Plano de Aula

Plano de aula: IPCC

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.

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Descrição

Este plano de aula de Geografia para o 6º ano, com duração prevista de três encontros de 50 minutos, visa abordar os objetivos da criação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) no combate ao aquecimento global, incentivando os alunos a interpretar dados, desenvolver argumentação e propor ações concretas no ambiente escolar. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13, que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc). Como essa habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo, você poderá contemplar a EF06GE07 (mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades) e a EF06GE11 (analisar distintas interações das sociedades com a natureza, considerando componentes físico-naturais e transformações da biodiversidade).

Dessa forma, este plano de aula busca entender os objetivos da criação do IPCC no combate ao aquecimento global e mobilizar os estudantes a ler dados, produzir argumentação curta e propor ações concretas no contexto escolar.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador e projetor.

Recursos educacionais digitais:

editor de texto (Word, Documentos Google etc), curadoria de vídeos e reportagens.

Materiais diversos:
lápis de cor e canetas coloridas; folhas sulfite; cópia do mapa de comparação das temperaturas globais em 1880 e 1980; cópia do trecho do 6º relatório do IPCC de 2021.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Atividades humanas e dinâmica climática

  • Uso de tecnologias computacionais

  • Tecnologia digital e sustentabilidade

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os objetivos da criação do IPCC no combate ao aquecimento global.

  • Reconhecer o processo de estudo e curadoria para atualização contínua dos relatórios do IPCC.

  • Sintetizar conhecimentos técnicos em relatórios propositivos.

  • Reconhecer o processo de estudo e curadoria para atualização contínua dos relatórios do IPCC.

  • Identificar tendências de impacto do desenvolvimento tecnológico sobre as mudanças climáticas, incluindo o impacto dos sistemas de IA, desinformação e negacionismo climático.

Competências gerais

1. Conhecimento.

5. Cultura digital.

7. Argumentação.

10. Responsabilidade e cidadania.

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
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Bibliografia

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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 200 minutos.

Escopo das aulas

Aula 1: os estudantes interpretam mapas (1880 × 1980), reconhecem o contexto de aquecimento e compreendem por que o IPCC foi criado e quais são as consequências observadas.

Aula 2: partindo de uma curadoria de fontes adequada ao 6º ano, cada grupo redige um parágrafo (5–7 linhas) com ideia central, exemplo da fonte e ação viável, incluindo créditos.

Aula 3: os estudantes socializam suas escritas, discutem tecnologia e sustentabilidade, e registram suas reflexões sobre as aulas.

Conhecimentos prévios essenciais

Para o sucesso deste plano, é fundamental que os estudantes já possuam conhecimento sobre os conceitos de mudanças climáticas, agravamento do efeito estufa, aquecimento global e suas consequências.

Aula 1 - Conversa inicial/Introdução

Tempo sugerido: 20 minutos.

Apresente a imagem abaixo para a turma, buscando interpretá-la coletivamente, questionando:

- O que vemos nos mapas? O que os mapas expostos estão querendo informar?

- O que significam as cores?

Observe a imagem ao lado que mostra as temperaturas globais na década de 1880 e 1980

Deixe que os estudantes se expressem livremente. Eles devem perceber que os mapas comparam as temperaturas globais dos anos de 1880 e 1980. Quanto ao uso das cores, observe com a turma que elas ajudam a transmitir a informação de forma imediata: as cores frias, como os tons de azul, indicam queda de temperatura, representando valores abaixo de 0ºC, conforme mostra a legenda. Já as cores quentes, como os tons de vermelho, sinalizam aumento de temperatura, correspondendo a valores acima de 0ºC.

Em seguida, com apoio das imagens, explique que houve aumento significativo de temperatura nos 100 anos apresentados (1880 a 1980). O mapa de 1880 apresenta variação de temperaturas anormais em grande parte entre -1,8ºC e 0. Já o mapa de 1980, apresenta temperaturas anormais maiores, entre 1,8ºC e 3,6ºC, ou seja, um aumento de mais de 4ºC em certas áreas. Assim, houve aumento de temperatura significativa no período de 100 anos, o que demonstra provável aquecimento global.

Ao final, conclua que houve um aumento na temperatura do planeta. Pergunte aos alunos:

- O que pode ter acontecido ao longo desses anos?

Os estudantes podem apresentar diversas hipóteses, desde respostas simples como "aquecimento global", "poluição" e "aumento da população", até explicações mais elaboradas, como o "aumento do gás carbônico na atmosfera", entre outras possibilidades que expressem suas ideias.

Após a apresentação das hipóteses, mostre o gráfico a seguir. Analise-o e contextualize a emissão de gases de efeito estufa nos últimos anos, especialmente os provenientes da queima de combustíveis fósseis. Explique como esse fenômeno tem agravado o aumento da temperatura, intensificando o efeito estufa. Em condições normais, o efeito estufa regula a temperatura da Terra, mas em condições anormais, tem provocado um aquecimento que excede a capacidade de adaptação e resiliência do planeta e dos seres vivos. Mencione exemplos como o crescimento da industrialização, a queima de combustíveis fósseis (como o petróleo) e a diminuição das florestas, que são cruciais para o equilíbrio do CO2 atmosférico.

Aquecimento global e emissões de CO2: 1880-2015

Fonte: Aquecimento global e Orçamento Carbono, artigo de José Eustáquio Diniz Alves. Acessado em 16 set 2025

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