Atividade para impressão - Tabela
Tabela
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Brincadeira e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Aparelho para reprodução do vídeo (multimídia ou datashow), que possa ser usado em sala de aula e sulfite (para anotações dos grupos - planejamento).
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero Texto Instrucional - “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em identificar no texto de instrução de brincadeira oral, as três partes principais que o compõem (título, materiais e necessários e modo de brincar) e consequentemente oralizá-las numa sequência correta de fatos. A questão da oralidade pode ser também uma dificuldade dos alunos, já que numa apresentação oral é necessário que haja clareza na fala, boa articulação das palavras, sequência correta das instruções, etc.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Angela Paiva (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Diga aos alunos que nesta aula irão assistir dois vídeos que ensinam algumas brincadeiras. Em seguida, se reunirão em grupos para planejar um texto de instrução oral de brincadeira, baseado nas características que observarem nos vídeos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).