GEO6_13UND05 - Mapa
Comparação das temperaturas globais em 1880 e 1980
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Este plano de aula de Geografia para o 6º ano, com duração prevista de três encontros de 50 minutos, visa abordar os objetivos da criação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) no combate ao aquecimento global, incentivando os alunos a interpretar dados, desenvolver argumentação e propor ações concretas no ambiente escolar. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13, que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc). Como essa habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo, você poderá contemplar a EF06GE07 (mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades) e a EF06GE11 (analisar distintas interações das sociedades com a natureza, considerando componentes físico-naturais e transformações da biodiversidade).
Dessa forma, este plano de aula busca entender os objetivos da criação do IPCC no combate ao aquecimento global e mobilizar os estudantes a ler dados, produzir argumentação curta e propor ações concretas no contexto escolar.
Equipamentos e dispositivos:
computador e projetor.
Recursos educacionais digitais:
editor de texto (Word, Documentos Google etc), curadoria de vídeos e reportagens.
Materiais diversos:
lápis de cor e canetas coloridas; folhas sulfite; cópia do mapa de comparação das temperaturas globais em 1880 e 1980; cópia do trecho do 6º relatório do IPCC de 2021.
1. Conhecimento.
5. Cultura digital.
7. Argumentação.
10. Responsabilidade e cidadania.
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Tempo previsto: 200 minutos.
Escopo das aulas
• Aula 1: os estudantes interpretam mapas (1880 × 1980), reconhecem o contexto de aquecimento e compreendem por que o IPCC foi criado e quais são as consequências observadas.
• Aula 2: partindo de uma curadoria de fontes adequada ao 6º ano, cada grupo redige um parágrafo (5–7 linhas) com ideia central, exemplo da fonte e ação viável, incluindo créditos.
• Aula 3: os estudantes socializam suas escritas, discutem tecnologia e sustentabilidade, e registram suas reflexões sobre as aulas.
Conhecimentos prévios essenciais
Para o sucesso deste plano, é fundamental que os estudantes já possuam conhecimento sobre os conceitos de mudanças climáticas, agravamento do efeito estufa, aquecimento global e suas consequências.
Tempo sugerido: 20 minutos.
Apresente a imagem abaixo para a turma, buscando interpretá-la coletivamente, questionando:
- O que vemos nos mapas? O que os mapas expostos estão querendo informar?
- O que significam as cores?

Deixe que os estudantes se expressem livremente. Eles devem perceber que os mapas comparam as temperaturas globais dos anos de 1880 e 1980. Quanto ao uso das cores, observe com a turma que elas ajudam a transmitir a informação de forma imediata: as cores frias, como os tons de azul, indicam queda de temperatura, representando valores abaixo de 0ºC, conforme mostra a legenda. Já as cores quentes, como os tons de vermelho, sinalizam aumento de temperatura, correspondendo a valores acima de 0ºC.
Em seguida, com apoio das imagens, explique que houve aumento significativo de temperatura nos 100 anos apresentados (1880 a 1980). O mapa de 1880 apresenta variação de temperaturas anormais em grande parte entre -1,8ºC e 0. Já o mapa de 1980, apresenta temperaturas anormais maiores, entre 1,8ºC e 3,6ºC, ou seja, um aumento de mais de 4ºC em certas áreas. Assim, houve aumento de temperatura significativa no período de 100 anos, o que demonstra provável aquecimento global.
Ao final, conclua que houve um aumento na temperatura do planeta. Pergunte aos alunos:
- O que pode ter acontecido ao longo desses anos?
Os estudantes podem apresentar diversas hipóteses, desde respostas simples como "aquecimento global", "poluição" e "aumento da população", até explicações mais elaboradas, como o "aumento do gás carbônico na atmosfera", entre outras possibilidades que expressem suas ideias.
Após a apresentação das hipóteses, mostre o gráfico a seguir. Analise-o e contextualize a emissão de gases de efeito estufa nos últimos anos, especialmente os provenientes da queima de combustíveis fósseis. Explique como esse fenômeno tem agravado o aumento da temperatura, intensificando o efeito estufa. Em condições normais, o efeito estufa regula a temperatura da Terra, mas em condições anormais, tem provocado um aquecimento que excede a capacidade de adaptação e resiliência do planeta e dos seres vivos. Mencione exemplos como o crescimento da industrialização, a queima de combustíveis fósseis (como o petróleo) e a diminuição das florestas, que são cruciais para o equilíbrio do CO2 atmosférico.
Fonte: Aquecimento global e Orçamento Carbono, artigo de José Eustáquio Diniz Alves. Acessado em 16 set 2025
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).