GEO6_03UND08 - Imagens e Mapa Mudo
Plano de Aula
Plano de aula: Massas de ar
Plano 8 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você pode trabalhar com a habilidade EF06GE05 que busca, entre outras coisas relacionar padrões climáticos, associando-os às massas de ar desse tema.
Assim, esse plano de aula busca a compreensão da circulação das massas de ar, suas características e influências no Brasil através da contextualização do conceito de ventos. Após entenderem como se originam, como circulam e que possuem características do local de origem, os alunos deverão associar a atuação das principais massas de ar no território brasileiro. A ideia é que, em duplas, coloquem no mapa do Brasil as 5 massas de ar e seus locais de atuação, escrevendo no final suas conclusões. Dessa forma, você precisará imprimir a imagem do mapa mudo do Brasil (disponível no material complementar) para cada dupla de alunos que irá se formar.
Materiais necessários: Imagens de cenas de ventos (parapente e coqueiros ao vento); mapa mudo do Brasil; lápis de cor.
Material complementar:
Imagens e Mapa Mudo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UvcM9TCzEP27nZbyBA6463cfbvYuH4J5FBpwegegFdr4ZPkkzmyES5apvTZx/geo6-03und08-imagens-e-mapa-mudo.pdf
Link para os mapas:
Mapa mudo. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html>. Acesso em 19 abr 2019.
Para você saber mais:
DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.
FARIA, Caroline. Massas de Ar. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/meteorologia/massas-de-ar/>. Acesso em: 19 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Massas de Ar. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/massas-ar.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.
Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.
Ventos. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vento>. Acesso em: 19 abr 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano de aula é importante que os alunos tenham conhecimento sobre os conceitos de clima e seus principais elementos ( temperatura, umidade e pressão) e fatores (principalmente massas de ar).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o slide em voz alta.
Comente com os alunos que irão compreender a circulação das massas de ar e sua influência no Brasil a partir do conceito de ventos.
Como adequar à sua realidade: Como o objetivo final desse plano é compreender a ação das 5 principais massas de ar no território brasileiro e suas características, analise com os alunos quais serão mais atuantes no estado em que vivem.
Para você saber mais:
DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.
FARIA, Caroline. Massas de Ar. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/meteorologia/massas-de-ar/>. Acesso em: 19 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Massas de Ar. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/massas-ar.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.
Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.
Ventos. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vento>. Acesso em: 19 abr 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia o enunciado e interprete as imagens com os alunos. Na 1ªimagem observa-se o vôo de um parapente no Pico do Urubu em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Na 2ª imagem, verifica-se coqueiros ao vento. Em ambas, a ideia do vento é subjetiva já que não podemos enxergá-lo. Deixe que os alunos sugiram possíveis ideias de formação e criação de ventos. Depois repasse para os slides posteriores e leia-os em voz alta para compreensão do conceito e associação com a ideia de massas de ar.
Como adequar à sua realidade: Você pode perguntar a respeito de ventos na sua cidades, se são comuns e onde ocorrem com mais frequência.
Contextualização
Orientações: Leia o enunciado e interprete as imagens com os alunos. Na 1ªimagem observa-se o vôo de um parapente no Pico do Urubu em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Na 2ª imagem, verifica-se coqueiros ao vento. Em ambas, a ideia do vento é subjetiva já que não podemos enxergá-lo. Deixe que os alunos sugiram possíveis ideias de formação e criação de ventos. Depois repasse para os slides posteriores e leia-os em voz alta para compreensão do conceito e associação com a ideia de massas de ar.
Como adequar à sua realidade: Você pode perguntar a respeito de ventos na sua cidades, se são comuns e onde ocorrem com mais frequência.
Contextualização
Orientações: Leia o enunciado e interprete as imagens com os alunos. Na 1ªimagem observa-se o vôo de um parapente no Pico do Urubu em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Na 2ª imagem, verifica-se coqueiros ao vento. Em ambas, a ideia do vento é subjetiva já que não podemos enxergá-lo. Deixe que os alunos sugiram possíveis ideias de formação e criação de ventos. Depois repasse para os slides posteriores e leia-os em voz alta para compreensão do conceito e associação com a ideia de massas de ar.
Como adequar à sua realidade: Você pode perguntar a respeito de ventos na sua cidades, se são comuns e onde ocorrem com mais frequência.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente as massas de ar que circulam no Brasil. A partir do nomes dessas e com base no slide anterior devem interpretar quais são suas características. Eles podem se orientar no slide 5 que mostra as características das massas tropicais, equatoriais, polares, continentais e marítimas. Se necessário, volte ao slide 5 para que eles interpretem as respostas que devem ser:
- Equatorial Atlântica (mEa) = quente e úmida.
- Equatorial Continental (mEc) = quente e úmida.
- Tropical Atlântica (mTa) = quente e úmida.
- Tropical Continental (mTc) = quente e seca.
- Polar Atlântica (mPa) = fria e úmida.
Como adequar à sua realidade: Se acertarem essa etapa, questione-os quais seriam as massas que atuariam sobre o estado em que vivem.
Para você saber mais:
DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.
Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após as discussões anteriores, oriente-os a dividirem-se em duplas para a atividade. Distribua uma cópia de um mapa mudo do Brasil para cada dupla. Com base no slide anterior eles devem desenhar as massas de ar atuantes no país. Quanto à região de atuação, estão associadas ao local de origem (polos, trópico de Capricórnio e linha do Equador). Assim, a massa polar atlântica (mPa) deve vir de sul e do Oceano Atlântico, as massas tropicais com atuação próximas aos Trópico de Capricórnio sendo continental provindas do continente (mTc) e atlântica do Oceano Atlântico (mTa); e as equatoriais atuarem na Linha do Equador, tanto vinda do continente (mEc) quanto do mar (mEa).
Solicite que usem setas para indicar de onde elas vem e para onde vão. Oriente-os a usar lápis de cor e fazer legenda para o mapa. Se achar conveniente, solicite que busquem no livro didático ou atlas informações sobre o assunto, que devem estar no capítulo referente aos climas do Brasil.
Para você saber mais:
DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.
Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Solicite às duplas que apresentem seus mapas e leiam em voz alta suas conclusões. Compare-a entre eles e complete as respostas quando necessário. Se achar necessário, acesse um dos links sugeridos no “Para saber mais” e projete aos alunos os mapas apresentados com a atuação das massas de ar no território do país.
No final, devem escrever as conclusões do local de atuação e características das massas. Espera-se que os alunos cheguem às seguintes conclusões a respeito da atuação e características das massas de ar:
- Equatorial Atlântica (mEa) = quente e úmida. Atua no litoral nordestino.
- Equatorial Continental (mEc) = quente e úmida. Atua no norte e nordeste.
- Tropical Atlântica (mTa) = quente e úmida. Atua nos estados do sudeste e sul.
- Tropical Continental (mTc) = quente e seca. Atua nos estados do centro-oeste e sudeste
- Polar Atlântica (mPa) = fria e úmida. Atua nos estados do sul, sudeste e centro-oeste. Com maior intensidade no inverno às vezes atinge a região Norte provocando fenômeno conhecido como friagem.
Como adequar à sua realidade: Você pode identificar nos mapas dos alunos as principais massas de ar atuantes em seu Estado e as características que possuem.
Para você saber mais:
DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.
Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Youtube
- Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
- Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
- Internet
Valor trabalhado
- O respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Este plano de aula aborda as massas de ar, com especial atenção às massas de ar que atuam no Brasil. Há importantes pré-requisitos para essa aula, portanto, caso considere necessário, envie um material ou peça que revisem no caderno de Geografia e no material didático os conteúdos de elementos do clima. No material complementar da aula há algumas indicações interessantes que podem ser enviadas aos alunos como leitura prévia. Caso seja comum na localidade da escola a ocorrência de ventos moderados a fortes ou de algum tipo específico de vento (como ocorre, por exemplo, no litoral quando o tempo vai mudar), isso pode ser comentado para gerar interesse pelo tema da aula.
Contextualização
A proposta original desta etapa pode ser facilmente adaptada para a aula remota. Envie as duas fotografias que estão no slide de contextualização por meio de alguma ferramenta tecnológica. Questione-os sobre o conhecimento deles em relação ao motivo da existência dos ventos. Receba as respostas e verifique o conhecimento prévio dos alunos quanto a essa questão.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a sugestão do plano original trazendo algumas adaptações. A primeira é que a atividade será realizada individualmente. A segunda é que junto com a atividade (enunciada na ação propositiva) devem ser enviados três materiais de apoio:
- Um arquivo com o texto de explicação dos ventos que está no slides 4, 5 e 6. Esse será o material de apoio para a realização da atividade.
- Mapa mudo do Brasil que está disponível nos materiais complementares desta aula.
- Vídeo com muitas imagens e mapas que explica a ocorrência das massas de ar, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A9uuUSuyFqQ, acesso em 28/05/2020.
Dê um tempo para a realização da atividade e entre em contato perguntando sobre as dúvidas.
Sistematização
Peça que os alunos, com auxílio de um familiar, enviem uma foto do mapa pronto. Caso considere interessante, compartilhe com todos os trabalhos da turma. Dê um feedback individual apontando, conforme o caso, situações que precisam ser revistas e as que estão adequadas.
Convite às famílias
Convide as famílias a conhecer um pouco mais sobre o tempo e o clima. Um bom local para pesquisa é o site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que tem conteúdo voltado para crianças e adolescentes e também material para adultos. É importante destacar a seriedade e comprometimento do INPE com a pesquisa e a divulgação científica no país. Link: http://www.inpe.br.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a circulação das massas de ar, suas características e influências no Brasil.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.