GEO6_13UND04 - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: A pecuária também influencia no aquecimento global?
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Por: Regina Luiza Gouvea
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc). Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE07 que aborda as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Assim como a habilidade EF06GE11 que busca analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo. Dessa forma, esse plano de aula busca a compreensão de como os gases emitidos a partir da atividade pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa.
Orientações: Esse plano de aula busca a compreensão de como os gases emitidos a partir da pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa. A contextualização ocorre com imagens da pecuária bovina e o questionamento sobre os puns e coco dos animais, que são agravantes do efeito estufa. Como produto final, eles devem sugerir soluções, respostas que possam diminuir a emissão de poluentes das atividades pecuárias por meio de um brain storm, ou seja, sugerir o maior número de ideias que possam ser úteis para diminuir essas emissões nessas atividades. Essas ideias devem ser escritas no quadro pelos próprios alunos e, ao final, um debate é promovido para identificar as ideias viáveis, prioritárias, importantes e executáveis.
Materiais necessários: cópia da imagem de rizicultura na Filipinas; cópia da imagem de Pecuária Bovina e do gráfico “Principais atividades agrícolas geradoras de metano (CH4)”.
Material complementar:
Para você saber mais:
Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.
Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.
GRANDELLE, Renato. Pecuária é responsável por 15% dos gases do efeito estufa. O Globo, 24/11/2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeito-estufa-18122744>. Acesso em: 25 mai 2019.
MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gase>. Acesso em: 25 abr 2019.
POLON, Luana. Fatores que alteram o clima. Estudo Prático. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/fatores-que-alteram-o-clima/>. Acesso em 25 abr 2019.
Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em: 25 abr 2019.
Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em: 25 abr 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é adequado que os alunos tenham conhecimento sobre poluição atmosférica e agravamento do efeito estufa, assim como conhecimentos acerca do aquecimento global.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Questione os alunos com a pergunta do slide e deixem que se expressem. Se a resposta for afirmativa, especule o que eles sabem sobre o assunto e diga que eles vão poder verificar isso nesse plano de aula, através da análise de imagens, gráficos e pensando em soluções para esse problema.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO