Atividade para impressão - Instruções de montagem
Plano de Aula
Plano de aula: A organização dos textos instrucionais
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos digitados em fonte maior ou cópia do texto ampliado, cartolina, tesoura e cola.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “ Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização, dessa forma, há alunos em diferentes hipóteses de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto, é possível que os alunos que ainda não lêem apresentem dificuldade na realização da proposta. Os alunos podem apresentar dúvidas em identificar e ordenar os passos da instrução de montagem (sequência lógica), já que não terão o texto pronto para consultar.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos e diga que irão trabalhar com o gênero textual “instruções de montagem” para que aprendam a forma como se organiza.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em grupos de quatro integrantes para que a troca de experiências possibilite a conclusão da atividade proposta de maneira mais reflexiva. Além disso, o trabalho em grupo favorece a comunicação e a busca de um objetivo comum, nesse caso: a organização do texto de instrução de montagem.
- Inicie a aula dizendo a eles que irão realizar uma proposta sobre o gênero “texto de instruções de montagem”.
- Resgate com os alunos o que já conhecem sobre o gênero apresentado: onde circula, qual sua função, quais partes o compõem, etc.
- Apresente o cartaz onde está o texto que será lido: instruções de montagem do “Carro de Papelão”.
- Distribua para os alunos uma folha xerografada, com o texto que será trabalhado, para que possam fazer uma leitura compartilhada. Nessa etapa, a leitura compartilhada possibilita a prática de alguns procedimentos de leitura, favorece a partilha de diferentes interpretações e ideias acerca do texto de instruções de montagem, além de contribuir para a compreensão do texto a partir do olhar dos colegas (favorecendo a compreensão do texto para alunos que ainda não leem ou que estão em diferentes níveis de autonomia na leitura). Para maiores informações sobre a importância desta estratégia de leitura compartilhada, clique aqui.
- Leia com eles o texto e destaque a forma como se organiza: título (qual será o objeto de montagem), material necessário e os passos que devem ser seguidos na construção do objeto, nesse caso, um brinquedo. Registre ao lado do texto no cartaz, cada parte que o compõe: título, lista de materiais e etapas de montagem.
- Em seguida, recolha o texto e explique que a proposta que irão realizar é um desafio, pois terão que organizar o texto a partir do que conversaram e do que conhecem até o momento. O desafio envolve tanto a leitura das informações quanto a organização das mesmas.
Materiais complementares: para acessar o texto sugerido para esta aula, clique aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente a questão da funcionária da revista num cartaz e leia para os alunos, ou apenas relate a situação-problema proposta sem a apresentação do cartaz. A situação-problema dará mais sentido ao objetivo da aula (identificar e ordenar a sequência do texto apresentado em partes).
Desenvolvimento
Orientações:
- Em seguida, entregue três folhas para os grupos.
- A primeira folha apresenta o título (qual objeto será montado) e o material necessário para montagem. O texto está fragmentado e fora de ordem, justamente, para que os alunos possam fazer uso de estratégias de leitura e troca de experiências para a organização do texto de instruções de montagem.
Materiais complementares: Para acessar a atividade para impressão, clique aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- A segunda folha apresenta as frases com os passos para a montagem, também fragmentados e fora de ordem.
Desenvolvimento
Orientações:
- A terceira folha apresenta as imagens relacionadas aos passos de montagem. Em seguida dê início às orientações da produção em si.
- Os grupos devem organizar as partes do texto seguindo a forma de organização do gênero: título, material necessário e passos de montagem com as figuras.
- Entregue para cada grupo uma cartolina, para que organizem as partes do texto e as cole como foi apresentado. Os alunos não deverão estar com o texto referência (que foi lido no início da aula) para que reproduzam a maneira como este se organiza a partir da leitura. Pretende-se que eles realizem a leitura e percebam que na parte do material necessário para montagem, a ordem dos materiais não altera a funcionalidade do texto. Já na parte dos passos de montagem a ordem das frases faz toda a diferença no texto, isto porque há uma sequência a ser seguida que caso não seja respeitada, poderá prejudicar a montagem do brinquedo.
- Oriente-os para que façam a ordenação, em seguida leiam o texto, para só então fazer a colagem. É importante que durante essa etapa, você professor, circule entre os grupos e quando for necessário faça intervenções auxiliando na compreensão do que está sendo lido pelos alunos, para assim terem condições de organizar adequadamente o texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Para finalizar:
- Em seguida, exponha os cartazes no quadro para que façam comparações com o original. Caso haja diferentes ordenações, incentive a discussão entre os grupos e no coletivo, para que se conclua se a diferença nas ordenações prejudica (no caso etapas fora de ordem) ou não (no caso das listas de materiais), a finalidade do texto.
- Caso aconteça alguma inversão na leitura de etapas, questione-os sobre a compreensão do que precisa ser feito, levando-os a perceber que uma colagem das etapas fora de ordem pode comprometer a construção do brinquedo. Caso haja etapas fora de ordem, pergunte:
- Se este passo de montagem, continuar nessa ordem, conseguiremos construir o brinquedo? Por quê?
Espera-se que os alunos percebam que se os passos de montagem forem invertidos ou estiverem faltando, o brinquedo pode ser construído de maneira errada ou nem ser construído. Eles podem até dizer que daria para construir o carro, porque mesmo que esteja fora de ordem, tanto faz colar os faróis antes ou depois. Porém, a caixa deve estar preparada para a colagem dos copos, para colocar o barbante etc; do contrário, esses objetos podem descolar quando for cortar a caixa, que é a primeira coisa que deve ser feita. Então, professor, é possível que os alunos apresentem diferentes respostas, mas o que se espera, é que percebam que a ordem dos passos influencia na montagem. Caso haja posições diferentes, dê exemplos, como o citado, que encaminhem para o que se espera.
- O que nos faz perceber que ele está fora de ordem? Observando as figuras relacionadas aos passos, é possível ter essa percepção?
- Aqui, os alunos podem fazer relação entre a figura e o passo de montagem. O último passo,por exemplo, não pode vir antes dos outros, pois senão como o brinquedo pode ser pintado sem antes ser construído. Compare essa questão (se aparecer), com a construção de uma casa. É possível pintar a casa antes de terminá-la? Não vai se perder o serviço que ainda não está completo?
- Para finalizar, retome as partes do texto “instruções de montagem” que foram apresentadas no início da aula.
- Destaque sua finalidade (ensinar a montar um brinquedo, nesse caso) e a importância de sua organização em partes: título, material e modo de fazer, fazendo-os perceber que sem essa organização a função do texto fica comprometida. A forma de composição do texto favorece o cumprimento de sua função social, por isso, no caso do texto de instrução de montagem, ela precisa ficar bem clara.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO2_01SQA06
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui), Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Realize o resgate dos conhecimentos prévios dos/as alunos/as através do Padlet. Escolha o formato “Coluna” e, em cada coluna, insira dois posts: um com a pergunta digitada e um com o áudio da pergunta. Solicite que as crianças registrem os seus comentários escritos ou gravados. e você estiver seguindo esta sequência e planos, retome o mural criado no plano 4.
Caso não seja possível, envie as orientações e as perguntas por WhatsApp e solicite o retorno das crianças.
Após o resgate, salve a imagem do slide 3, grave um áudio com uma leitura pausada e comentada do texto e insira no mural.
Conclua o áudio apresentando o desafio proposto no plano.
Combine com o grupo uma data limite para que acessem o mural e, após essa data, retire a imagem do slide do Padlet.
Desenvolvimento
Envie o link para a atividade para a turma clicando aqui.
Solicite que, ao finalizar, as crianças registrem a imagem do jogo e insiram no mural do Padlet ou enviem para você por WhatsApp.
Fechamento
Marque um encontro pelo Meet ou faça uma videochamada pelo WhatsApp Web e realize os questionamentos propostos no plano.
Convite às famílias
Caixas de papelão oferecem muitas possibilidades para a confecção de brinquedos! Você pode convidar a criança a construir o brinquedo apresentado no plano ou inventar, com ela, o brinquedo que a imaginação de vocês criar!