Plano de Aula

Plano de aula: A pecuária também influencia no aquecimento global?

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc). Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE07 que aborda as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Assim como a habilidade EF06GE11 que busca analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo. Dessa forma, esse plano de aula busca a compreensão de como os gases emitidos a partir da atividade pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa.

Orientações: Esse plano de aula busca a compreensão de como os gases emitidos a partir da pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa. A contextualização ocorre com imagens da pecuária bovina e o questionamento sobre os puns e coco dos animais, que são agravantes do efeito estufa. Como produto final, eles devem sugerir soluções, respostas que possam diminuir a emissão de poluentes das atividades pecuárias por meio de um brain storm, ou seja, sugerir o maior número de ideias que possam ser úteis para diminuir essas emissões nessas atividades. Essas ideias devem ser escritas no quadro pelos próprios alunos e, ao final, um debate é promovido para identificar as ideias viáveis, prioritárias, importantes e executáveis.

Materiais necessários: cópia da imagem de rizicultura na Filipinas; cópia da imagem de Pecuária Bovina e do gráfico “Principais atividades agrícolas geradoras de metano (CH4)”.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PzFfmTFG8x8A6acWVKnN5NhbRht68B7pVYjYmNXP5J9XVBPxwAf5pAtHeMmN/geo6-13und04-imagens.pdf

Para você saber mais:

Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.

Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.

GRANDELLE, Renato. Pecuária é responsável por 15% dos gases do efeito estufa. O Globo, 24/11/2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeito-estufa-18122744>. Acesso em: 25 mai 2019.

MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gase>. Acesso em: 25 abr 2019.

POLON, Luana. Fatores que alteram o clima. Estudo Prático. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/fatores-que-alteram-o-clima/>. Acesso em 25 abr 2019.

Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em: 25 abr 2019.

Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em: 25 abr 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é adequado que os alunos tenham conhecimento sobre poluição atmosférica e agravamento do efeito estufa, assim como conhecimentos acerca do aquecimento global.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Questione os alunos com a pergunta do slide e deixem que se expressem. Se a resposta for afirmativa, especule o que eles sabem sobre o assunto e diga que eles vão poder verificar isso nesse plano de aula, através da análise de imagens, gráficos e pensando em soluções para esse problema.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO