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Tabela
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Brincadeira e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Aparelho para reprodução do vídeo (multimídia ou datashow), que possa ser usado em sala de aula e sulfite (para anotações dos grupos - planejamento).
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero Texto Instrucional - “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em identificar no texto de instrução de brincadeira oral, as três partes principais que o compõem (título, materiais e necessários e modo de brincar) e consequentemente oralizá-las numa sequência correta de fatos. A questão da oralidade pode ser também uma dificuldade dos alunos, já que numa apresentação oral é necessário que haja clareza na fala, boa articulação das palavras, sequência correta das instruções, etc.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Angela Paiva (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Diga aos alunos que nesta aula irão assistir dois vídeos que ensinam algumas brincadeiras. Em seguida, se reunirão em grupos para planejar um texto de instrução oral de brincadeira, baseado nas características que observarem nos vídeos.
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações:
Espera-se que os alunos digam que os vídeos ensinam como brincar de vivo ou morto e passa balão.
Os nomes das brincadeiras e o momento em que aparecem são muito claros e isso as crianças terão percepção rápida. Uma ou outra criança pode não ter percebido porque aparecem logo no início e de forma bem rápida.
Aqui espera-se que os alunos já nomeiem as partes e saibam até explicá-las, visto que há uma sequência de atividades. Porém, se esta sequência não estiver sendo seguida completamente, é importante que os alunos saibam nomear as partes: título, materiais necessários e modo de fazer.
Nessa questão, é preciso que os alunos citem em que momento dos dois vídeos perceberam as partes do texto de instrução de brincadeira. Retomar com os alunos as partes que compõem um texto de instrução, significa trazer à tona um conhecimento já adquirido e complementá-lo com novas possibilidades, que no caso, a oralidade traz em si mesma. Por isso, espera-se que os alunos consigam observar que os títulos das brincadeiras aparecem quando são citados seus nomes, tanto pela personagem da minhoca, como pela menina. Em relação ao materiais usados, espera-se que os alunos percebam que no vídeo da brincadeira Vivo ou Morto não há materiais usados, enquanto que no segundo vídeo, são apresentados quais serão os materiais necessários. Já na terceira e última parte de um texto de instrução, que é em si o modo de ensinar a brincar, os dois vídeos contam com a explicação do orador. Essas percepções nem sempre estarão nítidas para os alunos, mesmo quando questionados, por isso, vá intervindo à medida que se fizer necessário.
Espera-se que os alunos notem que no vídeo da brincadeira “vivo ou morto” é a minhoca (personagem) quem ensina a brincar. Já no vídeo da brincadeira “passa balão” é uma menina (criança) quem explica a brincadeira.
Materiais complementares:
Para acessar os vídeos das brincadeiras, clique:
Brincadeira Vivo ou Morto: https://www.youtube.com/watch?v=pwJ0OcZ4Kpc (tempo: 2’11”) acesso em 12/11/2018
Brincadeira Passa Balão: https://www.youtube.com/watch?v=JsN1Wru0yiQ (tempo 1’46”) acesso em 12/11/2018
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
Aqui, espera-se que os alunos apresentem como tópicos as três principais características de um texto de instrução já mencionadas, a clareza ao falar, quem irá falar, quem irá brincar, todas as etapas de como se brinca, etc. Essa sistematização das informações ajudará no momento de planejar o texto oral. Por isso, se os alunos não mencionarem todos esses tópicos, vá questionando-os para que reflitam e cheguem às conclusões esperadas.
Materiais complementares:
Acesse a tabela: clique aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Espera-se que os alunos percebam que há diferentes maneiras de se apresentar uma brincadeira, porém elas devem ficar claras ao serem apresentadas para que sejam compreendidas. É como num texto escrito, se faltam informações ou estão erradas, o texto não atinge seu objetivo. Isso não é diferente num texto de instrução oral. Se não há clareza nas informações ou na explicação faltam partes, o texto também não atinge seu objetivo: ensinar a brincar (nesse caso).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Siga as orientações do plano; se a sua aula for síncrona, utilize o Google Meet para assistir aos vídeos junto com a turma, ou assista-os através de uma videochamada em grupo, pelo WhatsApp Web. Caso a sua aula seja assíncrona, envie os links dos vídeos às crianças junto com um áudio contendo as orientações.
Desenvolvimento
Ainda pelo Meet, conduza a análise dos vídeos com a turma, compartilhando sua tela para registrar as falas das crianças. Outra possibilidade é realizar a aula através de uma videochamada em grupo, pelo WhatsApp Web, e seguir os mesmos procedimentos.
Forneça as orientações propostas no slide Desenvolvimento do plano LPO2_02SQA11, com relação à escolha da brincadeira e ao planejamento da apresentação. Divida a turma em grupos, envie-lhes a tabela por um link ou pelo WhatsApp, e agende um encontro com cada grupo através do Google Meet ou de uma videochamada pelo WhatsApp, para que as crianças elaborem a sua apresentação. Defina uma data limite para que essa etapa seja concluída.
Após a conclusão do planejamento, agende uma aula com a turma toda para que os grupos apresentem suas propostas e acolham as observações dos colegas. Finalize essa aula fazendo as intervenções propostas no slide 4 do plano LPO2_01SQA12.
Defina, com cada grupo, as funções de cada integrante na data da gravação: se utilizarem cartaz, quem se responsabiliza por ele? Em que etapa da brincadeira que cada um dos integrantes entra em cena?
Agende novos encontros com cada um dos grupos e, pelo Google Meet, grave as apresentações deles e faça as intervenções indicadas com relação à edição dos vídeos.
Fechamento
Ao final das gravações, assista com a turma aos vídeos produzidos pelas crianças, através do Google Meet ou de uma videochamada em grupo, pelo WhatsApp Web.
Caso seja possível, envie os vídeos para que as famílias acompanhem o resultado desse trabalho.
Convite às famílias
Você pode combinar uma sessão de cinema com pipoca e, junto com a criança, assistir às produções da turma, seguindo as orientações dos vídeos e colocando em prática as brincadeiras sugeridas!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Planejando e elaborando uma instrução de brincadeira oral
Finalidade da aula: Elaborar, coletivamente e com auxílio do professor, um texto de instrução de brincadeira, a ser apresentado oralmente para gravação em vídeo.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Instrução de Brincadeira
Objeto(s) do conhecimento: Produção do texto oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP06
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Brincadeira e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Aparelho para reprodução do vídeo (multimídia ou datashow), que possa ser usado em sala de aula e sulfite (para anotações dos grupos - planejamento).
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero Texto Instrucional - “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em identificar no texto de instrução de brincadeira oral, as três partes principais que o compõem (título, materiais e necessários e modo de brincar) e consequentemente oralizá-las numa sequência correta de fatos. A questão da oralidade pode ser também uma dificuldade dos alunos, já que numa apresentação oral é necessário que haja clareza na fala, boa articulação das palavras, sequência correta das instruções, etc.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Angela Paiva (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
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