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Tabela de avaliação
Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Papel pardo ou folha sulfite grande, datashow, computador ou notebook (se for realizada em sala de aula), tabela usada na aula anterior (aula 14).
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero texto instrucional “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona. Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.
Dificuldades antecipadas: Para os alunos não-alfabetizados ou em processo de construção da escrita, a dificuldade pode concentrar-se em seguir a leitura, mesmo sendo esta, compartilhada, identificando as alterações necessárias. Os alunos também podem apresentar dificuldade na digitação, se este não for um recurso muito usado na escola por eles.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Aqui espera-se que os alunos lembrem que o objetivo do título é apresentar o assunto do texto, nesse caso, como se monta uma peteca. Dessa forma, devem indicar se o título está ou não cumprindo essa função. A análise da tabela pode identificar algumas novas propostas de título, contudo o ideal é que façam a revisão em si do texto e não refaçam questões já analisadas.
Aqui espera-se que os alunos confiram a lista de materiais e a forma como estão organizados. Caso os alunos não sugiram, conduza a discussão para que percebam que a estrutura dessa parte em forma de lista, é mais clara para os alunos do 1º ano (que costumam trabalhar com esse gênero) do que elencado num único parágrafo com os materiais separados por vírgula.
Aqui espera-se que os alunos, já tendo feito a avaliação do texto na aula anterior, consultem essa tabela avaliativa, identifiquem e compartilhem em cada passo de montagem o que está faltando ou algo que possa estar confuso e que podem melhorar.
Materiais complementares: Para acessar a tabela, clique aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Aqui espera-se que os alunos retomem a questão do ponto final e da letra maiúscula, já trabalhados, pois também estes são características do texto e fazem parte da questão de revisão e edição do texto.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Aqui espera-se que os alunos, tendo feito a leitura do texto, percebam como a revisão do texto permitiu que ele ficasse mais claro, pois esse momento não é mais de mudança, mas de avaliação, de percepção da construção que fizeram.
Aqui espera-se que os alunos identifiquem o objetivo do texto de instrução produzido: ensinar a construir a peteca e se de fato a linguagem por eles usada ficou clara e de acordo com o público (alunos do 1º ano).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio para o grupo combinando um encontro virtual e solicitando que tenham consigo a tabela preenchida. Caso você esteja seguindo esta sequência de planos, não há necessidade dessa solicitação, apenas acesse os Documentos Google já criados nas aulas anteriores.
Marque um encontro pelo Meet ou através de uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web.
Desenvolvimento
Durante o encontro, compartilhe a tela do arquivo que tem o texto coletivo e faça os questionamentos propostos no plano.
Durante a edição, se possível, solicite que cada criança digite algumas palavras. Enquanto uma criança digita, oriente as demais e realizarem o desenho sugerido no plano em uma folha branca e, ao final da aula, enviarem a imagem do desenho a você através do canal de comunicação utilizado pela escola.
Sugira fontes possíveis para o título, deixando ao grupo a tarefa de decidir qual será utilizada.
Fechamento
Ainda no encontro, siga as orientações do plano. Em um momento posterior, insira as imagens dos desenhos das crianças no documento e envie o link do mesmo para que visualizem o trabalho finalizado. Você pode combinar com uma colega para que ela utilize o texto com a sua turma e depois envie a você algumas imagens das crianças com as petecas, para que você possa compartilhar com seus alunos o resultado do trabalho deles na prática.
Convite às famílias
Uma brincadeira bem legal para fazer em família é “Siga o Mestre Desenhando”. A criança imagina um desenho simples e fornece a você as instruções de como reproduzi-lo, mas ela só poderá ver o desenho depois de pronto. Além de render boas risadas, essa brincadeira é uma ótima maneira de percebermos como as instruções e o público que as recebe interferem no resultado final.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Editando um texto de Instrução de Montagem
Finalidade da aula: Editar um texto de instrução de montagem elaborado coletivamente, para publicação em mídias digitais
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Instrução de Montagem
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de texto / Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão
Prática de linguagem: Produção de Texto
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP07, EF15LP08
Materiais necessários: Papel pardo ou folha sulfite grande, datashow, computador ou notebook (se for realizada em sala de aula), tabela usada na aula anterior (aula 14).
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero texto instrucional “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona. Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.
Dificuldades antecipadas: Para os alunos não-alfabetizados ou em processo de construção da escrita, a dificuldade pode concentrar-se em seguir a leitura, mesmo sendo esta, compartilhada, identificando as alterações necessárias. Os alunos também podem apresentar dificuldade na digitação, se este não for um recurso muito usado na escola por eles.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
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