Atividade para impressão - Tabela de avaliação
Tabela de avaliação
Plano de Aula
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Anotações realizadas na aula anterior (planejamento dos grupos).
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero texto instrucional - Instruções de Montagem”apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na organização do texto em si, principalmente nos passos de montagem. Mesmo tendo o professor como escriba, são eles que irão organizar os passos de montagem e detalhar cada um deles, para que o texto fique claro e passível de entendimento.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar a tabela clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui) e aplicativos para conversão de texto em áudio (tutorial disponível aqui).
Introdução
Por WhatsApp, envie a imagem do slide 3, juntamente com um áudio através do qual você faz a retomada das partes do texto instrucional e orienta as crianças quanto ao desenvolvimento desta aula. Neste áudio, oriente as crianças a relerem o roteiro produzido por elas na aula anterior.
Desenvolvimento
Marque um encontro pelo Meet e compartilhe uma tela do Google Docs, na qual você registrará o texto construído coletivamente. Caso não seja possível, realize a atividade desta etapa através de uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web.
Fechamento
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio com sua leitura pausada do texto coletivo, as orientações e a tabela sugerida no plano. Você pode fazer um áudio de sua própria leitura do texto ou utilizar um aplicativo para conversão do texto em áudio.
Finalize o áudio solicitando que as crianças enviem a você uma imagem da tabela preenchida por elas. Caso esteja seguindo esta sequência de planos, você pode inserir a tabela no documento do Google criado com a turma no plano anterior.
Convite às famílias
Uma forma divertida de aproximar as crianças de textos instrucionais é assistir a vídeos com tutoriais. Uma sugestão é acessar o Blog da Leiturinha, disponível aqui, e, junto com a criança, aprender a fazer mágicas incríveis! Vocês podem anotar as instruções de cada mágica e, depois de treinarem, apresentar um incrível show para toda a família!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Produzindo coletivamente um texto de instruções de montagem
Finalidade da aula: Produzir um texto de instrução de montagem de um brinquedo coletivamente, tendo como base um planejamento realizado anteriormente e em grupos sobre as partes principais desse texto.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Instrução de montagem
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos / Escrita (compartilhada)
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP06 , EF02LP13
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Anotações realizadas na aula anterior (planejamento dos grupos).
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero texto instrucional - Instruções de Montagem”apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na organização do texto em si, principalmente nos passos de montagem. Mesmo tendo o professor como escriba, são eles que irão organizar os passos de montagem e detalhar cada um deles, para que o texto fique claro e passível de entendimento.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: