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Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Danças
Contextos prévios:
Esta proposta faz parte de uma sequência de 5 planos. São eles:
Estações para brincar de dançar
Para realização desta atividade é importante já ter realizado as demais propostas, especialmente a Organizando coreografias. Comunique antecipadamente a proposta aos profissionais da escola e combine um dia e local para as apresentações. Caso não tenha professor auxiliar, verifique a possibilidade de, neste dia, alguém te ajudar com as crianças e fazendo os registros de foto e vídeo. As crianças, ajudadas por você, podem preparar convites da apresentação para os colegas e professores das outras turmas. Como cada grupo irá apresentar uma coreografia que envolve caracterização, procure já deixar separado em local próprio (“camarim” ou sala) os itens que serão utilizados. Mostre/leia para as crianças a lista de roupas, acessórios e objetos feita no dia da organização da coreografia (Organizando coreografias) e peça ajuda delas para separar e deixar acessíveis estes materiais.
Separe e teste previamente o CD com as músicas no dia do evento.
Materiais:
Tocador de som. CD com as músicas que as crianças irão dançar. Calendário (com as marcações dos dias das apresentações, feitas na proposta Organizando coreografias).
Roupas, tecidos, acessórios e instrumentos que façam parte do acervo do grupo e da coreografia escolhida pelas crianças: chapéus, penas, tules, plumas, colares, fitas, asas de brinquedo, capas, saias, coletes, fitas, bastões, flores, guarda-chuvas, leques, instrumentos musicais como chocalhos, pandeirinhos etc. Cortinas grandes para montagem do palco (opcional). Cartela com os nomes dos grupos (definidos no plano Organizando coreografias e/ou dos componentes dos grupos. Materiais para registro: câmera fotográfica ou celular
Espaços:
Esta atividade deve ser realizada em ambiente externo (pátio, quadra), que deve ser previamente preparado como se fosse um salão ou teatro, de modo a enriquecer as apresentações. Caso haja uma sala disponível ou banheiro próximo, pode ser criado um camarim para que as crianças possam se arrumar/preparar antes da apresentação. Se não houver essa possibilidade, as crianças devem se diriger ao espaço já trocadas/caracterizadas. Inicialmente, todo o grupo será reunido em roda para contextualização da atividade e, em seguida, todos irão juntos até o espaço. Depois, as crianças se organizarão empequenos grupos para apresentar suas coreografias.
Tempo sugerido:
Entre 1 hora e 1 hora e 20 minutos
Perguntas para guiar suas observações:
1. As crianças se mostram livres e motivadas para dançar? De quais formas?Como utilizam o corpo nessa experiência?
2. De que forma as crianças exploram os espaços e acessórios durante a dança?
3. Como as crianças interagem e se movimentam durante as danças? Elas combinam movimentos, buscam se ajudar, procuram imitar umas às outras utilizando conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, lento, rápido, depressa, devagar)?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. A dança pode ser uma experiência vivida por todas as crianças, respeitando toda e qualquer limitação e acolhendo as diferentes formas desse tipo de vivência. Ajude quem apresenta dificuldade em se movimentar e quem não apresenta desejo de participar da atividade por timidez ou receio de não conseguir. Incentive as crianças a se ajudarem e respeite as preferências delas na forma como dançam.
1
Convide todo o grupo para sentar em roda com você. Mostre às crianças o calendário e peça ajuda para lembrarem qual atividade está programada para hoje. Caso seja necessário, chame atenção especificamente para a marcação feita para identificar o dia de apresentação das coreografias. Pergunte para as crianças como estão se sentindo ao saber que hoje apresentarão suas coreografias para as outras turmas da escola: se estão ansiosas, animadas, com medo, felizes, apreensivas etc. Incentive todas a se comunicarem e as ajude a nomear seus sentimentos. Acolha as crianças que apresentarem nervosismo, medo ou ansiedade. Tranquilize o grupo, dizendo que com certeza será uma apresentação linda e uma ótima oportunidade de mostrar aos colegas o trabalho que têm feito e as músicas que têm ensaiado. Diga que a ideia é fazer uma grande brincadeira de dança para que se sintam mais à vontade.
2
Conte para as crianças sobre como tudo está organizado: o espaço foi preparado para parecer um teatro; foi montado um camarim onde as roupas e acessórios que elas ajudaram a separar estão localizados; as apresentações irão acontecer uma após a outra, na mesma sequência dos ensaios; após a apresentação, o grupo deverá voltar para o camarim e haverá uma professora ou outra pessoa da escola auxiliando os grupos neste momento. Comunique que antes das apresentações haverá uma fala inicial. Convide as crianças a participar deste momento, contando a proposta ao público. Em seguida, cada grupo será chamado, um por vez, para se apresentar. Depois de se apresentarem, os grupos poderão agradecer ao público da forma como acharem melhor e deverão voltar para o camarim. A ideia é oferecer uma noção geral da proposta, para que a criança não fique ansiosa ou se sinta “perdida”.Para isso, procure dar menos ênfase no aspecto “apresentação” e mais no aspecto brincadeira.
3
Combine com as crianças que antes da apresentação elas terão oportunidade de ver o espaço já montado, para que se familiarizem com o ambiente e se sintam pertencentes a ele. Reúna todo o grupo e dirija-se até este espaço. Deixe as crianças livres para circular e as incentive a explorar o espaço brincando livremente nele, subindo no palco, se escondendo nas cortinas e caminhando entre as cadeiras.Depois de um tempo, explique de onde elas virão para realizar a apresentação, para onde devem ir após a finalização e onde o público ficará. Certifique-se de que todas entenderam e convide-as a irem ao camarim, ensaiando o caminho para onde deverão se dirigir após terminarem a apresentação.
4
Chegando ao camarim, mostre onde estão as roupas e acessórios de cada grupo. Estando próximo do horário da apresentação, peça para que as crianças se dividam nos pequenos grupos, peguem as roupas e acessórios e vistam-se para a apresentação. De apoio sempre que for necessário. Você e a pessoa que irá te auxiliar podem conduzir as crianças até os banheiros, caso seja preciso trocar toda a roupa. Permita que elas se vistam sozinhas mas ajude, caso seja solicitado. Oriente e auxilie as crianças a dobrarem as roupas e as colocarem junto aos acessórios no local onde estavam antes.
5
Depois que todas as crianças tiverem se trocado e guardado as roupas, convide-as a se organizar nos pequenos grupos para que as apresentações sejam iniciadas. Fique atento às emoções que as crianças demonstram neste momento e, caso seja necessário, tranquilize novamente o grupo. Caso perceba que alguma criança não quer se apresentar, acolha seus sentimentos e respeite sua vontade.
6
Faça uma fala breve de abertura comunicando a proposta. Convide algumas crianças para apresentarem este momento com você. Conte o quanto as crianças têm se dedicado e ensaiado, valorizando o esforço delas e mostrando ao público o cuidado no preparo de cada etapa desta atividade. A ideia do professor abrir o evento é justamente para que as crianças sintam-se apoiadas e pertencentes à turma, sabendo que tem alguém de referência com quem podem contar (você).
7
Antes ou durante as apresentações, caso perceba que alguma criança não está confortável, demonstra ansiedade ou apreensão, respeite-a e convide-a a observar a apresentação dos grupos com você. Também é possível pedir a ajuda dela para anunciar os grupos que irão se apresentar. Ela pode entrar no palco com o nome do grupo ou dos componentes enquanto você os anuncia.
Para finalizar:
Após a apresentação do último grupo, convide todas ascrianças da turma para subirem novamente ao palco para receberem os aplausos. Agradeça a atenção de todos os presentes e também às crianças por toda dedicação e empenho. Depois, peça para que se dirijam até o camarim para guardarem os materiais e se prepararem para voltar para a sala do grupo.
Após a apresentação de dança dos grupos para os colegas da escola, os sentimentos vividos nesta experiência podem ser explorados em uma atividade na sala do grupo. Você pode perguntar para as crianças como elas se sentiram, do que mais gostaram, o que fariam de diferente etc. Outra proposta poderia ser assistir os vídeos da apresentação, abrindo o espaço para reflexões, comentários e apreciações. Outro desdobramento poderia envolver a apresentação das danças para as famílias em um dia reservado especificamente para isso ou como forma de abrir ou fechar algum evento da escola.
Compartilhe fotos e vídeos desta atividade com as famílias. Dependendo da repercussão, você pode propor uma nova apresentação na qual as crianças dançariam as mesmas danças desta proposta, mas agora junto aos familiares. Esta dança poderia acontecer em algum evento específico e as famílias seriam convidadas com antecedência.
Apresente a proposta
Marque um encontro virtual com as crianças para conversar sobre as danças das quais elas gostam, e convide-as a se movimentarem junto com você ao som de algumas músicas. Se possível, utilize músicas que sugerem gestos e movimentos diversos. Depois do momento da dança, proponha um exercício de respiração para as crianças relaxarem e diga que elas ainda terão outras atividades que envolvem a dança junto com os familiares. Depois do encontro com as crianças, informe às famílias que irá lhes enviar um vídeo orientando as próximas atividades que você irá sugerir.
Adaptações necessárias
No plano “As crianças e suas danças”, caso as famílias não tenham em casa um papel de cartaz para escrever os nomes das músicas, sugira que escrevam em tirinhas de papel e, junto com a criança, sorteiem os papéis para saber que música será cantada a cada vez.
No plano “As danças e suas culturas”, sugira aos familiares que façam uma seleção prévia de vídeos com danças diferentes (indígenas, folclóricas, africanas, ballets etc.) das que costumam ver na região, e que convidem a criança a assisti-los. Explique para as famílias que o objetivo é que a criança conheça a diversidade de expressões corporais, deixando-a à vontade para dançar os novos ritmos.
No plano “Estações para brincar”, para facilitar a realização da atividade em família, oriente que aproveitem os vídeos selecionados com ritmos diferentes. Sugira que ofereçam adereços, como peças de roupa, tecidos e outros acessórios que haja em casa, para incrementar a brincadeira da criança com os movimentos.
Explique que os planos “Organizando coreografias” e “Dançando para os colegas” pedem para que a criança crie coreografias a partir das músicas exploradas e as apresente para os colegas. Em casa, peça para o adulto deixar a criança à vontade para criar e que a auxilie se for necessário, interagindo com ela nesse momento de criação. Em seguida, sugira que os familiares assistam às coreografias criadas, convidando a todos para participar. Caso a criança resida com apenas um adulto, sugira que montem uma plateia de faz de conta, utilizando, por exemplo, os bonecos ou brinquedos da criança.
Sugira às famílias
Para desenvolver esta sequência, é interessante que as famílias possam se envolver com as crianças, aproveitando esse momento de brincadeira com movimentos conjuntos.
1) As crianças e suas danças - Oriente que as famílias convidem a criança a conversar sobre suas músicas e danças preferidas, e anotem as escolhas dela no cartaz ou em tirinhas de papel. Após as escolhas e a escrita dos nomes das músicas nos papéis, oriente que os familiares peçam que a criança escolha uma música por vez para dançar. A escolha pode ser feita com uma marquinha da criança ao lado do nome da música ou com um sorteio das tirinhas de papel. Fale para as famílias convidarem a criança para dançar, cantar ou brincar da forma que ficarem mais à vontade. Diga para que se envolvam e deixem a criança livre para se expressar como quiser. Procure não interferir nas formas de manifestação delas. Dance junto se for convidado por elas ou se tiver vontade de fazer isso.
2) As danças e suas culturas - Oriente que os familiares convidem a criança para assistir aos vídeos das danças que selecionaram, identificando o nome de cada tipo de dança. Após a exibição, oriente aos familiares que conversem sobre o que viram, perguntando a criança o que achou e o que experimentou, e que permitam que elas continuem dançando se desejarem.
3) Estações para brincar - Convide os familiares a preparar cantinhos com os adereços diversos que conseguirem encontrar em casa. Se alguns adereços forem parecidos aos que aparecem no vídeo das danças, será ainda melhor. Oriente que coloquem novamente as músicas que foram selecionadas anteriormente e permitam que a criança dance e brinque à vontade com os adereços. Mostre que é muito interessante que os familiares se envolvam na brincadeira, incentivando e apoiando as iniciativas e a criatividade da criança.
4) Organizando coreografias e Dançando para os colegas - Oriente aos familiares que incentivem a criança a escolher uma das músicas dos vídeos selecionados e ajudem-na a pensar em uma coreografia, incentivando a sua livre expressão e criatividade. Mas, antes, para inspirar a criança, sugira que destaquem nos vídeos a sequência e os tipos de movimentos que aparecem nos dançarinos. Depois que a criança já tiver construído sua coreografia, convide os familiares a se reunir para assistir a sua apresentação, valorizando suas ações e participando da dança junto com ela.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias gravem um vídeo curtinho da apresentação da criança ou de outros momentos em que ela estiver explorando a dança, e envie para você através de WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que esteja sendo utilizada pela rede. Ao receber os vídeos, dê devolutivas para as crianças, validando suas ações e parabenizando suas descobertas. Depois, edite os vídeos enviados pelas famílias e compartilhe com o grupo, de modo que as crianças possam apreciar as expressões umas das outras.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Roselaine Pontes de Almeida
Mentora: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base:
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
Abordagem didática: A dança pode ser um bom ponto de partida para as crianças conhecerem e interagirem com outras culturas, costumes e hábitos. Nesse sentido, vale alternar situações nas quais elas tenham oportunidades de mostrar e compartilhar com outras o que sabem e como fazem, observar os colegas para imitá-los ou ainda criar os próprios movimentos e jogos de dança. Elas também podem pesquisar para depois vivenciar, por meio da dança, aspectos das culturas visitadas. São todas ótimas alternativas para garantir experiências de aprendizagens sobre o próprio corpo e a capacidade de expressão pelo movimento.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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