Plano de Aula

Plano de aula: Palavras dentro de outras palavras

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se tirar, qual palavra formou?

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita, bem como, comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas.

Materiais necessários:

  • Espaço para brincar de roda.
  • Materiais para construir painel com letra da música impressa ou à mão.
  • Recursos para imprimir ou confeccionar à mão fichas com sílabas e atividades para alunos.

Dificuldades antecipadas:

  • Para alunos em níveis de escrita mais avançados (com hipóteses de escrita silábica alfabética e alfabética) que podem encontrar mais facilidade nos desafios você pode provocá-los a encontrar não apenas as palavras dentro das palavras, mas também a encontrar outras palavras que começam ou terminam iguais. Por exemplo: Com muita tranquilidade a criança encontrou o “mel” dentro de “melancia”, proponha então que ela diga outras palavras que tem “mel”. (Resposta: melado, melão, Melissa, etc).
  • Para os alunos em níveis iniciais de escrita (com hipóteses pré silabica e silábica sem e com valor sonoro) é provável que para encontrar a palavra dentro da outra terá que ficar claro como é que se escreve. Por exemplo: para encontrar “pião” dentro de “escorpião” vocês terão que antes, escrever no quadro a palavra “pião”. Esta escrita deve ser em parceria com as crianças, sempre aproveitando as circunstâncias para fazer refletir sobre o sistema de escrita (quais letras são boas para escrever “pião”? ou ainda como é que faço para esse “a” ficar com som de “ã”?). E após localizado o “pião” realizar a leitura da palavra “escorpião” com e sem “pião”.

Referências sobre o assunto:

BREDA, Tadeu. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente>. Acesso em: 26 nov. 2018.

Cantigas de roda. Pastoral da Criança. Disponível em: <https://www.pastoraldacrianca.org.br/cantigas-de-roda>. Acesso em: 26 nov. 2018.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LOPES, A. Como aprender: coloque ritmo a sua leitura. Disponível em: <http://www.maisaprendizagem.com.br/como-aprender-coloque-ritmo/>. Acesso em: 02 dez. 2018.

MARTINS, R.M.F. Estrutura Silábica. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em: 02 dez. 2018.

MASSUCATO, M.; MAYRINK, E.D. A função das listas na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

MORAIS, A.G. Como eu ensino Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

PINHEIRO, T. Organizar a rotina da alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/308/organizar-a-rotina-da-alfabetizacao>. Acesso em: 02 dez. 2018.

SOARES, M. Aprendizado inicial da escrita: uma proposta de sistematização. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/aprendizado-inicial-da-escrita/>. Acesso em: 02 dez. 2018.

VICHESI, B.; MARTINS, A.R. 7 perguntas sobre textos memorizados na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2508/7-perguntas-sobre-textos-memorizados-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete a tela e passe os comandos:
  • Ler a palavra “escorpião”.
  • Para aqueles que não sabem o que é, há uma foto ao lado da palavra (um animal venenoso).
  • Depois pergunte como chama este brinquedo (Resposta: Pião).
  • Peça que as crianças localizem nesta tela a palavra pião.
  • Pergunte à turma como escreve “pião”: Peça que soletrem as letras e você as escreve no quadro.
  • A intenção didática deste momento é que as crianças percebam a mágica, pois dentro de uma palavra pode haver outras.
  • Lance um novo desafio à turma que vai ao encontro da finalidade desta aula (relacionar elementos sonoros com sua representação escrita e ainda comparar palavras):
  • Desmembre a palavra “escorpião” em sílabas.
  • Escreva cada sílaba no quadro.
  • Oriente as crianças a buscarem palavras que iniciem igual. (Resposta: ES - escola, estômago, espinafre / COR - corpo, cortina / PI - pião, pirulito, pijama / ÃO - coração, mamão, salão.
  • No caso de “ão” as crianças perceberão que não há palavras que comecem assim, mas apenas que terminam.
  • Informe que nossa aula hoje será sobre esse tema: palavras dentro de outras palavras.

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