Atividade para impressão - lista - LPO1_10ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Letras iniciais das palavras de uma lista de compras
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que começa com...
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras.
Materiais necessários: várias folhas de cartolina ou papel pardo, pincel atômico, figuras (clique aqui para acessar o arquivo das figuras) e folhetos/tabloides de supermercado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro), possivelmente terão dificuldade em saber que letras são necessárias para escrever as palavras, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.
Referências sobre o assunto:
- Projeto Alfaletrar, encabeçado por Magda Soares (http://alfaletrar.org.br/sobre-o-alfaletrar)
- Vídeo do Ceale Debate (FaE/UFMG) de 24/04/18 - Tema: "Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?" (https://www.youtube.com/watch?v=dZWRhRN10ts)
- Livro “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais
- Livro “Reflexões sobre alfabetização”, de Emilia Ferreiro
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Conte para a turma qual é a proposta da aula do dia.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero lista de compras e sobre a sua finalidade. Para isso, envolva os alunos na atividade por meio de perguntas, tais como:
- Vocês já foram a um supermercado ou a uma feira?
- Com quem vocês foram?
- O que as pessoas costumam levar para fazer compras? (Diante desse questionamento, a turma poderá citar: dinheiro/cartão, carteira, bolsa, sacola, carrinho etc. Caso não citem lista de compras, incentive os alunos a falar mais sobre o assunto, até que a mencionem - mesmo que utilizem outra expressão para se referirem a ela, por exemplo, “papel com anotações” ou “anotações do que é preciso comprar”.)
- Vocês sabem para que serve uma lista de compras? - Após essa conversa inicial e o levantamento de hipóteses, comente que é comum as pessoas fazerem uma lista de compras para irem ao supermercado, a fim de se lembrarem do que precisam comprar. Essa lista também serve para que a pessoa não compre produtos a mais do que precisa, uma das premissas do consumo consciente.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- A fim de instigar a curiosidade dos alunos para a atividade, inicie esse momento com a seguinte situação hipotética: “Agora, nós temos um grande desafio: montar uma lista de compras. Mas não é uma lista de compras qualquer… É uma lista de compras com palavras que comecem com cada uma das letras do alfabeto”. Explique, então, que a turma fará uma grande lista no mural da sala.
Materiais complementares: várias folhas de cartolina ou papel pardo, pincel atômico e figuras (clique aqui para para imprimir as figuras e completar parte da lista de compras com a turma).
Desenvolvimento
Orientações:
- Fixe as cartolinas ou o papel pardo nas paredes ou no mural da sala, pedindo aos alunos que digam as letras do alfabeto em ordem. À medida que forem falando, transcreva as letras na cartolina/papel pardo.
Atenção professor: Você deverá deixar espaços para a colagem da imagem dos produtos da lista de compras e para a escrita das respectivas palavras. Esse espaço também servirá para que a turma continue colando imagens e rótulos de produtos de acordo com a letra inicial, ao longo dos dias subsequentes, enquanto durar o interesse dos alunos sobre o assunto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Antes de fazer a colagem, mostre uma imagem por vez e pergunte aos alunos: “Qual o nome deste produto?”, certificando-se de que todos conseguiram identificar a imagem.
- Para fazer a colagem, pergunte com que letra começa a palavra que representa a imagem em questão e em que lugar da lista ela deve ser colada, de acordo com a letra inicial. Essa decisão será tomada de forma coletiva, portanto, os alunos precisarão chegar a um consenso.
- Se preciso, forme grupos de crianças com hipóteses de escrita semelhantes, a fim de solicitar separadamente a cada grupo a indicação do local de colagem. Ao se depararem com alguma dificuldade, outro grupo de hipótese mais avançada será convidado a auxiliar. Assim, a turma trabalhará de forma colaborativa e os alunos aprenderão a respeitar o ritmo de aprendizagem dos colegas.
- Ao lado de cada imagem, escreva a palavra que a representa, em letra bastão, diante das crianças, para que elas percebam que a escrita representa os sons da fala e que a direção da escrita se dá da esquerda para a direita e de baixo para cima.
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte à turma:
- Qual o nome deste produto?
- Com que letra ele começa?
- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte à turma:
- Qual o nome deste produto?
- Com que letra ele começa?
- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte à turma:
- Qual o nome deste produto?
- Com que letra ele começa?
- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte à turma:
- Qual o nome deste produto?
- Com que letra ele começa?
- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte à turma:
- Qual o nome deste produto?
- Com que letra ele começa?
- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte à turma:
- Qual o nome deste produto?
- Com que letra ele começa?
- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte à turma:
- Qual o nome deste produto?
- Com que letra ele começa?
- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte à turma:
- Qual o nome deste produto?
- Com que letra ele começa?
- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte à turma:
- Qual o nome deste produto?
- Com que letra ele começa?
- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte à turma:
- Qual o nome deste produto?
- Com que letra ele começa?
- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte à turma:
- Qual o nome deste produto?
- Com que letra ele começa?
- Em qual local da lista de compras essa imagem deverá ser colada?
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Depois de completar a lista com as imagens fornecidas, pergunte aos alunos que letras faltam para que a lista de compras de A a Z fique completa.
- Mostre a eles, então, os folhetos e tabloides de supermercado, para que os manuseiem e compreendam como será a dinâmica das aula seguinte, na qual eles ajudarão a completar a lista.
- Oriente os alunos para que angariem com os familiares alguns folhetos e tabloides como os mostrados por você, além de rótulos de produtos que costumam usar em casa. Explique que esses materiais serão usados para preencher as letras do alfabeto que ainda estão em branco na lista de compras da turma.
- Envie um bilhete às famílias fazendo a solicitação de folhetos, tabloides e rótulos, porém ressalte que não é preciso comprar produtos exclusivamente para a atividade, e sim enviar aqueles que eventualmente já possuam em casa. Além de evitar a compra de produtos desnecessários, essa informação é importante para que a tarefa não se torne um peso para os familiares.
Materiais complementares: folhetos e tabloides de supermercado.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta adaptação refere-se às aulas 1 e 2 de um conjunto de três planos sobre a construção do sistema alfabético, com a finalidade de identificar e comparar os fonemas iniciais de nomes de produtos, associando-os às respectivas letras.)
Recursos indicados
- Necessários: Whatsapp ou e-mail para envio de orientações e devolutivas; textos do plano (disponíveis aqui); canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
Introdução
Faça as perguntas iniciais para seus alunos através de uma videoaula ou videochamada:
- Quem já foi ao supermercado ou à feira?
- Quem nunca fez uma lista de compras?
Desenvolvimento
Após as perguntas iniciais, oriente-os a organizarem uma lista de compras relacionadas aos produtos que têm em casa. Destaque que será uma lista de ‘A a Z’, ou seja, com as letras do alfabeto: com a permissão e o auxílio da família, num espaço designado para isso (mesa ou balcão da cozinha, por exemplo), procure produtos que possam completar a “lista de compras”, organizando-os em ordem alfabética. Será melhor se a embalagem estiver fechada; se estiver aberta, peça para tomarem o devido cuidado. Oriente-os:
- Que tal começar com a letra A?
- Uma dica: é um alimento que combina com feijão e que provavelmente há em todas as casas (arroz).
Diga que um cuidado que devem ter é não confundir o nome do produto com a marca. Para isso, é importante que alguém da família esteja acompanhando a atividade, para fazer a devida interferência. O objetivo é que consigam organizar uma lista de compras com todas as letras do alfabeto, associando o produto com a letra inicial e o fonema.
Caso os alunos não tenham muitos produtos no momento da atividade, podem recortar figuras ou desenhar. Eles devem anotar quais letras não foram contempladas com produtos em casa. Com a atividade feita, eles devem tirar uma foto para compartilhar no grupo de Whatsapp.
Fechamento
Com horário agendado previamente, faça uma videochamada para conversar sobre o que os alunos acharam da atividade, se há produtos iguais que iniciam com a mesma letra em todas as casas e quais são os diferentes.
Essa será uma oportunidade de mostrar que há produtos diferentes que iniciam com a mesma letra e fonema. Por fim, veja quais são as letras que não contemplaram nenhum produto. Se for necessário, apresente uma lista sugerida no plano original (disponível aqui) ou prepare-se antecipadamente com imagens dos produtos que iniciam com H, N, W, Y, Z e K - por serem mais limitados.
Se achar conveniente para a turma, encaminhe uma atividade para registro, por Whatsapp, e-mail ou impressa, para ser retirada na escola, que visa completar a letra inicial de alguns produtos (disponível aqui).
Convite às famílias
Os familiares podem conseguir alguns folhetos e tabloides para mostrar à criança e utilizar as figuras para completar a lista, caso ainda faltem produtos. Além de promover a compreensão desses textos, estarão incentivando a leitura de mundo.
Outra colaboração possível é auxiliar na organização dos produtos, escrevendo as letras do alfabeto em folhas e conversando com a criança para, no final da atividade, ela ter a responsabilidade de colocar cada item no devido lugar.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Letras iniciais das palavras de uma lista de compras
Finalidade da aula: Identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras.
Materiais necessários: várias folhas de cartolina ou papel pardo, pincel atômico, figuras (clique aqui para acessar o arquivo das figuras) e folhetos/tabloides de supermercado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro), possivelmente terão dificuldade em saber que letras são necessárias para escrever as palavras, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.
Referências sobre o assunto:
- Projeto Alfaletrar, encabeçado por Magda Soares (http://alfaletrar.org.br/sobre-o-alfaletrar)
- Vídeo do Ceale Debate (FaE/UFMG) de 24/04/18 - Tema: "Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?" (https://www.youtube.com/watch?v=dZWRhRN10ts)
- Livro “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais
- Livro “Reflexões sobre alfabetização”, de Emilia Ferreiro