Plano de Aula

Plano de aula: Revisando o uso do ponto final e letra maiúscula em um texto de Instruções de Montagem

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha xerografada, cartolina ou papel pardo para o cartaz.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbos no imperativo ou no infinitivo e sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade na leitura do texto, visto que ainda há alunos em processo de alfabetização, prejudicando a identificação de cada ação do texto que precisa ser pontuada no final. Poderão apresentar dificuldade também em identificar o local de uso da letra maiúscula no texto.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique os alunos que será lido um texto de instrução de montagem para eles, só que quem o escreveu cometeu alguns equívocos, deixando de pontuar e usar a letra maiúscula em alguns lugares necessários, e fazendo isso em alguns lugares em que não era preciso.

A proposta é que eles revisem o texto, ajudando na correção desses equívocos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos