Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula aborda conceitos relacionados às etapas que compõem o ciclo de vida de diferentes seres vivos. Para o desenvolvimento desta proposta, os alunos são convidados a analisar imagens de espécimes em diferentes situações. Realizada a análise, as imagens deverão ser organizadas de maneira cronológica, considerando os fatos ocorridos. Para concluir, os alunos deverão comparar seus esquemas com os de outros colega. Essa comparação servirá para que os alunos reconheçam que todos os seres vivos nascem, crescem, reproduzem, envelhecem e depois morrem.
Materiais necessários para a aula: Fichas impressas, tesoura, cola e acesso a internet.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Dê início a aula fazendo a leitura do título “O ciclo de vida dos seres vivos”, esclareça que nesta aula eles conhecerão as etapas que envolvem o ciclo de vida dos seres vivos, observando e produzindo esquemas. Na sequência, apresente o contexto.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Comente com os alunos que eles assistirão a um trecho de 4 minutos do filme “O rei leão”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EOVp4tb5Fn0. Se achar interessante, questione-os com as seguintes indagações: “Vocês conhecem esse filme?”, “Qual é a história contada pelo filme?”. Aperte o play e quando o vídeo estiver concluído, faça os próximo questionamentos: “Do que se trata este pequeno trecho do filme?”, “A música que vocês acabaram de escutar chama-se ‘ciclo sem fim’, por que será que ela tem esse nome? O que vocês acham?”. Anote as respostas dadas pela turma utilizando o quadro e volte a elas no momento da sistematização. Em seguida, apresente a questão disparadora.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a questão disparadora e anote as respostas dos alunos no quadro e as retome no momento da sistematização, logo após, siga para o mão na massa.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minuto
Orientações: Para dar início ao mão na massa, oriente-os dizendo que eles trabalharão em duplas, cada dupla receberá uma ficha com imagens de seres vivos, na sequência e com as imagens em mãos, os alunos devem observar características comportamentais e físicas do espécime, recortar as imagens e organizá-las de maneira cronológica em uma segunda ficha. Quando as duplas finalizarem suas produções, projete o próximo slide e promova um momento reflexivo.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Para estimular um momento reflexivo perante as produções realizadas pelas duplas, questione-os utilizando seguintes perguntas: “Compare os esquemas produzidos por você e seu colega com o de outras duplas, existe alguma semelhança entre eles?”, “Você trocaria alguma imagem de lugar?”, “Analisando suas produções, existem semelhanças entre as situações que estão ocorrendo nas imagens? Quais?”. Em seguida, proponha a criação de novas legendas para as situações, como por exemplo: “Nascimento”, “Crescimento”, “Reprodução”, “Envelhecimento” “Morte”, para concluir, pergunte aos alunos se todos os seres analisados por eles passam pelas mesmas etapas, espera-se neste momento que os alunos tenham conseguido comparar os esquemas e percebido que todos os seres passam pelas mesmas fases.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para concluir, faça a leitura das informações presentes neste slide e depois retome as respostas dadas pelos alunos à questão disparadora e requeira que complementem suas respostas com os novos conhecimentos adquiridos nesta aula. Se achar necessário, volte também às respostas dadas para as questões presentes no contexto e explique que o trecho que foi visto refere-se ao nascimento de um novo ser e o nome da música faz menção a continuidade da vida promovida pela etapa de reprodução dos seres vivos, ou seja, a perpetuação da espécie. Quando finalizar as explicações, convide os alunos a produzir uma pequena história com o tema: “Todos os seres vivos possuem um ciclo de vida”.
Você pode ir além: Para aprofundar os conhecimentos acerca dessa temática, proponha como tarefa de casa a construção de ciclos de vida dos animais que vivem pertinho deles, como cachorro, gato, passarinho, coelho, etc. Nesta construção, os alunos podem utilizar desenhos, figuras e informações para representar o ciclo. Solicite que tragam os trabalhos finalizados de casa e promova um momento de apresentação e troca de ideias, se achar interessante, exponha os trabalhos dos alunos em um local apropriado.