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Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - A evolução dos direitos das crianças

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre A evolução dos direitos das crianças

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI5 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: folha A4 branca, lápis de cor, cartolina, canetinha, textos impressos, projetor, computador.

Material complementar:

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o objetivo para os alunos. No momento da leitura enfatiza a palavra “conquista”. E assim que terminar questione: por que podemos falar em conquista dos direitos das crianças e adolescentes?

Pode ser que alguns alunos respondam que não houve conquistas nesse sentido, outros podem dizer que crianças e adolescentes não têm direitos. E nesse momento o professor vai confirmar que os direitos de crianças e adolescentes é algo relativamente novo, se levarmos em consideração a história do homem.

Posteriormente levante essa outra questão: quais os direitos fundamentais que garantem às crianças e adolescentes a cidadania?

As respostas podem variar. Mas é importante oferecer as respostas corretas: vida, liberdade, alimentação, saúde, educação, moradia e segurança.

Para você saber mais: para entender mais sobre o que são os direitos fundamentais acesse:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e deixe um breve momento para reflexão pessoal acerca das imagens. A proposta é causar impacto pela diferença das condições de vidas das crianças e adolescentes nas imagens.

Observando as imagens da esquerda para direita temos:

Peça aos alunos para descreverem as possíveis condições de vida das crianças e adolescentes das imagens. Divida a sala em dois grupos:

  • Grupo 1 - vai elencar os direitos das crianças das imagens 1 e 4.
  • Grupo 2 - vai elencar os direitos das crianças das imagens 2 e 3.

Eles farão a anotação desses direitos numa folha de papel. Esse momento não deve ultrapassar 3 minutos.

Importante: oriente para que eles anotem que direitos essas crianças têm ou deveriam ter, e não as condições de vida. Por exemplo: direito de frequentar a escola.

Na sequência peça que um aluno de cada grupo leia o que foi escrito. É possível que os direitos apresentados sejam parecidos ou que definam que todas as crianças têm direito a uma vida digna.

Proponha um debate sobre as imagens e lança as seguintes questões:

  • Os direitos das crianças e adolescentes estão sendo de fatos cumpridos?
  • Como é possível perceber o descaso com as crianças das imagens 1 e 4?
  • Seria possível garantir que os direitos fossem realmente para todos?

Como adequar à sua realidade: o professor pode propor uma pesquisa de imagens da realidade das crianças da localidade onde a escola está inserida. Ou ainda propor que os alunos tragam imagens ou fotos da infância de familiares.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: não há a necessidade de projeção desse slide. O trecho será impresso e entregue para os alunos.

Relatos de trabalho infantil, clique nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5GXdaY3FsRyyHqGCvR2DvtmtBdWXb9FSRewb2CEQMyEBehRQN6jgweEB33cD/his5-05und01-relatos-de-trabalho-infantil.pdf

Os trechos dos depoimentos do documento são de momentos da Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra a partir do século XVIII, e por isso é bom fazer essa ligação do tempo histórico da fonte. Faça um breve relato sobre o que foi a Revolução Industrial.

Durante a leitura peça aos alunos que destaquem no textos os trechos que eles consideram uma grave violação dos direitos das crianças e adolescentes. Lembrando que o primeiro trecho é o relato de uma pessoa que era criança naquele momento, e o outro pode ser de uma pessoa que de certa forma não aceitava as condições de trabalho dessas crianças.

Uma outra forma de trabalhar esse trecho seria buscar imagens de trabalho infantil. Se a escola tiver disponibilidade de internet, é possível para quem tiver smartphone levar para uma pesquisa durante o momento da aula.

Para você saber mais:

Problematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: não há a necessidade de projeção desse slide. O trecho será impresso e entregue para os alunos.

As Nações Unidas e o UNICEF, clique nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6jUuVk3a4cs9NdYjACSDQBGKbChfkDdR7cBcqVYQkkkyCmxNcv8XtXQJ49RT/his5-05und01-as-nacoes-unidas-e-o-unicef.pdf

Durante a leitura desse texto há a necessidade de explicar o que é a ONU (Organização das Nações Unidas) e como ela como organização mundial interfere nas políticas públicas e de defesa dos direitos humanos.

