GEO6_13UND04 - Tutorial MapBiomas
Plano de Aula
Plano de aula: A pecuária também influencia no aquecimento global?
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Por: Regina Luiza Gouvea
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Esta é a 4ª aula de um conjunto de dez planos de aula, com foco em explorar os fenômenos que contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas, aprofundando conhecimentos para promover a adaptação e a resiliência na mitigação dos efeitos da urgência climática. Neste plano de aula, o foco é nomear os gases de efeito estufa e reconhecer que a pecuária é uma das principais atividades responsáveis pelo aumento do aquecimento global e, consequentemente, pela intensificação das mudanças climáticas. Os estudantes utilizarão ferramentas de IA, como o Google Earth e o MapBiomas, para explorar as áreas de desmatamento no Brasil e relacionar esses dados com as mudanças climáticas. Neste anexo você encontra um tutorial com instruções para utilizar o MapBiomas.
Veja a sequência de todos os dez planos de aula aqui.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando seu funcionamento e seus impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet; projetor.
Recursos Educacionais Digitais:
Google Earth e plataforma MapBiomas.
Materiais diversos:
slide com imagem para projetar ou imprimir; anexo com cinco reportagens (impressas, duas cópias de cada, se possível, ou dispositivo eletrônico para que os estudantes possam fazer a leitura); cinco cartolinas ou folhas grandes; timer/relógio.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Atividades humanas e dinâmica climática
Objetivos de aprendizagem
- Compreender como os gases emitidos a partir das atividades agrícolas e pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
Acesse
- Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>.
- Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>.
- GRANDELLE, Renato. Pecuária é responsável por 15% dos gases do efeito estufa. O Globo, 24/11/2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeito-estufa-18122744>.
- MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gase>.
- POLON, Luana. Fatores que alteram o clima. Estudo Prático. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/fatores-que-alteram-o-clima/>.
- Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>.
- Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>.
Bibliografia
- G1. Nível de emissões de gases de efeito estufa no Brasil cai 8 % em 2022, aponta relatório. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/11/23/nivel-de-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil-cai-8percent-em-2022-aponta-relatorio.ghtml. Acesso em: 02 nov. 2025.
- VASCONCELOS, Yuri; ZAPAROLLI, Domingos. O esforço do Brasil para reduzir a pegada de carbono da pecuária. Revista Pesquisa FAPESP, 25 mai. 2022. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-esforco-do-brasil-para-reduzir-a-pegada-de-carbono-da-pecuaria/. Acesso em: 02 nov. 2025.
- G1. Brasil pode reduzir em 36 % a emissão de metano até 2030, aponta Observatório do Clima. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/17/brasil-pode-reduzir-em-36percent-emissao-de-metano-ate-2030-aponta-observatorio-do-clima.ghtml. Acesso em: 02 nov. 2025.
- INFOAMAZÔNIA. Mato Grosso e Pará têm 25 % das cabeças de gado e são maiores emissores de metano do país. Jan. 2024. Disponível em: https://infoamazonia.org/2024/01/11/mato-grosso-e-para-tem-25-das-cabecas-de-gado-e-sao-maiores-emissores-de-metano-do-pais/. Acesso em: 02 nov. 2025.
- Embrapa. Pecuária brasileira reduz emissão de metano entérico por litro de leite. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/80563726/pecuaria-brasileira-reduz-emissao-de-metano-enterico-por-litro-de-leite. Acesso em: 02 nov. 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Este plano de aula está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolver a compreensão sobre como os gases emitidos pela pecuária contribuem para o agravamento do efeito estufa. A contextualização ocorre a partir de imagens da pecuária bovina e o questionamento sobre os gases (principalmente metano) resultantes do metabolismo dos animais. Como produto final, eles deverão sugerir soluções que possam diminuir a emissão de poluentes das atividades pecuárias. Essas ideias devem ser escritas no quadro pelos próprios alunos e, ao final, um debate será promovido para identificar as propostas viáveis, prioritárias, relevantes e executáveis.
Conversa inicial/Introdução
Introdução:
Tempo previsto: 10 minutos
Orientações: sentados em círculo, projete a seguinte imagem do anexo ou leve-a impressa para circular entre os estudantes:
Crédito: shiota/GettyImages
Escreva no quadro a seguinte pergunta:
- A pecuária também influencia no aquecimento global?
Ouça as respostas e verifique se a maioria da turma compreende que a pecuária influencia no aquecimento global.
Avancem nos debates:
- “De que forma a pecuária contribui com as mudanças climáticas?”
Se a turma não apresentar respostas nesse momento, instigue-os retomando conhecimentos prévios sobre o modo de vida dos animais bovinos.
Você pode mencionar informações como: bovinos são herbívoros ruminantes, alimentam-se de pasto, liberam gases (“arrotos” e “puns”) como produto da digestão e pisoteiam o solo. Além disso, para criar bovinos, é preciso desmatar grandes áreas, o que libera gás carbônico para a atmosfera. O uso de fertilizantes nitrogenados na produção de pasto para alimentar o gado e o manejo do esterco (as fezes desses animais) liberam óxido nitroso, outro gás de efeito estufa. A expansão da pecuária, especialmente para criação de pastagens, envolve o desmatamento e a remoção da vegetação libera o carbono armazenado nas plantas, reduzindo a capacidade do ecossistema (solos e plantas) de absorver o CO2 liberado. Isso contribui para aumentar a concentração desse gás na atmosfera.
Ouça os estudantes e registre palavras-chave dos comentários no quadro, por exemplo: gases de efeito estufa, gás carbônico, vapor-d’água, metano, desmatamento, pisoteamento do solo, desflorestamento, óxido nitroso, etc.
Contextualização:
Tempo previsto: 10 minutos
Orientações: projete para a turma a ferramenta Google Earth (ou permita que os estudantes a utilizem em seus próprios dispositivos eletrônicos conectados à internet, com objetivo pedagógico). Localize estados brasileiros como Mato Grosso, Pará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rondônia, que apresentam as maiores áreas destinadas à pecuária. Escolha um dos estados e visualizem as mudanças do território ao longo do tempo. Para ver um mapa ao longo do tempo no Google Earth, você pode utilizar a função de "Imagens Históricas" ou o recurso "Timelapse". O Google Earth permite visualizar imagens de diferentes períodos, mostrando como um local mudou ao longo do tempo. Para isso, use o controle deslizante de tempo para navegar entre diferentes datas e observar as imagens correspondentes. Caso não seja possível usar essa ferramenta online junto aos estudantes, acesse o site antes da aula e salve a tela (“print screen”) com a imagem de um dos estados e imprima-a para que a turma explore em grupos. Outra opção é utilizar mapas físicos ou políticos do Brasil e do mundo.
Em seguida, projete também a plataforma MapBiomas, selecione: “Mapas e dados” → “Acesse a plataforma” → “Plataforma MapBiomas: uso e cobertura”.
Consulte o tutorial sobre como utilizar essa ferramenta no anexo.

No menu lateral, selecione “Pastagem”.

Explorem juntos os dados no mapa referentes às áreas de pastagens em cada bioma brasileiro. Relacionem as imagens dos mapas explorados aos seguintes dados:
• O Brasil tem mais cabeças de gado do que população. O rebanho bovino brasileiro alcançou 234,4 milhões de animais, em 2022, com alta de 4,3% em relação ao ano anterior, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mato Grosso lidera na pecuária com 14,2% do rebanho nacional (cerca de 34 milhões de animais). O Pará ocupa a segunda posição, com aproximadamente 25 milhões de cabeças. Goiás vem em seguida, com cerca de 23,7 milhões de bovinos.
• O desmatamento e as queimadas são os maiores responsáveis pela crise climática mundial, e principalmente no âmbito da agropecuária, também pode acelerar a crise nos ecossistemas e afetar a produção alimentar global. O desmatamento ocorre para transformar florestas em áreas para agricultura e pecuária. Segundo um relatório do MapBiomas divulgado pela USP, desde 2020, a agropecuária foi responsável por mais de 97% da perda de vegetação nativa no Brasil, principalmente, na Amazônia e no Cerrado, onde áreas são desmatadas inicialmente para a criação de bovinos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO