GEO6_03UND07
Plano de Aula
Plano de aula: Fusos horários
Plano 7 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Como esse plano busca a análise de mapa e sua compreensão, a longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE08 que busca medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
Este plano aborda o conceito de fusos horários para que os alunos compreendam como ocorrem e como se estabelecem no mundo a partir do movimento de rotação da Terra. Por meio da história de Ana Lúcia, que questiona os diferentes horários em lugares diferentes na superfície terrestre (Brasil e Japão), os alunos devem compreender esse conceito. Posteriormente, em duplas, vão escolher três localidades diferentes para calcular o fuso horário em relação a posição de Ana Lúcia no Brasil, como se ela estivesse em um chat online com os colegas. Que horas e data cada colega vai ver sua mensagem?
Materiais necessários: Cópia da imagem do movimento de rotação da Terra e do mapa-múndi dos fusos horários.
Material complementar:
Link para os mapas:
Fuso Horário Civil 2015. IBGE. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/map9777.pdf>. Acesso em: 27 mai 2019.
Para você saber mais:
BARROS, Bruno Rodrigues de. O movimento de rotação e os fusos horários. Youtube, 2016 (24min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gsOvIXouDT8>. Acesso em 18 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
No wikipedia você encontra uma abordagem sobre os fusos horários de vários países como Rússia, França, Espanha e Portugal, além da história do fuso horário:
Fuso Horário. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Fuso_hor%C3%A1rio>. Acesso em 18 abr 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento sobre o movimento de rotação da Terra, conceitos de latitude e longitude e da localização dos continentes do mundo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula em voz alta. Comente com os alunos que eles vão compreender como ocorre e como se estabelece o fuso horário no mundo a partir do movimento de rotação da Terra.
Como adequar à sua realidade: O Brasil possui 4 fusos horários. O horário do estado do Acre e uma pequena parte do oeste do Amazonas chegou a ser extinto, mas em 2013, por meio de um referendo, foi revogado e, portanto, está a 2h atrasado em relação à horário oficial de Brasília .
PENA, Rodolfo F. Alves. Fusos Horários no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/fuso-horario-brasileiro.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
Para você saber mais:
BARROS, Bruno Rodrigues de. O movimento de rotação e os fusos horários. Youtube, 2016 (24min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gsOvIXouDT8>. Acesso em 18 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
No wikipedia você encontra uma abordagem sobre os fusos horários de vários países como Rússia, França, Espanha e Portugal, além da história do fuso horário:
Fuso Horário. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Fuso_hor%C3%A1rio>. Acesso em 18 abr 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia o slide em voz alta. Ele conta a história de Ana Lúcia que ficou intrigada e curiosa a respeito das diferentes horas que são estabelecidas na superfície do planeta. Seu amigo, no Japão estava indo dormir enquanto ela acabara de acordar e tomava café da manhã. O que promove essa diferença de horas nas localidades terrestres? Questione os alunos, eles devem relatar que deve-se a diferença de fuso horário.
Como adequar à sua realidade: O Brasil possui 4 fusos horários, busque verificar em qual fuso horário se encaixa a cidade em que vivem. Relembre aos alunos que o horário oficial é o de Brasília, Distrito Federal capital do país, que envolve os estados do nordeste, do sudeste do sul.
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesse momento os alunos devem sugerir explicações para as diferença de horário na superfície terrestre, ou seja, explicar como ocorrem os fusos horários. Depois do questionamento e sugestões deles, mostre os próximos slides que apresentam imagens do movimento de rotação da Terra e o mapa que divide os fusos de 15º de longitude. Se precisar esse material está disponível abaixo e pode ser impresso e distribuído para cada dupla.
Em decorrência da forma esférica da Terra, ela não recebe luz de maneira uniforme. Assim, enquanto determinado lugar é totalmente iluminado, outro perde gradativamente a luminosidade e outros já se encontram totalmente escuros. Essa dinâmica corresponde às etapas do dia: manhã, tarde, noite e madrugada.