E ressaltar que após a segunda Guerra Mundial (11 de Dezembro de 1946), em virtude de crimes de guerra contra crianças e adolescentes, a ONU funda o UNICEF para que possa acompanhar as políticas dos países em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Logo UNICEF. DIsponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:UNICEF_Logo.png. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.

Para complementar a fonte, se for possível, explore junto com os alunos o site do UNICEF no Brasil, que contém várias informações sobre como o órgão age para garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Para você saber mais:

Problematização - parte 3 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e explique que o ECA é uma lei brasileira que proteje as crianças e adolescentes.

Imprima o texto - Pequena história do ECA, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JAqqXsRWeBSZuUjKVaSbc8FGmMfTRdxHKwMx83BcSzCEWEFKpJe4JcvFBZhM/his5-05und01-pequena-historia-do-eca.pdf

Leia com os alunos o conteúdo do slide. Após a leitura do texto e do slide, peça que cada aluno faça um breve reflexão sobre a questão dos direitos das crianças e adolescentes. A reflexão pode ser anotada no caderno mas deve seguir a seguinte questão: Os direitos de crianças e adolescentes só começaram a valer após grandes conquistas?

Ao invés de imprimir, é possível levar os alunos para o laboratório de informática ou permitir o uso de smartphone em sala para que os próprios alunos pesquisem sobre a História dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos. DIvida a turma em 2 grupos. E entregue materiais específicos para cada grupo.

  • Grupo 1 - papel A4 branco e lápis de cor
  • Grupo 2 - cartolina e pincel atômico ou canetinha

Orienta os alunos a criarem um material de propaganda sobre os direitos das crianças e adolescentes. Um grupo irá confeccionar panfletos com informações sobre os direitos e outro grupo irá criar cartazes com imagens ou frases de expressão que revelem a importância de garantir o cumprimento desses direitos.

As atividades após concluídas deverão ser afixadas nos corredores da escola de modo que outros alunos tenham acesso a essa informação.

Se a escola disponibilizar impressão de imagens, os alunos podem pesquisar imagens que retratem o não cumprimento dos direitos expressos no ECA, como material para confecção dos cartazes.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI5 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: folha A4 branca, lápis de cor, cartolina, canetinha, textos impressos, projetor, computador.

Material complementar:

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o objetivo para os alunos. No momento da leitura enfatiza a palavra “conquista”. E assim que terminar questione: por que podemos falar em conquista dos direitos das crianças e adolescentes?

Pode ser que alguns alunos respondam que não houve conquistas nesse sentido, outros podem dizer que crianças e adolescentes não têm direitos. E nesse momento o professor vai confirmar que os direitos de crianças e adolescentes é algo relativamente novo, se levarmos em consideração a história do homem.

Posteriormente levante essa outra questão: quais os direitos fundamentais que garantem às crianças e adolescentes a cidadania?

As respostas podem variar. Mas é importante oferecer as respostas corretas: vida, liberdade, alimentação, saúde, educação, moradia e segurança.

Para você saber mais: para entender mais sobre o que são os direitos fundamentais acesse:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e deixe um breve momento para reflexão pessoal acerca das imagens. A proposta é causar impacto pela diferença das condições de vidas das crianças e adolescentes nas imagens.

Observando as imagens da esquerda para direita temos:

Peça aos alunos para descreverem as possíveis condições de vida das crianças e adolescentes das imagens. Divida a sala em dois grupos:

  • Grupo 1 - vai elencar os direitos das crianças das imagens 1 e 4.
  • Grupo 2 - vai elencar os direitos das crianças das imagens 2 e 3.

Eles farão a anotação desses direitos numa folha de papel. Esse momento não deve ultrapassar 3 minutos.

Importante: oriente para que eles anotem que direitos essas crianças têm ou deveriam ter, e não as condições de vida. Por exemplo: direito de frequentar a escola.

Na sequência peça que um aluno de cada grupo leia o que foi escrito. É possível que os direitos apresentados sejam parecidos ou que definam que todas as crianças têm direito a uma vida digna.

