Atividade para impressão - lista - LPO1_10ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Letras iniciais das palavras de uma lista de compras
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que começa com...
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras.
Materiais necessários: várias folhas de cartolina ou papel pardo, pincel atômico, figuras (clique aqui para acessar o arquivo das figuras) e folhetos/tabloides de supermercado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro), possivelmente terão dificuldade em saber que letras são necessárias para escrever as palavras, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.
Referências sobre o assunto:
- Projeto Alfaletrar, encabeçado por Magda Soares (http://alfaletrar.org.br/sobre-o-alfaletrar)
- Vídeo do Ceale Debate (FaE/UFMG) de 24/04/18 - Tema: "Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?" (https://www.youtube.com/watch?v=dZWRhRN10ts)
- Livro “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais
- Livro “Reflexões sobre alfabetização”, de Emilia Ferreiro
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Conte para a turma qual é a proposta da aula do dia.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA