Atividade para impressão - Painel parlenda macaca Sofia
Painel parlenda macaca Sofia
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que rima com
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. Recitar parlendas com entonação adequada e observando as rimas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas:
Algumas crianças podem ter dificuldades em encontrar estratégias para desenvolver a leitura, por ainda não conseguirem relacionar sons a letras. Nestes casos, as suas intervenções serão fundamentais para que as crianças percebam o quanto já sabem a respeito do nosso sistema de escrita. Ajude-as a utilizar as palavras estáveis para servirem de referência para a leitura. Clique aqui e entenda mais sobre a importância de trabalho com listas na alfabetização. Quando a criança percebe que o PA de Paulo é o mesmo PA de parede, ela começa a desenvolver estratégias para ler, ainda que não leia convencionalmente. Nos slides, desafio a desafio estão sugeridas intervenções que podem tornar o seu trabalho mais produtivo, resultando no avanço da aprendizagem.
Por outro lado, algumas crianças podem encontrar facilidade nos desafios neste plano de descoberta por já conseguirem ler com autonomia. Nestes casos, desafie-os a ir além de ler e localizar palavras, mas incentive-os a criar novas rimas e versões para as parlendas.
Referências sobre o assunto:
Livros:
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
NOBREGA, M. J. Salada, saladinha: parlendas. São Paulo: Moderna, 2005.
PRIETO, Heloisa. O Jogo da parlenda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/43/alfabetizacao-e-consciencia-fonologica-como-trabalha-las. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/2491/por-que-as-criancas-devem-aprender-a-escrever-com-letra-de-forma-para-depois-passar-para-a-cursiva. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/5330/grandes-obras-de-escritores-para-alfabetizar-os-pequenos&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNG_W93WdoUJDk6gub0Sk1VJtOCUyg. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/2498/ler-rima-com-prazer&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNFH0o2TtxG3GqIFFd2f66pQQUCULw. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/4734/blog-de-alfabetizacao-conheca-um-jeito-diferente-de-alfabetizar-com-poesia&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNEYqKiWOGcYT0mf2LUyLY2DsrSWVA. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://www.youtube.com/watch?v=Xd592hgXImM. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs. Acesso em 3 de outubro de 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
Atividade para impressão - Painel parlenda macaca Sofia
Painel parlenda macaca Sofia
Atividade para impressão - Texto fatiado parlenda Um, dois
Texto fatiado parlenda Um, dois
Atividade para impressão - Texto para completar parlenda corre cutia
Texto para completar parlenda corre cutia
Atividade para impressão - Texto para completar parlenda Um, dois
Texto para completar parlenda Um, dois
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail; impressos de atividades disponibilizados na escola ou enviados digitalmente para impressão, caso seja possível.
- Opcionais: canais para aula ou reunião online, como Google Sala de Aula, Google Meet ou Google Jamboard (tutoriais disponíveis aqui, aqui e aqui).
Introdução
Envie uma mensagem de áudio, pelo WhatsApp, dirigida às crianças e às famílias, compartilhando que a aula será sobre parlendas.
Se for possível, utilize um dos canais online com grupos reduzidos de alunos (10 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com 4 ou 5 crianças no máximo. Considere as hipóteses de escrita e afinidades para criar os grupinhos. A comunicação no WhatsApp será feita através de áudios.
Na sequência, considere as observações e efetue as orientações do slide tema da aula. Envie o vídeo aos alunos nos grupinhos (link disponibilizado no mesmo slide).
Atenção: as aulas remotas, gravadas ou online, precisam ser muito mais curtas que as presenciais, na escola. Considere efetuar as aulas (todas) em apenas 25% do tempo da aula presencial na escola.
Desenvolvimento
Ainda nos grupinhos, prossiga observando as considerações e seguindo algumas das orientações do slide de introdução do plano. Selecione apenas algumas das intervenções propostas nesse slide, e balize sua seleção frente aos diferentes saberes e necessidades de aprendizagem dos alunos de cada grupo. São mais de 20 intervenções propostas, todas excelentes para que a criança avance no SEA; porém, muitas não são pertinentes em situação de aula remota.
Acolha e incentive a participação dos alunos durante a atividade.
É importante considerar que as atividades remotas devem propiciar a interação entre a turma e da turma com você.
Fechamento
Considerando a situação remota de ensino e aprendizagem. O fechamento desta aula ocorrerá após sua orientação. As crianças efetuarão a(s) atividade(s) autonomamente, sem seu acompanhamento.
Selecione quais delas são mais adequadas para cada aluno; pode ser apenas 1 ou as 3 disponíveis, a depender dos saberes e da necessidade de aprendizagem de cada um, além da facilidade de disponibilização às famílias.
Comunique aos grupinhos que agora já podem realizar a(s) atividade(s) que receberam.
Tais atividades são importantes para os alunos Silábicos, com pouco desafio para os Silábicos-alfabéticos, e não são indicadas para os Alfabéticos, já que não há qualquer desafio para eles.
Os Pré-silábicos precisam de orientação e acompanhamento do professor; só proponha a atividade impressa se for possível atuar com cada aluno individualmente, o que pode ser feito pelo WhatsApp.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança na atividade, mas é preciso que você efetue orientações com o intuito de assegurar o protagonismo do aluno e o respeito pelo processo de alfabetização dele.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Parlendas e rimas para brincar
Finalidade da aula:Brincar, ler e rimar com parlendas
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Produção de texto oral
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC; EF01LP08, EF01LP09, EF01LP19
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. Recitar parlendas com entonação adequada e observando as rimas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas:
Algumas crianças podem ter dificuldades em encontrar estratégias para desenvolver a leitura, por ainda não conseguirem relacionar sons a letras. Nestes casos, as suas intervenções serão fundamentais para que as crianças percebam o quanto já sabem a respeito do nosso sistema de escrita. Ajude-as a utilizar as palavras estáveis para servirem de referência para a leitura. Clique aqui e entenda mais sobre a importância de trabalho com listas na alfabetização. Quando a criança percebe que o PA de Paulo é o mesmo PA de parede, ela começa a desenvolver estratégias para ler, ainda que não leia convencionalmente. Nos slides, desafio a desafio estão sugeridas intervenções que podem tornar o seu trabalho mais produtivo, resultando no avanço da aprendizagem.
Por outro lado, algumas crianças podem encontrar facilidade nos desafios neste plano de descoberta por já conseguirem ler com autonomia. Nestes casos, desafie-os a ir além de ler e localizar palavras, mas incentive-os a criar novas rimas e versões para as parlendas.
Referências sobre o assunto:
Livros:
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
NOBREGA, M. J. Salada, saladinha: parlendas. São Paulo: Moderna, 2005.
PRIETO, Heloisa. O Jogo da parlenda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/43/alfabetizacao-e-consciencia-fonologica-como-trabalha-las. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/2491/por-que-as-criancas-devem-aprender-a-escrever-com-letra-de-forma-para-depois-passar-para-a-cursiva. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/5330/grandes-obras-de-escritores-para-alfabetizar-os-pequenos&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNG_W93WdoUJDk6gub0Sk1VJtOCUyg. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/2498/ler-rima-com-prazer&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNFH0o2TtxG3GqIFFd2f66pQQUCULw. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/4734/blog-de-alfabetizacao-conheca-um-jeito-diferente-de-alfabetizar-com-poesia&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNEYqKiWOGcYT0mf2LUyLY2DsrSWVA. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://www.youtube.com/watch?v=Xd592hgXImM. Acesso em 3 de outubro de 2018.
https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs. Acesso em 3 de outubro de 2018.
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