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Plano de aula: Sílabas e mais sílabas… Tantas palavras

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se tirar, qual palavra formou?

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita, bem como, comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Materiais necessários:

  • Espaço para brincar de roda.
  • Materiais para construir painel com letra da música impressa ou à mão.
  • Recursos para imprimir ou confeccionar à mão fichas com sílabas e atividades para alunos.

Dificuldades antecipadas: Crianças que ainda não conseguiram perceber que a nossa escrita representa sons da fala (hipótese pré silábica e silábicos sem valor sonoro) certamente apresentarão maiores dificuldades em realizar as identificações das palavras, bem como, construir as palavras a partir de sílabas. Os agrupamentos produtivos serão de fundamental importância para que elas participem das dinâmicas e passem a vivenciar a escrita sob outras perspectivas.

Ao contrário, crianças que já compreenderam como funciona o nosso sistema de escrita (hipótese alfabética) podem não encontrar tantos desafios nas propostas, neste caso, cabe ao professor desafiá-los:

  • Com as sílabas complexas: A sílaba canônica é a mais comum na nossa língua, por isso, a denominamos como simples - sua estrutura é composta por uma consoante e uma vogal - CV. As demais estruturas trazem maiores desafios a quem está aprendendo, por isso denominamos, sílabas complexas. Clique aqui e acesse um texto que aprofunda esse tema. Exemplo: Lápis - LÁ = CV (sílaba simples) e PIS = CVC (sílaba complexa).
  • Lembre-se que uma boa leitura requer atenção a alguns itens, que obviamente, ajudará as crianças do primeiro ano, em processo de aquisição do SEA, a adquirir uma postura leitora. Para isso, não podemos deixar de chamar a atenção dos aprendizes com relação à:
  • Respeito à pontuação: Respeitando as vírgulas, os pontos finais, etc.
  • Entonação de voz: A maneira que pronunciamos as palavras em voz alta tem haver com o seu significado, por exemplo, pronunciar as palavras “amor” e “lixo”. Trazendo para o nosso plano há de se encontrar um tom adequado para pronunciar os versos “rebola, pai, rebola filho” e outro para “de uma queda foi ao chão”.
  • Ritmo: Relaciona-se com a fluência da leitura que é conquistado com a prática.
  • Clique aqui e acesse um artigo que trata da questão da entonação e do ritmo na leitura e pode ajudá-lo, professor, a visualizar com mais clareza a proposta deste plano.

Referências sobre o assunto:

BREDA, Tadeu. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente>. Acesso em: 26 nov. 2018.

Cantigas de roda. Pastoral da Criança. Disponível em: <https://www.pastoraldacrianca.org.br/cantigas-de-roda>. Acesso em: 26 nov. 2018.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LOPES, A. Como aprender: coloque ritmo a sua leitura. Disponível em: <http://www.maisaprendizagem.com.br/como-aprender-coloque-ritmo/>. Acesso em: 02 dez. 2018.

MARTINS, R.M.F. Estrutura Silábica. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em: 02 dez. 2018.

MASSUCATO, M.; MAYRINK, E.D. A função das listas na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

MORAIS, A.G. Como eu ensino Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

PINHEIRO, T. Organizar a rotina da alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/308/organizar-a-rotina-da-alfabetizacao>. Acesso em: 02 dez. 2018.

SOARES, M. Aprendizado inicial da escrita: uma proposta de sistematização. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/aprendizado-inicial-da-escrita/>. Acesso em: 02 dez. 2018.

VICHESI, B.; MARTINS, A.R. 7 perguntas sobre textos memorizados na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2508/7-perguntas-sobre-textos-memorizados-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e o leia com ar de mistério.
  • Pergunte às crianças se sabem o significado da palavra desvendar (Resposta: descobrir, revelar).
  • Revele às crianças que na aula de hoje vocês encontrarão palavras e a partir delas irão estudar sons de algumas sílabas de palavras, mas que para isso terão que ser como os investigadores de mistérios: prestar muita atenção nos detalhes!
  • Diga que o primeiro passo será encontrar palavras que estão escondidas em cantigas e que por isso, agora, vocês vão conversar sobre cantigas...

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