Proponha um debate sobre as imagens e lança as seguintes questões:

  • Os direitos das crianças e adolescentes estão sendo de fatos cumpridos?
  • Como é possível perceber o descaso com as crianças das imagens 1 e 4?
  • Seria possível garantir que os direitos fossem realmente para todos?

Como adequar à sua realidade: o professor pode propor uma pesquisa de imagens da realidade das crianças da localidade onde a escola está inserida. Ou ainda propor que os alunos tragam imagens ou fotos da infância de familiares.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: não há a necessidade de projeção desse slide. O trecho será impresso e entregue para os alunos.

Relatos de trabalho infantil, clique nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5GXdaY3FsRyyHqGCvR2DvtmtBdWXb9FSRewb2CEQMyEBehRQN6jgweEB33cD/his5-05und01-relatos-de-trabalho-infantil.pdf

Os trechos dos depoimentos do documento são de momentos da Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra a partir do século XVIII, e por isso é bom fazer essa ligação do tempo histórico da fonte. Faça um breve relato sobre o que foi a Revolução Industrial.

Durante a leitura peça aos alunos que destaquem no textos os trechos que eles consideram uma grave violação dos direitos das crianças e adolescentes. Lembrando que o primeiro trecho é o relato de uma pessoa que era criança naquele momento, e o outro pode ser de uma pessoa que de certa forma não aceitava as condições de trabalho dessas crianças.

Uma outra forma de trabalhar esse trecho seria buscar imagens de trabalho infantil. Se a escola tiver disponibilidade de internet, é possível para quem tiver smartphone levar para uma pesquisa durante o momento da aula.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: não há a necessidade de projeção desse slide. O trecho será impresso e entregue para os alunos.

As Nações Unidas e o UNICEF, clique nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6jUuVk3a4cs9NdYjACSDQBGKbChfkDdR7cBcqVYQkkkyCmxNcv8XtXQJ49RT/his5-05und01-as-nacoes-unidas-e-o-unicef.pdf

Durante a leitura desse texto há a necessidade de explicar o que é a ONU (Organização das Nações Unidas) e como ela como organização mundial interfere nas políticas públicas e de defesa dos direitos humanos.

E ressaltar que após a segunda Guerra Mundial (11 de Dezembro de 1946), em virtude de crimes de guerra contra crianças e adolescentes, a ONU funda o UNICEF para que possa acompanhar as políticas dos países em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Logo UNICEF. DIsponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:UNICEF_Logo.png. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.

Para complementar a fonte, se for possível, explore junto com os alunos o site do UNICEF no Brasil, que contém várias informações sobre como o órgão age para garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e explique que o ECA é uma lei brasileira que proteje as crianças e adolescentes.

Imprima o texto - Pequena história do ECA, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JAqqXsRWeBSZuUjKVaSbc8FGmMfTRdxHKwMx83BcSzCEWEFKpJe4JcvFBZhM/his5-05und01-pequena-historia-do-eca.pdf

Leia com os alunos o conteúdo do slide. Após a leitura do texto e do slide, peça que cada aluno faça um breve reflexão sobre a questão dos direitos das crianças e adolescentes. A reflexão pode ser anotada no caderno mas deve seguir a seguinte questão: Os direitos de crianças e adolescentes só começaram a valer após grandes conquistas?

Ao invés de imprimir, é possível levar os alunos para o laboratório de informática ou permitir o uso de smartphone em sala para que os próprios alunos pesquisem sobre a História dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos. DIvida a turma em 2 grupos. E entregue materiais específicos para cada grupo.

  • Grupo 1 - papel A4 branco e lápis de cor
  • Grupo 2 - cartolina e pincel atômico ou canetinha

Orienta os alunos a criarem um material de propaganda sobre os direitos das crianças e adolescentes. Um grupo irá confeccionar panfletos com informações sobre os direitos e outro grupo irá criar cartazes com imagens ou frases de expressão que revelem a importância de garantir o cumprimento desses direitos.

As atividades após concluídas deverão ser afixadas nos corredores da escola de modo que outros alunos tenham acesso a essa informação.

Se a escola disponibilizar impressão de imagens, os alunos podem pesquisar imagens que retratem o não cumprimento dos direitos expressos no ECA, como material para confecção dos cartazes.

Para você saber mais:

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