GEO6_03UND02 - Sistematização - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Zonas Térmicas ou Climáticas
Plano 2 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Contextos prévios: Para essa aula é importante que o aluno domine conhecimentos sobre os movimentos de rotação e translação da Terra, latitude e localização dos principais paralelos: Equador, trópicos de Câncer e Capricórnio e círculos polares Ártico e Antártico.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
A quantidade e a forma como os raios solares atingem cada porção do planeta durante o ano é um importante fator natural que caracteriza os tipos de clima da Terra.
Graças ao movimento de rotação, toda a superfície da Terra recebe luz solar. No entanto, a forma do planeta, que é um geóide, faz com que os raios solares que a ilumina e aquece, atinjam de forma diferenciada suas regiões. Nesta aula os alunos irão reconhecer, por meio de uma simulação, porque os raios solares não atingem e aquecem de forma igual a superfície do planeta e, também, a divisão que se estabeleceu para identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares: as Zonas Climáticas, também chamadas de Zonas Térmicas.
Após a simulação, os alunos terão a oportunidade de compartilharem em grupos (de 4 ou 5 alunos) o que observaram individualmente e demonstrarem os conhecimentos adquiridos.
Materiais necessários: datashow, caderno, lápis ou caneta e uma ou duas cópias do documento Sistematização para cada grupo. Para a simulação: um globo terrestre, uma lanterna, palitos de dente e uma esfera de isopor, de mais ou menos 10 cm de diâmetro, pintada de forma a representar as principais zonas climáticas da Terra.
Na impossibilidade de se obter um globo, use um outro objeto esférico para representar o planeta.
Observação: O material para a simulação deve ser preparado com antecedência pelo professor.
Material complementar:
GEO6_03UND02 - Imagens da Contextualização, disponível em:
GEO6_03UND02 - Imagens da Ação Propositiva, disponível em:
GEO6_03UND02 - Sistematização, disponível em:
Para você saber mais:
Abaixo, dois links de vídeos que podem auxiliar a explicação da existência das Zonas Térmicas no momento do experimento:
Zonas térmicas - revisão 6º ano, duração : 4:48 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c66EbitAJK4 Acesso em 23 de Março de 2019.
As Zonas Térmicas da Terra, duração: 17:11 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hrE7Yj3P5Oc Acesso em 23 de Março de 2019.
Como adequar à sua realidade: Chame a atenção dos alunos quanto à localização do município onde a escola se encontra em relação à zona térmica.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula eles irão aprender porque os raios solares atingem de forma e intensidade diferenciada a superfície terrestre, resultando lugares com temperaturas médias elevadas ou baixas o ano todo.
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