Atividade para impressão
Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha xerografada, cartolina ou papel pardo para o cartaz.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbos no imperativo ou no infinitivo e sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade na leitura do texto, visto que ainda há alunos em processo de alfabetização, prejudicando a identificação de cada ação do texto que precisa ser pontuada no final. Poderão apresentar dificuldade também em identificar o local de uso da letra maiúscula no texto.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Explique os alunos que será lido um texto de instrução de montagem para eles, só que quem o escreveu cometeu alguns equívocos, deixando de pontuar e usar a letra maiúscula em alguns lugares necessários, e fazendo isso em alguns lugares em que não era preciso.
A proposta é que eles revisem o texto, ajudando na correção desses equívocos.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
6. Aqui, espera-se que os alunos percebam a relação entre o término de uma frase e o ponto final, significando que ele dá encerramento à sentença; no caso do texto de instrução de montagem, encerra uma etapa ou ação, orientando o leitor na realização de cada etapa para a construção do brinquedo. Em relação a esses questionamentos, espera-se que os alunos reflitam sobre a ligação entre o uso da letra maiúscula e o ponto final, no início das frases após a pontuação. Por tratar-se de um texto de Instrução de Montagem, não será abordada nesta aula a questão do uso da letra maiúscula em nomes próprios.
7. Após esse momento, chame alguns alunos para colocar os pontos que faltam e a letra maiúscula no trecho que foi apresentado da aula anterior. Leia com eles como ficou a ação ou etapa apresentada. Questione os demais se houve algum grupo que pensou de maneira diferente e peça que justifique sua resposta e que faça a leitura da mesma para a sala. Em seguida, pergunte a eles qual das colocações apresentou mais sentido e permitiu que a etapa ou ação do texto de instrução de montagem fosse melhor compreendida e possível de se realizar.
Aqui, espera-se que os alunos comparem suas respostas com a dos outros grupos, refletindo sobre se as etapas ou ações do texto de instrução de montagem foram ou não encerradas com o uso da pontuação de maneira correta.
8. Retome com os alunos o cartaz elaborado com os alunos anteriormente, com o esquema do uso do ponto final e do emprego da maiúscula num texto de Instrução de Montagem, reforçando, assim, que nesse gênero textual o ponto e a letra maiúscula estão relacionados ao término das etapas ou ações do texto. Para cada passo concluído encerra-se com o ponto final, e em cada início, com uso da letra maiúscula.
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Aqui, espera-se que os alunos, retomem que o ponto final tem a função de encerrar a ação. No caso, do texto de instrução de montagem, o ponto final encerra cada etapa dos passos de montagem.
Para a letra maiúscula, espera-se que retomem que aparece no início de cada etapa de montagem e logo após o ponto final quando há continuação da sentença.
Aqui, espera-se que os alunos digam que para que o ponto final e a letra maiúscula cumpram sua função, é preciso que sejam usados corretamente. Eles podem até citar que no texto do tambor é preciso colocar o ponto final em cada ação encerrada e a letra maiúscula no início das frases.
Os alunos precisam perceber que apesar do ponto final e a letra maiúscula (utilizados de maneira equivocada), não impedirem a compreensão do texto, visto que as etapas são bem divididas e a estrutura do gênero favorece a compreensão do mesmo, o uso adequado destes elementos facilitam a leitura e a compreensão.
8. Conduza a reflexão de maneira que os alunos possam observar o texto, e que fique claro que a função do ponto final e da letra maiúscula é a de destacar o início e final das ações ou etapas dentro de um texto de instrução de montagem.
9. Para isso, além dos questionamentos, pode-se novamente retomar o cartaz do início da aula. Retomar as questões à medida que se concretiza a proposta favorece a apreensão do que se pretende que o aluno compreenda, nesse caso: a revisão do ponto final e o emprego da letra maiúscula num texto de instrução de montagem, de forma que destaque as etapas que permitem que a função social do texto também seja cumprida: montar um brinquedo a partir de um texto de instrução de montagem.
Materiais complementares: Para acessar o texto para atividade clique aqui.
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Nessas duas questões, as respostas podem variar. Espera-se que os alunos apresentem a forma como usaram a letra maiúscula e o ponto final, e ao mesmo tempo argumentem quando um grupo usou de maneira diferente, colocando por exemplo o ponto final em lugares não esperados ou mesmo esquecidos pelos demais.
Também essas duas questões estão relacionadas com as duas acima, pois de acordo com o lugar onde os grupos colocaram a pontuação ou a letra maiúscula irão surgir discussões acerca do uso dos mesmos. O que se espera, é que os alunos possam argumentar as possíveis diferenças entre os grupos, usando justificativas que estejam de acordo com o emprego do ponto final e da letra maiúscula. Alguns grupos, por exemplo, podem ter usado a letra maiúscula no meio da frase. Se esse uso se justificar por um nome próprio ou mesmo logo após o ponto final, está correto. Do contrário, o emprego da letra maiúscula, nesse caso, não teria justificativa adequada. Essa percepção é que se espera dos alunos. É possível que nem todos percebam, sendo assim, você deve conduzir a reflexão para que possam chegar a essa conclusão.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcionais: Talk and Comment (tutorial disponível aqui); Loom (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Crie um formulário, selecione a opção “parágrafo”, insira um áudio com as orientações para realização da tarefa (você pode inserir o áudio na pergunta do formulário utilizando a extensão Talk and Comment) e, abaixo, o trecho indicado no plano. Caso não seja possível, envie, por WhatsApp, um áudio com as orientações e uma imagem do trecho a ser pontuado, solicitando às crianças que realizem a tarefa em seus cadernos, fotografem e enviem a você.
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo com a análise das respostas da turma e a retomada dos conceitos trabalhados nas aulas anteriores.
Desenvolvimento
Grave um áudio com as orientações propostas no plano e a leitura pausada do texto. Salve a imagem do texto apresentado no slide 4.
Crie um mural no Padlet (formato “Linha do Tempo”) e insira o áudio com as orientações e a imagem do texto.
Envie o link do mural às crianças, convidando-as a postarem as imagens dos textos que transcreveram no caderno e um áudio explicando por que pontuaram o texto dessa forma. Em cada postagem, você pode inserir um comentário com um feedback para as crianças. Caso não seja possível, utilize o WhatsApp para enviar os áudios e as imagens dos textos.
Fechamento
Grave um vídeo comentando as postagens das crianças e fazendo a leitura e a síntese da aula, e poste no Padlet ou envie pelo WhatsApp.
Convite às famílias
As crianças sempre se interessam em conhecer a infância dos familiares. Você pode conversar com elas sobre como você brincava quando era criança e, se possível, construírem juntos um dos brinquedos ou brincar de alguma brincadeira comum na sua infância. Caso seja viável, convide-a a transcrever o passo a passo do brinquedo ou da brincadeira, e compartilhar com os colegas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Revisando o uso do ponto final e letra maiúscula em um texto de Instruções de Montagem
Finalidade da aula: Revisar o uso do ponto final e empregar a letra maiúscula em um texto de instrução de montagem.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Instrução de Montagem
Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético/Convenções da Escrita: pontuação
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP01, EF02LP09
Sobre esta aula: Esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha xerografada, cartolina ou papel pardo para o cartaz.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbos no imperativo ou no infinitivo e sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade na leitura do texto, visto que ainda há alunos em processo de alfabetização, prejudicando a identificação de cada ação do texto que precisa ser pontuada no final. Poderão apresentar dificuldade também em identificar o local de uso da letra maiúscula no texto.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: