Plano de Aula

Plano de aula: Zonas Térmicas ou Climáticas

Plano 2 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Contextos prévios: Para essa aula é importante que o aluno domine conhecimentos sobre os movimentos de rotação e translação da Terra, latitude e localização dos principais paralelos: Equador, trópicos de Câncer e Capricórnio e círculos polares Ártico e Antártico.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

A quantidade e a forma como os raios solares atingem cada porção do planeta durante o ano é um importante fator natural que caracteriza os tipos de clima da Terra.

Graças ao movimento de rotação, toda a superfície da Terra recebe luz solar. No entanto, a forma do planeta, que é um geóide, faz com que os raios solares que a ilumina e aquece, atinjam de forma diferenciada suas regiões. Nesta aula os alunos irão reconhecer, por meio de uma simulação, porque os raios solares não atingem e aquecem de forma igual a superfície do planeta e, também, a divisão que se estabeleceu para identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares: as Zonas Climáticas, também chamadas de Zonas Térmicas.

Após a simulação, os alunos terão a oportunidade de compartilharem em grupos (de 4 ou 5 alunos) o que observaram individualmente e demonstrarem os conhecimentos adquiridos.

Materiais necessários: datashow, caderno, lápis ou caneta e uma ou duas cópias do documento Sistematização para cada grupo. Para a simulação: um globo terrestre, uma lanterna, palitos de dente e uma esfera de isopor, de mais ou menos 10 cm de diâmetro, pintada de forma a representar as principais zonas climáticas da Terra.

Na impossibilidade de se obter um globo, use um outro objeto esférico para representar o planeta.

Observação: O material para a simulação deve ser preparado com antecedência pelo professor.

Material complementar:

GEO6_03UND02 - Imagens da Contextualização, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7YBBZ7GESgSuZyhUKBcw6y2Ff53P2GPHm6BeeH6ckDU6nAtYAUnf4eh54ege/geo6-03und02-contextualizacao-imagens.pdf

GEO6_03UND02 - Imagens da Ação Propositiva, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rVueP4uPjjEKWxzz3PtxRFgP4gwrb9KfCqApS4SApMP5jpSbZ6pu2XRXWz4H/geo6-03und02-sistematizacao-atividade.pdf

GEO6_03UND02 - Sistematização, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rVueP4uPjjEKWxzz3PtxRFgP4gwrb9KfCqApS4SApMP5jpSbZ6pu2XRXWz4H/geo6-03und02-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

Abaixo, dois links de vídeos que podem auxiliar a explicação da existência das Zonas Térmicas no momento do experimento:

Zonas térmicas - revisão 6º ano, duração : 4:48 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c66EbitAJK4 Acesso em 23 de Março de 2019.

As Zonas Térmicas da Terra, duração: 17:11 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hrE7Yj3P5Oc Acesso em 23 de Março de 2019.

Como adequar à sua realidade: Chame a atenção dos alunos quanto à localização do município onde a escola se encontra em relação à zona térmica.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula eles irão aprender porque os raios solares atingem de forma e intensidade diferenciada a superfície terrestre, resultando lugares com temperaturas médias elevadas ou baixas o ano todo.

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