Plano de Aula

Plano de aula: Minha história, nossa história

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Intercâmbio de histórias

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esse plano
Sobre esse plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: nessa sequência, os estudantes vão compartilhar histórias que misturam a vida real com ficção. A partir de um levantamento de histórias reais e divertidas vividas em família, trabalharão para transformá-las, introduzindo elementos ficcionais e traduzindo-as em formatos diversos, que serão compartilhados e apresentados a outras turmas da escola. A sequência é composta por 3 planos de aula que se relacionam entre si. O primeiro plano com tempo previsto para 1 aula (50 minutos) e o segundo e terceiro plano com tempo previsto para 2 aulas (100 minutos).

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de duas aulas (totalizando 100 minutos), este plano de aula propõe que a turma se divida em grupos de acordo com o interesse individual pelas histórias previamente selecionadas. Os alunos se engajarão na tarefa de traduzi-las para um formato de narrativa que seja compartilhável - pode ser um texto escrito, mas também um vídeo, uma esquete e assim por diante. Os grupos serão desafiados a inserir elementos ficcionais (sejam eles elementos fantásticos, reapropriados de outras histórias contadas na sala ou conhecidas por eles na internet ou outros meios). A aula é dedicada ao planejamento da ação, ou seja, à definição de como será a narrativa produzida por cada grupo e como irão construí-la.

Esse plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF35LP10, EF35LP20 e EF04MA28, contemplando os componentes de Matemática e Língua Portuguesa que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:

3 - Repertório cultural - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4 - Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Como adequar à sua realidade: o intento dessa sequência é promover a circulação dos estudantes e das produções por diferentes turmas, fortalecendo um processo de reconhecimento, exploração, produção e exposição de trabalhos autorais. Essa estrutura permite o uso de diferentes estratégias de mobilização e o trabalho com variados gêneros textuais e linguagens artísticas. Nessa proposição, sugerimos a construção de narrativas que misturem histórias reais a elementos ficcionais. Também é viável recorrer a outras formas artísticas, como, por exemplo, danças, pintura, desenho, artesanato etc. É importante ressaltar que, ao trabalhar com histórias reais dos estudantes, tenha cuidado na mediação docente para que as crianças e os adolescentes lidem com tais narrativas de modo respeitoso, evitando que sejam expostas à situações ou reações desrespeitosas, invasivas e vexaminosas. Uma boa estratégia para construir o cuidado em relação à história do outro é, no início da aula, você trazer algo que você e sua família vivenciaram e que seja curioso, inesperado e engraçado.

Organização das aulas: esta sequência pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros de Matemática e de Língua Portuguesa. O primeiro e o segundo planos podem ser realizados em aulas separadas. Já as aulas 3 e 4 podem ser sequenciadas, no mesmo dia. Organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e especificidades da sequência.

Ação prévia: inicie a aula retomando as folhas de votação preenchidas pelos alunos na aula anterior. Durante a aula, os alunos também devem ter acesso ao texto produzido por eles, para que possam planejar a tradução das histórias a fim de serem contadas para outras turmas.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência favorece a colaboração e a iniciativa por oportunizar que os estudantes trabalhem em grupos e acordem sobre as decisões acerca das produções. Ela prevê um lugar de protagonismo, pois as histórias pessoais deverão ser a base para a construção de novas narrativas, sempre partindo de ideias dos próprios estudantes. Também envolve planejamento, criatividade e imaginação no processo de construção das narrativas.

Materiais necessários: Lápis, borracha, recursos tecnológicos para produção de gráfico (computador, retroprojetor).

Material complementar:

  • Tabela: Minha história, nossa história.

Para você saber mais: aqui, disponibilizamos materiais de embasamento e aprofundamento para que o professor possa utilizar para conhecimento próprio ou, caso julgue interessante, com a turma.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: a atividade que será feita agora tem como objetivo realizar a apuração da votação realizada na aula passada e fazer uma análise gráfica dos resultados. Para isso, solicite que os alunos se dividam em seis grupos, de preferência com a mesma quantidade de alunos em cada grupo. Apresente as cartelas de votação que os estudantes preencheram na aula passada e divida a quantidade igualmente para os seis grupos. Solicite que os alunos façam a contagem dos votos e registre o título das histórias e o número de votos que cada uma recebeu.

Passe entre os grupos e observe as estratégias que os alunos estão utilizando para fazer as contagens e registros. Como sugestão, utilize os seguintes questionamentos:

- Quantos papéis de votação vocês receberam?

- Quais histórias foram votadas?

- Como vocês estão realizando a contagem dos votos?

- Como estão registrando o que estão apurando?

- Seria possível construir um gráfico com o número de votos de cada história? Como ele ficaria?

- Alguém do grupo está responsável por conferir os votos?

- Por que é importante que alguém confira os registros dos votos?

Após cada grupo finalizar a contagem dos votos das cartelas, anuncie que chegou o momento de socializar os resultados para definirem as as histórias escolhidas pela turma para serem traduzidas e contadas para a escola.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA