Plano de Aula
Plano de aula: Apresentando as novas histórias
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Intercâmbio de histórias
Por: Cíntia Diógenes
Aula
Sobre esse plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: nessa sequência, os estudantes vão compartilhar histórias que misturam a vida real com ficção. A partir de um levantamento de histórias reais e divertidas vividas em família, trabalharão para transformá-las, introduzindo elementos ficcionais e traduzindo-as em formatos diversos, que serão compartilhados e apresentados a outras turmas da escola. A sequência é composta de 3 planos de aula que se relacionam entre si. O primeiro plano com tempo previsto para 1 aula (50 minutos) e o segundo e terceiro planos com tempo previsto para 2 aulas (100 minutos).
Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de duas aulas (totalizando 100 minutos), este plano de aula será dedicado à produção das narrativas pelos grupos, conforme o planejamento, e para a apresentação dos grupos às turmas destinadas. Para a circulação das produções dos estudantes, os professores, em conjunto com os estudantes, organizarão uma dinâmica em que circularão por outros espaços e turmas da escola, compartilhando as histórias. Ao final de cada apresentação, acontecerá uma conversa com os espectadores para saber o que acharam da performance.
Esse plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF35LP10, EF35LP20 e EF04MA28, contemplando os componentes Matemática e Língua Portuguesa que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:
3 - Repertório cultural - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4 - Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Como adequar à sua realidade: o intento dessa sequência é promover a circulação dos estudantes e das produções por diferentes turmas, fortalecendo um processo de reconhecimento, exploração, produção e exposição de trabalhos autorais. Essa estrutura permite o uso de diferentes estratégias de mobilização e o trabalho com variados gêneros textuais e linguagens artísticas. Nessa proposição, sugerimos a construção de narrativas que misturem histórias reais a elementos ficcionais. Também é viável recorrer a outras formas artísticas, como, por exemplo, danças, pintura, desenho, artesanato etc. É importante ressaltar que, ao trabalhar com histórias reais dos estudantes, tenha cuidado na mediação docente para que as crianças e os adolescentes lidem com tais narrativas de modo respeitoso, evitando que sejam expostas à situações ou reações desrespeitosas, invasivas e vexaminosas. Uma boa estratégia para construir o cuidado em relação à história do outro é, no início da aula, você trazer algo que você e sua família vivenciaram e que seja curioso, inesperado e engraçado.
Organização das aulas: Essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros de Matemática e Língua Portuguesa. O primeiro e o segundo planos podem ser realizados em aulas separadas. Já as aulas 3 e 4 podem ser sequenciadas, no mesmo dia. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.
Ação prévia: baseados no planejamento feito na aula anterior, os alunos deverão produzir os materiais necessários e trazer os recursos que serão utilizados durante a apresentação para outras turmas da escola. Ressalte a necessidade de os grupos levarem todos esses materiais, sem esquecerem de nada, pois, se não dispuserem desses materiais no dia dessa aula, precisarão realizar adaptações improvisadas que podem prejudicar a qualidade da apresentação. Caso julgue mais proveitoso, os grupos podem ter um momento de preparação desses recursos em uma outra aula, anterior a esta, para já deixarem os materiais produzidos sob a tutela do professor. Além disso, faz-se necessária a negociação com a equipe gestora e demais professores da escola sobre o dia, local e horário propício para a apresentação dos alunos. Medeie a formação de uma comissão de alunos que vão realizar essa negociação e decidir, em parceria com toda a turma, os pontos que farão parte da pauta a ser discutida.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência favorece a colaboração e a iniciativa por oportunizar que os estudantes trabalhem em grupos e acordem sobre as decisões acerca das produções. Ela prevê um lugar de protagonismo, pois as histórias pessoais deverão ser a base para a construção de novas narrativas, sempre partindo de ideias dos próprios estudantes. Também envolve planejamento, criatividade e imaginação no processo de construção das narrativas.
Materiais necessários: planejamento produzido na aula anterior e os materiais e recursos especificados nele para a organização da apresentação; folha: “O que eu fiz que nunca havia feito antes?” (Disponível nos materiais complementares deste plano.) De preferência, imprima em folha A3; lápis, borracha; Post-its.
Material complementar:
- Tabela: O que eu fiz que nunca havia feito antes? Disponível nos materiais complementares. Acesso em: 29 abr. 2020.
Para você saber mais: aqui disponibilizamos materiais de embasamento e aprofundamento para que o professor possa utilizar para conhecimento próprio ou, caso julgue interessante, com a turma.
- Plano de aula: Como desenvolver identidade e autonomia em crianças. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7762/como-desenvolver-identidade-e-autonomia-em-criancas. Acesso em: 26 fev. 2020.
- Plano de aula: A nossa identidade. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5960/a-nossa-identidade. Acesso em: 26 fev. 2020.
- Plano de aula: Histórias Reais: Relato oral como fonte de análise histórica. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5831/historias-reais-relato-oral-como-fonte-de-analise-historica. Acesso em: 26 fev. 2020.
#novaescolaemcasa: para que essa sequência seja realizada fora de escola, oriente que algum adulto converse com o estudante sobre histórias reais e divertidas, vividas em família. É interessante que sejam utilizados recursos como fotografias e objetos que remetam a esses momentos. O aluno deve selecionar uma das histórias para realizar uma adaptação, utilizando um formato que não seja narrativo e incluindo elementos ficcionais à história original. Oriente o adulto a levantar os seguintes questionamentos:
- Qual história você vai adaptar?
- Em qual formato você vai adaptar a história? Por que escolheu esse formato?
- Está sentindo alguma dificuldade na produção da adaptação da história?
- Lembre-se de que você precisa incluir elementos ficcionais na adaptação da história. Você já pensou em quais elementos introduzirá?
- Quais elementos reais você acha que devem permanecer na história? Por quê?
- Como fará a apresentação?
- Precisará de algum recurso?
Após essa discussão, oriente o adulto a colaborar no planejamento da apresentação. Para isso, pode utilizar meios digitais, como vídeos em redes sociais, caso disponham de recursos tecnológicos, ou ser uma apresentação para os membros da família que convivem na mesma casa.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: exponha para a turma o objetivo dessa atividade: produzir histórias que misturam a vida real com ficção, traduzindo-as em diversos formatos e apresentando-as para outras turmas da escola. Para isso, oriente que os mesmos grupos que se reuniram na aula anterior devem se reunir novamente e retomar o planejamento que idealizaram. Solicite que eles verifiquem se dispõem de todos os materiais/recursos para a apresentação da história e/ou o que precisam adaptar. Peça que registrem as possíveis alterações na folha de planejamento, a fim de que produzam a nova história tendo como base esse planejamento.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA