Plano de Aula

Plano de aula: A pecuária também influencia no aquecimento global?

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.

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Descrição

Esta é a 4ª aula de um conjunto de dez planos de aula, com foco em explorar os fenômenos que contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas, aprofundando conhecimentos para promover a adaptação e a resiliência na mitigação dos efeitos da urgência climática. Neste plano de aula, o foco é nomear os gases de efeito estufa e reconhecer que a pecuária é uma das principais atividades responsáveis pelo aumento do aquecimento global e, consequentemente, pela intensificação das mudanças climáticas. Os estudantes utilizarão ferramentas de IA, como o Google Earth e o MapBiomas, para explorar as áreas de desmatamento no Brasil e relacionar esses dados com as mudanças climáticas. Neste anexo você encontra um tutorial com instruções para utilizar o MapBiomas.

Veja a sequência de todos os dez planos de aula aqui.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando seu funcionamento e seus impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à Internet; projetor.

Recursos Educacionais Digitais:
Google Earth e plataforma MapBiomas.

Materiais diversos:
slide com imagem para projetar ou imprimir; anexo com cinco reportagens (impressas, duas cópias de cada, se possível, ou dispositivo eletrônico para que os estudantes possam fazer a leitura); cinco cartolinas ou folhas grandes; timer/relógio.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Atividades humanas e dinâmica climática

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender como os gases emitidos a partir das atividades agrícolas e pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
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Bibliografia

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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Este plano de aula está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolver a compreensão sobre como os gases emitidos pela pecuária contribuem para o agravamento do efeito estufa. A contextualização ocorre a partir de imagens da pecuária bovina e o questionamento sobre os gases (principalmente metano) resultantes do metabolismo dos animais. Como produto final, eles deverão sugerir soluções que possam diminuir a emissão de poluentes das atividades pecuárias. Essas ideias devem ser escritas no quadro pelos próprios alunos e, ao final, um debate será promovido para identificar as propostas viáveis, prioritárias, relevantes e executáveis.

Conversa inicial/Introdução

Introdução:

Tempo previsto: 10 minutos

Orientações: sentados em círculo, projete a seguinte imagem do anexo ou leve-a impressa para circular entre os estudantes:

A pecuária também influencia no aquecimento global?

Crédito: shiota/GettyImages

Escreva no quadro a seguinte pergunta:

- A pecuária também influencia no aquecimento global?

Ouça as respostas e verifique se a maioria da turma compreende que a pecuária influencia no aquecimento global.

Avancem nos debates:

- “De que forma a pecuária contribui com as mudanças climáticas?”

Se a turma não apresentar respostas nesse momento, instigue-os retomando conhecimentos prévios sobre o modo de vida dos animais bovinos.

Você pode mencionar informações como: bovinos são herbívoros ruminantes, alimentam-se de pasto, liberam gases (“arrotos” e “puns”) como produto da digestão e pisoteiam o solo. Além disso, para criar bovinos, é preciso desmatar grandes áreas, o que libera gás carbônico para a atmosfera. O uso de fertilizantes nitrogenados na produção de pasto para alimentar o gado e o manejo do esterco (as fezes desses animais) liberam óxido nitroso, outro gás de efeito estufa. A expansão da pecuária, especialmente para criação de pastagens, envolve o desmatamento e a remoção da vegetação libera o carbono armazenado nas plantas, reduzindo a capacidade do ecossistema (solos e plantas) de absorver o CO2 liberado. Isso contribui para aumentar a concentração desse gás na atmosfera.

Ouça os estudantes e registre palavras-chave dos comentários no quadro, por exemplo: gases de efeito estufa, gás carbônico, vapor-d’água, metano, desmatamento, pisoteamento do solo, desflorestamento, óxido nitroso, etc.

Contextualização:

Tempo previsto: 10 minutos

Orientações: projete para a turma a ferramenta Google Earth (ou permita que os estudantes a utilizem em seus próprios dispositivos eletrônicos conectados à internet, com objetivo pedagógico). Localize estados brasileiros como Mato Grosso, Pará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rondônia, que apresentam as maiores áreas destinadas à pecuária. Escolha um dos estados e visualizem as mudanças do território ao longo do tempo. Para ver um mapa ao longo do tempo no Google Earth, você pode utilizar a função de "Imagens Históricas" ou o recurso "Timelapse". O Google Earth permite visualizar imagens de diferentes períodos, mostrando como um local mudou ao longo do tempo. Para isso, use o controle deslizante de tempo para navegar entre diferentes datas e observar as imagens correspondentes. Caso não seja possível usar essa ferramenta online junto aos estudantes, acesse o site antes da aula e salve a tela (“print screen”) com a imagem de um dos estados e imprima-a para que a turma explore em grupos. Outra opção é utilizar mapas físicos ou políticos do Brasil e do mundo.

Em seguida, projete também a plataforma MapBiomas, selecione: “Mapas e dados” → “Acesse a plataforma” → “Plataforma MapBiomas: uso e cobertura”.

Consulte o tutorial sobre como utilizar essa ferramenta no anexo.

Captura de tela da plataforma MapBiomas - home

No menu lateral, selecione “Pastagem”.

Captura de tela da plataforma MapBiomas - estatísticas

Explorem juntos os dados no mapa referentes às áreas de pastagens em cada bioma brasileiro. Relacionem as imagens dos mapas explorados aos seguintes dados:

O Brasil tem mais cabeças de gado do que população. O rebanho bovino brasileiro alcançou 234,4 milhões de animais, em 2022, com alta de 4,3% em relação ao ano anterior, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mato Grosso lidera na pecuária com 14,2% do rebanho nacional (cerca de 34 milhões de animais). O Pará ocupa a segunda posição, com aproximadamente 25 milhões de cabeças. Goiás vem em seguida, com cerca de 23,7 milhões de bovinos.

O desmatamento e as queimadas são os maiores responsáveis pela crise climática mundial, e principalmente no âmbito da agropecuária, também pode acelerar a crise nos ecossistemas e afetar a produção alimentar global. O desmatamento ocorre para transformar florestas em áreas para agricultura e pecuária. Segundo um relatório do MapBiomas divulgado pela USP, desde 2020, a agropecuária foi responsável por mais de 97% da perda de vegetação nativa no Brasil, principalmente, na Amazônia e no Cerrado, onde áreas são desmatadas inicialmente para a criação de bovinos.

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