GEO6_03UND01 - Contextualização - Ficha Condições Atmosféricas
Plano de Aula
Plano de aula: Clima e Tempo Atmosférico
Plano 1 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
No senso comum muitas pessoas tratam como sinônimos os termos clima e tempo. Na Geografia, bem como nas Ciências Atmosféricas e da Terra, clima e tempo são fenômenos distintos e objetos de estudo de diferentes áreas do saber.
O objetivo deste plano é levar o aluno a compreender a diferença entre os conceitos de clima e tempo atmosférico.
Para a realização deste plano, os alunos devem ter em mãos o documento Ficha - Condições Atmosférica preenchido. Imprima a ficha, cujo link encontra-se no ítem Material Complementar, entregue para os alunos e peça que colem no caderno. Oriente-os a observarem ao ar livre as condições da atmosfera para preencher o formulário, que poderá ser feito em casa ou em uma aula anterior à aplicação do plano. Lembre a turma que essas informações serão necessárias para a aula subsequente.
Materiais necessários: Datashow, caderno, lápis, caneta, borracha, o documento Ficha - Condições Atmosféricas, devidamente preenchido e envelopes com frases para compor os textos sobre os conceitos de tempo atmosférico e clima.
Material complementar:
GEO6_03UND01 - Ficha - Condições Atmosféricas, disponível em:
GEO6_03UND01 - Problematização, disponível em:
GEO6_03UND01 - Frases para elaboração dos textos, disponível em:
GEO6_03UND01 - Gabarito dos textos, disponível em:
GEO6_03UND01 - Sistematização, disponível em:
Como preparar os envelopes: Imprima o documento Frases para elaboração dos textos, link acima, e recorte as frases conforme orientação. Coloque as frases dentro de um envelope. Cada dupla ou trio deverá receber um envelope contendo todas as frases do documento, portanto, o número de cópias, assim como o de envelopes, deverão levar em conta este fator.
Para você saber mais:
Instituto Nacional de Meteorologia, disponível em:
http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=clima Acesso em 16 de Março de 2019.
Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, disponível em: http://tempo.cptec.inpe.br/ Acesso em 16 de Março de 2019.
Como adequar à sua realidade: Traga para a discussão características do clima da região onde esse plano está sendo aplicado e também informações sobre as condições do tempo do lugar no instante da aula. Para consultar as condições do tempo pode ser utilizado o site do CPTEC, disponível no ítem Para você saber mais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula, projetando, falando ou escrevendo no quadro. Explique que na aula, por meio da análise e discussão da ficha que preencheram sobre as condições atmosféricas, eles terão a oportunidade de compreender a diferença entre tempo atmosférico e clima.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO