Plano de Aula

Plano de aula: Com ou sem H?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com ou sem H?

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é memorizar a grafia do h inicial sem representação de fonema.

Materiais necessários: Folhas com as dicas e a cruzadinha impressas;

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento da escrita de palavras com h inicial sem valor sonoro.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2010.

RAMOS, Rossana. Lendo, escrevendo e gramaticando. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, Solimar; COSTA, Sara. Dinâmicas e jogos para aulas de Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2017.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula - A letra sem som - e incite os alunos a descobrirem de que letra se trata. Ainda não dê resposta, proponha que eles descubram no decorrer da aula.
  • Faça a pergunta: ” Vamos caçar palavras e organizar uma lista?” Aproveite para discutir o objetivo do gênero lista - escreva no quadro branco - a sua estrutura: título, palavras com características comuns (ou finalidade), disposição gráfica na vertical, abaixo do título, o uso de letras maiúsculas no início dos itens.

Conteúdos relacionados