruir prédios, arrastar carros e arrancar árvores, mas tudo depende da velocidade dos ventos. De qualquer forma é comum a realocação de pessoas, inundações e catástrofes no local que atinge.
Para você saber mais:
BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.
LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.
O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.
TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesse momento os alunos vão pesquisar os furacões que ocorreram em grande intensidade no mundo. Você vai precisar de um mapa-mundi grande ou o globo terrestre para que os alunos coloquem legendas no local de ocorrência dos eventos que eles encontrarem. Se não tiver esses materiais disponíveis, você pode desenhar um esboço dos continentes no quadro.
Se as pesquisas não puderem ser feitas em sala de aula, você pode solicitar aos alunos que a façam em casa e tragam os dados dos furacões encontrados, tais como, intensidade, local de ocorrência, data e efeitos. Oriente-os a criar/escolher uma legenda. Cada aluno deve selecionar um dos furacões pesquisado e colar a informação no mapa/globo terrestre ou quadro. Eles podem desenhar ou colar com fita adesiva ou cola, como se fosse um selo. Na legenda eles podem acrescentar as informações específicas de cada furacão. Se achar mais fácil, numere os furacões no mapa para identificá-los na legenda. Observe o exemplo do slide 7 de como você pode proceder para identificar os furacões no mapa do mundo.
Para você saber mais:
BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.
LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.
O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.
TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Nesse momento os alunos vão pesquisar os furacões que ocorreram em grande intensidade no mundo. Você vai precisar de um mapa-mundi grande ou o globo terrestre para que os alunos coloquem legendas no local de ocorrência dos eventos que eles encontrarem. Se não tiver esses materiais disponíveis, você pode desenhar um esboço dos continentes no quadro.
Se as pesquisas não puderem ser feitas em sala de aula, você pode solicitar aos alunos que a façam em casa e tragam os dados dos furacões encontrados, tais como, intensidade, local de ocorrência, data e efeitos. Oriente-os a criar/escolher uma legenda. Cada aluno deve selecionar um dos furacões pesquisado e colar a informação no mapa/globo terrestre ou quadro. Eles podem desenhar ou colar com fita adesiva ou cola, como se fosse um selo. Na legenda eles podem acrescentar as informações específicas de cada furacão. Se achar mais fácil, numere os furacões no mapa para identificá-los na legenda. Observe o exemplo do slide 7 de como você pode proceder para identificar os furacões no mapa do mundo.
Para você saber mais:
BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.
LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.
O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.
TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesse momento, com o mapa localizando os furacões no mundo, deixe que os alunos se expressem a respeito dos questionamentos anteriores:
- Que lugares há maior incidência de furacões e quais foram os de maior intensidade?
Oriente-os quando necessário para a comparação e análise dos eventos. Registre no quadro os apontamentos deles de forma a sistematizar o que foi estudado. Solicite que também registrem em seus cadernos.
Para você saber mais:
BATISTA, Rafael. Como se formam os furacões. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-se-formam-os-furacoes.htm>. Acesso em: 22 abr 2019.
LUCAS, Adriano S. Top 10 piores furacões de todos os tempos. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-piores-furacoes-de-todos-os-tempos/>. Acesso em: 22 abr 2019.
O que Acontece Quando Dois Furacões se Encontram? Ciência Todo Dia, Youtube, 2018 (4min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QLn6k3Wm9_4>. Acesso em: 22 abr 2019.
TIZIANE, Giovana. Como se forma um furacão. Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-um-furacao/>. Acesso em: 22 abr 2019.
No momento da adaptação, priorize práticas reflexivas e criativas, que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades BNCC. Utilize os planos de aula para planejar sequências didáticas, levando o aluno a desvendar e compreender as dinâmicas relacionadas a diversidade socioespacial e seus processos. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e são fundamentais para operacionalizar suas aulas a distância, mas devem ser utilizadas com sua orientação para garantir uma aprendizagem com rigor científico através de fontes confiáveis. Para associar as etapas dos planos ao uso de ferramentas digitais, lembre-se de que as mesmas não devem ser utilizadas como fim em si mesmas, mas sim como instrumentos que possibilitam a investigação em ambientes virtuais que oportunizam experiências que os alunos não teriam acesso fisicamente. Para isso, você pode se valer de uma infinidade de recursos entre plataformas abertas, sites institucionais, Ongs, fundações, organismos multilaterais, jogos e quizzes, mapas interativos, simuladores e aplicativos de celular.
As propostas devem ser ajustadas a faixa etária dos alunos em atividades com distintos graus de complexidade, seguindo a progressão de conteúdo, projetando as experiências em dimensões maiores, partindo do local até o global. Preparamos para você uma lista de sugestões para incrementar os planos de aula e explorar o que a tecnologia digital traz para ensino de Geografia. Mas atenção, nesse período longe do espaço da escola, é importante aliar o uso de dispositivos a atividades físicas seguras, que promovam nos alunos momentos distantes das telas, estimulando os sentidos, desenvolvendo a criatividade e o movimento. Você pode alternar o uso de dispositivos com propostas mão na massa que propiciem a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Partindo da realidade do aluno, estimule a exploração de seu lugar de vivência, o controle do tempo, a observação sob diferentes pontos de vista, a representação de elementos do cotidiano e reconhecimento das regras de convivência. A seguir, apresentamos propostas de atividades que podem substituir etapas dos planos, sem prejuízo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a eles: São elas, a construção de maquetes com sucatas; elaboração de mapas mentais, croquis e; plantas; registros fotográficos de objetos e paisagens do lugar de vivência; desenhos de observação em diferentes pontos de vista; colagens e representações bidimensionais e tridimensionais; entrevistas com familiares; representação de esquetes e cenas teatrais; jogos corporais; audição de músicas; assistir filmes, documentários e animações; jogos de tabuleiro; cultivar uma horta; fazer uma composteira caseira; ler e comentar notícias de telejornal ou impresso; produção de textos entre outras que você pode inventar. Além das atividades individuais, garanta também a realização de propostas em duplas ou em grupos através de aplicativos de comunicação, para garantir a socialização de opiniões, troca de experiências, produções coletivas e colaborativas. As etapas e resultados podem ser registrados na forma de fotografias, vídeos, podcast, blogs, cadernos digitais ou digitalizados para serem compartilhados com você e os colegas. Não se esqueça de sempre partir dos conhecimentos prévios e estimular o levantamento e testagem de hipóteses garantindo, mesmo que de forma remota, o protagonismo do aluno! Esperamos que a adaptação dos planos de aula de Geografia apara seu uso a distância, facilite o seu trabalho, com a mesma qualidade dos planos presenciais. PLATAFORMAS E SITES: Google Earth Google Maps Earth 3D Relief Map Science Changing The world Estação Espacial Internacional Earth nullschool MeteoEarth Minecraft Education Edition Education.com Recursos geográficos NATIONAL GEOGRAPHIC NA SALA DE AULA Digital Compass WORLD METERS APOLLO 11 ACESSO A MUSEUS VIRTUAIS E VISITAS GUIADAS: COLEÇÃO DE MUSEUS de CARTOGRAFIA MUSEUS VIRTUAIS PELO MUNDO INSTITUIÇÕES E ORGANISMOS MULTILATERAIS IBGE EMBRAPA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INCRA GREENPEACE ONU AGÊNCIA NACIONAL DE AGUAS RIOS VOADORES PNUD CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY APLICATIVOS PARA CELULAR: World Atlas NASA APP Países e capitais do mundo Geografia Mundial Mapa politico Mapa físico Bússola StarTalk APP DE JOGOS DE GEOGRAFIA PARA CELULAR Jogo da Geografia ONDE É ISSO QUIZ GEOGRAFIA Planeta terra Jogos de geografia Geo Jogo JOGOS e QUIZZES ONLINE WORLD GEOGRAPHY GAMES CRIANÇA CIDADÃ DO MUNDO JOGOS GEOGRAFICOS QUIZ GEOGRAFIA CNECNOAS
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar locais de ocorrências e razões que levam a formação de furacões no mundo, avaliando suas consequências .
Habilidade (s) da Base: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.