Plano de Aula
Plano de aula: O preparo da alimentação dos bebês
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Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
A atividade consiste em envolver os bebês na observação do preparo de suas refeições junto aos funcionários responsáveis pela cozinha. Será dada a oportunidade das crianças sentirem o cheiro da refeição sendo preparada, de forma que elas sejam envolvidas em alguma das etapas da feitura, como tocar os alimentos in natura.A alimentação possibilita aos bebês a descoberta das texturas, cores e sabores dos alimentos. É importante que o professor higienize os legumes e verduras previamente, visto que os bebês poderão levá-los a boca para experimentar. Para realizar a atividade, converse previamente com os outros funcionários envolvidos (cozinheiros, auxiliares ou agentes de organização) sobre o exercício em questão e a importância de envolver os bebês nesse processo.
Materiais:
Pratos, potes, caixas, colheres de vários tamanhos, panelas, verduras e legumes in natura. Máquina fotográfica para registrar a atividade.
Espaços:
RefeitórioTempo sugerido:
40 minutos
Perguntas para guiar suas observações:
1. Os bebês têm curiosidade/preferência por alguma verdura ou legume em especial? Como exploram as verduras e legumes?
2. Como observam o preparo de uma refeição? Como participam desse preparo?
3. Como exploram as diversas propriedades dos alimentos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Alergias ou restrições alimentares precisam ser consideradas para que todos participem da atividade.
O que fazer durante?
1
A atividade acontecerá no refeitório. Antes do momento da refeição, vá com o grupo de bebês ao local e explique que nesta atividade eles estarão envolvidos na preparação de seus alimentos. Disponha, em caixas ou bacias, os legumes e verduras previamente higienizados. Em pequenos grupos, distribua as verduras e legumes. Observe como os bebês exploram os alimentos, como percebem as cores, cheiros, texturas e gostos e de que forma os manuseiam. Aos poucos, fale os nomes de cada um dos alimentos para as crianças. Possibilite que explorem os itens das caixas fazendo um rodízio. Mescle os momentos individuais e em grupo.
Possíveis falas do professor: Quem pode ajudar na preparação da refeição hoje? Temos aqui algumas verduras e legumes, quem conhece? Quem sabe o nome? (caso as crianças não saibam, peça ajuda ao cozinheiro para nomear). Vamos pegar as verduras e legumes? Que cores, formas e cheiros eles têm? Vamos adivinhar o que tem na caixa/bacia? Pegue uma em sua mão. Como se parece? Que cheiro tem? Que cores apresenta? Mostre aos amigos um legume que você goste muito!
2
Após o momento de exploração, convide os funcionários da cozinha para mostrar como se descasca e manuseia alguns dos itens apresentados. Observe como as crianças reagem à ação de cortar e descascar o alimento. Possibilite que os bebês possam provar o alimento in natura. Observe como eles demonstram sua curiosidade e preferência por alguma verdura ou legume em especial. Utilize a máquina fotográfica para o registro desse momento.
Possíveis falas do professor: Vamos provar alguns itens que farão parte do nosso almoço/jantar. Será que este alimento tem o mesmo gosto antes de cozinhar?
Possível ação da criança: Neste momento, algum bebê poderá expressar surpresa ao ver o alimento cortado. Outros poderão pedir para experimentar ou oferecer para um colega.
3
Convide os bebês individualmente para colocar os legumes e verduras cortados dentro da panela do preparo. Observe as expressões das crianças e como se envolvem com a proposta. Perceba se elas balbuciam, gesticulam apontando algum legume ou verdura, e se mostram para o colega. Incentive e valorize as diversas formas de comunicação, respeitando o tempo de interação de cada um. Utilize a Música “Sopa” disponivel em https://www.youtube.com/watch?v=x5Dm5FcvIOw para complementar a atividade. Enquanto cantam, nomeie os itens da sopa.
4
Explique que os alimentos irão para cozinha para serem preparados. Chame a atenção para o cheiro durante o preparo, como o do refogado da sopa que vem da cozinha. Dessa forma, os bebês estabelecerão umaboa relação com a comida a partir do gosto, da aparência e do cheiro. Observe as expressões durante este momento. Enquanto a sopa é preparada, retorne com os bebês à sala e deixe que eles brinquem em pequenos grupos.
Para finalizar:
Convide as pessoas envolvidas na preparação da refeição para apresentar o prato já preparado para as crianças. Faça a refeição com os bebês, lembrando eles sobre os cheiros e retomando os ingredientes presentes nos alimentos preparados. Registre a atividade com fotos.
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