Plano de aula: Formação de pares entre imagem e letra inicial por meio de jogo da memória

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que começa com...

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos, associando estes fonemas às respectivas letras.

Materiais necessários: Cartas do Jogo da Memória (acesse o arquivo aqui); atividade de ligar palavras que têm o mesmo som inicial (acesse o arquivo aqui).

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro terão dificuldade em reconhecer a letra que representa o som inicial do nome dos produtos apresentados nas imagens.

Referências sobre o assunto:

- Sistema de escrita alfabética, Artur Gomes de Morais.
- Reflexões sobre alfabetização, Emilia Ferreiro.

Tema da aula

Orientações:

• Imprima antecipadamente as cartas do Jogo da Memória das letras iniciais (acesse o arquivo na lista de Materiais complementares). Os alunos deverão jogar em duplas, providencie um jogo de cartas para cada dois alunos.
  • Se possível, encape as cartas com plástico adesivo, para que fiquem mais resistentes ao manuseio.
  • Inicie a aula explicando para os alunos a proposta desta aula, na qual eles irão jogar o Jogo da Memória das letras iniciais.

Materiais complementares: Cartas do Jogo da Memória (acesse o arquivo aqui).

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA