GEO6_13UND03
Plano de Aula
Plano de aula: Destruição da camada de ozônio
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc). Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE07 que aborda as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Assim como a habilidade EF06GE11 que busca analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
Dessa forma, esse plano de aula busca a compreensão das causas e os problemas decorrentes da destruição da camada de ozônio por meio da contextualização das consequências e montagem de um painel associando os materiais/objetos que geram clorofluorcarbonetos (CFC) e são responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
Materiais necessários: Imagens utilizadas no plano (links abaixo), papel kraft ou cartolina; cola, revistas, jornais ou panfletos para recorte de imagens.
Links das imagens:
AZEVICHE, Tatiana. Praia da Aleluia- BA. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Praia_de_Aleluia.jpg>. Acesso em: 24 abr 2019. SILVA, Thamires O. Destruição da Camada de Ozônio. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/destruicao-camada-ozonio.htm>. Acesso em: 02 mai 2019.
NASA, Ozone 2001 sept 17. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ozone_2001sept17_lrg.jpg>. Acesso em: 24 abr 2019.
Planeta Terra. Disponível em: <https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=212927&picture=planeta-terra>. Acesso em: 24 abr 2019.
Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ejQq9yVkQJu2FwGpvvK2WwQuZnjPt9djxJsz2VSc3Vc8bRuhDsYjgJQNsVMw/geo6-13und03.pdf
Para você saber mais:
ALONSO, Suelen. Buraco na Camada de Ozônio. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/buraco-na-camada-ozonio.htm>. Acesso em 24 abr 2019.
Consumo nacional de substâncias que destroem a camada de ozônio. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/173/_arquivos/indicador_cfc.pdf>. Acesso em 24 abr 2019..
LLORENTE, Analía. Qual o tamanho do buraco na camada de ozônio? BBC News, 18/12/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45558884>. Acesso em 24 abr 2019.
O que é a Camada de Ozônio? WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/>. Acesso em 24 abr 2019..
PEDROLO, Caroline. Clorofluorcarboneto (CFC). Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/clorofluorcarboneto-cfc/>. Acesso em 24 abr 2019.
Por que é importante usar protetor solar diariamente? Disponível em: <http://www.farmaciasantoantao.com.br/porque-e-importante-usar-protetor-solar-diariamente/>. Acesso em 24 abr 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é adequado que os alunos tenham conhecimentos dos conceitos de clima e atmosfera.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o slide para os alunos. Explique que eles irão estudar sobre a destruição da camada de ozônio. Pode questioná-los se já ouviram falar em alguma coisa sobre o assunto. Comente também que irão elaborar um mural mostrando elementos que contribuem para agravar esse fenômeno e outros que minimizam o problema.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: O slide questiona se os alunos se costumam frequentar a praia e gostam de tomar sol. Mesmo que não seja na praia, você pode questioná-los se eles se expõem ao sol ao ar livre, como no parque, piscina, na rua, no pátio do prédio, no clube, etc. Mesmo que não gostem é comum que se exponham eventualmente a essa situação. Assim, questione-os sobre o uso do protetor solar. Deixe que se expressem, mas ao final relembre-os que o ideal seria o uso do protetor solar diariamente.
Eles devem chegar à conclusão que usar o protetor solar diariamente irá lhe proteger a pele de dos raios ultravioletas, nocivos à saúde, e sem seu uso eles podem ter queimaduras de sol e também desenvolver câncer de pele. Os protetores também previnem o envelhecimento da pele e o aparecimento de manchas no rosto e no corpo.
No slide 4 use a imagem apresentada para explicar como isso acontece. A camada de ozônio (O3) filtra os raios ultravioletas na estratosfera. Porém, a emissão de gases CFCs (clorofluorcarbonetos) reage com a camada de ozônio que deixará de filtrar os raios ultravioletas nocivos à saúde. Comente com os alunos que esses gases são provenientes de indústrias de refrigeração e ar condicionado, espumas, aerossóis (principalmente desodorantes, perfumes e inseticidas), extintores de incêndio e inaladores de Dose Medida (MDI), utilizados no tratamento de asma. A maior parte desses produtos já teve seu uso banido no Brasil.
Como adequar à sua realidade: Mesmo que não tenham o costume de ir a praia, retome lugares ao ar livre que comumente eles tomar sol, como piscina, clube, pátio do prédio, parque, etc. E se possuem o hábito de usar o protetor solar ao se expor no sol.
Para você saber mais:
Consumo nacional de substâncias que destroem a camada de ozônio. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/173/_arquivos/indicador_cfc.pdf>. Acesso em 24 abr 2019..
LLORENTE, Analía. Qual o tamanho do buraco na camada de ozônio? BBC News, 18/12/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45558884>. Acesso em 24 abr 2019.
O que é a Camada de Ozônio? WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/>. Acesso em 24 abr 2019..
PEDROLO, Caroline. Clorofluorcarboneto (CFC). Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/clorofluorcarboneto-cfc/>. Acesso em 24 abr 2019.
Por que é importante usar protetor solar diariamente? Disponível em: <http://www.farmaciasantoantao.com.br/porque-e-importante-usar-protetor-solar-diariamente/>. Acesso em 24 abr 2019.
Contextualização
Orientações: O slide questiona se os alunos se costumam frequentar a praia e gostam de tomar sol. Mesmo que não seja na praia, você pode questioná-los se eles se expõem ao sol ao ar livre, como no parque, piscina, na rua, no pátio do prédio, no clube, etc. Mesmo que não gostem é comum que se exponham eventualmente a essa situação. Assim, questione-os sobre o uso do protetor solar. Deixe que se expressem, mas ao final relembre-os que o ideal seria o uso do protetor solar diariamente.
Eles devem chegar à conclusão que usar o protetor solar diariamente irá lhe proteger a pele de dos raios ultravioletas, nocivos à saúde, e sem seu uso eles podem ter queimaduras de sol e também desenvolver câncer de pele. Os protetores também previnem o envelhecimento da pele e o aparecimento de manchas no rosto e no corpo.
No slide 4 use a imagem apresentada para explicar como isso acontece. A camada de ozônio (O3) filtra os raios ultravioletas na estratosfera. Porém, a emissão de gases CFCs (clorofluorcarbonetos) reage com a camada de ozônio que deixará de filtrar os raios ultravioletas nocivos à saúde. Comente com os alunos que esses gases são provenientes de indústrias de refrigeração e ar condicionado, espumas, aerossóis (principalmente desodorantes, perfumes e inseticidas), extintores de incêndio e inaladores de Dose Medida (MDI), utilizados no tratamento de asma. A maior parte desses produtos já teve seu uso banido no Brasil.
Como adequar à sua realidade: Mesmo que não tenham o costume de ir a praia, retome lugares ao ar livre que comumente eles tomar sol, como piscina, clube, pátio do prédio, parque, etc. E se possuem o hábito de usar o protetor solar ao se expor no sol.
Para você saber mais:
Consumo nacional de substâncias que destroem a camada de ozônio. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/173/_arquivos/indicador_cfc.pdf>. Acesso em 24 abr 2019..
LLORENTE, Analía. Qual o tamanho do buraco na camada de ozônio? BBC News, 18/12/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45558884>. Acesso em 24 abr 2019.
O que é a Camada de Ozônio? WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/>. Acesso em 24 abr 2019..
PEDROLO, Caroline. Clorofluorcarboneto (CFC). Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/clorofluorcarboneto-cfc/>. Acesso em 24 abr 2019.
Por que é importante usar protetor solar diariamente? Disponível em: <http://www.farmaciasantoantao.com.br/porque-e-importante-usar-protetor-solar-diariamente/>. Acesso em 24 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Agora que compreenderam que a função da camada de ozônio é filtrar esses raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, aborde o slide mostrando que esse buraco é maior na Antártida. Esclareça que na região da Antártida é muito frio, assim há pequena movimentação dos ventos e baixas temperaturas que acabam retendo os gases CFCs naquele local. Você pode acrescentar que, em função disso, os países mais afetados por esse problema são aqueles com altas latitudes no hemisfério sul e que podem ter uma exposição maior aos danos da camada de ozônio sobre a Antártida, ou seja, os países da América Latina, principalmente Chile e Argentina.
Quanto às consequências, os alunos devem associar que os raios UV´s são nocivos à saúde, podem causar queimaduras na pele, catarata (doença nos olhos) e enfraquecer o sistema imunológico dos seres humanos e animais. Deixe claro para os alunos que, a destruição da camada de ozônio não está relacionada com aquecimento global, portanto não vão promover derretimento das geleiras, aumento de temperatura, desgelo, e etc. O aquecimento global está associado à questão do agravamento do efeitos estufa, e os raios que promovem aquecimento são infravermelhos, não ultravioletas (UV´s).
Para você saber mais:
ALONSO, Suelen. Buraco na Camada de Ozônio. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/buraco-na-camada-ozonio.htm>. Acesso em 24 abr 2019.
LLORENTE, Analía. Qual o tamanho do buraco na camada de ozônio? BBC News, 18/12/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45558884>. Acesso em 24 abr 2019.
O que é a Camada de Ozônio? WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/>. Acesso em 24 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesse momento, os alunos devem ter jornais, revistas, panfletos, livros velhos, enfim, qualquer material que possa ser recortado e tenha imagens de possíveis emissores de CFCs como: objetos de refrigeração e ar condicionado, espumas, aerossóis (principalmente desodorantes, perfumes e inseticidas), extintores de incêndio e inaladores de Dose Medida (MDI), utilizados no tratamento de asma, etc.
Apresente a eles uma cartolina ou papel kraft com a imagem do Planeta Terra no centro (imagem sugerida no slide 7 e disponível no material complementar). Solicite que recortem e colem em volta do planeta as imagens recortadas que afetam a camada de ozônio. Mostre o exemplo sugerido. A ideia é que façam um painel demonstrando os principais agentes nocivos da camada de ozônio.
Para você saber mais:
Consumo nacional de substâncias que destroem a camada de ozônio. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/173/_arquivos/indicador_cfc.pdf>. Acesso em 24 abr 2019..
LLORENTE, Analía. Qual o tamanho do buraco na camada de ozônio? BBC News, 18/12/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45558884>. Acesso em 24 abr 2019.
PEDROLO, Caroline. Clorofluorcarboneto (CFC). Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/clorofluorcarboneto-cfc/>. Acesso em 24 abr 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Nesse momento, os alunos devem ter jornais, revistas, panfletos, livros velhos, enfim, qualquer material que possa ser recortado e tenha imagens de possíveis emissores de CFCs como: objetos de refrigeração e ar condicionado, espumas, aerossóis (principalmente desodorantes, perfumes e inseticidas), extintores de incêndio e inaladores de Dose Medida (MDI), utilizados no tratamento de asma, etc.
Apresente a eles uma cartolina ou papel kraft com a imagem do Planeta Terra no centro (imagem sugerida no slide 7 e disponível no material complementar). Solicite que recortem e colem em volta do planeta as imagens recortadas que afetam a camada de ozônio. Mostre o exemplo sugerido. A ideia é que façam um painel demonstrando os principais agentes nocivos da camada de ozônio.
Para você saber mais:
Consumo nacional de substâncias que destroem a camada de ozônio. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/173/_arquivos/indicador_cfc.pdf>. Acesso em 24 abr 2019..
LLORENTE, Analía. Qual o tamanho do buraco na camada de ozônio? BBC News, 18/12/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45558884>. Acesso em 24 abr 2019.
PEDROLO, Caroline. Clorofluorcarboneto (CFC). Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/clorofluorcarboneto-cfc/>. Acesso em 24 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com painel pronto, solicite aos alunos que sugiram soluções ou materiais que pudessem substituir esses nocivos. Comente que desde 1988, com o Protocolo de Montreal (em que os países signatários se comprometeram a reduzir a produção e comercialização de substâncias consideradas responsáveis pelo dano), há um grande esforço para redução desses gases nos materiais encontrados com a proibição de seu uso, mas que, ainda assim, alguns lugares da Ásia geram produtos químicos proibidos e nocivos à camada de ozônio. De qualquer forma, em 2017, a Nasa informou que o buraco atingiu o menor tamanho registrado desde 1988. Mas a melhora "excepcional", segundo os cientistas, estaria relacionada a condições climáticas, e não às ações de conservação.
Como adequar a sua realidade: Comente com os alunos que o Brasil, em 1990, aderiu ao Protocolo de Montreal, por meio do Decreto 99.280/06/06/1990, comprometendo-se a eliminar completamente os CFCs até janeiro de 2010, entre outras medidas.
Para você saber mais:
Consumo nacional de substâncias que destroem a camada de ozônio. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/173/_arquivos/indicador_cfc.pdf>. Acesso em 24 abr 2019..
LLORENTE, Analía. Qual o tamanho do buraco na camada de ozônio? BBC News, 18/12/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45558884>. Acesso em 24 abr 2019.
O que é a Camada de Ozônio? WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/>. Acesso em 24 abr 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_13UND03
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam as causas e os problemas decorrentes da destruição da camada de ozônio. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e explique que eles irão estudar sobre a destruição da camada de ozônio. Pode questioná-los se já ouviram falar em alguma coisa sobre o assunto. Comente também que irão elaborar um mural mostrando elementos que contribuem para agravar esse fenômeno e outros que minimizam o problema.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
O slide questiona se os alunos se costumam frequentar a praia e gostam de tomar sol. Mesmo que não seja na praia, você pode questioná-los se eles se expõem ao sol ao ar livre, como no parque, piscina, na rua, no pátio do prédio, no clube, etc. Mesmo que não gostem é comum que se exponham eventualmente a essa situação. Assim, questione-os sobre o uso do protetor solar.
No slide 4 use a imagem apresentada para explicar como isso acontece. A camada de ozônio (O3) filtra os raios ultravioletas na estratosfera.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original. (sugere-se uma videoaula de no máximo 20 minutos).
Agora que compreenderam que a função da camada de ozônio é filtrar esses raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, aborde o slide mostrando que esse buraco é maior na Antártida. Esclareça que na região da Antártida é muito frio, assim há pequena movimentação dos ventos e baixas temperaturas que acabam retendo os gases CFCs naquele local. Você pode acrescentar que, em função disso, os países mais afetados por esse problema são aqueles com altas latitudes no hemisfério sul e que podem ter uma exposição maior aos danos da camada de ozônio sobre a Antártida, ou seja, os países da América Latina, principalmente Chile e Argentina.
Quanto às consequências, os alunos devem associar que os raios UV´s são nocivos à saúde, podem causar queimaduras na pele, catarata (doença nos olhos) e enfraquecer o sistema imunológico dos seres humanos e animais.
Ação propositiva (dois dias- assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Diga que nesse momento, eles devem ter jornais, revistas, panfletos, livros velhos, enfim, qualquer material que possa ser recortado e tenha imagens de possíveis emissores de CFCs como: objetos de refrigeração e ar condicionado, espumas, aerossóis (principalmente desodorantes, perfumes e inseticidas), extintores de incêndio e inaladores de Dose Medida (MDI), utilizados no tratamento de asma, etc.
Peça que em uma cartolina ou papel kraft com a imagem do Planeta Terra no centro (imagem sugerida no slide 7 e disponível no material complementar seja colada na cartolina). Solicite que recortem e colem em volta do planeta as imagens recortadas que afetam a camada de ozônio. Mostre o exemplo sugerido. A ideia é que façam um painel demonstrando os principais agentes nocivos da camada de ozônio.
Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ejQq9yVkQJu2FwGpvvK2WwQuZnjPt9djxJsz2VSc3Vc8bRuhDsYjgJQNsVMw/geo6-13und03.pdf. Acesso em 04/07/2020.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Envie o slide do plano original, e solicite aos alunos que sugiram soluções ou materiais que pudessem substituir esses nocivos. As soluções devem ser enviadas no grupo de WhatsApp.
Convite às famílias
Fica a sugestão dos materiais que seguem abaixo, oriente que em família, escolham um texto, gravem um vídeo de no máximo (4 minutos), escolham um colega, para enviar. Trocando informações entre eles. Esse vídeo deve ser feito, acompanhado de um adulto.
1. Consumo nacional de substâncias que destroem a camada de ozônio. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/173/_arquivos/indicador_cfc.pdf>. Acesso em 04/07/2020.
2. LLORENTE, Analía. Qual o tamanho do buraco na camada de ozônio? BBC News, 18/12/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45558884>. Acesso em 04/07/2020.
3. O que é a Camada de Ozônio? WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/>. Acesso em 04/07/2020.
4. PEDROLO, Caroline. Clorofluorcarboneto (CFC). Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/clorofluorcarboneto-cfc/>. Acesso em 04/07/2020.
5. Por que é importante usar protetor solar diariamente? Disponível em: <http://www.farmaciasantoantao.com.br/porque-e-importante-usar-protetor-solar-diariamente/>. Acesso em 04/07/2020.
6. ALONSO, Suelen. Buraco na Camada de Ozônio. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/buraco-na-camada-ozonio.htm>. Acesso em 04/07/2020.
7. LLORENTE, Analía. Qual o tamanho do buraco na camada de ozônio? BBC News, 18/12/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45558884>. Acesso em 04/07/2020.
8. O que é a Camada de Ozônio? WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/>. Acesso em 04/07/2020.
9. Consumo nacional de substâncias que destroem a camada de ozônio. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/173/_arquivos/indicador_cfc.pdf>. Acesso em 04/07/2020.
10. LLORENTE, Analía. Qual o tamanho do buraco na camada de ozônio? BBC News, 18/12/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45558884>. Acesso em 04/07/2020.
11. PEDROLO, Caroline. Clorofluorcarboneto (CFC). Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/clorofluorcarboneto-cfc/>. Acesso em 04/07/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender as causas e os problemas decorrentes da destruição da camada de ozônio
Habilidade (s) da Base: (EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc)