GEO6_13UND02 - Imagens para contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Inversão Térmica
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Por: Regina Luiza Gouvea
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
Este plano de aula é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e promove o diálogo entre Geografia, Computação e temas da urgência climática. A proposta tem como finalidade que os estudantes compreendam o fenômeno da inversão térmica e seus impactos nas cidades, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de pensamento crítico e letramento digital. A atividade utiliza a Inteligência Artificial (IA) generativa como ferramenta de investigação, permitindo que os estudantes experimentem seu uso de forma ética, reflexiva e educativa. Ao longo da aula, os estudantes são organizados em grupos e recebem afirmações enganosas, apresentadas como manchetes ou frases desinformativas relacionadas à inversão térmica. A partir disso, cada grupo formula um prompt investigativo para ser enviado a uma ferramenta de IA generativa (como ChatGPT, Gemini, Copilot ou Bing). Com base nas respostas recebidas, os estudantes avaliam se a IA forneceu uma explicação coerente, científica e confiável sobre o tema. Essa etapa promove o exercício da análise crítica de fontes e o entendimento de que nem toda resposta da IA é automaticamente verdadeira. Como culminância, os grupos produzem uma campanha educativa com o objetivo de combater a desinformação e esclarecer a população sobre a inversão térmica e seus efeitos na saúde e no clima urbano. Essa campanha poderá ser apresentada em formato de vídeo curto (caso haja recursos digitais disponíveis) ou como apresentação oral para os colegas, incorporando imagens, exemplos e argumentos construídos a partir da investigação feita com a IA. A atividade valoriza o protagonismo estudantil, o uso consciente da tecnologia e o compromisso com a cidadania ambiental e informacional.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computadores, tablets ou celulares com acesso à internet para que os grupos possam interagir com ferramentas de IA generativa (como ChatGPT, Gemini, Copilot ou Bing). Projetor ou televisão (opcional) para leitura coletiva das manchetes simuladas, exibição de exemplos de prompts e discussão coletiva das respostas fornecidas pelas IAs. Se possível, dispositivos com câmera (celular, tablet ou computador) poderão ser utilizados para a gravação dos vídeos curtos da campanha educativa.
Recursos educacionais digitais:
ferramentas de IA generativa (ChatGPT, Gemini, Copilot, Bing ou outras de uso escolar autorizado) para investigação e análise das informações falsas.
Materiais diversos:
papel A4, cartolina ou folha de flipchart para o registro dos prompts criados, anotações em grupo e análise crítica das respostas da IA. Canetas, lápis, marcadores coloridos, cola e fita adesiva para a organização das ideias, esquemas e planejamento da campanha. Caso a gravação dos vídeos não seja possível, os estudantes devem preparar uma apresentação oral que simule a campanha educativa, utilizando linguagem clara, argumentos fundamentados e, se desejarem, dramatizações ou encenações curtas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Compreensão do fenômeno da inversão térmica e seus impactos na qualidade do ar nas cidades, analisando como práticas humanas intensificam esse processo e afetam a saúde e o ambiente urbano.
- Uso da IA para investigar a veracidade de conteúdos, avaliando a clareza dos prompts e a confiabilidade das respostas geradas, com foco na análise crítica de informações falsas sobre fenômenos climáticos.
Objetivos de aprendizagem
- Compreender o fenômeno da inversão térmica e suas causas, relacionando-o com as práticas humanas nas cidades e os impactos na qualidade do ar e no clima urbano.
- Computação: desenvolver a habilidade de formular perguntas claras e éticas para ferramentas de IA e avaliar criticamente as respostas, identificando possíveis desinformações sobre fenômenos climáticos.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
5. Cultura digital.
10. Responsabilidade e cidadania.
Acesse
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 jul. 2025.
- FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Sobre causas e consequências da Inversão Térmica. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inversao-termica.htm. Acesso em: 30 jul. 2025.
- FTD Educação. Inversão Térmica: Manual do mundo. Youtube, 2012 (4min23seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SYKeSb2iAQQ. Acesso: 15 abr 2019.
- Sua Pesquisa. Inversão Térmica. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/inversao_termica.htm. Acesso em: 30 jul. 2025.
- Toda Matéria. Inversão Térmica. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/inversao-termica/. Acesso em: 30 jul. 2025.
- SOUZA, Líria Alves de. O que é Smog? Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/o-que-smog.htm. Acesso em: 30 jul. 2025.
- UNESCO. Guia para Currículos Verdes: ensino e aprendizagem para a ação climática. Paris: UNESCO, 2024. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000393753. Acesso em: 30 jul. 2025.
- UNESCO. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241. Acesso em: 30 jul. 2025.
- UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris: UNESCO, 2017 Brasília, DF. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em 01 de agosto de 2025.
Bibliografia
- FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.
- KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
- VEGA, Alfredo Pena (org.). Os sete saberes necessários à educação sobre as mudanças climáticas. São Paulo: Cortez, 2023.
- SHIRTS, Matthew. EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro Enigma, 2022.
- THUNBERG, Greta; ERNMAN, Malena; THUNBERG, Svante; ERNMAN, Beata. Nossa casa está em chamas: ninguém é pequeno demais para fazer a diferença. São Paulo: Best Seller, 2019.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 100 minutos
Este plano de aula é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e promove a articulação entre Geografia, Computação e temas da urgência climática. A proposta tem como finalidade que os estudantes compreendam o fenômeno da inversão térmica nas cidades, suas causas e consequências, e reflitam criticamente sobre como a IA pode ser utilizada como aliada na checagem de informações, especialmente diante da circulação de conteúdos falsos sobre temas ambientais.
A aula está estruturada em três momentos principais: o primeiro é voltado à sensibilização e construção coletiva de conhecimentos prévios, com base na análise de imagens e em uma roda de conversa sobre o que os estudantes já ouviram sobre clima urbano e qualidade do ar; o segundo momento propõe o uso da IA generativa para investigar a veracidade de manchetes ou afirmações falsas sobre a inversão térmica, incentivando os grupos a criarem prompts éticos, objetivos e claros; no terceiro momento, os estudantes produzem um vídeo curto de campanha educativa (ou uma apresentação oral, caso não haja acesso à tecnologia), com o objetivo de divulgar informações corretas sobre a inversão térmica e conscientizar a comunidade escolar sobre o papel da ciência e da verificação digital em tempos de desinformação.
A proposta explora de forma interdisciplinar o pensamento computacional e o letramento digital, promovendo o uso ético e crítico da tecnologia, o desenvolvimento da argumentação e a apropriação de saberes relacionados à mitigação de problemas ambientais urbanos.
Dificuldades antecipadas:
Alguns estudantes podem ter dificuldade em compreender o funcionamento da inversão térmica e suas diferenças em relação ao efeito estufa. Para isso, recomenda-se o uso de esquemas visuais, vídeos curtos e comparações com situações cotidianas (como a fumaça que permanece baixa em dias frios). Outra dificuldade prevista está na formulação dos prompts para a IA: muitos estudantes não estão acostumados a estruturar perguntas investigativas. O professor pode apresentar exemplos práticos, estimular a escrita colaborativa e reforçar a importância da clareza e da linguagem respeitosa. É fundamental orientar a análise crítica das respostas geradas pela IA, destacando que essas ferramentas nem sempre oferecem informações precisas e que é preciso avaliar a confiabilidade e utilidade do conteúdo retornado.
Possibilidade de interdisciplinaridade:
A proposta pode ser ampliada em diálogo com a disciplina de Ciências, ao abordar os processos físicos relacionados à inversão térmica, à poluição atmosférica e à respiração dos seres vivos. Pode também ser articulada com Língua Portuguesa, por meio da produção de roteiros para os vídeos ou falas argumentativas nas apresentações. Em Arte, os estudantes podem explorar elementos de linguagem audiovisual ou visual gráfica para tornar suas campanhas mais expressivas e acessíveis. Essa abordagem integral valoriza o protagonismo estudantil e o combate à desinformação com base em evidências.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 10 minutos.
Com a turma organizada em grupos de 4 ou 5 estudantes, inicie a aula promovendo um ambiente de escuta e acolhimento. Reposicione as carteiras em formato de ilhas para favorecer a cooperação, o diálogo e o trabalho em equipe. Comece apresentando o tema da aula com uma provocação:
- Você já ouviu falar em inversão térmica? Será que todas as informações que circulam sobre esse fenômeno são verdadeiras?
Dê espaço para os estudantes compartilharem livremente suas primeiras impressões ou experiências com o termo. Em seguida, compartilhe o tema da aula: “Inversão térmica e informação: como a Inteligência Artificial pode nos ajudar a identificar o que é verdade ou mentira?”. Leia junto da turma os objetivos da aula, explicando de forma acessível que eles irão aprender sobre esse fenômeno climático urbano e usar ferramentas de IA para investigar se algumas informações são confiáveis ou não. Reforce que esta aula é um convite para pensar com responsabilidade, utilizando a tecnologia de forma ética e crítica.
Tempo previsto: 20 minutos.
Para iniciar essa etapa da aula, projete ou distribua imagens reais de cidades brasileiras afetadas por intensa poluição atmosférica, como São Paulo ou Rio de Janeiro em dias de céu acinzentado. Escolha imagens que evidenciem o fenômeno conhecido como smog, que trata-se de névoa acinzentada resultante da combinação entre poluentes e neblina. Convide os estudantes a observarem as imagens com atenção e oriente-os a responderem oralmente em grupo:
- Quais elementos chamam a atenção na imagem?
- O que você vê no céu da cidade?
- Isso acontece na sua cidade?
- O ar parece limpo ou poluído?
- Como isso pode afetar nossa saúde?
Imagens para contextualização:
Após essa escuta inicial, explique aos estudantes o que é a inversão térmica: um fenômeno climático que ocorre principalmente em áreas urbanas e em dias mais frios, quando uma camada de ar quente impede que o ar mais frio e poluído suba, fazendo com que a poluição fique concentrada próxima ao solo. Aproveite para introduzir também o conceito de smog, termo em inglês que junta as palavras smoke (fumaça) e fog (neblina). Trata-se de um tipo de poluição atmosférica que combina fumaça, gases e névoa, muito comum durante episódios de inversão térmica. Esclareça que esse fenômeno agrava problemas respiratórios, piora a qualidade do ar e costuma ocorrer em locais com alta concentração de veículos, indústrias e pouca ventilação.
Finalize esse momento projetando um esquema visual simples da inversão térmica, destacando as camadas de ar, a concentração de poluentes e a ausência de circulação do ar. Utilize setas, cores e legendas para tornar o conteúdo mais acessível. Peça que os estudantes comparem o esquema com as imagens vistas no início e retomem suas observações, ajudando-os a conectar as percepções visuais com os conceitos científicos de forma significativa. Para concluir, pergunte:
- Você já presenciou esse fenômeno na sua cidade? Como percebeu isso?
Essa pergunta abre espaço para a escuta de experiências pessoais e reforça o vínculo entre o conteúdo e o cotidiano.
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