Plano de Aula

Plano de aula: Letras iniciais das palavras de uma lista de compras

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que começa com...

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras.

Materiais necessários: várias folhas de cartolina ou papel pardo, pincel atômico, figuras (clique aqui para acessar o arquivo das figuras) e folhetos/tabloides de supermercado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro), possivelmente terão dificuldade em saber que letras são necessárias para escrever as palavras, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.

Referências sobre o assunto:

- Projeto Alfaletrar, encabeçado por Magda Soares (http://alfaletrar.org.br/sobre-o-alfaletrar)
- Vídeo do Ceale Debate (FaE/UFMG) de 24/04/18 - Tema: "Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?" (https://www.youtube.com/watch?v=dZWRhRN10ts)
- Livro “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais
- Livro “Reflexões sobre alfabetização”, de Emilia Ferreiro

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Conte para a turma qual é a proposta da aula do dia.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados