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Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Danças
Contextos prévios:
Esta proposta faz parte de uma sequência de 5 planos. São eles:
Estações para brincar de dançar
Para realização desta atividade, é importante já ter realizado as demais propostas.
Materiais:
Tocador de som/ reprodutor de vídeo: CD com músicas utilizadas no plano As crianças e suas danças ou músicas dos vídeos do plano As danças e as culturas. Cartelas com imagens de danças, utilizadas na proposta As danças e as culturas, calendário, canetão.
Roupas, tecidos, acessórios e instrumentos que façam parte do acervo do grupo e que possam enriquecer as brincadeiras: chapéus, penas, tules, plumas, colares, fitas, asas de brinquedo, capas, saias, coletes, fitas, bastões, flores, guarda-chuvas, leques, instrumentos musicais, como chocalhos, pandeirinhos etc.
Materiais para registro: câmera fotográfica ou celular, papel e caneta.
Calendário, canetão ou adesivos para marcar as datas dos ensaios e das apresentações.
Como a atividade prevê dividir a turma, algumas crianças estarão envolvidas em outra ação, por isso, separe outros materiais para elas. Algumas sugestões: papel cartolina tamanho A4, giz de cera, massinha pronta, palitos, pedaços de barbantes, pequenos pedaços de madeira, cartelas com imagens de danças ou livros.
Espaços:
Realize a atividade preferencialmente em um ambiente externo (pátio, quintal, quadra), que seja amplo o suficiente para permitir o livre deslocamento das crianças. Inicialmente, todo o grupo será organizado em roda. Depois, as crianças serão divididas em pequenos grupos, assim, elas terão a oportunidade de se organizarem para definirem como realizar a atividade proposta, com uma mediação atenta e cuidadosa sua. Caso não seja possível ter um professor que te auxilie neste momento, você pode propor que o grupo que não estiver definindo sua coreografia realize uma atividade com autonomia (exemplo: desenho ou produção com massinha) enquanto você acompanha o outro grupo. Depois, basta fazer um rodízio entre as equipes, trocando as atividades.
Tempo sugerido:
Cerca de 60 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. As crianças se expressam por meio de gestos e movimentos da sua cultura durante a organização e o ensaio das danças? Como é possível perceber isso?
2. Quais materiais disponíveis no ambiente são escolhidos pelas crianças para brincar e organizar as danças? Elas utilizam fontes sonoras para enriquecer essa exploração? Como é possível perceber isso?
3. De que modo as crianças demonstram cuidado e respeito com os colegas e com o professor durante a exploração, o deslocamento e organização das coreografias?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. É fundamental que a atividade seja feita em equipes menores, para que todos tenham oportunidade de participar da decisão sobre a definição da música que querem dançar, da escolha dos movimentos que vão executar e dos acessórios que serão utilizados na apresentação. Convide todas as crianças para participar, mas respeite aquelas que não quiserem se envolver na situação.
1
Reúna todo o grupo em roda para contextualizar a proposta. Peça ajuda das crianças para relembrar as atividades já realizadas envolvendo danças. Pergunte a elas de qual dança elas se lembram de ter gostado mais e tente investigar o motivo da escolha. Diga que, agora que já conhecem várias danças e já têm uma ou mais preferidas, poderão criar uma coreografia para apresentar aos colegas de turma!
2
Antes de explicar o que é coreografia, você pode investigar junto às crianças se elas notaram que em cada dança há uma sequência de movimentos que os dançarinos fazem enquanto a música toca. Você pode, neste momento, colocar alguns dos vídeos utilizados no plano As danças e as culturas, chamando atenção para o fato de que essa sequência de movimentos muda em cada tipo de dança. Este pode ser um bom momento para as crianças reverem as danças, os acessórios utilizados em cada uma delas e escolherem aquela que gostariam de reproduzir ou em qual delas querem se inspirar.
3
Após terem visto os vídeos, deixe as crianças livres para comentar o que perceberam em relação às questões que você apontou. Conte que, para que possam se organizar melhor e definir a coreografia que querem montar ou reproduzir, você as organizará em pequenos grupos. As crianças podem ficar livres para escolher de qual querem participar, mas é importante que cada um deles tenha no máximo cinco crianças. Auxilie-as na montagem dos grupos, sugerindo que se agrupem a partir das danças que mais gostaram.
4
Tendo sido definidos os grupos, comunique às crianças que você acompanhará uma equipe por vez na organização das ideias para a montagem da coreografia. Enquanto você auxilia um grupo, o outro poderá desenhar pessoas dançando, acessórios de dança ou produzir algo com massinha, de modo que possam ir pensando em ideias para a coreografia. As crianças poderão folhear livros ou se inspirar a partir das cartelas com imagens de danças, utilizadas na proposta As danças e as culturas.
Caso você tenha o apoio de outra professora ou auxiliar em sala, a atividade pode ser realizada simultaneamente com mais de um grupo.
5
Escolha um dos grupos e auxilie as crianças a organizarem as ideias em relação à coreografia. É importante que sua ajuda seja no sentido de provocar, estimular e problematizar as possibilidades em relação à escolha da música que elas querem dançar, aos movimentos que farão com o corpo, se dançarão coletivamente ou de forma mais individual. Ajude-as também a fazer um levantamento do que precisarão para a apresentação: roupas, instrumentos, acessórios, tendo o cuidado de selecionar preferencialmente itens que já façam parte do acervo da escola. Valorize as ideias das crianças, deixando claro que elas têm autonomia para decidir suas preferências, não precisando reproduzir o que você sugere. Registre essas ideias em uma folha ou em um caderno e informe-as sobre esse procedimento, assim você deixa claro que está valorizando as falas delas.
6
Com as ideias organizadas, auxilie o grupo no planejamento e na execução dos ensaios até o dia da apresentação. Para não correr o risco de a proposta ficar maçante para as crianças e estressante para você, combine três datas para ensaios. Como a proposta é que os pequenos brinquem e curtam a atividade, essa quantidade de ensaios é suficiente.
Peça a ajuda das crianças para fazer marcações no calendário, circulando as datas com um canetão ou fazendo qualquer tipo de marcação nas datas em que ocorrerão os ensaios e no dia da apresentação. A proposta é deixar esse calendário visível, para que as crianças identifiquem os dias de ensaio da dança escolhida e também o dia da apresentação. É importante organizar uma rotina de ensaios, por isso, priorize que eles sejam executados sempre em um mesmo período do dia (no momento de chegada das crianças à escola, após o lanche ou antes de irem embora). Caso você utilize rotina visual, aproveite para acrescentar uma imagem que sugira a hora da dança no painel.
7
Ao final da orientação do grupo, leia em voz alta suas anotações, para que as crianças e você se certifiquem de que não falta nada na lista e de que os acessórios, instrumentos e roupas escolhidos fazem parte do acervo da escola. Por fim, convide-as para a atividade de transição e chame outro grupo para fazer a orientação. Explique para os pequenos que estavam realizando a atividade de transição que agora elas receberão a orientação para organização da coreografia. Caso alguma criança não tenha terminado a atividade, tranquilize-a, dizendo que ela poderá finalizá-la depois, enquanto outro grupo se reúne com a professora, mas que ela poderá usar sua própria produção como fonte de inspiração para ideias que ajudem a definir e organizar a coreografia. Repita essas orientações com todos os grupos.
8
Ao finalizar a orientação do último grupo, certifique-se de que foram definidas as danças e de que foram listadas roupas, acessórios e instrumentos que serão utilizados em cada coreografia. Reúna todo o grupo em roda e mostre como ficaram as marcações no calendário. Combine com as crianças que, como cada grupo terá uma coreografia diferente, os ensaios serão realizados por grupo, de forma que todos tenham oportunidade de vivenciar a apresentação que farão para os colegas. Assim, enquanto um grupo ensaia, os demais farão uma atividade paralela, de forma autônoma, como aconteceu na atividade de hoje. Para facilitar essa organização, você pode dar um nome para cada grupo, buscando identificá-los a partir do nome da dança que escolheram, de uma cor, de um acessório ou de qualquer outra característica que facilite, além da indicação, o reconhecimento pelas crianças. Faça de forma que tudo para as crianças seja uma grande brincadeira, para que elas vivenciem essa experiência de lúdica e divertidamente.
Para finalizar:
Avise as crianças que a atividade está terminando e que você irá precisar da ajuda delas para guardar os materiais e arrumar o espaço. Lance um desafio para turma, para que todos guardem tudo de uma forma divertida! Você pode dizer que podem fazer isso enquanto fazem movimentos de dança.
Os ensaios são essenciais para que os movimentos e passos de dança sejam incorporados e sequenciados pelas crianças. É interessante promover estes momentos em diferentes espaços, utilizando as roupas e acessórios próprios de cada dança. Isso enriquece a experiência e possibilita uma maior aproximação com a situação real, que se dará no dia da apresentação aos colegas. Procure fazer pelo menos um ensaio no espaço combinado para o dia da apresentação, assim, as crianças se familiarizam com o ambiente. Depois da apresentação para os colegas da escola, pode ser programada uma apresentação para os familiares, em um dia reservado especificamente para isso ou como forma de abrir ou fechar algum evento da escola.
Comunique às famílias sobre a atividade, compartilhando as ideias dos grupos em que cada criança está. Você pode gravar um CD ou enviar o link da música que a criança irá dançar e incentivar que os familiares coloquem-na em casa, para ouvirem juntos. Pode ser uma boa oportunidade para a criança ensaiar, dançando para ou junto com os responsáveis. Esclareça que a apresentação será apenas para os colegas da escola, evitando gerar outras expectativas.
Apresente a proposta
Marque um encontro virtual com as crianças para conversar sobre as danças das quais elas gostam, e convide-as a se movimentarem junto com você ao som de algumas músicas. Se possível, utilize músicas que sugerem gestos e movimentos diversos. Depois do momento da dança, proponha um exercício de respiração para as crianças relaxarem e diga que elas ainda terão outras atividades que envolvem a dança junto com os familiares. Depois do encontro com as crianças, informe às famílias que irá lhes enviar um vídeo orientando as próximas atividades que você irá sugerir.
Adaptações necessárias
No plano “As crianças e suas danças”, caso as famílias não tenham em casa um papel de cartaz para escrever os nomes das músicas, sugira que escrevam em tirinhas de papel e, junto com a criança, sorteiem os papéis para saber que música será cantada a cada vez.
No plano “As danças e suas culturas”, sugira aos familiares que façam uma seleção prévia de vídeos com danças diferentes (indígenas, folclóricas, africanas, ballets etc.) das que costumam ver na região, e que convidem a criança a assisti-los. Explique para as famílias que o objetivo é que a criança conheça a diversidade de expressões corporais, deixando-a à vontade para dançar os novos ritmos.
No plano “Estações para brincar”, para facilitar a realização da atividade em família, oriente que aproveitem os vídeos selecionados com ritmos diferentes. Sugira que ofereçam adereços, como peças de roupa, tecidos e outros acessórios que haja em casa, para incrementar a brincadeira da criança com os movimentos.
Explique que os planos “Organizando coreografias” e “Dançando para os colegas” pedem para que a criança crie coreografias a partir das músicas exploradas e as apresente para os colegas. Em casa, peça para o adulto deixar a criança à vontade para criar e que a auxilie se for necessário, interagindo com ela nesse momento de criação. Em seguida, sugira que os familiares assistam às coreografias criadas, convidando a todos para participar. Caso a criança resida com apenas um adulto, sugira que montem uma plateia de faz de conta, utilizando, por exemplo, os bonecos ou brinquedos da criança.
Sugira às famílias
Para desenvolver esta sequência, é interessante que as famílias possam se envolver com as crianças, aproveitando esse momento de brincadeira com movimentos conjuntos.
1) As crianças e suas danças - Oriente que as famílias convidem a criança a conversar sobre suas músicas e danças preferidas, e anotem as escolhas dela no cartaz ou em tirinhas de papel. Após as escolhas e a escrita dos nomes das músicas nos papéis, oriente que os familiares peçam que a criança escolha uma música por vez para dançar. A escolha pode ser feita com uma marquinha da criança ao lado do nome da música ou com um sorteio das tirinhas de papel. Fale para as famílias convidarem a criança para dançar, cantar ou brincar da forma que ficarem mais à vontade. Diga para que se envolvam e deixem a criança livre para se expressar como quiser. Procure não interferir nas formas de manifestação delas. Dance junto se for convidado por elas ou se tiver vontade de fazer isso.
2) As danças e suas culturas - Oriente que os familiares convidem a criança para assistir aos vídeos das danças que selecionaram, identificando o nome de cada tipo de dança. Após a exibição, oriente aos familiares que conversem sobre o que viram, perguntando a criança o que achou e o que experimentou, e que permitam que elas continuem dançando se desejarem.
3) Estações para brincar - Convide os familiares a preparar cantinhos com os adereços diversos que conseguirem encontrar em casa. Se alguns adereços forem parecidos aos que aparecem no vídeo das danças, será ainda melhor. Oriente que coloquem novamente as músicas que foram selecionadas anteriormente e permitam que a criança dance e brinque à vontade com os adereços. Mostre que é muito interessante que os familiares se envolvam na brincadeira, incentivando e apoiando as iniciativas e a criatividade da criança.
4) Organizando coreografias e Dançando para os colegas - Oriente aos familiares que incentivem a criança a escolher uma das músicas dos vídeos selecionados e ajudem-na a pensar em uma coreografia, incentivando a sua livre expressão e criatividade. Mas, antes, para inspirar a criança, sugira que destaquem nos vídeos a sequência e os tipos de movimentos que aparecem nos dançarinos. Depois que a criança já tiver construído sua coreografia, convide os familiares a se reunir para assistir a sua apresentação, valorizando suas ações e participando da dança junto com ela.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias gravem um vídeo curtinho da apresentação da criança ou de outros momentos em que ela estiver explorando a dança, e envie para você através de WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que esteja sendo utilizada pela rede. Ao receber os vídeos, dê devolutivas para as crianças, validando suas ações e parabenizando suas descobertas. Depois, edite os vídeos enviados pelas famílias e compartilhe com o grupo, de modo que as crianças possam apreciar as expressões umas das outras.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Roselaine Pontes de Almeida
Mentora: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas.
Objetivos e códigos da Base
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
Abordagem didática: A dança pode ser um bom ponto de partida para as crianças conhecerem e interagirem com outras culturas, costumes e hábitos. Nesse sentido, vale alternar situações nas quais elas tenham oportunidades de mostrar o que sabem e como fazem, com outras em que observem os colegas para imitá-los ou ainda que possam criar os próprios movimentos e jogos de dança. Elas também podem pesquisar para depois vivenciar, por meio da dança, aspectos das culturas visitadas. São todas ótimas alternativas para garantir experiências de aprendizagens sobre o próprio corpo e a capacidade de expressão pelo movimento.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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