Plano de Aula

Plano de aula: IPCC

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc). Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE07 que aborda as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Assim como a habilidade EF06GE11 que busca analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

Dessa forma, esse plano de aula busca entender os objetivos da criação do IPCC no combate ao aquecimento global.

Orientações: Nesse plano de aula os alunos irão interpretar um mapa do mundo que mostra as temperaturas globais na década de 1880 e 1980. Depois, diante o contexto aparente de aquecimento global, os alunos vão compreender o papel da criação do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e as consequências desse aquecimento. Como atividade final propõe-se que desenhem, em duplas, as possíveis consequências do aquecimento global e mostrem para os colegas. Na sistematização eles podem sugerir soluções para os problemas levantados.

Materiais necessários: Lápis de cor e canetas coloridas; folhas sulfite; cópia do mapa de comparação das temperaturas globais em 1880 e 1980; cópia do trecho do 5º relatório do IPCC de 2011.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/utugzvfdeTmMdBx9wppMBtETqMTv38GfT2xJSpradX4KtWHFTXgMGuaJjgTH/geo6-13und05.jpg

Para você saber mais:

Entenda o que é o IPCC. Disponível em: <https://www.mundovestibular.com.br/articles/754/1/ENTENDA-O-QUE-E-O-IPCC/Paacutegina1.html>. Acesso em: 26 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Consequências Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consequencias-do-aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.

Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_Intergovernamental_sobre_Mudan%C3%A7as_Clim%C3%A1ticas#cite_note-Letter-2>. Acesso em: 26 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.

Soluções para o Aquecimento Global. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/pesquisa/solucoes_aquecimento_global.htm>. Acesso em 26 abr 2019.

TOLEDO, Karina. Quinto relatório do IPCC mostra intensificação das mudanças climáticas. PBMC. Disponível em: <http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/pt/noticias/373-quinto-relatorio-do-ipcc-mostra-intensificacao-das-mudancas-climaticas>. Acesso em: 02 mai 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento dos conceitos de mudanças climáticas, agravamento do efeito estufa, aquecimento global e suas consequências.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o slide e comente aos alunos que eles vão entender, com o desenvolvimento dessa aula. os objetivos da criação do IPCC que significa Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (em inglês, Intergovernmental Panel on Climate Changes). Após a interpretação de imagens que demonstram o aquecimento global e de um trecho do 5º relatório do IPCC em 2011, os alunos devem sugerir e depois, desenhar, em duplas, as consequências desse problema. Ao final, associar o que desenharam com possíveis soluções para combater o aquecimento global.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO