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Plano de aula: A evolução dos direitos das crianças

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania como conquista histórica

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI5 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: folha A4 branca, lápis de cor, cartolina, canetinha, textos impressos, projetor, computador.

Material complementar:

Para você saber mais:

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o objetivo para os alunos. No momento da leitura enfatiza a palavra “conquista”. E assim que terminar questione: por que podemos falar em conquista dos direitos das crianças e adolescentes?

Pode ser que alguns alunos respondam que não houve conquistas nesse sentido, outros podem dizer que crianças e adolescentes não têm direitos. E nesse momento o professor vai confirmar que os direitos de crianças e adolescentes é algo relativamente novo, se levarmos em consideração a história do homem.

Posteriormente levante essa outra questão: quais os direitos fundamentais que garantem às crianças e adolescentes a cidadania?

As respostas podem variar. Mas é importante oferecer as respostas corretas: vida, liberdade, alimentação, saúde, educação, moradia e segurança.

Para você saber mais: para entender mais sobre o que são os direitos fundamentais acesse:

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

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