Plano de Aula
Plano de aula: Sacola de histórias
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Intercâmbio de histórias
Por: Cíntia Diógenes
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esse plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: nessa sequência, os estudantes irão compartilhar histórias que misturam a vida real com ficção. A partir de um levantamento de histórias reais e divertidas vividas em família, trabalharão para transformá-las, introduzindo elementos ficcionais e traduzindo-as em formatos diversos, que serão compartilhados e apresentados a outras turmas da escola. A sequência é composta por 3 planos de aula que se relacionam entre si. O primeiro plano com tempo previsto para 1 aula (50 minutos) e o segundo e terceiro plano com tempo previsto para 2 aulas (100 minutos).
Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula (totalizando 50 minutos), este plano de aula apresenta a proposta da sequência para a turma destacando que as produções construídas serão apresentadas, posteriormente, aos estudantes de outras turmas, que podem ser também de outras séries. Os estudantes serão convidados a compartilhar com a turma alguma história das próprias vidas ou das famílias que sejam divertidas, inesperadas, diferentes ou imprevisíveis, criando um clima descontraído. Os alunos farão uma curadoria dessas histórias, para escolher aquelas que gostariam de compartilhar com outras turmas, trazendo novos elementos para elas.
Esse plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF35LP10, EF35LP20 e EF04MA28, contemplando os componentes de Matemática e Língua Portuguesa que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:
3 - Repertório cultural - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4 - Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Como adequar à sua realidade: o intento dessa sequência é promover a circulação dos estudantes e das produções por diferentes turmas, fortalecendo um processo de reconhecimento, exploração, produção e exposição de trabalhos autorais. Essa estrutura permite o uso de diferentes estratégias de mobilização e o trabalho com variados gêneros textuais e linguagens artísticas. Nessa proposição, sugerimos a construção de narrativas que misturem histórias reais a elementos ficcionais. Também é viável recorrer a outras formas artísticas, como, por exemplo, danças, pintura, desenho, artesanato etc. É importante ressaltar que, ao trabalhar com histórias reais dos estudantes, tenha cuidado na mediação docente para que as crianças e os adolescentes lidem com tais narrativas de modo respeitoso, evitando que sejam expostas a situações ou reações desrespeitosas, invasivas e vexaminosas. Uma boa estratégia para construir o cuidado em relação à história do outro é, no início da aula, você trazer algo que você e sua família vivenciaram e que seja curioso, inesperado e engraçado.
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros de Matemática e de Língua Portuguesa. O primeiro e o segundo planos podem ser realizados em aulas separadas. Já as aulas 3 e 4 podem ser sequenciadas, no mesmo dia. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e especificidades da sequência.
Ação prévia: peça para os alunos conversarem com a família sobre uma história que tenha acontecido com o aluno e que seja curiosa, inesperada e engraçada. Solicite que escrevam o relato a história em uma folha (disponível nos materiais complementares desta aula) e entreguem a você um objeto/imagem que simbolize a experiência, para compartilhar com a turma. Reúna todos os objetos/imagens em uma sacola para realizar a atividade ao longo dessa aula.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência favorece a colaboração e a iniciativa por oportunizar que os estudantes trabalhem em grupos e acordem sobre as decisões acerca das produções. Ela prevê um lugar de protagonismo, pois as histórias pessoais deverão ser a base para a construção de novas narrativas, sempre partindo de ideias dos próprios estudantes. Também envolve planejamento, criatividade e imaginação no processo de construção das narrativas.
Materiais necessários: sacola plástica/cesto grande que caibam todos os objetos/imagens trazidos pelos alunos; texto produzido pelos alunos previamente com as histórias, materiais complementares impressos (um por aluno); lápis, borracha.
Material complementar:
- Folha: Minha história. Disponível nos materiais complementares. Acesso em: 29 abr. 2020.
- Trecho do livro: Transplante de menina. Disponível nos materiais complementares. Acesso em: 29 abr. 2020.
- Folha de votação. Disponível nos materiais complementares. Acesso em: 29 abr. 2020.
Para você saber mais: aqui disponibilizamos materiais de embasamento e aprofundamento para que o professor possa utilizar para conhecimento próprio ou, caso julgue interessante, com a turma.
- Plano de aula: A nossa identidade. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5960/a-nossa-identidade . Acesso em: 26 fev. 2020.
- Plano de aula: Histórias Reais: Relato oral como fonte de análise histórica. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5831/historias-reais-relato-oral-como-fonte-de-analise-historica . Acesso em: 26 fev. 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: nesse primeiro momento, inicie uma discussão com a turma por meio dos seguintes questionamentos:
- O que seria intercâmbio?
- O que vocês acham que faremos nessa sequência, de acordo com o título dela, Intercâmbio de histórias?
Aproveite a oportunidade para envolver os alunos na proposta da sequência, estimulando a curiosidade e a participação deles. Permita que emitam opiniões e não dê respostas sobre a temática da sequência, apenas envolva-os com questionamentos instigantes.
Após a discussão, apresente a proposta da sequência para a turma. Inicie informando o nome da sequência, Intercâmbio de histórias, e o objetivo da aula: compartilhar histórias reais e divertidas vivenciadas em família. Nela, os estudantes farão uma curadoria dessas histórias, para escolher aquelas que gostariam de compartilhar com outras turmas, trazendo novos elementos para elas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA