Atividade para impressão - Painel da parlenda Lá na rua 24
Painel da parlenda Lá na rua 24
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que rima com
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. Recitar parlendas com entonação adequada e observando as rimas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
NOBREGA, M. J. Salada, saladinha: parlendas. São Paulo: Moderna, 2005.
PRIETO, Heloisa. O Jogo da parlenda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao
https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/43/alfabetizacao-e-consciencia-fonologica-como-trabalha-las
https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma
https://www.normaculta.com.br/classificacao-de-rimas/
http://www.abrelivros.org.br/home/index.php/noticias/7864-oito-erros-sobre-alfabetizacao
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail;
- Opcionais: canais para aula ou reunião online, como Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma mensagem de áudio pelo WhatsApp, dirigida às crianças e às famílias, compartilhando que hoje irão escrever e ilustrar uma parlenda.
Se possível, utilize um dos canais online com grupos reduzidos de alunos (6 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com 4 crianças. Defina quais parlendas serão foco desta atividade.
Na sequência, siga as orientações do slide de introdução do plano de aula. Envie a primeira parlenda digitada, no WhatsApp do grupinho. Utilize letra maiúscula e diagramação correta de cada um dos versos, considere as observações e efetue algumas das orientações do slide de introdução. Efetue a 1ª e depois da 4ª à 6ª (marcadores de bolinhas); prossiga com a 8ª e envie a parlenda "Lá em cima do piano" digitada, no WhatsApp. Prossiga com as orientações de 11 a 16.
Desenvolvimento
Ainda nos grupinhos, prossiga observando as considerações e seguindo as orientações do slide de desenvolvimento do plano de aula. Verifique, antecipadamente, quantos possuem computador ou notebook em casa com o Word instalado. Aos alunos que não possuírem qualquer equipamento, oriente que efetuem a proposta no WhatsApp. Nesse caso, configure um grupinho (ou mais) dos que utilizarão exclusivamente esse canal de comunicação e escolha as parlendas mais curtas para eles.
Como a atividade será realizada individualmente, defina qual aluno escreve qual verso de uma mesma parlenda, no WhtasApp ou no Word. Oriente os grupinhos e procure interagir bastante através de áudios, acolha suas participações e incentive a reflexão sobre o sistema de escrita.
É importante considerar que as atividades remotas devem propiciar a interação entre a turma e da turma com você, e que a duração da aula remota deve ser bem mais curta do que em sala de aula.
Fechamento
Será necessário considerar a situação remota de ensino e aprendizagem, e orientar a turma a fazer a(s) atividade(s) de fechamento em casa e com autonomia, como tarefa. Proponha que copiem no caderno a parlenda que digitaram e façam uma ilustração bacana utilizando lápis grafite e lápis de cor.
ATENÇÃO, professor: a atividade é excelente para os alunos Silábicos e Silábicos-alfabéticos, mas não é indicada para os Alfabéticos, pois não há qualquer desafio para eles. Para os Alfabéticos, proponha a escrita de uma ou duas parlendas no caderno, já que é um texto memorizado.
Para os Pré-silábicos, proponha que escrevam uma lista de quatro palavras da parlenda. Lembre-se de que a 1ª palavra deve ter 4 sílabas, a 2ª deve ter 3, a 3ª, 2 sílabas, e a última deve ter apenas uma sílaba, sendo sempre nomes próprios. Atue individualmente com cada aluno (Pré-silábico) por meio de intervenções através do WhatsApp.
Convite às famílias
A família pode contribuir bastante ensinando ou aprendendo outras parlendas com a criança.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Parlendas para escrever - escrita de parlendas em painéis
Finalidade da aula: Escrever e ilustrar um painel de parlenda.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção dos sistema alfabético / Produção de texto oral
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09, EF01LP19
Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. Recitar parlendas com entonação adequada e observando as rimas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
NOBREGA, M. J. Salada, saladinha: parlendas. São Paulo: Moderna, 2005.
PRIETO, Heloisa. O Jogo da parlenda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao
https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/43/alfabetizacao-e-consciencia-fonologica-como-trabalha-las
https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma
https://www.normaculta.com.br/classificacao-de-rimas/
http://www.abrelivros.org.br/home/index.php/noticias/7864-oito-erros-sobre-alfabetizacao
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