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Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Instrumentos musicais e objetos sonoros
Contextos prévios:
É fundamental que você experimente, previamente, extrair sons de seu próprio corpo. Pesquise na internet, buscando grupos e artistas que realizam este trabalho, como o Barbatuques, entre outros. Seguem indicações:
- Bate o Monjolo - Livro Brincadeiras cantadas de cá e de
- Canal Barbatuques no YouTube:http://www.youtube.com/barbatuques
- Palavra Cantada - Como fazer sons com a boca - bolinha de sabão (Paulo Tatit)
- Brincadeira musical Yapo - DVD Brincadeiras musicais da Palavra Cantada - volume
Áudios:http://www.mcd.com.br/corpo-do-som/. Neste caso algumas adaptações serão necessárias nas etapas indicadas no Durante.
Materiais:
Equipamentos para reproduzir os vídeos (CPU ou notebook e data show ou TV e DVD) ou ao menos os áudios (até mesmo com o seu celular, se possível). Garanta um volume adequado ao ambiente.
É importante apresentar às crianças elementos da cultura para exercícios de apreciação, imitação e criação a partir de modelos. O uso da tecnologia também deve fazer parte da proposta pedagógica da Educação Infantil.
Para o trabalho com os vídeos, o ideal é baixá-los anteriormente para não ficar na dependência da internet. Veja as indicações apresentadas nas etapas 2, 4 e Para finalizar deste plano ou escolha outras canções que desejar. Teste previamente todos os equipamentos e os vídeos que serão utilizados para que a atividade ocorra sem imprevistos.
Espaços:
A atividade precisa ser realizada em algum espaço fechado, que favoreça uma boa acústica, livre de móveis e sem muita claridade, por conta dos vídeos - sendo ideal um pátio interno, uma biblioteca ou mesmo a sala.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora e 20 minutos, se forem seguidas todas as etapas, dependendo do interesse das crianças e da possibilidade de adequação à rotina da escola. Caso o professor não utilize alguma das canções propostas, esse tempo será reduzido.
Perguntas para guiar suas observações:
1.As crianças experimentam reproduzir os sons que ouvem e criam novos com os corpos?
2. As brincadeiras realizadas provocam novas descobertas na interação entre as crianças e o professor?
3.As crianças criam novas formas de brincar com o corpo, utilizando-se de diversas canções e explorando diferentes ritmos e movimentos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo.
O brincar com sons do corpo pode ser realizado por todas as crianças, respeitando-se toda e qualquer limitação e acolhendo as diferentes formas de exploração e de criação do grupo e de cada criança, individualmente.
A utilização da tecnologia (imagem e som) também favorece a compreensão da proposta e estimula a participação de todas as crianças.
1
Antes de passar o vídeo, provoque a curiosidade das crianças e busque potencializar sua escuta e atenção. Organize as crianças no local em que montou a projeção para essa atividade que se desenrolará em grande grupo e contextualize a proposta falando para elas que poderão se divertir muito dançando e brincando com o corpo. É interessante uma organização em semicírculo para que, ao mesmo tempo, possam assistir ao vídeo e interagir com você e com os colegas. A princípio, as crianças ficam sentadas. Na medida em que assistem às canções, garanta a livre movimentação delas, de modo que possam interagir em pequenos grupos, aos pares, com os adultos presentes, ajudando-se mutuamente.
Possíveis falas do professor neste momento: Quem já viu um show musical? O que utilizam geralmente para fazer os sons? Há alguns grupos que usam alguns sons diferentes para cantar e tocar, sem usar instrumentos de verdade?
Possíveis ações das crianças neste momento: algumas podem se utilizar apenas de gestos para demonstrar seu conhecimento sobre os grupos musicais e como eles tocam, imitando, por exemplo, os gestos de tocar violão, guitarra, bateria etc. A partir disso, converse com as crianças sobre o som que esses instrumentos fazem.
2
Convide as crianças para ouvir o grupo Barbatuques e observar quais músicas vão cantar e tocar e o que usam para fazer sua apresentação. A opção no momento é de uma música que as crianças já conhecem para que percebam que a música é tocada e cantada, sem o uso da voz (letra da música).
Coloque o vídeo Peixinhos do Mar, dos Barbatuques
As crianças podem participar livremente da brincadeira cantada junto com o grupo Barbatuques, escolhendo os colegas, levantando, dançando, imitando os movimentos, cantando a música que já conhecem ou apenas assistindo ao vídeo.
Não interrompa ou direcione as ações das crianças, deixe-as livres, observe e brinque com elas. Respeite os diferentes modos de participação, apoiando-as.
3
Momento de falar sobre a experiência, pesquisar e explorar mais sons com o corpo.
Após o término do vídeo, converse com as crianças sobre o que acharam, o que os cantores usaram, que música que cantaram, que som acharam mais engraçado etc.
Proponha que elas repitam alguns sons e movimentos que observaram e peça que criem novos, usando outras partes do corpo.
Vocês podem cantar junto as canções Peixinhos do Mar e Marinheiro Só, que estão no vídeo.
Normalmente as crianças pedem para repetir o vídeo. É muito interessante que isso seja feito, a não ser você que perceba que não houve interesse por parte da maioria.
Durante a repetição, elas podem brincar mais ativamente, convidando os colegas que antes só assistiram ao vídeo e até mesmo utilizando sons e movimentos diferentes dos realizados pelos Barbatuques.
Possíveis ações da criança neste momento: Eles fizeram assim ó! (imita o gesto, sem emitir o som).
4
Antecipe às crianças que irão assistir à outra música do Barbatuques e que vão brincar com eles!
Coloque o vídeo: "Que
Na primeira vez, a música é apresentada inteira e as crianças participam livremente da brincadeira. Em seguida, conduza a brincadeira sem o vídeo, com as crianças cantando, criando e copiando os sons inventados pelos colegas.
(texto da brincadeira)
Que som a/o (falar o nome de uma criança) agora vai fazer,
faça um som do corpo para que eu possa aprender.
É 1, é 2, é 3 e já:
(a criança cria seu som e movimento)
A brincadeira vai sendo repetida até que todos (que desejarem) participem. Experimente convidar duas crianças juntas, para que as que se revelam mais tímidas também entrem na brincadeira de criar sons com o corpo. Da mesma forma que a etapa 2, se desejar, repita a brincadeira, com o vídeo.
5
Proponha que todos sentem-se novamente na roda e converse com as crianças sobre a brincadeira anterior, para que exponham descobertas, digam o que gostaram ou não gostaram, o que acharam engraçado, ou que deu medo etc.
Retome alguns movimentos e sons realizados durante a brincadeira:
Que som diferentes vocês conseguiram fazer com as mãos? E com os pés?
E com a bochecha? E com o peito?
Há vários sons que podemos fazer com a boca? Qual você gostou de fazer?
É gostoso rir não é mesmo? Será que nossas risadas são iguais? Vamos ver?
Que outras partes do corpo vocês utilizaram? Como?
Outras provocações podem ser propostas na medida em que as crianças compartilham impressões e experiências.
Para finalizar:
Convide as crianças para sentarem-se novamente em roda, para a finalização desta atividade em grande grupo.
Anuncie que irão fazer agora uma brincadeira com sons mais baixinhos, mais tranquilos e que vão ouvir o grupo Palavra Cantada.
Coloque o vídeo da música Ti Cutucá (Paulo
Acompanhe os movimentos e sons propostos na brincadeira apresentadas no vídeo, brincando junto com as crianças. Ao final da brincadeira, convide-as para um gostoso abraço coletivo! Diga que poderão repetir outras vezes as brincadeiras deste dia e conhecer outras em que se pode usar as partes do corpo para fazer sons.
Existem inúmeras brincadeiras cantadas que utilizam sons do corpo disponíveis na internet e que circulam na sociedade. As brincadeiras propostas nesta atividade podem ser repetidas e outras similares podem ser inseridas em seu planejamento. Outra proposta que pode ser realizada a partir dessas brincadeiras é a gravação dos sons que as crianças descobriram e criaram com o corpo. Em seguida, elas escutam e comentam a gravação.
Utilize, se possível, um microfone para amplificar os sons, ampliando as experiências das crianças com eles e com aparatos tecnológicos.
Geralmente as crianças se divertem (e aprendem!) muito com estas brincadeiras com sons do corpo, pois o ritmo provoca envolvimento e possibilita movimentação ampla e espontânea delas. Sua turma pode escolher uma ou duas das brincadeiras realizadas na escola para fazê-las junto com os familiares, em um momento de reunião de pais ou evento com a comunidade. Havendo possibilidade, convide-os para participar algum dia de uma roda de música na escola, em horário de entrada ou saída, por exemplo. Sugestão de texto para convidar a comunidade:
Atenção, familiares! Na sexta-feira (dia X/X) faremos uma roda de música para brincar com os sons do nosso corpo. Venham brincar com a gente! Será logo no início/final da nossa manhã/tarde. Esperamos por vocês!
Apresente a proposta
Nesta sequência de atividades, as crianças terão a oportunidade de explorar diversas fontes sonoras. Para isso, oriente às famílias, por meio de um áudio enviado por WhatsApp, como as atividades poderão ser desenvolvidas, falando que enviará um vídeo para as crianças conversando com elas também. No vídeo, converse com as crianças a respeito dos sons que podemos encontrar no ambiente em que moramos, nos instrumentos musicais e em nosso próprio corpo. Se possível, apresente alguns instrumentos musicais que tenha em casa ou a imagens deles. Ainda no vídeo, diga que elas realizarão algumas atividades com seus familiares sobre os sons.
Adaptações necessárias
Para o plano “Exploração e criação de sons com objetos”, poderão ser utilizados objetos familiares às crianças, como brinquedos, materiais recicláveis e outros novos que façam barulhos diferentes. Para o desenvolvimento do plano “Brincadeiras com os sons do corpo”, indique a utilização do vídeo “Como fazer sons com a boca - bolinhas de sabão”, do grupo Palavra Cantada (disponível aqui), e “Peixinhos do mar”, do grupo Barbatuques (disponível aqui). É importante que o vídeo possa ser passado em algum aparelho que tenha um bom som, como TV, computador, tablet ou celular.
No plano “Instalações sonoras”, será necessária a utilização de materiais descartáveis, como potes, tampas, caixas, garrafas PET e materiais de largo alcance, como funis, elásticos, panelas, colheres e molho de chaves. Os materiais poderão ser pendurados nas paredes da casa ou no teto, como móbiles, e outros deixados no chão. A família poderá ficar à vontade para escolher o espaço da casa mais propício para a organização dos materiais e exploração das crianças, como, por exemplo, corredores, terraço, varanda, quintal etc. Para o plano “Esconde-esconde de objetos sonoros”, será necessária a utilização de objetos que façam barulhos, como panelas, caixinhas de música, sino dos ventos, tamborzinhos e chocalhos, para serem escondidos pelos familiares e procurados pela criança. Para o plano “Nossa orquestra: explorando instrumentos”, será necessário que a família coloque os vídeos “Descubra a orquestra - concerto didático - Osusp” (disponível aqui), e “Silly Symphonies - Music Land” (disponível aqui), que você poderá compartilhar via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando.
Sugira às famílias
Para o desenvolvimento das atividades que exploraram diversas fontes sonoras, é importante que os familiares estejam disponíveis para observar a criança em suas explorações e também participar das brincadeiras.
1) Exploração e criação de sons com objetos - Oriente à família que organize os objetos sonoros a serem explorados em cantinhos e cestos diversos, de modo a aguçar a curiosidade da criança. Convide os familiares a manter uma posição de observação e escuta, sem interferir na exploração da criança, a não ser que seja requisitado. Esse pode ser um bom momento para que as famílias façam registros com fotos ou de vídeos das crianças em ação.
2) Brincadeiras com os sons do corpo - Oriente à família que convide a criança a ouvir as músicas dos grupos Palavra Cantada e Barbatuques, observando como os artistas cantam e tocam e o que usam para fazer suas apresentações. Depois da brincadeira com os vídeos, oriente os familiares a incentivar que a criança brinque livremente levantando, dançando, imitando os movimentos e cantando as músicas dos vídeos. Mostre que é interessante que os familiares participem da brincadeira com a criança, mas é importante que não interrompam ou direcionem as ações dela. Incentive que a deixe livre, observe e brinque com ela, respeitando os diferentes modos de participação e apoiando-a.
3) Instalações sonoras - Oriente à família que tente preparar os espaços com as instalações sonoras previamente, para garantir a surpresa para a criança. Após um bom tempo de exploração, oriente que os familiares brinquem junto com a criança, ouvindo-a e interagindo com ela à medida que são solicitados ou convidados. Convide os familiares a, partindo das observações que fazem da criança explorando as instalações, identificar algumas menos exploradas e brincar com alguns objetos, chamando a atenção das crianças para suas sonoridades. Durante as explorações, proponha que os familiares realizem uma brincadeira de adivinhação de sons, aproveitando também para propor algumas comparações entre as sonoridades, como sons que se propagam mais, sons muito fortes ou fracos, graves e agudos etc.
4) Esconde-esconde de objetos sonoros - Oriente à família que esconda alguns objetos sonoros previamente e que, antes de iniciar a brincadeira de procurar os objetos, apresente alguns deles como tesouros sonoros, despertando a curiosidade da criança e dizendo que alguns dos tesouros estão perdidos. Após a apresentação, sugira aos familiares que incentivem a criança a ajudá-los a procurar os outros tesouros pela casa. A cada tesouro sonoro encontrado, sugira à família que demonstre contentamento, confirme com a criança se o objeto faz algum som e deixe que ela o explorem livremente.
5) Nossa orquestra: explorando instrumentos - Oriente à família que reproduza os vídeos indicados por você em algum aparelho como TV, computador, tablet ou celular, de modo que a criança possa sentir o som. Após a apreciação dos vídeos, sugira à família que converse com a criança sobre o que viram, ouvindo suas percepções e ideias sobre os instrumentos. Depois, oriente que, se a família tiver algum instrumento musical real, ofereça-o para exploração da criança, para que ela perceba seu formato e o som que ele emite. Mas, caso não tenha o instrumento e não possa providenciá-lo, oriente que a família utilize imagens da internet para apresentar os instrumentos que compõem uma orquestra ou mesmo que mostre vídeos em que os instrumentos aparecem sendo tocados acusticamente.
Para compartilhar com o grupo
Sugira às famílias que registrem com fotos ou vídeos alguns momentos de exploração dos sons realizados durante o desenvolvimento das atividades. Peça que lhe enviem o material via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, de modo que você possa imprimi-lo e montar um mural no retorno às atividades escolares, para que possa ser apreciado por todos.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wildes Gomes de Campos
Mentor: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Transversal:
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
Abordagem didática:
Cantar e tocar são atividades que compõem a educação musical das crianças pequenas. Aos professores, cabe estimulá-las a explorar sons e barulhinhos que podem fazer com a boca e com materiais sonoros, ajudando-as nessa construção de sons e de musicalidade. Por isso, a oferta de instrumentos e de materiais que produzem sons diferentes dos convencionais amplia as possibilidades do trabalho com a música, em uma proposta que também se baseia na escuta e coloca sua atenção nas similaridades e diferenciações entre sons.
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