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Plano de aula - Criando slogans publicitários para campanhas de conscientização

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Criando slogans publicitários para campanhas de conscientização

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, texto expositivo de divulgação científica e no campo de atuação vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: Slogans impressos e atividade complementar.

Dificuldades antecipadas:

Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização podem sentir dificuldade de ler a parte escrita dos textos dos slogans e/ou identificar a temática das campanhas, não conseguindo, ainda, criar novos slogans coerentes com a campanha em si.

Referências sobre o assunto:

BRITO, B. Desenvolvimento de campanha. Associação de Ensino Superior do Piauí. Piauí: Curso de comunicação, 2008. Disponível em: http://www.brenobrito.com/files/Des_Campanha-APOSTILA01-Campanha_Publicitaria.pdf. Acesso em: 16/10/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título para turma em voz alta.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas, sentados em suas carteiras separados com espaço entre as duplas. Importante considerar as hipóteses de escrita das crianças, ao organizá-las nessas duplas.
  • Entregue para cada dupla a campanha “Se liga, desliga” e peça para que uma aluno faça a leitura em voz alta (disponível aqui).
  • Após a leitura, faça algumas perguntas:
  • Qual é a temática dessa campanha? (espera-se que os alunos percebam que todas as peças/textos da campanha abordam a mesma questão: a necessidade de evitarmos o desperdício (de água e energia), adotando medidas simples, como “desligar” a torneira, televisão e a luz, isto é, busca levar seus leitores ao uso consciente desses recursos).
  • Além da temática, o que há em comum nos textos da campanha, isto é, o que se repete? (espera-se que as crianças percebam a frase mote/slogan da campanha: “se liga, me desliga”, além da hastag que também se repete e enfatiza o slogan “Se liga, me desliga”. Caso haja curiosidade das crianças sobre o uso das hastags, comente que elas estão disponíveis em várias redes sociais, como o Facebook, Instagram, Google +, Pinterest e Youtube. Não apenas como uma ferramenta para organizar os conteúdos publicados nas redes sociais, mas como "armas publicitárias" entre as empresas e instituições que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e marketing).
  • Qual é o nome dessa frase que se repete nas campanhas? (Espera-se que as crianças falem slogan).
  • Qual é a função do slogan nas campanhas? (Espera-se que as crianças percebam que a frase resume a temática da campanha, sendo, também, seu título/chamada. Essa frase de efeito ajuda a formar uma identificação única da campanha, contribuindo para a construção da unidade da campanha, auxiliando no processo de persuasão, sendo um conceito guarda-chuva. A forma como está redigida e o local onde se encontra na campanha, favorecem para a atrair a atenção do leitor).
  • Como, geralmente, essa frase é escrita? (Cores, formas das letras, tamanho etc.) (Espera-se que as crianças percebam que os slogans sempre são redigidos de forma a chamar a atenção do leitor. Assim, opta-se sempre por cores e formas que consigam dar esse destaque. Além disso, são frases curtas para serem de fácil memorização e ajudar na identificação da marca, fazendo relação com a empresa/objetivo da campanha).
  • Vocês acham que a temática dessa campanha é importante? (Resposta pessoal, mas espera-se que os alunos compreendam que sim, pois a campanha está associada à preservação de recursos indispensáveis para a vida humana).
  • E o que acharam do slogan utilizado? Acharam adequado? Criativo? (Resposta pessoal)
  • Se vocês tivessem a possibilidade de modificar o slogan dessa campanha, vocês o modificariam? O que colocariam no lugar? (Resposta pessoal)
  • Ouça 2 ou 3 alunos e siga para o desenvolvimento.

Materiais complementares: Campanha Se liga, me desliga!

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Entregue a atividade complementar às duplas (disponível aqui).
  • Leia o enunciado da atividade em voz alta.
  • Após a leitura, explique aos alunos que cada dupla deverá escolher duas das campanhas da atividade para criar um novo slogan, através de algumas questões:
  • Vocês se lembram das campanhas desta atividade? (Espera-se que os alunos se lembrem, por serem campanhas já utilizadas em outras aulas)
  • Conseguem identificar o slogan de cada uma delas? (Espera-se que os alunos consigam identificar, por serem campanhas de outras aulas)
  • Quais campanhas vocês gostaram mais? Gostariam de modificar os slogans dessas? Ou, ainda, quais slogans vocês não gostaram e gostariam de modificar? (Resposta livre)
  • Escolham 2 slogans para criarem. Lembrem-se de observar as temáticas das campanhas e como foi feito o slogan da campanha original, para assim elaborar um novo slogan.
  • Quando todos as duplas terminarem a atividade, solicite que cada dupla faça uma exposição dos slogans elaborados. Para esse compartilhar, você pode chamá-los até a frente, pedir para que eles façam a leitura e depois exponham para o resto da turma, mostrando a atividade.

Materiais complementares: Atividade complementar.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula fazendo algumas questões sobre a realização da atividade, revisando alguns aspectos sobre slogan:
  • O que vocês acharam da atividade? (resposta livre)
  • Vocês acharam difícil criar um novo slogan para as campanhas? (Resposta pessoal)
  • Em que vocês se apoiaram/se basearam para conseguirem criar um novo slogan? (resposta livre, mas espera-se que digam a temática e o slogan original da campanha. Podem, ainda, comentar que analisaram as imagens)
  • Qual é mesmo a importância dos slogans para as campanhas publicitárias? (Espera-se que as crianças relembrem a função do slogan)

2. Recolha a atividade para realizar uma correção mais minuciosa. Em seguida, junto com as crianças, organize uma exposição das campanhas com os novos slogans criados.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, texto expositivo de divulgação científica e no campo de atuação vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: Slogans impressos e atividade complementar.

