Plano de Aula

Plano de aula: Gravando um recital de poesias

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Poesias e parlendas

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a realização desta atividade, é necessário que as crianças já conheçam os aspectos de um recital, possuam um repertório de poesias conhecidase uma lista das escolhidas para recitar.Caso ainda não tenha trabalhado com esse tipo de texto ou evento, inclua essa prática em sua rotina, para seguir com a realização dessa atividade. Combine com uma turma da escola para assistir ao recital e solicite outro profissional para ajudar na gravação dele. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Conhecendo novas parlendas 

Leitura de poesias 

Brincando com rimas

Preparando um recital de poesias

Gravando um recital de poesias 

Materiais:

Separe os equipamentos necessários para a gravação do recital: câmera ou celular. Separe também um papel grande, poder ser cartolina ou kraft, e canetinhas para o registro das ações necessárias. Escolha alguns livros de poesias e os organize em um cesto para o momento de transição. Organize jogos de encaixe e quebra-cabeças para as atividades de livre escolha. Caso tenha feito registros anteriores a esta atividade, sobre os aspectos de um recital, separe-os. Reserve ainda cartazes ou livros do repertório do recital, com as poesias escolhidas, para que as crianças os utilizem como apoio textual durante a recitação.

Espaços:

A atividade pode acontecer na própria sala ou em outros ambientes, como o pátio ou área externa, desde que bem planejados. O espaço será organizado pelas crianças com o apoio do professor no decorrer da atividade. Organize cantos com jogos de encaixe e quebra-cabeças.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora e meia.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Que estratégias as crianças utilizam para lembrar dos aspectos de um recital? Buscam algum registro coletivo feito pela turma? Precisam do apoio do professor ou de colegas?

2. Como as crianças procedem ao ajudar na organização do recital? Auxiliam nas ações da organização do ambiente e ajudam a tomar decisões sobre elas?

3. Quais estratégias as crianças utilizam ao recitar as poesias? Também se expressam por meio de gestos e expressões faciais? Se expressam com facilidade ou ficam acanhadas quando estão em evidência? Elas se apoiam mutuamente na recitação?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Observe as crianças que sentem-se incomodadas por estarem em evidência durante a recitação, as acolha e as apoie nesse momento. Colabore para que todas participem de forma lúdica na organização e na experiência de recitar, como uma brincadeira, não como algo imposto ou formal.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Em roda converse com o grande grupo e diga que todos gravarão um recital para gerar uma lembrança a ser compartilhada com as famílias e, também, para que em outro momento, o grupo possa retomar a gravação, aprimorando as técnicas de recitação. Deixe que as crianças falem sobre o que conhecem de um recital, sobre as poesias que escolheram e como as recitarão, como nos portamos para recitar, etc. Ouça as indicações delas e ajude-as a relembrar outras informações, se necessário. Fale que se dividirão em pequenos grupos para auxiliar na organização do espaço e também para o momento da recitação. Auxilie essa divisão, deixando as crianças desinibidas com outras mais acanhadas para que se apoiem durante a recitação. Apresente os cantos de livre escolha organizados por você, como por exemplo, o de quebra-cabeças e jogos de encaixe, que serão explorados pelas outras crianças enquanto um pequeno grupo estará recitando as poesias.


2

Combine com os grupos que cada um terá uma função para ajudar na organização do espaço. Ouça as crianças e faça uma lista das ações. Você pode utilizar uma parlenda para escolher pelo que cada grupo ficará responsável ou deixar que cada equipe escolha o que deseja fazer, como por exemplo, guardar as almofadas e tapetes em um cantinho, encostar as cadeiras em um lugar onde não atrapalhe a disposição de quem está recitando e da platéia. Incentive que as crianças conversem e decidam sobre o lugar da platéia e a localização delas durante o recital. Colabore para que as crianças percebam que o espaço deve estar organizado de maneira que todas estejam visíveis durante a recitação.Algumas crianças, ao se dirigirem para organizar um material, podem criar brincadeiras como um trenzinho de cadeiras ou empilhar as almofadas construindo uma torre. Acolha as brincadeiras delas e retome os registros das ações necessárias para a organização do recital.


3

Retome com as crianças quais poesias os grupos escolheram ou qual foi o registro da escolha feita por eles em um outro momento. Reúna um pequeno grupo para recitar algumas vezes as poesias enquanto as outras crianças estarão na atividade de livre escolha.Faça essa orientação de modo que as crianças entendam essa proposta como uma brincadeira. Disponibilize os portadores (cartazes ou livros) para apoiar a recitação. Elas, certamente, recitarão de memória as poesias, mas é necessário mostrar a função social desses materiais. Algumas crianças podem expressar-se pelo corpo, balançando os braços acompanhando o ritmo e a entonação desse tipo de texto. Outras podem não querer recitar ou ficar inseguras por estarem em destaque. Acolha e respeite essas manifestações. As crianças também podem propor formas diferentes de recitar o texto. Ouça-as e aproveite essas ideias para compor o recital. Relembre com elas, se necessário, os aspectos de um recital e tenha cuidado para que não fique cansativo. Repita esse passo com os outros pequenos grupos.


4

Convide as crianças de outra turma para assistir ao recital e solicite a ajuda de outro profissional da escola para gravar o evento.Organize os pequenos grupos e chame-os, um por vez, para recitar as poesias escolhidas por eles. Eles podem recitar da maneira que quiserem: com ou sem movimentos, com diferentes vozes etc.Algumas crianças podem ficar tímidas ao se deparar com a plateia. Respeite e tranquilize-as para que não se sintam obrigadas a recitar. Outras crianças podem esquecer a poesia no momento de recitação. Incentive o grupo a continuar ou convide-o, se necessário, a recitar mais uma vez, para que todas possam acompanhar. Mas lembre-se de que não é necessário que todos façam da mesma maneira. Considere o ritmo de cada criança e de cada grupo. Esse tipo de atividade pode gerar muito interesse e consequentemente um certo alvoroço. Tenha paciência e encare o recital como uma brincadeira, estimulando a organização das crianças e, sobretudo, a diversão delas.


Para finalizar:

Disponibilize um cesto com livros de poesias para o manuseio das crianças que não estão mais envolvidas no recital e diga que precisarão falar baixinho para não atrapalhar a recitação dos outros grupos. Elas também podem participar da plateia ou se dirigir aos cantos dos jogos de encaixe e quebra-cabeças. Ao terminar a gravação, agradeça a visita da outra turma ediga que todas podem continuar explorando os livros e os jogos ou brincar de recitar com os colegas da outra turma. Sinalizeque em dez minutos começará a organização do espaço e dos materiais. Passado esse tempo, convide as crianças para organizar a sala e os materiais de diferentes maneiras: bem rápido, bem devagar, com passos de gigante, com passos de formiguinha, pulando de uma perna só, entre outras que as próprias crianças podem sugerir.

Conteúdos relacionados