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Plano de aula: Inversão Térmica

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc). Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE07 que aborda as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

Esse plano de aula busca a compreensão do fenômeno da inversão térmica nas cidades e a influência dos seres humanos nesse contexto. Por meio da análise das imagens das cidades de Almaty, no Cazaquistão, e Nova Iorque, nos EUA, os alunos devem identificar a poluição atmosférica e entender o efeito smog (smoke = fumaça; fog =nevoeiro), dado pela retenção de poluentes nas baixas camadas da atmosfera pelo ar frio, promovendo um nevoeiro/fumaça espessa que promove ou agrava problemas respiratórios no ser humano, tais como bronquite, asma, rinite etc. Também a partir de um esquema da Cetesb, os alunos devem compreender o fenômeno da inversão térmica e depois fazer um diagrama em duplas que abordem os diferentes assuntos deste tema, tais como: causas, consequências, locais de ocorrência no mundo, locais de ocorrência no Brasil e possíveis soluções para os problemas identificados.

Materiais necessários: Imagens das cidades de Almaty, no Cazaquistão, e Nova Iorque, nos EUA, mostrando a poluição e efeito smog, imagem que esquematiza o fenômeno da inversão térmica; exemplo de diagrama; folha sulfite ou papel kraft; lápis de cor.

Material complementar:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NZqTD4nmQGwb5fwmyhXvp4UkNnEsRpXbDGwCZgsDbdhYd4db5vr5nwFfGA7S/geo6-13und02-imagens.pdf

Para você saber mais:

Consequências da poluição do ar. Licenciamento Ambiental. Disponível em: <http://www.licenciamentoambiental.eng.br/consequencias-da-poluicao-do-ar/>. Acesso: 10 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Sobre causas e consequências da Inversão Térmica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inversao-termica.htm>. Acesso: 10 abr 2019.

Inversão Térmica. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/inversao_termica.htm>. Acesso: 10 abr 2019.

Inversão Térmica. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/inversao-termica/>. Acesso: 10 abr 2019.

Smog. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.

SOUZA, Líria Alves de. O que é Smog? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/o-que-smog.htm>. Acesso: 10 abr 2019.

Vídeos:

Entenda a Inversão Térmica. Climatempo. Youtube, 2013 (2min19seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r6JyJlGvpfU>. Acesso: 10 abr 2019.

Inversão Térmica: Manual do mundo. FTD Educação. Youtube, 2012 (4min23seg).

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SYKeSb2iAQQ>. Acesso: 15 abr 2019.

Contextos prévios: Para realização desse plano é importante que os alunos possuam conceitos básicos de clima e seus principais elementos: temperatura, umidade e pressão atmosférica, assim como compreendam o conceito de poluição atmosférica.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Comente que eles realizarão uma atividade em grupos para compreender o fenômeno da Inversão Térmica, comum nas cidades grandes e agravada pela poluição emitida nessas localidades

Como adequar à sua realidade: Se vocês moram em grandes cidades, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte entre outras, esse fenômeno pode ser bastante comum. Assim, dê exemplos do dia a dia, caso tenha verificado esse problema, principalmente associado ao inverno e às baixas temperaturas.

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