GEO6_13UND05
Plano de Aula
Plano de aula: IPCC
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc). Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE07 que aborda as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Assim como a habilidade EF06GE11 que busca analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
Dessa forma, esse plano de aula busca entender os objetivos da criação do IPCC no combate ao aquecimento global.
Orientações: Nesse plano de aula os alunos irão interpretar um mapa do mundo que mostra as temperaturas globais na década de 1880 e 1980. Depois, diante o contexto aparente de aquecimento global, os alunos vão compreender o papel da criação do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e as consequências desse aquecimento. Como atividade final propõe-se que desenhem, em duplas, as possíveis consequências do aquecimento global e mostrem para os colegas. Na sistematização eles podem sugerir soluções para os problemas levantados.
Materiais necessários: Lápis de cor e canetas coloridas; folhas sulfite; cópia do mapa de comparação das temperaturas globais em 1880 e 1980; cópia do trecho do 5º relatório do IPCC de 2011.
Material complementar:
Para você saber mais:
Entenda o que é o IPCC. Disponível em: <https://www.mundovestibular.com.br/articles/754/1/ENTENDA-O-QUE-E-O-IPCC/Paacutegina1.html>. Acesso em: 26 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Consequências Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consequencias-do-aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.
Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_Intergovernamental_sobre_Mudan%C3%A7as_Clim%C3%A1ticas#cite_note-Letter-2>. Acesso em: 26 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.
Soluções para o Aquecimento Global. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/pesquisa/solucoes_aquecimento_global.htm>. Acesso em 26 abr 2019.
TOLEDO, Karina. Quinto relatório do IPCC mostra intensificação das mudanças climáticas. PBMC. Disponível em: <http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/pt/noticias/373-quinto-relatorio-do-ipcc-mostra-intensificacao-das-mudancas-climaticas>. Acesso em: 02 mai 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento dos conceitos de mudanças climáticas, agravamento do efeito estufa, aquecimento global e suas consequências.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o slide e comente aos alunos que eles vão entender, com o desenvolvimento dessa aula. os objetivos da criação do IPCC que significa Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (em inglês, Intergovernmental Panel on Climate Changes). Após a interpretação de imagens que demonstram o aquecimento global e de um trecho do 5º relatório do IPCC em 2011, os alunos devem sugerir e depois, desenhar, em duplas, as consequências desse problema. Ao final, associar o que desenharam com possíveis soluções para combater o aquecimento global.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Busque a interpretação dos mapas junto com os alunos. Questione:
- O que os mapas expostos no slide estão querendo informar?
- O que vocês estão observando?
- As cores significam alguma coisa?
Deixe que os alunos se expressem. Eles devem concluir que os mapas apresentam a comparação das temperaturas globais de 1880 e 1980. Quanto ao uso das cores, são utilizadas cores frias e cores quentes que dão uma instantaneidade na informação, portanto as cores azuis, que são tons mais frios, mostram queda de temperatura, que, de acordo com a legenda, representam temperaturas abaixo de 0ºC. Já as cores vermelhas mostram aumento de temperatura, que, também de acordo com a legenda, representam acima de 0ºC.
Depois interprete os mapas com os alunos. Mostre que houve aumento significativo de temperatura nos 100 anos apresentados (1880 a 1980). O mapa de 1880 apresenta variação de temperaturas anormais em grande parte entre -1,8ºC e 0. Já o mapa de 1980, apresenta temperaturas anormais maiores, entre 1,8ºC e 3,6ºC, ou seja, um aumento de mais de 4ºC em certas áreas. Assim, houve aumento de temperatura significativa no período de 100 anos, o que demonstra provável aquecimento global.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Questione-os a respeito do aquecimento global, contextualize abordando a emissão de gases de efeito estufa (principalmente oriundos da queima de combustíveis fósseis) e seu agravamento junto com os alunos.
Comente com os alunos sobre o IPCC que nasceu em 1988, da percepção de que a ação humana poderia estar exercendo uma forte influência sobre o clima do planeta e que seria necessário acompanhar e estudar esse processo. O IPCC tem como objetivo principal sintetizar e divulgar o conhecimento mais avançado sobre as mudanças climáticas que hoje afetam o mundo, especificamente, o aquecimento global, apontando suas causas, efeitos e riscos para a humanidade e o meio ambiente, sugerindo maneiras de combater os problemas. O IPCC não produz pesquisa original, mas reúne e resume o conhecimento produzido por cientistas de alto nível, independentes ou ligados a organizações e governos. Até agora produziu 5 relatórios, e está com o 6º em produção.
Leia o trecho selecionado do 5º relatório, divulgado em 2011 que aborda o aquecimento global e, consequente aumento de temperaturas e do nível do mar no mundo. Depois questione os alunos as consequências desse problema. Deixe que se expressem livremente com ideias sobre as prováveis consequências. Entre as sugestões eles podem citar: degelo (derretimento de geleiras), o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, inundações, alteração do regime das chuvas, intensificação das secas em determinados locais, escassez de água, abundância de chuvas em algumas localidades, tempestades, furacões, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade, perda de áreas férteis para a agricultura, além da disseminação de doenças como a malária, esquistossomose e febre amarela.
Como adequar à sua realidade: Você pode comentar que há partes sobre o Brasil nos relatórios do IPCC. Em seu segundo relatório, o IPCC alerta que partes da Amazônia podem virar savana. Em entrevistas com jornalistas, cientistas disseram que entre 10% e 25% da floresta poderia desaparecer até 2080. O órgão concluiu que existe uma possibilidade de 50% de que a maior floresta tropical do mundo se transforme parcialmente em cerrado. Há riscos também para o Nordeste brasileiro, que poderia ver, no pior cenário, até 75% de suas fontes de água desaparecerem até 2050. Os manguezais também seriam afetados pela elevação do nível da água. Entretanto, o IPCC tem sublinhado a falta de dados patente em países emergentes e menos desenvolvidos. Como resultado, as conclusões do grupo são menos incisivas nas chamadas "questões regionais".
Para você saber mais:
Entenda o que é o IPCC. Disponível em: <https://www.mundovestibular.com.br/articles/754/1/ENTENDA-O-QUE-E-O-IPCC/Paacutegina1.html>. Acesso em: 26 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Consequências Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consequencias-do-aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.
Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_Intergovernamental_sobre_Mudan%C3%A7as_Clim%C3%A1ticas#cite_note-Letter-2>. Acesso em: 26 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.
Soluções para o Aquecimento Global. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/pesquisa/solucoes_aquecimento_global.htm>. Acesso em 26 abr 2019.
TOLEDO, Karina. Quinto relatório do IPCC mostra intensificação das mudanças climáticas. PBMC. Disponível em: <http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/pt/noticias/373-quinto-relatorio-do-ipcc-mostra-intensificacao-das-mudancas-climaticas>. Acesso em: 02 mai 2019.
Problematização
Orientações: Questione-os a respeito do aquecimento global, contextualize abordando a emissão de gases de efeito estufa (principalmente oriundos da queima de combustíveis fósseis) e seu agravamento junto com os alunos.
Comente com os alunos sobre o IPCC que nasceu em 1988, da percepção de que a ação humana poderia estar exercendo uma forte influência sobre o clima do planeta e que seria necessário acompanhar e estudar esse processo. O IPCC tem como objetivo principal sintetizar e divulgar o conhecimento mais avançado sobre as mudanças climáticas que hoje afetam o mundo, especificamente, o aquecimento global, apontando suas causas, efeitos e riscos para a humanidade e o meio ambiente, sugerindo maneiras de combater os problemas. O IPCC não produz pesquisa original, mas reúne e resume o conhecimento produzido por cientistas de alto nível, independentes ou ligados a organizações e governos. Até agora produziu 5 relatórios, e está com o 6º em produção.
Leia o trecho selecionado do 5º relatório, divulgado em 2011 que aborda o aquecimento global e, consequente aumento de temperaturas e do nível do mar no mundo. Depois questione os alunos as consequências desse problema. Deixe que se expressem livremente com ideias sobre as prováveis consequências. Entre as sugestões eles podem citar: degelo (derretimento de geleiras), o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, inundações, alteração do regime das chuvas, intensificação das secas em determinados locais, escassez de água, abundância de chuvas em algumas localidades, tempestades, furacões, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade, perda de áreas férteis para a agricultura, além da disseminação de doenças como a malária, esquistossomose e febre amarela.
Como adequar à sua realidade: Você pode comentar que há partes sobre o Brasil nos relatórios do IPCC. Em seu segundo relatório, o IPCC alerta que partes da Amazônia podem virar savana. Em entrevistas com jornalistas, cientistas disseram que entre 10% e 25% da floresta poderia desaparecer até 2080. O órgão concluiu que existe uma possibilidade de 50% de que a maior floresta tropical do mundo se transforme parcialmente em cerrado. Há riscos também para o Nordeste brasileiro, que poderia ver, no pior cenário, até 75% de suas fontes de água desaparecerem até 2050. Os manguezais também seriam afetados pela elevação do nível da água. Entretanto, o IPCC tem sublinhado a falta de dados patente em países emergentes e menos desenvolvidos. Como resultado, as conclusões do grupo são menos incisivas nas chamadas "questões regionais".
Para você saber mais:
Entenda o que é o IPCC. Disponível em: <https://www.mundovestibular.com.br/articles/754/1/ENTENDA-O-QUE-E-O-IPCC/Paacutegina1.html>. Acesso em: 26 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Consequências Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consequencias-do-aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.
Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_Intergovernamental_sobre_Mudan%C3%A7as_Clim%C3%A1ticas#cite_note-Letter-2>. Acesso em: 26 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.
Soluções para o Aquecimento Global. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/pesquisa/solucoes_aquecimento_global.htm>. Acesso em 26 abr 2019.
TOLEDO, Karina. Quinto relatório do IPCC mostra intensificação das mudanças climáticas. PBMC. Disponível em: <http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/pt/noticias/373-quinto-relatorio-do-ipcc-mostra-intensificacao-das-mudancas-climaticas>. Acesso em: 02 mai 2019.
Problematização
Orientações: Questione-os a respeito do aquecimento global, contextualize abordando a emissão de gases de efeito estufa (principalmente oriundos da queima de combustíveis fósseis) e seu agravamento junto com os alunos.
Comente com os alunos sobre o IPCC que nasceu em 1988, da percepção de que a ação humana poderia estar exercendo uma forte influência sobre o clima do planeta e que seria necessário acompanhar e estudar esse processo. O IPCC tem como objetivo principal sintetizar e divulgar o conhecimento mais avançado sobre as mudanças climáticas que hoje afetam o mundo, especificamente, o aquecimento global, apontando suas causas, efeitos e riscos para a humanidade e o meio ambiente, sugerindo maneiras de combater os problemas. O IPCC não produz pesquisa original, mas reúne e resume o conhecimento produzido por cientistas de alto nível, independentes ou ligados a organizações e governos. Até agora produziu 5 relatórios, e está com o 6º em produção.
Leia o trecho selecionado do 5º relatório, divulgado em 2011 que aborda o aquecimento global e, consequente aumento de temperaturas e do nível do mar no mundo. Depois questione os alunos as consequências desse problema. Deixe que se expressem livremente com ideias sobre as prováveis consequências. Entre as sugestões eles podem citar: degelo (derretimento de geleiras), o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, inundações, alteração do regime das chuvas, intensificação das secas em determinados locais, escassez de água, abundância de chuvas em algumas localidades, tempestades, furacões, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade, perda de áreas férteis para a agricultura, além da disseminação de doenças como a malária, esquistossomose e febre amarela.
Como adequar à sua realidade: Você pode comentar que há partes sobre o Brasil nos relatórios do IPCC. Em seu segundo relatório, o IPCC alerta que partes da Amazônia podem virar savana. Em entrevistas com jornalistas, cientistas disseram que entre 10% e 25% da floresta poderia desaparecer até 2080. O órgão concluiu que existe uma possibilidade de 50% de que a maior floresta tropical do mundo se transforme parcialmente em cerrado. Há riscos também para o Nordeste brasileiro, que poderia ver, no pior cenário, até 75% de suas fontes de água desaparecerem até 2050. Os manguezais também seriam afetados pela elevação do nível da água. Entretanto, o IPCC tem sublinhado a falta de dados patente em países emergentes e menos desenvolvidos. Como resultado, as conclusões do grupo são menos incisivas nas chamadas "questões regionais".
Para você saber mais:
Entenda o que é o IPCC. Disponível em: <https://www.mundovestibular.com.br/articles/754/1/ENTENDA-O-QUE-E-O-IPCC/Paacutegina1.html>. Acesso em: 26 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Consequências Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consequencias-do-aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.
Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_Intergovernamental_sobre_Mudan%C3%A7as_Clim%C3%A1ticas#cite_note-Letter-2>. Acesso em: 26 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.
Soluções para o Aquecimento Global. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/pesquisa/solucoes_aquecimento_global.htm>. Acesso em 26 abr 2019.
TOLEDO, Karina. Quinto relatório do IPCC mostra intensificação das mudanças climáticas. PBMC. Disponível em: <http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/pt/noticias/373-quinto-relatorio-do-ipcc-mostra-intensificacao-das-mudancas-climaticas>. Acesso em: 02 mai 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que produzam desenhos, em duplas, que retratem as consequências do aquecimento global. Você pode pedir que desenhem ao menos 2 ou 3 ilustrações. Se achar interessante, pergunte qual tema pretendem desenhar, para não haver muitas repetições. Retome as ideias que foram debatidas no slide anterior. Distribua para eles folhas sulfites e solicite que façam desenho coloridos, com uso do lápis de cor e canetinha coloridas. Devem aparecer desenhos que representem, entre outras coisas: degelo (derretimento de geleiras), o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, inundações, alteração do regime das chuvas, intensificação das secas em determinados locais, escassez de água, abundância de chuvas em algumas localidades, tempestades, furacões, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade, perda de áreas férteis para a agricultura, além da disseminação de doenças como a malária, esquistossomose e febre amarela. Se verificar dificuldades dos alunos em sugerirem consequências diferentes, você pode pontuar as consequências aqui sugeridas e sortear para cada dupla os desenhos que devem executar.
Para você saber mais:
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Consequências Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consequencias-do-aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesse momento, os alunos devem mostrar seus desenhos. Solicite que os colegas de outras duplas os interpretem para identificar qual foi o problema apresentado. Depois, deixe que sugiram possíveis soluções para os problemas levantados. Entre elas, os alunos podem citar:
- Redução da emissão de gases de efeito estufa por meio do uso de energias alternativas, como a eólica por exemplo;
- Uso de transportes alternativos como bicicleta e incremento do transporte público de qualidade para diminuir o uso de automóveis individuais;
- Substituição do uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) por outros menos poluentes como os biocombustíveis;
- Utilização de catalisadores nos motores dos veículos reduzindo a emissão de poluentes, inspeções periódicas em automóveis para não haver maiores emissões do que permitido
- Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem, não praticar desmatamento e queimadas em florestas, pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global;
- Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono;
- Implementação de programas de reflorestamento e arborização, principalmente nos grandes centros urbanos;
- Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração);
- Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos; entre outras.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_13UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Desenhos, Paint.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes entendam os objetivos da criação do IPCC no combate ao aquecimento global. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e comente aos alunos que eles vão entender, com o desenvolvimento dessa aula. os objetivos da criação do IPCC que significa Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (em inglês, Intergovernmental Panel on Climate Changes).
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Busque a interpretação dos mapas junto com os alunos. Questione:
- O que os mapas expostos no slide estão querendo informar?
- O que vocês estão observando?
As cores significam alguma coisa? Diga que as respostas devem ser enviadas no WhatsApp.
Problematização (25 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e questione-os a respeito do aquecimento global, contextualize abordando a emissão de gases de efeito estufa (principalmente oriundos da queima de combustíveis fósseis) e seu agravamento junto com os alunos.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Solicite aos alunos que produzam desenhos, que retratem as consequências do aquecimento global.
Os desenhos podem ser feitos com o recurso do Google Desenhos, ou do Paint.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Nesse momento, os alunos devem mostrar seus desenhos. Peça que enviem por e-mail, ou WhatsApp.
Convite às famílias
Deixe a sugestão para as famílias que assistam aos dois vídeos.
- O que causa o aquecimento global- https://www.youtube.com/watch?v=Oe0npq64-LI. Acesso em 04/07/2020.
- Efeito estufa e Aquecimento Global- https://www.youtube.com/watch?v=e054mplj5nw. Acesso em 04/07/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Entender os objetivos da criação do IPCC no combate ao aquecimento global
Habilidade (s) da Base: (EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc)