Plano de Aula

Plano de aula: As sílabas por dentro das palavras

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se tirar, qual palavra formou?

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita, bem como, comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas.

Materiais necessários:

  • Espaço para brincar de roda.
  • Materiais para construir painel com letra da música impressa ou à mão.
  • Recursos para imprimir ou confeccionar à mão fichas com sílabas e atividades para alunos.

Dificuldades antecipadas: Para alunos em níveis de escrita mais avançados (com hipóteses de escrita silábica alfabética e alfabética) que podem encontrar mais facilidade nos desafios você pode provocá-los a calcular não apenas a quantidade de letras e sílabas, mas também a encontrar outras palavras que tenham a mesma quantidade além daquelas que estão na cantiga. Por exemplo: Com muita tranquilidade a criança calculou quatro letras e duas sílabas para a palavra “fogo”, proponha então que ela diga outras palavras que tenham essas quantidades. (Resposta: gato, mesa, etc).

Para os alunos em nível inicial de escrita (com hipótese pré silabica) é provável que para calcular a quantidade de letras e sílabas possam apresentar dificuldades, em especial no tocante das sílabas. Por exemplo: para analisar “cabeça” vocês terão que pensar em uma forma de contar as sílabas, isto é, quantas partes desta palavra nós falamos, e então, verbalize a palavra devagar “marcando” as sílabas: ca be ça. (Resposta: três sílabas).

Referências sobre o assunto:

ANDRADE, L. A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2502/a-leitura-feita-pelo-professor-tem-que-ser-constante-na-alfabetizacao>. Acesso em: 05 dez. 2018.

BREDA, Tadeu. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente>. Acesso em: 26 nov. 2018.

Cantigas de roda. Pastoral da Criança. Disponível em: <https://www.pastoraldacrianca.org.br/cantigas-de-roda>. Acesso em: 26 nov. 2018.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MASSUCATO, M.; MAYRINK, E.D. A função das listas na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

MOÇO, A. Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma>. Acesso em: 05 dez. 2018.

MONTEIRO, S. M. Escrita Espontânea. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/escrita-espontanea>. Acesso em: 10 dez. 2018.

MORAIS, A.G. Como eu ensino Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

Palavra Cantada - Pomar. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kfinwr3A9fg>.Acesso em: 05 dez. 2018.

Samba Lelê: Barbatuques - Tum Pá. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_Tz7KROhuAw>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Sambalelê - clipe música oficial - Galinha Pintadinha DVD4. 2014. Disponível em: <https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3DzKOubVELVNw&sa=D&ust=1544794970134000&usg=AFQjCNHualcYXOXrNb5IiKbW48ZT0bwEnQ>. Acesso em: 14 dez. 2018.

SARGIANI, R. O que é Metacognição. Psicologia Explica. Disponível em: <https://www.psicologiaexplica.com.br/o-que-e-metacognicao/>. Acesso em: 05 dez. 2018.

SILVA, T.C.A. Consciência Fonológica. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/consciencia-fonologica>. Acesso em: 14 dez. 2018.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed: 1998.

VICHESI, B.; MARTINS, A.R. 7 perguntas sobre textos memorizados na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2508/7-perguntas-sobre-textos-memorizados-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula dizendo que hoje vocês pensarão em como as palavras são formadas.
  • Pergunte o que se usa para fazer um bolo? (Resposta: ovo, farinha, açúcar, leite, fermento, etc).
  • Pergunte o que se usa para construir uma escola? (Resposta: tijolos, tinta, carteiras, armários, pessoas, etc).
  • Pergunte o que se usa para construir e formar palavras? (Resposta: letras).
  • Então, diga que hoje vocês irão pensar em como algumas palavras são formadas e para isso vão usar a cantiga “Samba Lelê”.

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