Atividade para impressão - Passos para montagem
Plano de Aula
Plano de aula: Organizando partes de um texto de instruções de montagem
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha xerografada, cartolina ou papel pardo (para confecção do cartaz que será colado no quadro), frases (etapas) fatiadas, cola.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “ Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Considerando que possivelmente haja alunos que ainda estejam em processo de alfabetização, as possíveis dificuldades poderá envolver a leitura e compreensão das palavras e frases que compõem o texto e na própria identificação da ordenação adequada na composição do texto.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos e diga que irão trabalhar com o gênero textual “instruções de montagem” identificando as partes que compõem o texto e ordenando os passos de montagem.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Resgate os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero de instruções de montagem, especialmente referente a qual a função deste gênero e quais partes ele possui. Esse resgate dos conhecimentos prévios permite avaliar quais as ideias sobre o gênero que as crianças já possuem e se há hipóteses equivocadas. A partir destas informações, é possível planejar perguntas específicas que ajudem os alunos a refletirem sobre suas hipóteses iniciais e as características do gênero.
- Após esse resgate dos conhecimentos, apresente aos alunos o texto incompleto e peça que identifiquem qual parte que falta, questionando:
- Observem esse texto. Ele é um texto de instrução de montagem?
- O que fez com que vocês pensassem isso?
Nessas questões, espera-se que os alunos percebam que é um texto de instrução de montagem, buscando algumas informações que aparecem na imagem, como: materiais necessários, ilustração do leão de brinquedo e a frase inicial onde diz “Siga as instruções….” Além disso, pode ser que alguns alunos superem as expectativas, comparando com textos anteriores já trabalhados, podendo assim responder que o texto lembra outros textos de instrução que já foram trabalhados.
- Há algum problema com esse texto?
Os alunos devem perceber que o texto está incompleto, já que não aparecem as instruções.
3. A partir destes questionamentos, espera-se que os alunos percebam que o texto apresenta algumas partes de instruções de montagem, mas que falta uma parte essencial, que são as etapas de instruções (modo de fazer).
4. Explique que nesta aula irão explorar mais a última parte do gênero de instruções de montagem, que é o “Modo de Fazer”.
5. O trabalho em grupo favorece a troca de experiências e a reflexão acerca do texto favorecendo a aprendizagem em relação aos objetivos propostos. Sendo assim, divida a sala em cinco grupos, o mesmo número de passos que tem o texto “Leão (brinquedo feito com material reciclado)”.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Após ter conversado sobre as principais partes de um texto de instruções de montagem, faça a leitura coletiva do texto apresentado. A leitura coletiva, permite que todos os alunos, mesmo que estejam em diferentes níveis de leitura e escrita, se apropriem do conteúdo trabalhado a partir do próprio olhar e do olhar do outro.
- Questione-os:
- Pelo título, vocês conseguem saber que tipo de objeto será montado?
- E pela leitura dessas duas partes do texto (título e materiais necessários), é possível descobrir qual o objeto?
Nessas duas questões, espera-se que os alunos respondam que o brinquedo a ser montado é o leão, já que isto está bem evidente no texto apresentado, não somente pelo título, mas também pela própria figura que está no texto.
- Analisando o texto como ele está, é possível ter pistas de como deve ser montado o leão?
- Os materiais nos ajudam a pensar em como poderá ser feito o objeto?
Nessas questões, os alunos podem prender-se à figura do leão e por isso dizer que é possível só com essas informações montá-lo, até mesmo porque a imagem é sugestiva e observando-a e aos materiais pode-se inferir algumas partes da montagem. Caso os alunos apresentem essa resposta, questione-os sobre como seria essa montagem e a ordem dos passos. Nesse caso, irão perceber que somente com os materiais usados, mesmo com a figura do leão exposta, não fica claro como ele é montado. Dessa forma, pelos materiais e a figura do leão pode-se ter algumas pistas, mas não todas as informações para o processo de construção.
3. Essas e outras perguntas podem ser feitas para que os alunos explorem todas as partes do texto, façam inferências e trabalhem com mais foco no modo de fazer, que exige maior leitura e informações.
4. Após os questionamentos, entregue um passo de montagem para cada grupo e explique aos alunos que eles devem ler e refletir acerca desta etapa, procurando pensar se tal passo parece corresponder ao início, meio ou final das instruções de montagem do texto do cartaz.
5. Os alunos podem apresentar dificuldade na leitura e em identificar as ações que envolvem o passo de montagem. Caminhe pelos grupos contribuindo na reflexão e na compreensão de sentido do que está sendo lido, garantindo que todos os grupos compreendam as informações do passo que estão analisando.
6. Terminada a leitura e análise, peça que um representante de cada grupo leia em voz alta o seu passo de montagem, para que todos ouçam, já que cada grupo ficou com um. Nesse momento, a sala ouvirá todos os passos, mesmo que ainda estejam fora de ordem.
Materiais complementares: Para acessar os passos de montagem clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Em seguida, retome com os alunos o texto do cartaz apresentado na introdução e proponha que coletivamente eles organizem as etapas de montagem. Esta ordenação será baseada na leitura e formatação do texto de instruções de montagem.
- Eles devem perceber que o texto tem uma ordem, e que devem segui-la ao colar seu passo no cartaz que está no quadro.
- Questione os alunos: quem acredita que está com a primeira etapa da montagem? Nesse momento cada grupo irá discutir para verificar se sua etapa é a primeira.
- Peça que os grupos que se manifestaram leiam em voz alta a etapa e converse com a turma se concordam ou não com a indicação e porque.
- Explique que você irá colar a imagem da primeira etapa e questione-os:
- Observem a imagem que ilustra a primeira etapa. Analisando a imagem, podemos confirmar a indicação de vocês?
- Esse passo que vocês estão apresentando, representa as primeiras ações na montagem do brinquedo e estão representadas nesta imagem?
Espera-se que nesse momento, os grupos reflitam, coletivamente, se a etapa que sugeriram é mesmo a primeira. O apoio da figura os ajudará nesse processo. É possível que eliminem algumas etapas apresentadas como sendo a primeira, a partir do que apresenta a figura. A etapa que fala para fazer um corte na juba por exemplo, não se encaixa na figura apresentada e assim sucessivamente).
- Ao confirmarem as hipóteses levantadas com as evidências do texto, convide o grupo a colar sua etapa no cartaz.
- Caso os alunos apresentem respostas equivocadas, faça questionamentos específicos sobre as ações apresentadas na etapa, como por exemplo: Se nesta etapa está falando para fazermos um corte na juba e não há nada ensinando sobre a juba, ela pode aparecer primeiro? Será que há uma etapa antes que ensina a fazer a juba? Ou, podemos colar os olhinhos se ainda não fizemos a cabeça do leão? Esses questionamentos serão importantes para que os alunos percebam possíveis falhas na sequência de passos.
- À medida que os alunos forem ordenando e dando sentido ao texto de instruções de montagem, poderão perceber que a ordem dos passos influencia na montagem do brinquedo.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para finalizar, faça a leitura coletiva do cartaz pronto e em seguida questione:
- E agora, o texto de instrução de montagem ficou completo? Ele pode cumprir sua função de ensinar alguém a construir um brinquedo?
- Em relação a parte “Modo de Fazer” a ordem dos passos influencia ou não na função do texto?
- Se uma das explicações de como se monta o brinquedo estiver desorganizada, é possível construir o brinquedo?
- A intenção é que além de estimular a troca de ideias e a reflexão acerca do texto, os alunos identifiquem a forma de composição deste gênero, que carrega consigo características próprias. Espera-se que os alunos percebam que além dessa formatação, a coerência e o sentido do texto são importantes para que ele cumpra sua função social.
- Finalizada essa aula, é possível propor em uma outra aula e/ou em parceria com a professora de Arte, a construção do Leão, seguindo os passos de montagem deste texto. Isso fará com que os alunos vivenciem o texto em seu uso social real.
Materiais complementares: Para acessar o texto original/ clique aqui.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui) e Flippity - Jogo de Correspondência (tutorial disponível aqui).
Introdução
Acesse os conhecimentos prévios dos alunos através de um jogo de correspondência (Matching Game) criado por você. Caso não seja possível, envie por WhatsApp um áudio com algumas das perguntas mais relevantes. Solicite que as crianças respondam no caderno, fotografem e lhe enviem.
Crie um mural no Padlet com a imagem do slide 3 e áudios com as perguntas sugeridas no plano (um áudio por pergunta). Caso você esteja usando este plano em sequência, dê continuidade ao mural criado no plano anterior. Caso não seja possível, envie a imagem e os áudios com as perguntas pelo WhatsApp.
Desenvolvimento
Crie, no Padlet, um cartaz conforme indicado no plano. Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um passo de montagem para cada grupo de alunos (grupos aleatórios ou definidos de acordo com um critério estabelecido por você) com a orientação proposta no plano. Você pode informar aos alunos os colegas que pertencem ao grupo e sugerir que conversem remotamente sobre o texto recebido.
Utilize o Meet para a realização da leitura coletiva e dos questionamentos sugeridos no plano. Ainda neste encontro, siga as demais orientações do plano.
Compartilhe com o grupo o mural no Padlet e, à medida que os passos de montagem forem ordenados, preencha o cartaz.
Caso não seja possível utilizar o Meet, realize uma videochamada pelo WhatsApp Web. Nesse caso, será necessário ter a imagem do cartaz e os passos do texto em mãos para enviar as imagens ao grupo, já que esse recurso não permite compartilhamento de tela.
Fechamento
Ainda no encontro pelo Meet ou pela videochamada em grupo, siga as orientações propostas nesta etapa do plano.
Convite às famílias
Você pode convidar as crianças para construir o leão seguindo os passos de montagem do texto trabalhado em aula.