Plano de Aula

Plano de aula: Zonas Térmicas ou Climáticas

Plano 2 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Contextos prévios: Para essa aula é importante que o aluno domine conhecimentos sobre os movimentos de rotação e translação da Terra, latitude e localização dos principais paralelos: Equador, trópicos de Câncer e Capricórnio e círculos polares Ártico e Antártico.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

A quantidade e a forma como os raios solares atingem cada porção do planeta durante o ano é um importante fator natural que caracteriza os tipos de clima da Terra.

Graças ao movimento de rotação, toda a superfície da Terra recebe luz solar. No entanto, a forma do planeta, que é um geóide, faz com que os raios solares que a ilumina e aquece, atinjam de forma diferenciada suas regiões. Nesta aula os alunos irão reconhecer, por meio de uma simulação, porque os raios solares não atingem e aquecem de forma igual a superfície do planeta e, também, a divisão que se estabeleceu para identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares: as Zonas Climáticas, também chamadas de Zonas Térmicas.

Após a simulação, os alunos terão a oportunidade de compartilharem em grupos (de 4 ou 5 alunos) o que observaram individualmente e demonstrarem os conhecimentos adquiridos.

Materiais necessários: datashow, caderno, lápis ou caneta e uma ou duas cópias do documento Sistematização para cada grupo. Para a simulação: um globo terrestre, uma lanterna, palitos de dente e uma esfera de isopor, de mais ou menos 10 cm de diâmetro, pintada de forma a representar as principais zonas climáticas da Terra.

Na impossibilidade de se obter um globo, use um outro objeto esférico para representar o planeta.

Observação: O material para a simulação deve ser preparado com antecedência pelo professor.

Material complementar:

GEO6_03UND02 - Imagens da Contextualização, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7YBBZ7GESgSuZyhUKBcw6y2Ff53P2GPHm6BeeH6ckDU6nAtYAUnf4eh54ege/geo6-03und02-contextualizacao-imagens.pdf

GEO6_03UND02 - Imagens da Ação Propositiva, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rVueP4uPjjEKWxzz3PtxRFgP4gwrb9KfCqApS4SApMP5jpSbZ6pu2XRXWz4H/geo6-03und02-sistematizacao-atividade.pdf

GEO6_03UND02 - Sistematização, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rVueP4uPjjEKWxzz3PtxRFgP4gwrb9KfCqApS4SApMP5jpSbZ6pu2XRXWz4H/geo6-03und02-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

Abaixo, dois links de vídeos que podem auxiliar a explicação da existência das Zonas Térmicas no momento do experimento:

Zonas térmicas - revisão 6º ano, duração : 4:48 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c66EbitAJK4 Acesso em 23 de Março de 2019.

As Zonas Térmicas da Terra, duração: 17:11 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hrE7Yj3P5Oc Acesso em 23 de Março de 2019.

Como adequar à sua realidade: Chame a atenção dos alunos quanto à localização do município onde a escola se encontra em relação à zona térmica.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula eles irão aprender porque os raios solares atingem de forma e intensidade diferenciada a superfície terrestre, resultando lugares com temperaturas médias elevadas ou baixas o ano todo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados