Plano de aula: Estrutura do gênero “Instrução de montagem”

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos

Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos e textos digitados em fonte maior (ou cópia ampliada dos mesmos) .

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “ Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização. Dessa forma, há alunos com diferentes hipóteses de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto e a descoberta de informações omitidas desse mesmo texto, é provável que os alunos que ainda não tem autonomia na leitura, apresentem dificuldade em compreender as informações para identificar o que está faltando. As dificuldades também podem estar relacionadas a identificação das características e partes da estrutura do texto.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos e diga que irão trabalhar com o gênero textual “instruções de montagem” para que percebam a forma de composição e características deste gênero.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência