Atividade para impressão - Aliteração em cantiga
Plano de Aula
Plano de aula: Aliteração na composição da cantiga
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica e o seu foco é aliteração na composição de cantigas.
Materiais necessários: Cópias para todos os alunos da Atividade - Aliteração em cantigas, disponível aqui. Resolução da atividade de aliteração como apoio para o(a) professsor(a), disponível aqui. Lápis de cor verde, azul, rosa e amarelo; lápis de escrever e borracha. Quadro do professor, pincel ou giz.
Dificuldades antecipadas:
Perceber que a repetição de fonema no início das palavras pode criar ritmo e sonoridade à cantiga.
Referências sobre o assunto:
MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.
SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica,2005
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Não é necessário apresentar este slide às crianças. Apenas oriente-as sobre o assunto da aula, ou seja, sobre o uso de palavras começadas com o mesmo som para auxiliar na sonoridade do poema ou cantiga.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA