GEO6_13UND02 - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Inversão Térmica
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Por: Regina Luiza Gouvea
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc). Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE07 que aborda as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
Esse plano de aula busca a compreensão do fenômeno da inversão térmica nas cidades e a influência dos seres humanos nesse contexto. Por meio da análise das imagens das cidades de Almaty, no Cazaquistão, e Nova Iorque, nos EUA, os alunos devem identificar a poluição atmosférica e entender o efeito smog (smoke = fumaça; fog =nevoeiro), dado pela retenção de poluentes nas baixas camadas da atmosfera pelo ar frio, promovendo um nevoeiro/fumaça espessa que promove ou agrava problemas respiratórios no ser humano, tais como bronquite, asma, rinite etc. Também a partir de um esquema da Cetesb, os alunos devem compreender o fenômeno da inversão térmica e depois fazer um diagrama em duplas que abordem os diferentes assuntos deste tema, tais como: causas, consequências, locais de ocorrência no mundo, locais de ocorrência no Brasil e possíveis soluções para os problemas identificados.
Materiais necessários: Imagens das cidades de Almaty, no Cazaquistão, e Nova Iorque, nos EUA, mostrando a poluição e efeito smog, imagem que esquematiza o fenômeno da inversão térmica; exemplo de diagrama; folha sulfite ou papel kraft; lápis de cor.
Material complementar:
Para você saber mais:
Consequências da poluição do ar. Licenciamento Ambiental. Disponível em: <http://www.licenciamentoambiental.eng.br/consequencias-da-poluicao-do-ar/>. Acesso: 10 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Sobre causas e consequências da Inversão Térmica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inversao-termica.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Inversão Térmica. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/inversao_termica.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Inversão Térmica. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/inversao-termica/>. Acesso: 10 abr 2019.
Smog. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
SOUZA, Líria Alves de. O que é Smog? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/o-que-smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Vídeos:
Entenda a Inversão Térmica. Climatempo. Youtube, 2013 (2min19seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r6JyJlGvpfU>. Acesso: 10 abr 2019.
Inversão Térmica: Manual do mundo. FTD Educação. Youtube, 2012 (4min23seg).
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SYKeSb2iAQQ>. Acesso: 15 abr 2019.
Contextos prévios: Para realização desse plano é importante que os alunos possuam conceitos básicos de clima e seus principais elementos: temperatura, umidade e pressão atmosférica, assim como compreendam o conceito de poluição atmosférica.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Comente que eles realizarão uma atividade em grupos para compreender o fenômeno da Inversão Térmica, comum nas cidades grandes e agravada pela poluição emitida nessas localidades
Como adequar à sua realidade: Se vocês moram em grandes cidades, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte entre outras, esse fenômeno pode ser bastante comum. Assim, dê exemplos do dia a dia, caso tenha verificado esse problema, principalmente associado ao inverno e às baixas temperaturas.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente o slide e as imagens propostas aos alunos. Identifique a localidade com base na legenda. Se necessário, mostre em um mapa-múndi os países das cidades em questão: Cazaquistão, na Ásia Central, e Nova Iorque, nos Estados Unidos. Os alunos devem identificar o que há em comum nas duas imagens. Eles devem conseguir constatar a poluição atmosférica espessa nas duas cidades.
Como adequar à sua realidade: Se vocês moram em grandes cidades, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte entre outras, esse fenômeno pode ser bastante comum. Assim, dê exemplos do dia a dia quando possivelmente verificou-se esse problema, principalmente associado ao inverno e às baixas temperaturas.
Para você saber mais:
Smog. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
SOUZA, Líria Alves de. O que é Smog? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/o-que-smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Apresente o slide e as imagens propostas aos alunos. Identifique a localidade com base na legenda. Se necessário, mostre em um mapa-múndi os países das cidades em questão: Cazaquistão, na Ásia Central, e Nova Iorque, nos Estados Unidos. Os alunos devem identificar o que há em comum nas duas imagens. Eles devem conseguir constatar a poluição atmosférica espessa nas duas cidades.
Como adequar à sua realidade: Se vocês moram em grandes cidades, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte entre outras, esse fenômeno pode ser bastante comum. Assim, dê exemplos do dia a dia quando possivelmente verificou-se esse problema, principalmente associado ao inverno e às baixas temperaturas.
Para você saber mais:
Smog. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
SOUZA, Líria Alves de. O que é Smog? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/o-que-smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Os alunos devem buscar explicar do que se trata o efeito smog e as consequências da concentração de poluentes do ar em baixa atmosfera. A palavra Smog é de origem inglesa (smoke = fumaça + fog = neblina). O smog é proveniente da queima incompleta dos combustíveis fósseis (à base de petróleo). Os gases lançados pelos carburadores dos carros, caminhões, motocicletas e também queimados nas fábricas e indústrias não se acumulam somente ao nível do solo, eles tendem a subir e formar uma densa neblina. Nesse contexto, a paisagem fica prejudicada com a presença da fumaça escura, além de causar sérios danos à saúde do homem, mais precisamente ao aparelho respiratório. Problemas como irritação constante na garganta e narinas, e agravamento de doenças como bronquite, asma, rinite, são problemas comuns aos moradores de cidades onde o tráfego de automóveis é intenso.
Depois dessas reflexões, associe a explicação sobre smog ao fenômeno da inversão térmica utilizando a imagem do slide 7. A inversão térmica ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar e retém os poluentes próximos da superfície. Em ambiente industrializado, ou grandes centros urbanos, a inversão térmica leva à retenção dos poluentes nas camadas mais baixas, próximo ao solo, podendo ocasionar problemas de saúde em casos de alta concentração e período de duração excessivo. É um fenômeno que ocorre durante o ano todo, porém no inverno se apresenta em baixa altitude, pois o ar frio tem maior propensão a localizar-se mais próximo do solo, o que agrava a concentração dos poluentes.
Como adequar à sua realidade: No caso do inverno paulista e, em geral, das cidades do Sudeste e Centro-oeste do Brasil, a escassez de chuvas, típicas da estação seca, promovem ainda maior concentração de poluentes em baixa atmosfera. As chuvas dispersariam os poluentes, o que colaboraria para amenizar os efeitos da inversão térmica sobre essas cidades.
Para você saber mais:
Consequências da poluição do ar. Licenciamento Ambiental. Disponível em: <http://www.licenciamentoambiental.eng.br/consequencias-da-poluicao-do-ar/>. Acesso: 10 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Sobre causas e consequências da Inversão Térmica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inversao-termica.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Inversão Térmica. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/inversao_termica.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Inversão Térmica. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/inversao-termica/>. Acesso: 10 abr 2019.
Smog. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
SOUZA, Líria Alves de. O que é Smog? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/o-que-smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Vídeos:
Entenda a Inversão Térmica. Climatempo. Youtube, 2013 (2min19seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r6JyJlGvpfU>. Acesso: 10 abr 2019.
Inversão Térmica: Manual do mundo. FTD Educação. Youtube, 2012 (4min23seg).
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SYKeSb2iAQQ>. Acesso: 15 abr 2019.
Problematização
Orientações: Os alunos devem buscar explicar do que se trata o efeito smog e as consequências da concentração de poluentes do ar em baixa atmosfera. A palavra Smog é de origem inglesa (smoke = fumaça + fog = neblina). O smog é proveniente da queima incompleta dos combustíveis fósseis (à base de petróleo). Os gases lançados pelos carburadores dos carros, caminhões, motocicletas e também queimados nas fábricas e indústrias não se acumulam somente ao nível do solo, eles tendem a subir e formar uma densa neblina. Nesse contexto, a paisagem fica prejudicada com a presença da fumaça escura, além de causar sérios danos à saúde do homem, mais precisamente ao aparelho respiratório. Problemas como irritação constante na garganta e narinas, e agravamento de doenças como bronquite, asma, rinite, são problemas comuns aos moradores de cidades onde o tráfego de automóveis é intenso.
Depois dessas reflexões, associe a explicação sobre smog ao fenômeno da inversão térmica utilizando a imagem do slide 7. A inversão térmica ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar e retém os poluentes próximos da superfície. Em ambiente industrializado, ou grandes centros urbanos, a inversão térmica leva à retenção dos poluentes nas camadas mais baixas, próximo ao solo, podendo ocasionar problemas de saúde em casos de alta concentração e período de duração excessivo. É um fenômeno que ocorre durante o ano todo, porém no inverno se apresenta em baixa altitude, pois o ar frio tem maior propensão a localizar-se mais próximo do solo, o que agrava a concentração dos poluentes.
Como adequar à sua realidade: No caso do inverno paulista e, em geral, das cidades do Sudeste e Centro-oeste do Brasil, a escassez de chuvas, típicas da estação seca, promovem ainda maior concentração de poluentes em baixa atmosfera. As chuvas dispersariam os poluentes, o que colaboraria para amenizar os efeitos da inversão térmica sobre essas cidades.
Para você saber mais:
Consequências da poluição do ar. Licenciamento Ambiental. Disponível em: <http://www.licenciamentoambiental.eng.br/consequencias-da-poluicao-do-ar/>. Acesso: 10 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Sobre causas e consequências da Inversão Térmica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inversao-termica.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Inversão Térmica. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/inversao_termica.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Inversão Térmica. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/inversao-termica/>. Acesso: 10 abr 2019.
Smog. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
SOUZA, Líria Alves de. O que é Smog? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/o-que-smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Vídeos:
Entenda a Inversão Térmica. Climatempo. Youtube, 2013 (2min19seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r6JyJlGvpfU>. Acesso: 10 abr 2019.
Inversão Térmica: Manual do mundo. FTD Educação. Youtube, 2012 (4min23seg).
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SYKeSb2iAQQ>. Acesso: 15 abr 2019.
Problematização
Orientações: Os alunos devem buscar explicar do que se trata o efeito smog e as consequências da concentração de poluentes do ar em baixa atmosfera. A palavra Smog é de origem inglesa (smoke = fumaça + fog = neblina). O smog é proveniente da queima incompleta dos combustíveis fósseis (à base de petróleo). Os gases lançados pelos carburadores dos carros, caminhões, motocicletas e também queimados nas fábricas e indústrias não se acumulam somente ao nível do solo, eles tendem a subir e formar uma densa neblina. Nesse contexto, a paisagem fica prejudicada com a presença da fumaça escura, além de causar sérios danos à saúde do homem, mais precisamente ao aparelho respiratório. Problemas como irritação constante na garganta e narinas, e agravamento de doenças como bronquite, asma, rinite, são problemas comuns aos moradores de cidades onde o tráfego de automóveis é intenso.
Depois dessas reflexões, associe a explicação sobre smog ao fenômeno da inversão térmica utilizando a imagem do slide 7. A inversão térmica ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar e retém os poluentes próximos da superfície. Em ambiente industrializado, ou grandes centros urbanos, a inversão térmica leva à retenção dos poluentes nas camadas mais baixas, próximo ao solo, podendo ocasionar problemas de saúde em casos de alta concentração e período de duração excessivo. É um fenômeno que ocorre durante o ano todo, porém no inverno se apresenta em baixa altitude, pois o ar frio tem maior propensão a localizar-se mais próximo do solo, o que agrava a concentração dos poluentes.
Como adequar à sua realidade: No caso do inverno paulista e, em geral, das cidades do Sudeste e Centro-oeste do Brasil, a escassez de chuvas, típicas da estação seca, promovem ainda maior concentração de poluentes em baixa atmosfera. As chuvas dispersariam os poluentes, o que colaboraria para amenizar os efeitos da inversão térmica sobre essas cidades.
Para você saber mais:
Consequências da poluição do ar. Licenciamento Ambiental. Disponível em: <http://www.licenciamentoambiental.eng.br/consequencias-da-poluicao-do-ar/>. Acesso: 10 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Sobre causas e consequências da Inversão Térmica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inversao-termica.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Inversão Térmica. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/inversao_termica.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Inversão Térmica. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/inversao-termica/>. Acesso: 10 abr 2019.
Smog. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
SOUZA, Líria Alves de. O que é Smog? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/o-que-smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.
Vídeos:
Entenda a Inversão Térmica. Climatempo. Youtube, 2013 (2min19seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r6JyJlGvpfU>. Acesso: 10 abr 2019.
Inversão Térmica: Manual do mundo. FTD Educação. Youtube, 2012 (4min23seg).
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SYKeSb2iAQQ>. Acesso: 15 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Solicite que os alunos se dividam em duplas. Cada dupla deve escolher um tema sugerido sobre o assunto inversão térmica para construir um diagrama. Tome o cuidado para que não haja muitas duplas no mesmo tema, procure dividir os temas igualmente às duplas para que possam ter comparações também do diagrama construído. Solicitem que utilizem folha sulfite ou papel kraft e lápis de cor para seus diagramas.
Quanto ao diagrama, refere-se uma forma de representação gráfica de fatos, fenômenos etc por meio traçados, linhas e formas, ou seja, é uma representação gráfica usada para demonstrar um esquema simplificado ou um resumo sobre um assunto. Também pode ser encontrado na literatura como um organograma. Seria como um quadro sinótico ou quadro conceitual com formas, interligado por linhas. É uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. Consiste numa ferramenta de estudo e aprendizagem, onde o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa. O objetivo é sintetizar e sistematizar o conteúdo. Há um exemplo no próximo slide para ilustrar o solicitado.
Ação Propositiva
Orientações: Solicite que os alunos se dividam em duplas. Cada dupla deve escolher um tema sugerido sobre o assunto inversão térmica para construir um diagrama. Tome o cuidado para que não haja muitas duplas no mesmo tema, procure dividir os temas igualmente às duplas para que possam ter comparações também do diagrama construído. Solicitem que utilizem folha sulfite ou papel kraft e lápis de cor para seus diagramas.
Quanto ao diagrama, refere-se uma forma de representação gráfica de fatos, fenômenos etc por meio traçados, linhas e formas, ou seja, é uma representação gráfica usada para demonstrar um esquema simplificado ou um resumo sobre um assunto. Também pode ser encontrado na literatura como um organograma. Seria como um quadro sinótico ou quadro conceitual com formas, interligado por linhas. É uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. Consiste numa ferramenta de estudo e aprendizagem, onde o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa. O objetivo é sintetizar e sistematizar o conteúdo. Há um exemplo no próximo slide para ilustrar o solicitado.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que exponham seus diagramas aos colegas a fim de abordar todos os pontos discutidos sobre o tema (inversão térmica), complementando os trabalhos dos outros colegas. Saliente diferenças nos focos de trabalho de cada grupo, pontuando a complementaridade de cada diagrama produzido. Agora eles devem completar os diagramas dos colegas com as informações apresentadas, para chegar a um organograma final com as causas, consequências, locais de ocorrência e soluções. Se achar melhor, monte esse organograma gigante no papel kraft ou no quadro. Se achar necessário, solicite que anotem no caderno o organograma final, com todas as informações sobre o fenômeno.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_13UND02
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Docs, Word, Paint.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes caracterizem o fenômeno da inversão térmica nas cidades. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e comente que eles realizarão uma atividade em grupos para compreender o fenômeno da Inversão Térmica, comum nas cidades grandes e agravada pela poluição emitida nessas localidades
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Apresente o slide e as imagens propostas aos alunos. Identifique a localidade com base na legenda. Se necessário, mostre em um mapa-múndi os países das cidades em questão: Cazaquistão, na Ásia Central, e Nova Iorque, nos Estados Unidos. Os alunos devem identificar o que há em comum nas duas imagens. Eles devem conseguir constatar a poluição atmosférica espessa nas duas cidades.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original. Os alunos devem buscar explicar do que se trata o efeito smog e as consequências da concentração de poluentes do ar em baixa atmosfera.
A palavra Smog é de origem inglesa (smoke = fumaça + fog = neblina). O smog é proveniente da queima incompleta dos combustíveis fósseis (à base de petróleo).
Depois dessas reflexões, associe a explicação sobre smog ao fenômeno da inversão térmica utilizando a imagem do slide 7. A inversão térmica ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar e retém os poluentes próximos da superfície. Em ambiente industrializado, ou grandes centros urbanos, a inversão térmica leva à retenção dos poluentes nas camadas mais baixas, próximo ao solo, podendo ocasionar problemas de saúde em casos de alta concentração e período de duração excessivo. É um fenômeno que ocorre durante o ano todo, porém no inverno se apresenta em baixa altitude, pois o ar frio tem maior propensão a localizar-se mais próximo do solo, o que agrava a concentração dos poluentes.
Se preferir, retorne as informações que constam no plano original.
ENVIE OS VÍDEOS:
- Entenda a Inversão Térmica. Climatempo. Youtube, 2013 (2min19seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r6JyJlGvpfU>. Acesso em: 04/07/2020.
- Inversão Térmica: Manual do mundo. FTD Educação. Youtube, 2012 (4min23seg).
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SYKeSb2iAQQ>. Acesso em: 04/07/2020.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Solicite que os alunos se dividam em duplas. (o encontro deverá ser por chamada de vídeo no WhatsApp).
Cada dupla deve escolher um tema sugerido sobre o assunto inversão térmica para construir um diagrama. Tome o cuidado para que não haja muitas duplas no mesmo tema, procure dividir os temas igualmente às duplas para que possam ter comparações também do diagrama construído. Solicitem que utilizem o Google Docs, ou Word, para a construção do diagrama. Fica a sugestão do uso do Paint, também.
Quanto ao diagrama, refere-se uma forma de representação gráfica de fatos, fenômenos etc por meio traçados, linhas e formas, ou seja, é uma representação gráfica usada para demonstrar um esquema simplificado ou um resumo sobre um assunto.
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Solicite aos alunos que exponham seus diagramas aos colegas a fim de abordar todos os pontos discutidos sobre o tema (inversão térmica), complementando os trabalhos dos outros colegas. Oriente que enviem no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Fica a sugestão dos textos e vídeos para serem enviados como complemento do plano de aula.
1. Consequências da poluição do ar. Licenciamento Ambiental. Disponível em: <http://www.licenciamentoambiental.eng.br/consequencias-da-poluicao-do-ar/>. Acesso em 04/07/2020.
2. FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Sobre causas e consequências da Inversão Térmica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inversao-termica.htm>. Acesso em 04/07/2020.
3. Inversão Térmica. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/inversao_termica.htm>. Acesso em 04/07/2020.
4. Inversão Térmica. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/inversao-termica/>. Acesso em 04/07/2020.
5. Smog. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/smog.htm>. Acesso em 04/07/2020.
6. SOUZA, Líria Alves de. O que é Smog? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/o-que-smog.htm>. Acesso em 04/07/2020.
VÍDEOS:
7. Entenda a Inversão Térmica. Climatempo. Youtube, 2013 (2min19seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r6JyJlGvpfU>. Acesso em 04/07/2020.
8. Inversão Térmica: Manual do mundo. FTD Educação. Youtube, 2012 (4min23seg).
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SYKeSb2iAQQ>. Acesso em 04/07/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Regina Gouvea
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Caracterizar o fenômeno da inversão térmica nas cidades.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).