GEO6_13UND03
Plano de Aula
Plano de aula: Destruição da camada de ozônio
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc). Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE07 que aborda as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Assim como a habilidade EF06GE11 que busca analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
Dessa forma, esse plano de aula busca a compreensão das causas e os problemas decorrentes da destruição da camada de ozônio por meio da contextualização das consequências e montagem de um painel associando os materiais/objetos que geram clorofluorcarbonetos (CFC) e são responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
Materiais necessários: Imagens utilizadas no plano (links abaixo), papel kraft ou cartolina; cola, revistas, jornais ou panfletos para recorte de imagens.
Links das imagens:
AZEVICHE, Tatiana. Praia da Aleluia- BA. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Praia_de_Aleluia.jpg>. Acesso em: 24 abr 2019. SILVA, Thamires O. Destruição da Camada de Ozônio. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/destruicao-camada-ozonio.htm>. Acesso em: 02 mai 2019.
NASA, Ozone 2001 sept 17. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ozone_2001sept17_lrg.jpg>. Acesso em: 24 abr 2019.
Planeta Terra. Disponível em: <https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=212927&picture=planeta-terra>. Acesso em: 24 abr 2019.
Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ejQq9yVkQJu2FwGpvvK2WwQuZnjPt9djxJsz2VSc3Vc8bRuhDsYjgJQNsVMw/geo6-13und03.pdf
Para você saber mais:
ALONSO, Suelen. Buraco na Camada de Ozônio. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/buraco-na-camada-ozonio.htm>. Acesso em 24 abr 2019.
Consumo nacional de substâncias que destroem a camada de ozônio. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/173/_arquivos/indicador_cfc.pdf>. Acesso em 24 abr 2019..
LLORENTE, Analía. Qual o tamanho do buraco na camada de ozônio? BBC News, 18/12/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45558884>. Acesso em 24 abr 2019.
O que é a Camada de Ozônio? WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/>. Acesso em 24 abr 2019..
PEDROLO, Caroline. Clorofluorcarboneto (CFC). Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/clorofluorcarboneto-cfc/>. Acesso em 24 abr 2019.
Por que é importante usar protetor solar diariamente? Disponível em: <http://www.farmaciasantoantao.com.br/porque-e-importante-usar-protetor-solar-diariamente/>. Acesso em 24 abr 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é adequado que os alunos tenham conhecimentos dos conceitos de clima e atmosfera.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o slide para os alunos. Explique que eles irão estudar sobre a destruição da camada de ozônio. Pode questioná-los se já ouviram falar em alguma coisa sobre o assunto. Comente também que irão elaborar um mural mostrando elementos que contribuem para agravar esse fenômeno e outros que minimizam o problema.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO