Plano de Aula

Plano de aula: Zonas Térmicas ou Climáticas

Plano 2 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.

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Descrição

Nesta aula, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental irão explorar os fatores responsáveis pela formação das zonas térmicas do planeta Terra, relacionando a incidência solar e os movimentos da Terra aos padrões climáticos observáveis. A proposta também introduz noções básicas de letramento computacional por meio da simulação de uma atividade de Inteligência Artificial (IA) desplugada. A aula começa com a observação e análise de imagens de diferentes regiões do planeta, com paisagens representando ambientes frios, tropicais e temperados. O objetivo é provocar a curiosidade dos estudantes e estimular a formulação de hipóteses sobre as características do clima e da natureza em cada local. Esse momento promove o desenvolvimento da percepção visual, da escuta ativa e da argumentação. Na sequência, os estudantes assistem a um vídeo introdutório sobre as zonas climáticas da Terra, reforçando visualmente o conteúdo e ampliando a compreensão sobre os padrões de temperatura e distribuição solar.

Com essas referências em mente, os estudantes serão organizados em pequenos grupos e convidados a se transformar em uma “IA em treinamento”. A missão será analisar dados ambientais simplificados — como temperatura média, tipo de vegetação e presença (ou não) de estações do ano bem definidas — e, a partir disso, criar uma lógica para classificar regiões do planeta em zonas térmicas: tropical, temperada ou polar. Cada grupo irá simular um algoritmo com instruções do tipo “SE... ENTÃO...”, experimentando, de forma lúdica e cooperativa, como uma IA identifica padrões e toma decisões. A proposta articula a habilidade de Geografia (EF06GE03), que aborda os movimentos da Terra e os padrões climáticos, com a habilidade da Computação (EF06CO01) ao incentivar a classificação de informações e a associação entre dados e categorias ambientais. Esta é a 2ª aula de uma sequência de 12 planos voltados ao estudo das conexões e escalas no planeta, e pode ser ampliada com propostas interdisciplinares ou com o uso posterior de ferramentas digitais para aprofundar a compreensão sobre algoritmos, dados e IA.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à internet (caso esteja disponível) para exibição de vídeo. Projetor ou televisão (opcional) para apresentação de imagens e visualização coletiva de mapas ou recursos audiovisuais.

Recursos Educacionais Digitais:
vídeo introdutório do canal Renata Schetino, “As Zonas Térmicas da Terra”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hrE7Yj3P5Oc. Acesso em: 01 de agosto de 2025.

Materiais diversos:
conjunto de imagens impressas representando diferentes paisagens (neve, deserto, floresta tropical, campo temperado, etc.) para análise inicial dos estudantes. Cartões de dados climáticos simplificados: temperatura média, tipo de vegetação e presença (ou não) de estações bem definidas (para os ambientes espalhados pela sala). Papel A4 ou cartolina, canetas, lápis de cor, régua, tesoura e fita adesiva para a elaboração do algoritmo de decisão e esquemas explicativos feitos pelos grupos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Relação entre movimentos da Terra, incidência solar e padrões climáticos.

  • Classificação e agrupamento de informações com base em critérios.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a causa da existência das zonas climáticas no planeta Terra, compreendendo a relação entre os movimentos da Terra, a incidência solar e os padrões climáticos observados nas diferentes regiões.

  • Classificar informações ambientais simples (temperatura, vegetação e estações do ano) e construir uma lógica de decisão que simule, de forma desplugada, o funcionamento de um sistema de IA para reconhecer zonas climáticas.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

5. Cultura digital

10. Responsabilidade e cidadania

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
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Acesse

Bibliografia

  • FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.

  • KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

  • VEGA, Alfredo Pena (org.). Os sete saberes necessários à educação sobre as mudanças climáticas. São Paulo: Cortez, 2023.

  • SHIRTS, Matthew. Emergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro Enigma, 2022.

  • THUNBERG, Greta. Nossa casa está em chamas: ninguém é pequeno demais para fazer a diferença. São Paulo: Best Seller, 2019.
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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 minutos

Orientações gerais:

Este plano de aula é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e integra conhecimentos de Geografia e Computação, promovendo o diálogo entre os campos da urgência climática e da IA. A proposta tem como finalidade que os estudantes compreendam as causas da existência das zonas térmicas do planeta Terra a partir da relação entre a incidência solar, os movimentos do planeta e os padrões climáticos, e reflitam, de forma introdutória, sobre como a IA pode ser utilizada para reconhecer padrões e classificar informações ambientais por meio de dados simples.

A aula está estruturada em três momentos principais: um de ativação de conhecimentos prévios, em que os estudantes observam imagens de diferentes paisagens e assistem a um vídeo explicativo sobre as zonas climáticas do planeta; um segundo momento de investigação coletiva, em que, organizados em grupos, os estudantes assumem o papel de uma “IA em fase de treinamento” e simulam um sistema de classificação a partir de dados ambientais (temperatura, vegetação e estações do ano); e um momento final de sistematização e comparação entre os “algoritmos” criados pelas equipes.

IA desplugada refere-se ao ensino dos princípios fundamentais da IA sem o uso direto de computadores, por meio de dinâmicas, jogos e simulações que ajudam os alunos a compreender como seu funcionamento, classificando dados, identificando padrões e tomando decisões com base em critérios lógicos.

Dificuldades antecipadas:

Alguns estudantes podem apresentar dificuldade em compreender como a posição do planeta em relação ao Sol influencia a distribuição das zonas climáticas. Para isso, é recomendável utilizar mapas visuais, globos terrestres, imagens e recursos audiovisuais que ajudem a visualizar a lógica da incidência solar. Outra dificuldade pode surgir na compreensão de como a IA realmente funciona. Nesses casos, o professor pode recorrer a analogias simples como: “A IA aprende com exemplos, assim como nós aprendemos a reconhecer frutas observando cor, forma e sabor.” Durante a atividade desplugada, também pode haver dúvidas sobre como transformar observações em regras. Nesses momentos, o professor pode apoiar os grupos com perguntas orientadoras como: “Se a temperatura for muito baixa e houver neve, isso se repete em qual zona climática?” ou “se o lugar receber calor o ano todo e tiver floresta, em qual zona isso acontece mais?”.

Além disso, é importante estabelecer previamente regras de convivência claras, promovendo a escuta ativa, a colaboração e o respeito dentro dos grupos. Pode haver divergências sobre como classificar um ambiente ou sobre qual lógica utilizar. Nesses momentos, o professor deve atuar como mediador, incentivando a argumentação, a escuta empática e o pensamento coletivo. Criar um ambiente acolhedor é essencial para que todos os estudantes se sintam seguros para participar.

Possibilidade de interdisciplinaridade:

Esta aula pode ser articulada com as áreas de Ciências ao aprofundar temas como o ciclo da água, a circulação atmosférica e os efeitos do aquecimento global nas zonas climáticas. Também pode dialogar com Matemática ao explorar classificações, padrões e critérios de organização de dados. Por fim, pode-se dialogar com Língua Portuguesa por meio da interpretação de mapas, leitura de textos informativos e elaboração de explicações orais ou escritas sobre os algoritmos criados pelos grupos.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 minutos.

Comece organizando o espaço da sala para favorecer o trabalho em grupo e o diálogo entre os estudantes. Reposicione as mesas formando pequenos agrupamentos de 4 ou 5 cadeiras, de modo que cada equipe tenha seu próprio espaço. Essa organização facilita o trabalho colaborativo e ajuda a construir um ambiente acolhedor, convidativo à escuta ativa, à cooperação e à valorização das diferentes ideias.

Com os estudantes já acomodados, apresente o tema da aula com uma pergunta provocadora:

- Você já parou para pensar por que faz mais calor em alguns lugares do mundo e muito frio em outros?

Em seguida, compartilhe com a turma o título da aula: “Zonas térmicas ou climáticas: como a IA pode aprender a identificar as zonas de clima do planeta?”.

Explique que eles vão estudar por que existem as zonas tropical, temperada e polar, e como sistemas inteligentes, como a IA, conseguem reconhecer padrões nesses ambientes a partir de dados simples, como temperatura, vegetação e estações do ano.

Tempo previsto: 20 minutos.

Com os grupos já organizados, proponha uma atividade de observação coletiva. Entregue ou projete para os estudantes três imagens que representem diferentes regiões do planeta como: uma floresta tropical, uma tundra com neve e um campo com vegetação temperada. Peça que os estudantes observem com atenção os elementos visuais: tipo de vegetação, presença de água, solo, céu, entre outros.

Documento com imagens para contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/93csraR5pcdMy5U47FZYqcKAekhgQv4sJK8BCtUkUPVrbYdMfCtNeuF35U9q/plano6337-imagenscontextualizacao.pdf

Inicie uma roda de conversa informal com perguntas abertas para estimular a troca de ideias:

- O que vocês observam nessa imagem?

- Qual tipo de clima vocês acham que existe nesse lugar?

- O que dá pistas sobre isso?

- Esse lugar tem estações do ano bem definidas, como verão e inverno, ou parece ter o mesmo clima o ano todo?

Anote no quadro as palavras ou expressões mais mencionadas pelos grupos. Isso ajudará a construir uma nuvem de ideias coletivas, que será retomada mais adiante na aula, durante a simulação da IA.

Depois dessa conversa inicial, convide a turma para assistir ao vídeo “Zonas climáticas e vegetação” do canal Desafio Geografia, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7EbwjUT2iG0&list=TLPQMjQwOTIwMjXIxARZLqIquw&index=1

Antes de iniciar o vídeo, diga aos estudantes que eles devem prestar atenção especial a três aspectos:

- Quais são as zonas climáticas apresentadas no vídeo?

- Quais características aparecem associadas a cada uma delas?

- Como a localização da Terra em relação ao Sol influencia o clima dessas regiões?

Após o vídeo, abra espaço para que os estudantes comentem o que entenderam. Se necessário, pause e retome trechos do vídeo para reforçar os conceitos. Essa etapa é importante para garantir que todos tenham uma base comum de entendimento antes de seguir para a próxima atividade, na qual vão agir como se fossem sistemas inteligentes classificando esses ambientes.

Em seguida, distribua ou projete os esquemas visuais (disponível em anexo) com a sistematização das zonas climáticas do planeta, destacando três faixas principais:

• Zona Tropical (próxima à linha do Equador – clima quente e úmido, com vegetação densa).

• Zonas Temperadas (entre os trópicos e os círculos polares – clima com estações bem definidas, temperatura moderada).

• Zonas Polares (próximas aos polos – clima frio, presença de neve e vegetação escassa).

Se possível, utilize também um mapa-múndi físico ou um globo terrestre para reforçar a ideia de distribuição geográfica das zonas. Aponte para as regiões correspondentes, mostrando que a incidência solar é o principal fator que determina essas diferenças.

Finalize esse momento reforçando que, na próxima etapa da aula, cada grupo irá se transformar em uma IA que será treinada para identificar essas zonas climáticas, com base em dados parecidos com os que eles acabaram de estudar.

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