Relatos de trabalho infantil
Plano de Aula
Plano de aula: A evolução dos direitos das crianças
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania como conquista histórica
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI5 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: folha A4 branca, lápis de cor, cartolina, canetinha, textos impressos, projetor, computador.
Material complementar:
- Relatos de trabalho infantil, clique nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5GXdaY3FsRyyHqGCvR2DvtmtBdWXb9FSRewb2CEQMyEBehRQN6jgweEB33cD/his5-05und01-relatos-de-trabalho-infantil.pdf
- As Nações Unidas e o UNICEF, clique nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6jUuVk3a4cs9NdYjACSDQBGKbChfkDdR7cBcqVYQkkkyCmxNcv8XtXQJ49RT/his5-05und01-as-nacoes-unidas-e-o-unicef.pdf
- Pequena história do ECA, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JAqqXsRWeBSZuUjKVaSbc8FGmMfTRdxHKwMx83BcSzCEWEFKpJe4JcvFBZhM/his5-05und01-pequena-historia-do-eca.pdf
Para você saber mais:
- Significado dos direitos fundamentais. Significados. Disponível em: https://www.significados.com.br/direitos-fundamentais/. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- LORENZI, Gisella Werneck. Uma breve história dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. Fundação Telefônica. 30/112016. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/uma-breve-historia-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-no-brasil/. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- LOPES, Jacqueline Paulino e, FERREIRA, Larissa Monforte. Breve histórico dos direitos das crianças e dos adolescentes e as inovações do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 12.010/09. Portal Metodista de Periódicos Científicos e Acadêmicos. DIsponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/RFD/article/view/1967/1972. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- BOLICO, Regina. As crianças como mão de obra na Revolução Industrial. 10/01/2017. Disponível em: http://regininha-atividadesescolares.blogspot.com/2017/01/as-criancas-como-mao-de-obra-na.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+Regininha-AtividadesEscolares+(Regininha+-+atividades+escolares). Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- Resumo - Revolução Industrial. Disponivel em: https://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- Conheça a ONU. Disponível em: https://nacoesunidas.org/conheca/. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- Sobre o UNICEF. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/sobre-o-unicef. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- ECA: conheça o Estatuto da Criança e do Adolescente. ChildFund Brasil. DIsponível em: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/eca-estatuto-da-crianca-e-adolescente/. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o objetivo para os alunos. No momento da leitura enfatiza a palavra “conquista”. E assim que terminar questione: por que podemos falar em conquista dos direitos das crianças e adolescentes?
Pode ser que alguns alunos respondam que não houve conquistas nesse sentido, outros podem dizer que crianças e adolescentes não têm direitos. E nesse momento o professor vai confirmar que os direitos de crianças e adolescentes é algo relativamente novo, se levarmos em consideração a história do homem.
Posteriormente levante essa outra questão: quais os direitos fundamentais que garantem às crianças e adolescentes a cidadania?
As respostas podem variar. Mas é importante oferecer as respostas corretas: vida, liberdade, alimentação, saúde, educação, moradia e segurança.
Para você saber mais: para entender mais sobre o que são os direitos fundamentais acesse:
- Significado dos direitos fundamentais. Significados. Disponível em: https://www.significados.com.br/direitos-fundamentais/. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete esse slide para os alunos e deixe um breve momento para reflexão pessoal acerca das imagens. A proposta é causar impacto pela diferença das condições de vidas das crianças e adolescentes nas imagens.
Observando as imagens da esquerda para direita temos:
- Imagem 1 - Duas crianças na favela.Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/crian%C3%A7as-favelas-pobreza-pobre-2876359/. Acesso em 26 de fevereiro de 2019.
- Imagem 2 - Crianças e sua professora realizando uma atividade de leitura. Disponível no Banco de Imagens.
- Imagem 3 - Jovens sentados à mesa na hora da refeição. Disponível no Banco de Imagens.
- Imagem 4 - Crianças usando roupas gastas e uma descalça. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/indiana-%C3%ADndios-crian%C3%A7as-pobre-3602851/. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
Peça aos alunos para descreverem as possíveis condições de vida das crianças e adolescentes das imagens. Divida a sala em dois grupos:
- Grupo 1 - vai elencar os direitos das crianças das imagens 1 e 4.
- Grupo 2 - vai elencar os direitos das crianças das imagens 2 e 3.
Eles farão a anotação desses direitos numa folha de papel. Esse momento não deve ultrapassar 3 minutos.
Importante: oriente para que eles anotem que direitos essas crianças têm ou deveriam ter, e não as condições de vida. Por exemplo: direito de frequentar a escola.
Na sequência peça que um aluno de cada grupo leia o que foi escrito. É possível que os direitos apresentados sejam parecidos ou que definam que todas as crianças têm direito a uma vida digna.
Proponha um debate sobre as imagens e lança as seguintes questões:
- Os direitos das crianças e adolescentes estão sendo de fatos cumpridos?
- Como é possível perceber o descaso com as crianças das imagens 1 e 4?
- Seria possível garantir que os direitos fossem realmente para todos?
Como adequar à sua realidade: o professor pode propor uma pesquisa de imagens da realidade das crianças da localidade onde a escola está inserida. Ou ainda propor que os alunos tragam imagens ou fotos da infância de familiares.
Para você saber mais:
- LORENZI, Gisella Werneck. Uma breve história dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. Fundação Telefônica. 30/112016. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/uma-breve-historia-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-no-brasil/. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- LOPES, Jacqueline Paulino e, FERREIRA, Larissa Monforte. Breve histórico dos direitos das crianças e dos adolescentes e as inovações do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 12.010/09. Portal Metodista de Periódicos Científicos e Acadêmicos. DIsponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/RFD/article/view/1967/1972. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- BOLICO, Regina. As crianças como mão de obra na Revolução Industrial. 10/01/2017. Disponível em: http://regininha-atividadesescolares.blogspot.com/2017/01/as-criancas-como-mao-de-obra-na.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+Regininha-AtividadesEscolares+(Regininha+-+atividades+escolares). Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
Problematização - parte 1
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: não há a necessidade de projeção desse slide. O trecho será impresso e entregue para os alunos.
Relatos de trabalho infantil, clique nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5GXdaY3FsRyyHqGCvR2DvtmtBdWXb9FSRewb2CEQMyEBehRQN6jgweEB33cD/his5-05und01-relatos-de-trabalho-infantil.pdf
Os trechos dos depoimentos do documento são de momentos da Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra a partir do século XVIII, e por isso é bom fazer essa ligação do tempo histórico da fonte. Faça um breve relato sobre o que foi a Revolução Industrial.
Durante a leitura peça aos alunos que destaquem no textos os trechos que eles consideram uma grave violação dos direitos das crianças e adolescentes. Lembrando que o primeiro trecho é o relato de uma pessoa que era criança naquele momento, e o outro pode ser de uma pessoa que de certa forma não aceitava as condições de trabalho dessas crianças.
Uma outra forma de trabalhar esse trecho seria buscar imagens de trabalho infantil. Se a escola tiver disponibilidade de internet, é possível para quem tiver smartphone levar para uma pesquisa durante o momento da aula.
Para você saber mais:
- Resumo - Revolução Industrial. Disponivel em: https://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- BOLICO, Regina. As crianças como mão de obra na Revolução Industrial. 10/01/2017. Disponível em: http://regininha-atividadesescolares.blogspot.com/2017/01/as-criancas-como-mao-de-obra-na.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+Regininha-AtividadesEscolares+(Regininha+-+atividades+escolares). Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
Problematização - parte 2
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: não há a necessidade de projeção desse slide. O trecho será impresso e entregue para os alunos.
As Nações Unidas e o UNICEF, clique nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6jUuVk3a4cs9NdYjACSDQBGKbChfkDdR7cBcqVYQkkkyCmxNcv8XtXQJ49RT/his5-05und01-as-nacoes-unidas-e-o-unicef.pdf
Durante a leitura desse texto há a necessidade de explicar o que é a ONU (Organização das Nações Unidas) e como ela como organização mundial interfere nas políticas públicas e de defesa dos direitos humanos.
E ressaltar que após a segunda Guerra Mundial (11 de Dezembro de 1946), em virtude de crimes de guerra contra crianças e adolescentes, a ONU funda o UNICEF para que possa acompanhar as políticas dos países em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Logo UNICEF. DIsponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:UNICEF_Logo.png. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
Para complementar a fonte, se for possível, explore junto com os alunos o site do UNICEF no Brasil, que contém várias informações sobre como o órgão age para garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Para você saber mais:
- Conheça a ONU. Disponível em: https://nacoesunidas.org/conheca/. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- Sobre o UNICEF. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/sobre-o-unicef. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
Problematização - parte 3
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos e explique que o ECA é uma lei brasileira que proteje as crianças e adolescentes.
Imprima o texto - Pequena história do ECA, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JAqqXsRWeBSZuUjKVaSbc8FGmMfTRdxHKwMx83BcSzCEWEFKpJe4JcvFBZhM/his5-05und01-pequena-historia-do-eca.pdf
Leia com os alunos o conteúdo do slide. Após a leitura do texto e do slide, peça que cada aluno faça um breve reflexão sobre a questão dos direitos das crianças e adolescentes. A reflexão pode ser anotada no caderno mas deve seguir a seguinte questão: Os direitos de crianças e adolescentes só começaram a valer após grandes conquistas?
Ao invés de imprimir, é possível levar os alunos para o laboratório de informática ou permitir o uso de smartphone em sala para que os próprios alunos pesquisem sobre a História dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil.
Para você saber mais:
- LORENZI, Gisella Werneck. Uma breve história dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. Fundação Telefônica. 30/112016. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/uma-breve-historia-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-no-brasil/. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- LOPES, Jacqueline Paulino e, FERREIRA, Larissa Monforte. Breve histórico dos direitos das crianças e dos adolescentes e as inovações do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 12.010/09. Portal Metodista de Periódicos Científicos e Acadêmicos. DIsponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/RFD/article/view/1967/1972. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- ECA: conheça o Estatuto da Criança e do Adolescente. ChildFund Brasil. DIsponível em: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/eca-estatuto-da-crianca-e-adolescente/. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: projete esse slide para os alunos. DIvida a turma em 2 grupos. E entregue materiais específicos para cada grupo.
- Grupo 1 - papel A4 branco e lápis de cor
- Grupo 2 - cartolina e pincel atômico ou canetinha
Orienta os alunos a criarem um material de propaganda sobre os direitos das crianças e adolescentes. Um grupo irá confeccionar panfletos com informações sobre os direitos e outro grupo irá criar cartazes com imagens ou frases de expressão que revelem a importância de garantir o cumprimento desses direitos.
As atividades após concluídas deverão ser afixadas nos corredores da escola de modo que outros alunos tenham acesso a essa informação.
Se a escola disponibilizar impressão de imagens, os alunos podem pesquisar imagens que retratem o não cumprimento dos direitos expressos no ECA, como material para confecção dos cartazes.
Para você saber mais:
- LORENZI, Gisella Werneck. Uma breve história dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. Fundação Telefônica. 30/112016. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/uma-breve-historia-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-no-brasil/. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- LOPES, Jacqueline Paulino e, FERREIRA, Larissa Monforte. Breve histórico dos direitos das crianças e dos adolescentes e as inovações do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 12.010/09. Portal Metodista de Periódicos Científicos e Acadêmicos. DIsponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/RFD/article/view/1967/1972. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- ECA: conheça o Estatuto da Criança e do Adolescente. ChildFund Brasil. DIsponível em: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/eca-estatuto-da-crianca-e-adolescente/. Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam que os direitos fundamentais de uma sociedade podem ser conquistados e mantidos ao longo do tempo.
Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa (compartilhe os slides e discorra sobre o tema), mas altere a proposta para que seja uma partilha de conhecimentos, mudando o formato de grupo para análises individuais. Posteriormente, faça uma discussão das análises.
Envie os links a seguir, para que os alunos ampliem o aprendizado em relação ao tema proposto:
- Linha do tempo sobre os direitos de crianças e adolescentes (disponível aqui).
- A importância do ECA (disponível aqui).
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides propostos para esse momento.
Para a execução da análise dos textos, encaminhe aos alunos, antecipadamente, todo o material para que eles leiam e possam contribuir de forma positiva no momento do debate.
Caso ache interessante crie um painel colaborativo (Padlet) . Peça aos alunos que coloquem as informações sobre o que consideraram de mais importante nos textos lidos - mas oriente para que não repitam as informações nos painéis, para que se tenham um trabalho claro de entendimento, por isso os alunos terão que ler as informações já contidas e apenas completar com informações novas.
Sistematização
Para esta etapa seria interessante que fosse feita de forma assíncrona para que os alunos possam se dedicar à tarefa e produzirem um material com conteúdo e com qualidade.
Agende uma videoconferência e passe as orientações definidas ou envie-as para o WhatsApp do grupo da turma.
Determine uma data para a entrega da tarefa e agende uma videoconferência para que os alunos apresentem o trabalho feito.
Indique os recursos digitais que podem ser usados para esse momento (Word, PowerPoint, Padlet, Jamboard) ou diga para utilizarem os recursos que possuem. Eles devem encaminhar o trabalho para o Whatsapp ou e-mail, para compartilhar com os colegas. Você pode publicar esse material nas redes sociais da escola, por isso, peça aos alunos empenho na execução.
Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).
Google Docs (disponível aqui).
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo lendo e analisando o ECA, verificando possíveis situações que ainda não são cumpridas pela comunidade/cidade onde estão inseridos. Sugira que discutam, também, de que forma podem fazer com que as autoridades cumpram com o que está definido no Estatuto.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto (s) de conhecimento: Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
Palavras-Chave: História da infância; Direitos fundamentais; Estatuto da Criança e do Adolescente; Direitos das crianças.