Plano de aula: Objetos de apego na hora do descanso

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Famílias e objetos de apego

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Dê continuidade a atividade anterior, “Investigação dos objetos de apego”, utilizando os objetos já trazidos pelas crianças e explorados previamente para compor o momento do descanso dos bebês. Organize os objetos de apego em uma caixa grande, que comporte todos os itens, e prepare o ambiente da sala de referência de maneira acolhedora e aconchegante, com colchonetes, colchões ou camas, almofadas e travesseiro. Dependendo do clima, oportunize também cobertores para o aconchego dos bebês. Para fins de exemplificação da proposta de leitura, sugerimos o livro “Meu paninho”, da editora Panda Books. Façaa leitura do livro antecipadamente para se apropriar da história a ser contada .

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Investigação dos objetos de apego

Objetos de apego no momento de descanso

Objeto de apego meu e dos amigos

Brincando com os objetos de apego da escola

Brincando com os objetos e compartilhando com novos amigos

Materiais:

Objetos de apego, livro “Meu Paninho”, colchonetes, colchões, almofadas, travesseiros e caixa.

Espaços:

Na sala de referência, prepare o ambiente para o momento de descanso de maneira aconchegante, dispondo os colchonetes e almofadas lado a lado com um pequeno espaço entre eles. Deixe o ambiente com pouca luz.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que maneira os bebês se comunicam durante a brincadeira? Como demonstraram suas emoções no momento do descanso junto ao objeto de apego?

2. Como os bebês interagem com seus pares e com os adultos durante a leitura da história?

3. Como acontece a participação dos bebês no cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar? De que forma se aconchegam no espaço para descansar?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês tenham apoio para descansar junto com o seu objeto.

O que fazer durante?

1

Para esta proposta de atividade é necessário a presença de mais de um professor em sala para dar apoio às necessidades dos bebês. Com a sala de referência preparada para o descanso, convide os bebês para sentarem nos colchonetes. Reúna o grupo todo e explique que vocês continuarão brincando com os objetos de apego trazidos de casa. Entregue os objetos para cada bebê, nomeando-os e dizendo a quem pertencem. Permita que seja feita espontaneamente a exploração de cada objeto. Observe qual foi a reação deles durante a entrega. Deixe os bebês livres para brincar com os objetos e com outros bebês, se assim desejarem.

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode pegar o objeto e abraçar, sorrir ou deitar de maneira aconchegante. Outros bebês podem levantar e ir mostrar ao colega. Apoie as escolhas dos bebês.

2

Com a sala a meia luz, convide os bebês para ouvir uma história, criando uma certa expectativa. Faça a apresentação da história “Meu Paninho”. Mostre a capa e as ilustrações. Leia com entusiasmo e lembre-se que, ao fazer a leitura para um bebê, você deve passar a emoção e encantamento da história. Interprete e faça sons durante a narrativa. Acolha os comentários, gestos e balbucios dos bebês. Ao terminar a leitura, converse sobre a história com eles. Enquanto você lê, os outros professores podem ir observando se os bebês precisam de apoio e aconchego para o descanso.

3

Após a história, observe os bebês que permaneceram acordados com seus objetos de apego. Pergunte se precisam de auxílio para deitar, de ajuda para retirar o calçado e se gostariam de um cobertor. Apoie os bebês até que eles se sintam confortáveis. Observe de que maneira estão interagindo com você. Faça carinho, fale suavemente e incentive-os a abraçarem os objetos de apego.

Possíveis falas do professor neste momento: Gostaria de descansar um pouco? Você consegue tirar o sapato? Você gosta de dormir com o seu objeto?

4

Coloque o bebê de maneira aconchegante em seu colchonete com o objeto de apego. Apoie aqueles que desejarem ficar acordados e possibilite que fiquem em atividades com os objetos de maneira tranquila Coloque almofadas para que possam encostar e relaxar. Fique atento no momento do descanso para que os bebês que permanecerem acordados não despertem os outros. Se necessário, coloque outros objetos para eles brincarem que não façam barulho, como brinquedos de pano, e fique mais próximo desses bebês.

5

Durante o descanso, conforme os bebês acordam, mostre o cesto onde deverão ser guardados os objetos de apego. Deixe os bebês guardarem de acordo com suas vontades até todos acordarem. Após todo o grupo acordar, informe que eles devem guardar os objetos de apego para uma próxima atividade.

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode acordar mas querer ficar deitado com seu objeto. Apoie seu desejo perguntando se precisa de algo. Deixe os bebês despertarem no tempo deles.

Para finalizar:

Para finalizar, mostre os objetos na cesta ou na caixa onde eles os colocaram, explique que ficarão guardados e que agora vocês farão uma nova atividade. Em uma outra oportunidade eles poderão pegar os objetos de apego novamente. Organize a sala com os outros professores para a próxima brincadeira.