O movimento de rotação é responsável pela sucessão dos dias e das noites, pois há momentos em que uma das partes do planeta está iluminada (dia) e outra não (noite). Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma. Para a conclusão desse movimento são necessárias 24 horas, o giro completo que o planeta executa possui 360°. Para a elaboração dos fusos horários, os 360° do movimento de rotação foram divididos pelas 24 horas gastas para a execução completa do mesmo. Esse cálculo resultou em 15°, que corresponde a 1 hora.
A mudança de fusos é determinada também pela diferença entre os meridianos, ou seja, mudança de um meridiano para outro. Greenwich é o meridiano principal, é a referência global para o estabelecimento de todos os fusos horários existentes no mundo.
O movimento de rotação que a Terra realiza ocorre no sentido Oeste-Leste. Diante desse fato, foi firmado, através de convenção internacional, que a partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, seria adiantada uma hora a cada fuso, ou seja, 15°; e no sentido Oeste de Greenwich seria atrasada uma hora a cada fuso.
Como adequar à sua realidade: Dê como exemplo a sua cidade em relação ao Meridiano de Greenwich (Londres), considerado o fuso inicial para ilustrar a diferença de horas.
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
Problematização
Orientações: Nesse momento os alunos devem sugerir explicações para as diferença de horário na superfície terrestre, ou seja, explicar como ocorrem os fusos horários. Depois do questionamento e sugestões deles, mostre os próximos slides que apresentam imagens do movimento de rotação da Terra e o mapa que divide os fusos de 15º de longitude. Se precisar esse material está disponível abaixo e pode ser impresso e distribuído para cada dupla.
Em decorrência da forma esférica da Terra, ela não recebe luz de maneira uniforme. Assim, enquanto determinado lugar é totalmente iluminado, outro perde gradativamente a luminosidade e outros já se encontram totalmente escuros. Essa dinâmica corresponde às etapas do dia: manhã, tarde, noite e madrugada.
O movimento de rotação é responsável pela sucessão dos dias e das noites, pois há momentos em que uma das partes do planeta está iluminada (dia) e outra não (noite). Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma. Para a conclusão desse movimento são necessárias 24 horas, o giro completo que o planeta executa possui 360°. Para a elaboração dos fusos horários, os 360° do movimento de rotação foram divididos pelas 24 horas gastas para a execução completa do mesmo. Esse cálculo resultou em 15°, que corresponde a 1 hora.
A mudança de fusos é determinada também pela diferença entre os meridianos, ou seja, mudança de um meridiano para outro. Greenwich é o meridiano principal, é a referência global para o estabelecimento de todos os fusos horários existentes no mundo.
O movimento de rotação que a Terra realiza ocorre no sentido Oeste-Leste. Diante desse fato, foi firmado, através de convenção internacional, que a partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, seria adiantada uma hora a cada fuso, ou seja, 15°; e no sentido Oeste de Greenwich seria atrasada uma hora a cada fuso.
Como adequar à sua realidade: Dê como exemplo a sua cidade em relação ao Meridiano de Greenwich (Londres), considerado o fuso inicial para ilustrar a diferença de horas.
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
Problematização
Orientações: Nesse momento os alunos devem sugerir explicações para as diferença de horário na superfície terrestre, ou seja, explicar como ocorrem os fusos horários. Depois do questionamento e sugestões deles, mostre os próximos slides que apresentam imagens do movimento de rotação da Terra e o mapa que divide os fusos de 15º de longitude. Se precisar esse material está disponível abaixo e pode ser impresso e distribuído para cada dupla.
Em decorrência da forma esférica da Terra, ela não recebe luz de maneira uniforme. Assim, enquanto determinado lugar é totalmente iluminado, outro perde gradativamente a luminosidade e outros já se encontram totalmente escuros. Essa dinâmica corresponde às etapas do dia: manhã, tarde, noite e madrugada.
O movimento de rotação é responsável pela sucessão dos dias e das noites, pois há momentos em que uma das partes do planeta está iluminada (dia) e outra não (noite). Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma. Para a conclusão desse movimento são necessárias 24 horas, o giro completo que o planeta executa possui 360°. Para a elaboração dos fusos horários, os 360° do movimento de rotação foram divididos pelas 24 horas gastas para a execução completa do mesmo. Esse cálculo resultou em 15°, que corresponde a 1 hora.
A mudança de fusos é determinada também pela diferença entre os meridianos, ou seja, mudança de um meridiano para outro. Greenwich é o meridiano principal, é a referência global para o estabelecimento de todos os fusos horários existentes no mundo.
O movimento de rotação que a Terra realiza ocorre no sentido Oeste-Leste. Diante desse fato, foi firmado, através de convenção internacional, que a partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, seria adiantada uma hora a cada fuso, ou seja, 15°; e no sentido Oeste de Greenwich seria atrasada uma hora a cada fuso.
Como adequar à sua realidade: Dê como exemplo a sua cidade em relação ao Meridiano de Greenwich (Londres), considerado o fuso inicial para ilustrar a diferença de horas.
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesse momento, em duplas, os alunos devem escolher três localidades diferentes, em três continentes diferentes, para calcular a diferença de horas em relação à localização de Ana Lúcia (Brasília, 12 de setembro às 20h). Use o mapa disponível no slide 6. Se achar necessário, imprima-o e distribua-o entre as duplas, senão somente projete-o em sala de aula. Como alternativa, você pode solicitar o uso de um atlas escolar pelos alunos e o uso do mapa de fusos, comum nesse material. Eles devem contar os fusos coloridos em relação à Brasília até o local que escolheram. Para leste devem acrescer 1h em cada fuso, e para oeste decrescer a partir do que foi estabelecido: 12 de setembro às 20h.
Mapa disponível em:
Solicite que escolham as cidades ou países e pronunciem em voz alta, assim você pode evitar que eles repitam a mesma localidade. Também que deem um nome a cada colega de cada localidade diferente. Dessa forma, haverá maior número de amostragens, ou seja, diversos exemplos em sala para diálogo entre eles e comparações. Vá passando pelas mesas para orientá-los e corrigi-los em eventuais erros de cálculo. Solicite que anotem os próprios cálculos para apresentar no momento seguinte.
Como adequar à sua realidade: Se achar interessante, localize a cidade de vocês no mapa e façam uma relação com o horário de Ana Lúcia. Que horas a mensagem teria sido visualizada por vocês?
Para você saber mais:
BARROS, Bruno Rodrigues de. O movimento de rotação e os fusos horários. Youtube, 2016 (24min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gsOvIXouDT8>. Acesso em 18 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
No wikipedia você encontra uma abordagem sobre os fusos horários de vários países como Rússia, França, Espanha e Portugal, além da história do fuso horário:
Fuso Horário. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Fuso_hor%C3%A1rio>. Acesso em 18 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a atividade, solicite que os alunos digam as cidades e horários e datas que encontraram. Deixe que comparem os resultados:
- Que colega mora mais longe?
- Que mensagem foi visualizada antes ou depois?
- Quais foram visualizadas durante a noite? De manhã? No dia seguinte? À tarde? etc.
Solicite que anotem no cadernos às conclusões que chegaram, tanto referente a sua localidade quanto às outras selecionadas. Também sugira que escrevam as respostas das perguntas sugeridas no slide.
Como adequar à sua realidade: Se achar interessante, localize a cidade de vocês no mapa e façam uma relação com o horário de Ana Lúcia. Que horas a mensagem teria sido visualizada por vocês?
Para você saber mais:
BARROS, Bruno Rodrigues de. O movimento de rotação e os fusos horários. Youtube, 2016 (24min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gsOvIXouDT8>. Acesso em 18 abr 2019.
No momento da adaptação, priorize práticas reflexivas e criativas, que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades BNCC. Utilize os planos de aula para planejar sequências didáticas, levando o aluno a desvendar e compreender as dinâmicas relacionadas a diversidade socioespacial e seus processos. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e são fundamentais para operacionalizar suas aulas a distância, mas devem ser utilizadas com sua orientação para garantir uma aprendizagem com rigor científico através de fontes confiáveis. Para associar as etapas dos planos ao uso de ferramentas digitais, lembre-se de que as mesmas não devem ser utilizadas como fim em si mesmas, mas sim como instrumentos que possibilitam a investigação em ambientes virtuais que oportunizam experiências que os alunos não teriam acesso fisicamente. Para isso, você pode se valer de uma infinidade de recursos entre plataformas abertas, sites institucionais, Ongs, fundações, organismos multilaterais, jogos e quizzes, mapas interativos, simuladores e aplicativos de celular.
As propostas devem ser ajustadas a faixa etária dos alunos em atividades com distintos graus de complexidade, seguindo a progressão de conteúdo, projetando as experiências em dimensões maiores, partindo do local até o global. Preparamos para você uma lista de sugestões para incrementar os planos de aula e explorar o que a tecnologia digital traz para ensino de Geografia. Mas atenção, nesse período longe do espaço da escola, é importante aliar o uso de dispositivos a atividades físicas seguras, que promovam nos alunos momentos distantes das telas, estimulando os sentidos, desenvolvendo a criatividade e o movimento. Você pode alternar o uso de dispositivos com propostas mão na massa que propiciem a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Partindo da realidade do aluno, estimule a exploração de seu lugar de vivência, o controle do tempo, a observação sob diferentes pontos de vista, a representação de elementos do cotidiano e reconhecimento das regras de convivência. A seguir, apresentamos propostas de atividades que podem substituir etapas dos planos, sem prejuízo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a eles: São elas, a construção de maquetes com sucatas; elaboração de mapas mentais, croquis e; plantas; registros fotográficos de objetos e paisagens do lugar de vivência; desenhos de observação em diferentes pontos de vista; colagens e representações bidimensionais e tridimensionais; entrevistas com familiares; representação de esquetes e cenas teatrais; jogos corporais; audição de músicas; assistir filmes, documentários e animações; jogos de tabuleiro; cultivar uma horta; fazer uma composteira caseira; ler e comentar notícias de telejornal ou impresso; produção de textos entre outras que você pode inventar. Além das atividades individuais, garanta também a realização de propostas em duplas ou em grupos através de aplicativos de comunicação, para garantir a socialização de opiniões, troca de experiências, produções coletivas e colaborativas. As etapas e resultados podem ser registrados na forma de fotografias, vídeos, podcast, blogs, cadernos digitais ou digitalizados para serem compartilhados com você e os colegas. Não se esqueça de sempre partir dos conhecimentos prévios e estimular o levantamento e testagem de hipóteses garantindo, mesmo que de forma remota, o protagonismo do aluno! Esperamos que a adaptação dos planos de aula de Geografia apara seu uso a distância, facilite o seu trabalho, com a mesma qualidade dos planos presenciais. PLATAFORMAS E SITES: Google Earth Google Maps Earth 3D Relief Map Science Changing The world Estação Espacial Internacional Earth nullschool MeteoEarth Minecraft Education Edition Education.com Recursos geográficos NATIONAL GEOGRAPHIC NA SALA DE AULA Digital Compass WORLD METERS APOLLO 11 ACESSO A MUSEUS VIRTUAIS E VISITAS GUIADAS: COLEÇÃO DE MUSEUS de CARTOGRAFIA MUSEUS VIRTUAIS PELO MUNDO INSTITUIÇÕES E ORGANISMOS MULTILATERAIS IBGE EMBRAPA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INCRA GREENPEACE ONU AGÊNCIA NACIONAL DE AGUAS RIOS VOADORES PNUD CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY APLICATIVOS PARA CELULAR: World Atlas NASA APP Países e capitais do mundo Geografia Mundial Mapa politico Mapa físico Bússola StarTalk APP DE JOGOS DE GEOGRAFIA PARA CELULAR Jogo da Geografia ONDE É ISSO QUIZ GEOGRAFIA Planeta terra Jogos de geografia Geo Jogo JOGOS e QUIZZES ONLINE WORLD GEOGRAPHY GAMES CRIANÇA CIDADÃ DO MUNDO JOGOS GEOGRAFICOS QUIZ GEOGRAFIA CNECNOAS
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer como ocorrem e como se estabelecem os fusos horários no mundo a partir do movimento de rotação da Terra.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.