Plano de aula: Revisando o uso do ponto final e letra maiúscula em um texto de Instruções de Montagem

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos

Sobre esta aula: Esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha xerografada, cartolina ou papel pardo para o cartaz.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbos no imperativo ou no infinitivo e sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade na leitura do texto, visto que ainda há alunos em processo de alfabetização, prejudicando a identificação de cada ação do texto que precisa ser pontuada no final. Poderão apresentar dificuldade também em identificar o local de uso da letra maiúscula no texto.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique os alunos que será lido um texto de instrução de montagem para eles, só que quem o escreveu cometeu alguns equívocos, deixando de pontuar e usar a letra maiúscula em alguns lugares necessários, e fazendo isso em alguns lugares em que não era preciso.

A proposta é que eles revisem o texto, ajudando na correção desses equívocos.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência