Atividade para impressão - Poema Lacunado - Infância
Plano de Aula
Plano de aula: Brincar de rimar - palavras que rimam
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que rima com
Por: Suzanne Morais
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 2º aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através das rimas, identificando as rimas nas palavras.
Materiais necessários: Poema Lacunado - Infância de Sônia Miranda, Banco de palavras.
Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em identificar as brincadeiras que rimam com o nome das crianças, bem como não conseguir registrar as palavras no poema, pois não realizam o registro escrito ao falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades na identificação das rimas dentro do poema, bem como relacionar as palavras que rimam, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada. Poderão apresentar dificuldades também no registro das palavras no poema.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso no dia 11\10\2018
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que eles irão pensar sobre os sons das letras dos nomes das crianças e brincadeiras, para encontrarem as rimas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA