GEO6_13UND04 - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: A pecuária também influencia no aquecimento global?
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Por: Regina Luiza Gouvea
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc). Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE07 que aborda as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Assim como a habilidade EF06GE11 que busca analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo. Dessa forma, esse plano de aula busca a compreensão de como os gases emitidos a partir da atividade pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa.
Orientações: Esse plano de aula busca a compreensão de como os gases emitidos a partir da pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa. A contextualização ocorre com imagens da pecuária bovina e o questionamento sobre os puns e coco dos animais, que são agravantes do efeito estufa. Como produto final, eles devem sugerir soluções, respostas que possam diminuir a emissão de poluentes das atividades pecuárias por meio de um brain storm, ou seja, sugerir o maior número de ideias que possam ser úteis para diminuir essas emissões nessas atividades. Essas ideias devem ser escritas no quadro pelos próprios alunos e, ao final, um debate é promovido para identificar as ideias viáveis, prioritárias, importantes e executáveis.
Materiais necessários: cópia da imagem de rizicultura na Filipinas; cópia da imagem de Pecuária Bovina e do gráfico “Principais atividades agrícolas geradoras de metano (CH4)”.
Material complementar:
Para você saber mais:
Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.
Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.
GRANDELLE, Renato. Pecuária é responsável por 15% dos gases do efeito estufa. O Globo, 24/11/2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeito-estufa-18122744>. Acesso em: 25 mai 2019.
MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gase>. Acesso em: 25 abr 2019.
POLON, Luana. Fatores que alteram o clima. Estudo Prático. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/fatores-que-alteram-o-clima/>. Acesso em 25 abr 2019.
Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em: 25 abr 2019.
Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em: 25 abr 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é adequado que os alunos tenham conhecimento sobre poluição atmosférica e agravamento do efeito estufa, assim como conhecimentos acerca do aquecimento global.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Questione os alunos com a pergunta do slide e deixem que se expressem. Se a resposta for afirmativa, especule o que eles sabem sobre o assunto e diga que eles vão poder verificar isso nesse plano de aula, através da análise de imagens, gráficos e pensando em soluções para esse problema.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Retome o que eles falaram no slide anterior para questionar a respeito da emissão de poluentes da pecuária. Agora questione se eles sabiam que tratavam-se dos puns, arrotos e coco do gado que eliminam gases poluentes para atmosfera. Mostre a imagem apresentada do gado bovino. Se achar importante esclareça que esse poluente, no caso o metano (CH4), está associado ao esterco (coco do gado), à flatulência (pum) e arroto dos animais, em um ato natural, involuntário e frequente do gado dada a digestão desses ruminantes.
Na sequência, mostre o gráfico que apresenta as principais atividades agrícolas que liberam metano para a atmosfera. Interprete os gráficos com os alunos, associando as porcentagens das contribuições de poluentes às atividades agrícolas. Se achar necessário, comente com eles que trata-se de um sectograma ou gráfico de setores, onde, o círculo em um todo equivale a 100% e as fatias à porcentagem da informação apresentada, como uma pizza. Dê atenção a atividade que representam maior emissão: fermentação entérica, que se refere a digestão dos bovinos e, consequente, puns e arrotos com 22%.
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos que o Brasil está no ranking dos maiores emissores de metano do mundo, pois possui o 2º maior rebanho bovino extensivo e o maior rebanho comercial do mundo com 212 milhões de cabeças.
Para você saber mais:
Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.
Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Retome o que eles falaram no slide anterior para questionar a respeito da emissão de poluentes da pecuária. Agora questione se eles sabiam que tratavam-se dos puns, arrotos e coco do gado que eliminam gases poluentes para atmosfera. Mostre a imagem apresentada do gado bovino. Se achar importante esclareça que esse poluente, no caso o metano (CH4), está associado ao esterco (coco do gado), à flatulência (pum) e arroto dos animais, em um ato natural, involuntário e frequente do gado dada a digestão desses ruminantes.
Na sequência, mostre o gráfico que apresenta as principais atividades agrícolas que liberam metano para a atmosfera. Interprete os gráficos com os alunos, associando as porcentagens das contribuições de poluentes às atividades agrícolas. Se achar necessário, comente com eles que trata-se de um sectograma ou gráfico de setores, onde, o círculo em um todo equivale a 100% e as fatias à porcentagem da informação apresentada, como uma pizza. Dê atenção a atividade que representam maior emissão: fermentação entérica, que se refere a digestão dos bovinos e, consequente, puns e arrotos com 22%.
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos que o Brasil está no ranking dos maiores emissores de metano do mundo, pois possui o 2º maior rebanho bovino extensivo e o maior rebanho comercial do mundo com 212 milhões de cabeças.
Para você saber mais:
Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.
Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com a interpretação do gráfico, os alunos conseguem concluir que os puns e arrotos (fermentação entérica) são os grandes responsáveis pela emissão de metano na atmosfera e contribuem com 22%. O coco (esterco animal) é responsável por 7% das emissões. Se achar importante, você pode comentar que o processo de digestão do gado bovino possui um potencial 25 vezes maior do que o gás carbônico (CO2) para causar o efeito estufa. Estima-se que cerca de 55% das emissões antrópicas de metano provêm da agricultura e pecuária juntas.
O rebanho bovino brasileiro emitiu 392 milhões de toneladas de gases de efeito estufa em 2016. Isso equivale a 17% de todas as emissões de gás carbônico do Brasil naquele ano, ou 79% de tudo o que foi emitido no setor de agropecuária. Se fosse um país, o gado brasileiro seria o 17o maior poluidor climático do planeta, à frente da Ucrânia. E isso considerando apenas as emissões diretas – excluindo o desmatamento, realizado em grande parte para a implantação de pastagens.
Para você saber mais:
Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.
GRANDELLE, Renato. Pecuária é responsável por 15% dos gases do efeito estufa. O Globo, 24/11/2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeito-estufa-18122744>. Acesso em: 25 mai 2019.
MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gases>. Acesso em: 25 abr 2019.
Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em: 25 abr 2019.
Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em: 25 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após toda a contextualização das principais atividades agropecuárias responsáveis por emissões e os principais poluentes os alunos devem sugerir como reduzir essas emissões agrícolas e pecuárias na atmosfera. Para isso, propõe-se que as ideias sejam criadas a partir de um brain storm, ou seja, uma tempestade de ideias. Solicite aos alunos que dirijam-se ao quadro e escrevam suas ideias. Você pode deixar mais de um aluno ir ao quadro ao mesmo tempo, à medida que surjam ideias, eles levantam a mão, dizem o que é e o professor direciona-os ao quadro. Enquanto um escreve, o outro também poderá sugerir a sua ideia e se dirigir até o quadro também. É fundamental que os alunos se sintam à vontade durante a atividade, pontuando que não há ideias ruins ou absurdas, elas devem ser estimuladas e encorajadas. Os alunos devem apresentar todas as ideias que surjam, sem rodeios, elaborações ou considerações. As ideias devem fluir rapidamente. Quantidade nesse caso, é melhor do que qualidade; quanto mais ideias melhor, pois propiciam associação de ideias. Eles devem sugerir essas ideias pensando em 5 fatores:
- Quantidade: quanto mais ideias direcionadas especificamente ao mesmo problema, melhor.
- Flexibilidade: como a busca é por novas abordagens na solução de um problema, a fuga do tradicional é bem-vinda.
- Liberdade: ideias não devem ser alvo de críticas durante uma sessão de brainstorming.
- Interatividade: as ideias apresentadas podem ser aperfeiçoadas ou mesmo combinadas entre elas, dando origem a novas soluções.
- Tangibilidade: as ideias sugeridas precisam ter a capacidade de sair do papel e se transformar em ações concretas.
Para você saber mais:
Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.
Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.
MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gases>. Acesso em: 25 abr 2019.
POLON, Luana. Fatores que alteram o clima. Estudo Prático. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/fatores-que-alteram-o-clima/>. Acesso em 25 abr 2019.
Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em: 25 abr 2019.
Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em: 25 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Ao final, promova um debate para identificar as ideias viáveis, prioritárias, importantes e executáveis. No próprio quadro separe categorias e coloque as ideias que os alunos sugerirem em cada categoria. Você pode incrementar as ideias sugeridas pelos alunos, puxando outros conceitos e novas ideias também. Eles podem sugerir:
- Mudar a alimentação já que a carne, consumida com moderação, pode fazer parte de uma dieta saudável para o indivíduo e o meio ambiente;
- Maior rigor no cumprimento e aplicação de leis ambientais;
- Fazer uso de leis contra grilagem de terras públicas (tomada de terras sem sua regularização) que são, em grande parte usadas, para pecuária extensiva;
- Criação e implementação de áreas protegidas, para diminuir o desmatamento e expansão de latifúndios;
- Adoção de agricultura sustentável através de ampliação e melhoria de assistência técnica à agricultores e pecuaristas;
- Uso do esterco como fertilizantes e não fertilizantes químicos nitrogenados; tratamento do esgoto oriundo desses processos, entre outras coisas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_13UND04
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Jamboard, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona).
- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Docs.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam como os gases emitidos a partir das atividades agrícolas e pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e questione os alunos com a pergunta do slide (tema) e oriente que respondam por mensagens de texto ou áudio. Se a resposta for afirmativa, especule o que eles sabem sobre o assunto e diga que eles vão poder verificar isso nesse plano de aula, através da análise de imagens, gráficos e pensando em soluções para esse problema.
Contextualização (50 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Retome o que eles falaram no slide anterior para questionar a respeito da emissão de poluentes da pecuária. Agora questione se eles sabiam que se tratavam dos puns, arrotos e coco do gado que eliminam gases poluentes para atmosfera. Mostre a imagem apresentada do gado bovino. Se achar importante esclareça que esse poluente, no caso o metano (CH4), está associado ao esterco (coco do gado), à flatulência (pum) e arroto dos animais, em um ato natural, involuntário e frequente do gado dada a digestão desses ruminantes.
Na sequência, mostre o gráfico que apresenta as principais atividades agrícolas que liberam metano para a atmosfera. Interprete os gráficos com os alunos, associando as porcentagens das contribuições de poluentes às atividades agrícolas. Se achar necessário, comente com eles que se trata de uma sectograma ou gráfico de setores, onde, o círculo em um todo equivale a 100% e as fatias à porcentagem da informação apresentada, como uma pizza. Dê atenção a atividade que representam maior emissão: fermentação entérica, que se refere a digestão dos bovinos e, consequente, puns e arrotos com 22%.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original. (videoaula de no máximo 20 minutos).
Com a interpretação do gráfico, os alunos conseguem concluir que os puns e arrotos (fermentação entérica) são os grandes responsáveis pela emissão de metano na atmosfera e contribuem com 22%. O coco (esterco animal) é responsável por 7% das emissões. Se achar importante, você pode comentar que o processo de digestão do gado bovino possui um potencial 25 vezes maior do que o gás carbônico (CO2) para causar o efeito estufa. Estima-se que cerca de 55% das emissões antrópicas de metano provêm da agricultura e pecuária juntas.
O rebanho bovino brasileiro emitiu 392 milhões de toneladas de gases de efeito estufa em 2016. Isso equivale a 17% de todas as emissões de gás carbônico do Brasil naquele ano, ou 79% de tudo o que foi emitido no setor de agropecuária. Se fosse um país, o gado brasileiro seria o 17o maior poluidor climático do planeta, à frente da Ucrânia. E isso considerando apenas as emissões diretas – excluindo o desmatamento, realizado em grande parte para a implantação de pastagens.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Os alunos devem sugerir como reduzir essas emissões agrícolas e pecuárias na atmosfera.
Para isso, propõe-se que as ideias sejam criadas a partir de um brain storm, ou seja, uma tempestade de ideias.
Eles devem sugerir essas ideias pensando em 5 fatores:
1. Quantidade: quanto mais ideias direcionadas especificamente ao mesmo problema, melhor.
2. Flexibilidade: como a busca é por novas abordagens na solução de um problema, a fuga do tradicional é bem-vinda.
3. Liberdade: ideias não devem ser alvo de críticas durante uma sessão de brainstorming.
4. Interatividade: as ideias apresentadas podem ser aperfeiçoadas ou mesmo combinadas entre elas, dando origem a novas soluções.
5. Tangibilidade: as ideias sugeridas precisam ter a capacidade de sair do papel e se transformar em ações concretas.
- Para essa etapa, utilize o Google Jamboard. https://www.youtube.com/watch?v=zXoi7qRZ8R4&t=358s. Acesso em 04/07/2020.
Sistematização (30 minutos- sincronamente)
Utilize o Google Meet para essa etapa. Ao final, promova um debate para identificar as ideias viáveis, prioritárias, importantes e executáveis. Separe categorias e coloque as ideias que os alunos sugerirem em cada categoria. Você pode incrementar as ideias sugeridas pelos alunos, puxando outros conceitos e novas ideias também. Eles podem sugerir:
- Mudar a alimentação já que a carne, consumida com moderação, pode fazer parte de uma dieta saudável para o indivíduo e o meio ambiente;
- Maior rigor no cumprimento e aplicação de leis ambientais;
- Fazer uso de leis contra grilagem de terras públicas (tomada de terras sem sua regularização) que são, em grande parte usadas, para pecuária extensiva;
- Criação e implementação de áreas protegidas, para diminuir o desmatamento e expansão de latifúndios;
- Adoção de agricultura sustentável através de ampliação e melhoria de assistência técnica à agricultores e pecuaristas;
- Uso do esterco como fertilizantes e não fertilizantes químicos nitrogenados; tratamento do esgoto oriundo desses processos, entre outras coisas.
Use o Google Docs, para essa etapa, e posteriormente envie as sugestões para todos os estudantes.
Convite às famílias
Deixe as sugestões dos textos abaixo, oriente que os estudantes escolham um, para fazer um breve resumo em seus cadernos, com o auxílio da família.
1. Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em 04/07/2020.
2. Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em 04/07/2020.
3. Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em 04/07/2020.
4. GRANDELLE, Renato. Pecuária é responsável por 15% dos gases do efeito estufa. O Globo, 24/11/2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeito-estufa-18122744>. Acesso em 04/07/2020.
5. MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gases>. Acesso em 04/07/2020.
6. Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em 04/07/2020.
7. Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em 04/07/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Regina Gouvea
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender como os gases emitidos a partir das atividades agrícolas e pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).