Plano de Aula

Plano de aula: Criando novas rimas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que rima com

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através das rimas, identificando as rimas nas palavras e criando novas rimas.

Materiais necessários: Cópia da cantiga “A barata diz que tem”; Texto lacunado: “A barata diz que tem”. Fichas com pares de rimas.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em identificar os pares de rimas na músicas. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades na identificação das rimas dentro da música, bem como relacionar as palavras que rimam. Os alunos que se encontram na hipótese silábica-alfabética poderão encontrar dificuldades em compreender o conceito de rimas, bem como criar novas rimas.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em 15\10\2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que, nessa aula, eles irão pensar sobre as rimas, cantando a música “A barata diz que tem”.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA