Plano de Aula
Plano de aula: Construindo o próprio brinquedo
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras de diferentes culturas
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Brincadeiras com diferentes elementos da natureza
Brincadeiras de outras culturas
Construido o próprio brinquedo
Materiais:
Materiais de largo alcance de diferentes tipos, formatos e tamanhos e que, se possível, possam ser encontrados na escola, como pedaços de madeira, argila, caixas de papelão, lãs, penas, folhas, galhos, sabugos de milho, pedras, capim, tecidos, barbante, carretéis, embalagens de lata, plástico, papelão.
Diferentes portadores textuais como livros, encartes, revistas nas quais apareçam imagens de brinquedos que possam ser facilmente confeccionados pelas crianças, como cavalinho de pau, peteca de pano, de folha, bola de meia, boneca de milho, carrinho de embalagem, de carretel, telefone de lata, fogãozinho, casinha de papelão. Você pode utilizar as imagens ou se inspirar nas produções culturais do projeto Território do Brincar. Para conhecer, acesse http://territoriodobrincar.com.br/).
Espaços:
Esta atividade pode ser realizada em ambiente interno (sala do grupo) ou externo (quintal, jardim, quadra). É importante que o ambiente seja previamente organizado como se fosse um ateliê, com materiais variados dispostos pelos espaços e à altura das crianças. Inicialmente, todo o grupo de crianças será organizado em roda. Depois, as crianças serão divididas em pequenos grupos, mas podem ou não trabalhar individualmente.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 45 minutos
Perguntas para guiar suas observações:
1. As crianças demonstram planejar a execução da atividade? Ao finalizar a confecção do brinquedo, elas conseguem fazer uma apreciação de tudo que foi produzido e trocar informações sobre como foi o processo? Como elas fazem isso?
2. As crianças observam e interagem umas com as outras, demonstrando perceber que cada uma tem características físicas diferentes e respeitando essas diferenças?
3. As crianças demonstram interesse em manusear os diferentes portadores textuais disponíveis para embasar suas escolhas? De que forma é possível perceber isso?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Ajude quem demonstra não se interessar pela atividade ou quem não explora o ambiente independente do motivo (apreensão, medo etc). Disponibilize os materiais de forma acessível a todas as crianças e apresente cada um, favorecendo a percepção delas para as possibilidades oferecidas. Respeite as preferências das crianças na escolha do brinquedo a ser construído e dos materiais utilizados para a confecção.
O que fazer durante?

1
Convide todo o grupo de crianças para sentarem em roda com você. Questione se alguma criança já fez um brinquedo, que brinquedo era, se foi fácil ou difícil essa confecção e se alguém a ajudou. Conte que hoje elas irão produzir seu próprio brinquedo e que, por isso, você trouxe algumas imagens que poderão servir de inspiração,bem como materiais diversos para que possam escolher com quais irão querer construir o brinquedo. Comunique que, para que possam explorar os diferentes espaços, você as dividirá em pequenos grupos.
2
Após chegarem ao espaço, circule por ele. Algumas crianças irão circular com você, outras irão encontrar seus caminhos de exploração. Deixe que elas explorem livremente o ambiente e escolham o brinquedo que querem confeccionar. Observe-as e registre suas iniciativas. Fique atento às ações que realizam com os elementos disponíveis e como interagem entre si. Procure intervir apenas se for solicitado ou convidado para brincar ou em caso de algum conflito e/ou disputa entre os pequenos.
3
Depois de escolhidos os brinquedos que querem produzir, pergunte para as crianças qual o motivo da escolha, se elas o conhecem de outro lugar e se outras pessoas na casa brincam com um igual. Incentive-as a observarem como o brinquedo escolhido foi feito, atentando-se aos materiais utilizados na confecção. Ajude-as a planejar a execução da atividade, reunindo os materiais necessários antes de iniciar a produção do brinquedo.
Possíveis falas do professor neste momento:
Crianças, agora que já escolheram qual brinquedo querem construir, observem como ele é feito: ele é de madeira, de plástico ou de outro material? E vocês, como farão seus brinquedos? Pensem em quais materiais vocês irão precisar e peguem todos antes de começar a construção dos brinquedos.
4
Conforme as crianças exploram o ambiente, note as ações que realizam, se buscam construir sozinhas seu brinquedo ou se observam o colega para se inspirar. Aproveite esse momento de exploração e chame a atenção delas para como cada uma faz para construir seu brinquedo. Procure mostrar que cada uma pode apresentar jeitos diferentes de fazer o brinquedo, quais habilidades utilizam e quais facilidades apresentam. Fique atento às ações que as crianças realizam e registre suas iniciativas.
Possíveis falas do professor neste momento: Olha que legal! Vocês viram como cada um escolheu uma coisa para fazer? Nossa! Que boneca legal! Olha como ela está construindo a boneca dela! Esse grupo gostou mais de bonecas, mas esse outro já gostou mais de carrinho. Que casinha diferente! Ficou muito interessante o jeito que você construiu.
5
Conforme as crianças exploram o ambiente, fique atento àquelas que não demonstrarem iniciativa em explorar os materiais e desenvolver a atividade. Respeite o desejo da criança e a acolha. Ajude-a, demonstrando como a atividade pode ser realizada.
Possíveis ações do professor neste momento: Após um tempo observando a criança que não demonstra iniciativa em explorar o ambiente, aproxime-se de alguns brinquedos e brinque com eles. Você também pode folhear os diferentes portadores textuais em busca de imagens de brinquedos. Deixe essa imagem à mostra e procure reunir materiais que podem ser utilizados para a confecção deste brinquedo. Tente buscar materiais de outros elementos para auxiliar a criança a executar a proposta, ou incentive que outras crianças que já conseguiram "resolver" uma situação semelhante a auxilie, indicando como fazer, ou dando dicas.
6
Conforme a atividade for se aproximando do final, fique atento às crianças que finalizarem a confecção de seu brinquedo antes das demais. Combine com elas que, quem for terminando, pode ajudar um colega ou brincar com seu novo brinquedo. Incentive as crianças a se ajudarem.
7
Ao finalizar a confecção dos brinquedos, as crianças podem ser incentivadas a brincarem juntas. Você pode propor também um momento de troca no fim da atividade, para que elas apreciem as produções do grupo e compartilhem suas opiniões sobre o que mais gostaram, suas maiores dificuldades, o que acharam divertido e como e se ajudaram.
Para finalizar:
Conforme o tempo da atividade for acabando, avise a todas que elas têm 5 minutos para finalizar o que estão fazendo, pois você precisará da ajuda delas para guardar os materiais e arrumar o espaço. Passados os 5 minutos, explique que chegou a hora de arrumar.
Desdobramentos
Em outro dia você pode sugerir para as crianças organizarem uma exposição, convidando outras pessoas da escola (crianças de outras turmas, professores e demais funcionários) para visitar e apreciar tudo o que foi feito. Inclua os registros fotográficos do processo de confecção feitos por você, para visitação do público externo (familiares e comunidade).
Engajando as famílias
Proponha que as crianças levem para casa os brinquedos confeccionados para que brinquem junto aos familiares. Incentive-as a relatar como fizeram seu próprio brinquedo.
Brincadeiras de diferentes culturas
Apresente a proposta
Grave um vídeo e o envie para as famílias, através de Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, conversando com as crianças sobre as diversas brincadeiras que existem. Para isso, mostre algumas imagens de brincadeiras que encontramos pelo Brasil (link aqui), fale das suas experiências com brincadeiras na sua infância e, se possível, apresente fotos suas na infância também. Ainda no vídeo, informe às crianças que elas poderão vivenciar muitas atividades interessantes com os familiares a partir de diferentes brincadeiras e que, posteriormente, será marcado um encontro virtual para que todos compartilhem as vivências.
Adaptações necessárias
A realização desta sequência pressupõe a utilização de materiais diversos, alguns naturais, e outros de largo alcance, como: pedaços de madeira, argila, caixas de papelão, lãs, penas, folhas, galhos, sabugos de milho, pedras, capim, tecidos, barbante, carretéis, embalagens de lata, plástico e papelão. Caso a família não disponha de um quintal no lugar onde mora, sugira que busque identificar, em casa, quais materiais são de origem natural, a exemplo dos alimentos.
Sugira às famílias
Nesta sequência, o diálogo da família com as crianças será bem importante, pois será um momento de reviver memórias através de histórias vividas na infância com as brincadeiras.
1) Brincadeiras com diferentes elementos da natureza - Oriente às famílias que, caso não tenham quintal disponível no ambiente de casa, identifiquem os elementos de origem natural que existem em casa, como flores, alimentos tipo verduras, frutas, raízes, folhagens etc., para que as crianças possam explorá-los. Diante dos elementos naturais, oriente às famílias que conversem com as crianças sobre eles, destacando as origens e características. Conforme as crianças forem explorando os elementos da natureza livremente, convide às famílias a observarem as ações que realizam e os significados que dão aos elementos. Peça para que reparem se elas fazem relação entre eles ou uso destes elementos para construir algum brinquedo ou brincadeira.
2) Brincadeiras de outras culturas - Envie para as famílias as imagens sobre brincadeiras diversas que você apresentou no vídeo. Sugira que possam mostrá-lo, mais uma vez, para a criança, dando mais tempo para que apreciem as imagens e conversem sobre elas, atentando para os detalhes. Na falta de elementos naturais para construir o brinquedo, sugira que a família possa utilizar materiais que geralmente têm em casa, como: palitos, folhas de papel, cordões, fitas adesivas etc. Oriente que a família disponha os materiais no espaço em que a criança irá utilizar para produzir o brinquedo, de forma organizada e atrativa. Oriente que deixem que a criança explore livremente os materiais e descubra o que são. Convide os familiares a observarem a criança e as iniciativas dela. Mostre que é importante ficarem atentos às ações que ela realiza com os elementos disponíveis, como interagem com eles e com os familiares. Oriente que procurem intervir apenas se forem solicitados, convidados ou em caso de algum conflito diante do uso dos materiais.
3) Brincadeiras de outras épocas - Envie para as famílias o link com a história Guilherme Augusto Araújo Fernandes (link aqui). Sugira que preparem um ambiente bem aconchegante para a criança ouvir a história, que pode ser reproduzida pela TV, computador ou celular. Após a história, oriente que os familiares conversem com a criança sobre o enredo, se conhecem as brincadeiras que aparecem nela, e sobre os tempos de infância deles, falando sobre o que mais gostavam de brincar. Para esta atividade, oriente que escolham, previamente, um brinquedo da época de infância deles, para mostrarem à criança e proporem a construção dele, sendo necessário providenciarem, também, os materiais para a confecção do brinquedo. No momento da construção, oriente os familiares que permitam à criança a livre exploração dos materiais e incentivem as iniciativas dela para a confecção do brinquedo. Lembre a importância da criança tentar construir o próprio brinquedo de forma independente, e que os familiares a apoiem, caso seja necessário.
4) Construindo o próprio brinquedo - Nesta atividade, a criança terá a oportunidade de criar o próprio brinquedo. Para isso, oriente aos familiares que disponham para ela diferentes portadores textuais, como livros, encartes e revistas. Neles, devem aparecer imagens de brinquedos que possam ser facilmente confeccionados pelas crianças, como cavalinho de pau, peteca de pano, de folha, bola de meia, boneca de milho, carrinho de embalagem, de carretel, telefone de lata, fogãozinho e casinha de papelão. Além das imagens, oriente que preparem o espaço que a criança irá utilizar com materiais diversos, como pedaços de madeira, caixas de papelão, lãs, penas, folhas, galhos, sabugos de milho, pedras, capim, tecidos, barbante, carretéis, embalagens de lata, plástico e papelão, para que possam escolher com quais irão construir o brinquedo. Convide os familiares a incentivarem a criança a observar como o brinquedo escolhido foi feito, atentando-se aos materiais utilizados na confecção. Mostre a importância de ajudá-la a planejar a execução da atividade, reunindo os materiais necessários antes de iniciar a produção do brinquedo.
5) Brincando com os colegas - Oriente aos familiares que preparem as crianças para mostrar aos colegas os brinquedos que foram construídos através de um encontro virtual que você marcará entre a turma. Peça que orientem as crianças a falarem sobre as construções, os materiais utilizados e como podem brincar com o brinquedo confeccionado.
Para compartilhar com o grupo
Marque um encontro virtual com todo o grupo e, para isso, combine com a família o melhor dia e horário, informando previamente qual será o motivo desse encontro e como ele irá acontecer. No momento do encontro virtual, lembre as regras de comunicação para que todos possam falar e ser ouvidos. A ideia é que todos compartilhem as vivências que tiveram com os brinquedos, as brincadeiras e mostrem o brinquedo que foi construído, socializando como foi feito. No final do encontro, faça uma foto com todos na tela mostrando os brinquedos e, depois, compartilhe com as famílias.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Roselaine Pontes de Almeida
Mentora: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Corpo, gestos e movimento.
Objetivos e códigos da Base:
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.
Abordagem didática: A brincadeira é uma estratégia utilizada pelas crianças para conhecer o mundo e dar significado a ele. Por isso, atividades que envolvam, além da brincadeira propriamente dita, conversas, pesquisas e interações sobre o tema podem gerar aprendizagens de diferentes campos de experiências e ampliar os conhecimentos sobre os brinquedos e as brincadeiras de culturas diferentes. Essas propostas podem integrar momentos mais dirigidos, com outros de livre escolha.