Dificuldades antecipadas:

Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização podem sentir dificuldade de ler a parte escrita dos textos dos slogans e/ou identificar a temática das campanhas, não conseguindo, ainda, criar novos slogans coerentes com a campanha em si.

Referências sobre o assunto:

BRITO, B. Desenvolvimento de campanha. Associação de Ensino Superior do Piauí. Piauí: Curso de comunicação, 2008. Disponível em: http://www.brenobrito.com/files/Des_Campanha-APOSTILA01-Campanha_Publicitaria.pdf. Acesso em: 16/10/2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título para turma em voz alta.

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas, sentados em suas carteiras separados com espaço entre as duplas. Importante considerar as hipóteses de escrita das crianças, ao organizá-las nessas duplas.
  • Entregue para cada dupla a campanha “Se liga, desliga” e peça para que uma aluno faça a leitura em voz alta (disponível aqui).
  • Após a leitura, faça algumas perguntas:
  • Qual é a temática dessa campanha? (espera-se que os alunos percebam que todas as peças/textos da campanha abordam a mesma questão: a necessidade de evitarmos o desperdício (de água e energia), adotando medidas simples, como “desligar” a torneira, televisão e a luz, isto é, busca levar seus leitores ao uso consciente desses recursos).
  • Além da temática, o que há em comum nos textos da campanha, isto é, o que se repete? (espera-se que as crianças percebam a frase mote/slogan da campanha: “se liga, me desliga”, além da hastag que também se repete e enfatiza o slogan “Se liga, me desliga”. Caso haja curiosidade das crianças sobre o uso das hastags, comente que elas estão disponíveis em várias redes sociais, como o Facebook, Instagram, Google +, Pinterest e Youtube. Não apenas como uma ferramenta para organizar os conteúdos publicados nas redes sociais, mas como "armas publicitárias" entre as empresas e instituições que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e marketing).
  • Qual é o nome dessa frase que se repete nas campanhas? (Espera-se que as crianças falem slogan).
  • Qual é a função do slogan nas campanhas? (Espera-se que as crianças percebam que a frase resume a temática da campanha, sendo, também, seu título/chamada. Essa frase de efeito ajuda a formar uma identificação única da campanha, contribuindo para a construção da unidade da campanha, auxiliando no processo de persuasão, sendo um conceito guarda-chuva. A forma como está redigida e o local onde se encontra na campanha, favorecem para a atrair a atenção do leitor).
  • Como, geralmente, essa frase é escrita? (Cores, formas das letras, tamanho etc.) (Espera-se que as crianças percebam que os slogans sempre são redigidos de forma a chamar a atenção do leitor. Assim, opta-se sempre por cores e formas que consigam dar esse destaque. Além disso, são frases curtas para serem de fácil memorização e ajudar na identificação da marca, fazendo relação com a empresa/objetivo da campanha).
  • Vocês acham que a temática dessa campanha é importante? (Resposta pessoal, mas espera-se que os alunos compreendam que sim, pois a campanha está associada à preservação de recursos indispensáveis para a vida humana).
  • E o que acharam do slogan utilizado? Acharam adequado? Criativo? (Resposta pessoal)
  • Se vocês tivessem a possibilidade de modificar o slogan dessa campanha, vocês o modificariam? O que colocariam no lugar? (Resposta pessoal)
  • Ouça 2 ou 3 alunos e siga para o desenvolvimento.

Materiais complementares: Campanha Se liga, me desliga!

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Entregue a atividade complementar às duplas (disponível aqui).
  • Leia o enunciado da atividade em voz alta.
  • Após a leitura, explique aos alunos que cada dupla deverá escolher duas das campanhas da atividade para criar um novo slogan, através de algumas questões:
  • Vocês se lembram das campanhas desta atividade? (Espera-se que os alunos se lembrem, por serem campanhas já utilizadas em outras aulas)
  • Conseguem identificar o slogan de cada uma delas? (Espera-se que os alunos consigam identificar, por serem campanhas de outras aulas)
  • Quais campanhas vocês gostaram mais? Gostariam de modificar os slogans dessas? Ou, ainda, quais slogans vocês não gostaram e gostariam de modificar? (Resposta livre)
  • Escolham 2 slogans para criarem. Lembrem-se de observar as temáticas das campanhas e como foi feito o slogan da campanha original, para assim elaborar um novo slogan.
  • Quando todos as duplas terminarem a atividade, solicite que cada dupla faça uma exposição dos slogans elaborados. Para esse compartilhar, você pode chamá-los até a frente, pedir para que eles façam a leitura e depois exponham para o resto da turma, mostrando a atividade.

Materiais complementares: Atividade complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula fazendo algumas questões sobre a realização da atividade, revisando alguns aspectos sobre slogan:
  • O que vocês acharam da atividade? (resposta livre)
  • Vocês acharam difícil criar um novo slogan para as campanhas? (Resposta pessoal)
  • Em que vocês se apoiaram/se basearam para conseguirem criar um novo slogan? (resposta livre, mas espera-se que digam a temática e o slogan original da campanha. Podem, ainda, comentar que analisaram as imagens)
  • Qual é mesmo a importância dos slogans para as campanhas publicitárias? (Espera-se que as crianças relembrem a função do slogan)

2. Recolha a atividade para realizar uma correção mais minuciosa. Em seguida, junto com as crianças, organize uma exposição das campanhas com os novos slogans criados.

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