Focos de fumaça em vários estados da região da Amazônia são vistos do espaço Foto: Aqua/NASA
A Amazônia voltou a ocupar as manchetes dos principais veículos de comunicação e redes sociais. E não por um fato positivo: o desmatamento e queimadas na região provocaram nuvens de fumaça que chegaram até o Sudeste do Brasil. Em vista do Dia da Amazônia, em 5 de setembro, vale trabalhar com seus alunos alguns conceitos importantes de meio ambiente e sustentabilidade. Para isso, trazemos as seguintes sugestões de planos de aula, todos completos com atividades e devidamente alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Antes de conferir os planos de aula, conheça primeiro o trabalho da professora Claudia Baré, que criou a instituição que ensina a crianças e jovens a língua dos povos tupi-guarani e a cultura dos seus ancestrais.
As comunidades da Amazônia e as relações estabelecidas em seu entorno História 4º ano Objetivos de conhecimento: O passado e o presente - a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais Habilidades na BNCC: Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente (EF04HI03).
Os processos migratórios incentivados pelo Estado e a ocupação da Amazônia História 4º ano Objetivos de conhecimento: Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos. Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960. Habilidades na BNCC: Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira (EF04HI10).
Desmatamento da Amazônia Geografia 6° ano Objetivos de aprendizagem: Analisar as razões e algumas consequências do desmatamento da Amazônia Habilidades na BNCC: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo (EF06GE11).
Queimadas no Cerrado e na Amazônia Geografia 6° ano Objetivos de aprendizagem: Compreender as causas e as consequências das queimadas no Cerrado e na Amazônia. Habilidades na BNCC: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo (EF06GE11).
O efeito das queimadas para o clima da Amazônia Geografia 6º ano Objetivos de aprendizagem: Conhecer as causas naturais da seca na Amazônia e as consequências das atividades humanas para o clima local. Habilidades na BNCC: Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc) (EF06GE13).
Os povos da floresta e Amazônia Legal Geografia 7° ano Objetivos de aprendizagem: Conhecer os povos da floresta (indígenas) que vivem no território da Amazônia Legal. Habilidades na BNCC: Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades (EF07GE03).
Bioma Amazônia Ciências 7° ano Objetivos de aprendizagem: Identificar fauna, flora e alguns fatores abióticos do bioma Amazônia. Habilidades da BNCC: Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc, correlacionando essas características à flora e fauna específicas (EF07CI07).
O extrativismo na Amazônia Geografia 7° ano Objetivos de aprendizagem: Compreender o choque entre os diferentes interesses econômicos na Amazônia. Habilidades na BNCC: Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, campos Sulinos e Matas de Araucária) (EF07GE11).
Recursos Hídricos Subterrâneos Geografia 8° ano Objetivos de aprendizagem: Compreender a importância estratégica e a localização dos recursos hídricos subterrâneos na América Latina e em especial no Brasil Habilidades na BNCC: Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Anders, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água (EF08GE15).
Mais uma questão de prova
Identificar e comparar características de dois biomas brasileiros Ciências 4º ano/5º ano A partir de um texto, você vai questionar seus alunos. Como se chama o bioma apresentado no texto? Por que ele é um bioma importante para o Brasil e para o mundo? Aponte 3 diferenças entre esse bioma e a caatinga.
E um jogo virtual
Álbum de figurinhas virtual "As aves mais incríveis do Brasil" Um jogo de conhecimentos em que cada resposta certa sobre as aves brasileiras vale figurinhas para um álbum virtual. Você pode escolher o álbum de seu bioma preferido: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal para engajar a turma.