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Plano de aula - Aliteração na composição da cantiga

POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva 28/11/2018
Código: LPO2_05SQA05

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Aliteração na composição da cantiga

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica e o seu foco é aliteração na composição de cantigas.

Materiais necessários: Cópias para todos os alunos da Atividade - Aliteração em cantigas, disponível aqui. Resolução da atividade de aliteração como apoio para o(a) professsor(a), disponível aqui. Lápis de cor verde, azul, rosa e amarelo; lápis de escrever e borracha. Quadro do professor, pincel ou giz.

Dificuldades antecipadas:

Perceber que a repetição de fonema no início das palavras pode criar ritmo e sonoridade à cantiga.

Referências sobre o assunto:

MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.

MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.

SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.

SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica,2005

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Não é necessário apresentar este slide às crianças. Apenas oriente-as sobre o assunto da aula, ou seja, sobre o uso de palavras começadas com o mesmo som para auxiliar na sonoridade do poema ou cantiga.

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize as crianças em grupos de quatro, observando o nível de alfabetização em que se encontra cada criança, para que oportunize a vivência de conflitos produtivos entre elas. Crianças em níveis muito distantes não contribuem para o avanço umas das outras.

  • Relembre o que aprenderam na aula anterior, caso esta aula esteja sendo dada em sequência. Na atividade anterior as crianças descobriram o uso da aliteração em trava-línguas, em uma canção e ouviram um poema. Foi pedido alguns registros no caderno e as crianças podem resgatá-los.

  • Caso não esteja usando essa aula em conjunto com as demais, você pode escrever um trava-língua no quadro e analisar rapidamente a repetição de um som no início das palavras, explicando que:
  • São escritos assim para marcar o ritmo, para ficar mais interessante e bonito. Para despertar sentimentos, sensações. Músicas, poemas, cantigas, trava-línguas, todos esses tipos de textos brincam com as palavras de diversas maneiras e de propósito.
  • Por isso, o uso de palavras que começam com o mesmo som não é por acaso, mas é algo que compõem esses tipos de textos para que fiquem mais interessantes para nós que os ouvimos e lemos.
  • Essa repetição de som no começo das palavras tem até um nome, vou escrever no quadro, mas vocês não precisam memorizar. É apenas para que vocês conheçam. Se chama aliteração.
  • Aliteração é a repetição de sons semelhantes em versos ou frases, uma brincadeira com as palavras para mudar o nosso ritmo normal da fala. Desafia nossa mente e nosso corpo a acompanhar esse ritmo, nos estimula, não é mesmo?
    Não ficamos com vontade de repetir os trava-línguas e a cantar as cantigas?

  • Se usou a aula anterior, basta olhar para o material colado no caderno e relembrar as descobertas.

  • Explique que na aula de hoje vão poder analisar uma cantiga mais detalhadamente e exercitar o que aprenderam sobre composições que se utilizam de sons parecidos.

  • Leia o texto com a turma e pergunte se as crianças já conhecem bem a cantiga. Proponha que cantem juntos.

  • Desafie-os a circularem as palavras que começam com o mesmo som com um lápis colorido.

  • Explique que não se trata apenas de circular as palavras que começam com a mesma letra, mas que começam com o mesmo som.

  • Pergunte, por exemplo, se CORRE tem o mesmo som de CIPÓ ou CHÃO. As crianças devem perceber que não, essas palavras não têm o mesmo som, pois a letra C pode representar vários sons, depende das outras letras que estarão com ela na mesma sílaba. Repasse os fonemas com as crianças, salientando a diferença na pronúncia.

  • Dê de 2 a 3 minutos para que façam isso. Podem conversar com o grupo.

  • Peça uma palavra por grupo e escreva no quadro. Certifique-se de que todas as palavras com som de /k/ foram circuladas.

  • Desafie-os.
  • Muito bem, pessoal, vocês pegaram o espírito da coisa. Agora que vocês já sabem identificar palavras que tenham o mesmo som, o desafio será maior. Para isso, vocês devem trabalhar em grupo e ajudar uns aos outros. Prontos?

Materiais complementares: Cópias para todos os alunos da Atividade - Aliteração em cantigas, disponível aqui. Lápis de cor verde, azul, rosa e amarelo; lápis de escrever, borracha. Quadro do professor.

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: A sugestão é de que essa 1º parte tenha a duração aproximada de 20 minutos.

  • Peça que as crianças olhem para a cartela de palavras.
  • A primeira palavra da cartela é CHUTA. O som é /?/ (shhh). Quem consegue encontrar mais uma palavra que comece com esse mesmo som? Muito bem, CHAPELÃO. O que acham de circularmos essas palavras com um lápis verde?
  • Conforme forem encontrando mais palavras que comecem com esse som, vocês podem circular.
  • E a palavra ao lado? CURIÓ. Alguém pode encontrar para mim uma palavra que também comece com esse som de /k/? Isso mesmo, CASTELO também começa com esse som de /k/. O que acha de circularmos essas palavras com som de /k/ com a cor rosa? Todas que encontrarem.
  • Lembrando que nas palavras CIPÓ e CHÃO, a letra C não possui o mesmo fonema que aparece nas demais palavras iniciadas com esta letra.

  • Repita essa análise com a sala toda pegando um exemplo de cada fonema, sugerindo a cor, você pode se basear no material disponível como resolução da atividade.

  • Dê tempo e autonomia para que as crianças tentem fazer sozinhas.
  • Agora, deixarei que vocês conversem em grupo e analisem todas as palavras da cartela.
  • Se, por acaso, alguma palavra não fizer parte de nenhum grupo, é só não circulá-la.
  • Enquanto vocês analisam e conversam, vou caminhar entre vocês para ajudá-los com as dúvidas.

  • Observe se as crianças estão percebendo os sons parecidos ou estão deixando passar as palavras. Se necessário, faça intervenções:
  • Vocês já circularam todas as palavras que começam com esse mesmo som?
  • E essa aqui, que som tem quando a falamos? Não parece o mesmo?

  • Quando todos tiverem terminado, pergunte se alguma palavra ficou sem ser circulada. A palavra NAVIO é a única palavra que começa com N e, portanto, não faz parte de nenhum grupo. espera-se que todas as crianças tenham percebido.

  • Vá para o item 2 da atividade.
  • Pessoal, vamos marcar aqui nesse quadrinho os sons que encontramos? Vamos registrá-los utilizando a primeira letra? Se for necessário, utilizaremos mais letras.
  • Como podemos distinguir o C de CURIÓ do som de CHUTE? O que acha de registrarmos C para som de /k/ e CH para o som de /?/? Mas esse som (SHHHH), só o CH que nos dá esse som ou há mais letras que nos dão esse som? Isso mesmo, há o X que também nos dá esse som.
  • Quais sons mais temos? Isso, o som de /p/. Vamos colocar no outro quadradinho a letra P para representá-lo.
  • E mais alguma? O /v/. Vamos representar o som com a letra V.

Escreva essas letras no quadro, criando uma coluna para cada som.

  • Agora, podemos ir fazendo a correção para descobrir se todos circularam as palavras com as cores certas.
  • Vamos começar com o C com som de /k/. Ditem para mim as palavras que começam com esse som.

Vá escrevendo as palavras na coluna correspondente e vá pedindo que as crianças se certifiquem que circularam corretamente. Peça para que cada integrante dos grupos ajude os colegas caso seja necessário.

Materiais complementares: Resolução da atividade para consulta do(a) professor(a) disponível aqui.

Orientações: Caso esteja projetando os slides, apresente a correção com as cores.

Materiais complementares: Resolução da atividade para consulta do(a) professor(a) disponível aqui.

Orientações: A sugestão é de que essa 2º parte tenha a duração aproximada de 15 minutos.

  • Peça para que as crianças olhem agora para a atividade 3. O desafio de cada grupo é recriar a cantiga com as palavras da cartela, utilizando somente palavras com o mesmo som. Ou seja, se forem usar C, devem usar todas as palavras do grupo com som de (k). Se for V, só palavras que comecem com V. Pode-se repetir palavras caso queiram, relembre com eles que, na cantiga, as palavras CORRE e CASA são repetidas. Os grupos devem conversar e tentar encontrar o lugar certo para cada palavra, tentando dar um pouco de sentido para a nova cantiga que criarão. É importante que cada grupo se centre num só fonema, para que as crianças não façam essa atividade individualmente, mas em colaboração com os colegas, pois é um pouco complexa.

  • No material complementar, há a resolução dessa atividade com sugestão de montagem para cada um dos fonemas.

  • Dê um exemplo com um fonema que não está na atividade. Se preciso, leia mais de uma vez:

LUTA LUZIA

NA LAVOURA DA TIA

LEVA O LIVRO

NA LIVRARIA DA AVÓ

LENCINHO NA MÃO

LIMPOU O CHÃO

MOCINHA BONITA

DO MEU LEILÃO

  • Reflexões que poderão ser usadas para ajudá-los na pesquisa:
  • Que palavra poderia substituir CORRE?
  • Essa palavra termina com ÃO (CHAPELÃO, VISÃO, CANÇÃO, PAIXÃO). Em que verso no Corre Cutia a palavra que termina com ÃO está?
  • Que palavra com V, CH/X, C, P termina com IA para combinar com tia e substituir Cutia?
  • Olhe essa palavra PULA (para o grupo que estiver trabalhando com P) Que coisas podem pular? E que lugares temos dois espaços vazios seguidos para preencher?

  • Embora você faça as intervenções para que as cantigas façam mais sentido, não se importe caso as crianças coloquem palavras em lugares que não façam muito sentido. Talvez, para elas, fique mais divertido assim. O mais importante, e o foco dessa exercitação, é que as crianças compreendam que a aliteração consiste em usar palavras que comecem com fonemas parecidos ou iguais.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Proponha uma reflexão a partir dos textos formados para que percebam que o que importa neste caso é o som que as letras representam.
  • O que vocês observaram nas palavras utilizadas para completar a cantiga? - Espera-se que as crianças relembrem que as palavras escolhidas começam com o mesmo fonema.
  • Mais de uma letra pode representar o mesmo som? Espera-se que as crianças se lembrem de que CH e X representam o mesmo som.
  • Uma mesma letra pode representar sons diferentes dependendo de com quais outras letras ela está? Espera-se que lembrem-se de que a letra C pode ter som de /k/, /s/ e /?/.
  • Gostaram de exercitar a repetição de sons? Acham que este é um recurso interessante?
  • Acham desafiador saber usá-lo?
  • Vocês já conheciam todas essas palavras da cartela?
  • Foi difícil identificar os sons que eram parecidos e separá-los em grupos?
  • Quando foi que perceberam que o som /n/ não fazia parte de nenhum grupo?

Obs: Uma ideia interessante, mas que não foi possível entrar no corpo da aula por causa do tempo de apenas 50 minutos, é propor às crianças que treinem a leitura para proclamarem a cantiga criada com a mesma entonação usada no Corre Cutia original. Você pode organizar e prever um tempo extra para que cada grupo apresente sua recriação da cantiga. Estimule, ria, aplauda e elogie. É muito valioso para as crianças poderem apresentar o produto final.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Aliteração na composição da cantiga
Finalidade da aula: Exercitar, através de um texto lacunado, a composição de uma cantiga e os fonemas utilizados para dar efeito sonoro nas aliterações presentes na mesma.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poema
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP07
Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

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