Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras de mágica e imitação

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras com o corpo e o espaço

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Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Baixe o vídeo “Duelo de Mágicos”, do grupo Palavra Cantada, com antecedência e o teste no equipamento tecnológico que utilizará para evitar contratempos.

Materiais:

Vídeo Duelo de Mágicos em um pendrive ou DVD (dependendo do equipamento disponível na escola que for utilizar), TV ou Data Show. Objetos que simulem uma varinha mágica e que possam ser encontrados na escola, como gravetos, palitos de churrasco sem ponta, lápis de escrever ou colorido, dentre outros. Para o pó mágico, pode ser usado purpurina, glitter ou outro encontrado em sua região que não faça mal às crianças e que elas possam usar para brincar. Tecidos, máscaras, chapéus e outros adereços que possam ser transformados em fantasias e que estejam disponíveis na escola. Materiais de apoio e registro, como celular, câmera, papel e caneta.

Espaços:

A atividade poderá ser realizada na sala, o vídeo poderá ser assistido e posteriormente as crianças poderão brincar de imitação tendo a música do vídeo como suporte sonoro. O espaço deve ser organizado de maneira confortável para que as crianças consigam visualizar o vídeo e depois possam interagir com ele através da brincadeira de mágica e imitação.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 45 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças chegam ao entendimento de quem imitará quais personagens na encenação do vídeo?

2. Quais personagens as crianças escolhem que não fazem parte do vídeo original para imitar? Quais movimentos elas fazem para imitá-los?

3. Como elas compartilham as experiências, aprendizados, espaços e materiais e interagem com os colegas diante das diferentes propostas de imitação dos personagens?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Se atente para os gestos e expressões que as crianças fazem para delimitar uma escolha, além da comunicação oral. Apoie as que se demonstram mais tímidas, incentivando-as a participar da atividade mas respeitando suas preferências.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Com o equipamento já montado e testado anteriormente, convide o grande grupo a sentar de maneira confortável. Conte as crianças que irão assistir uma encenação de mágica em forma de música. Pergunte quem já viu um mágico, em que situação foi, que tipo de mágica ele fazia e promova uma conversa entre a turma. Instigue as crianças a contarem sobre suas vivências, apoie para que sejam entendidas por seus colegas e promova conexões entres os diferentes depoimentos e observações que trazem para a conversa. Comente que é importante que se atentem nos personagens do vídeo pois depois vocês irão falar sobre eles e também tentarão imitar algumas de suas ações.


2

Depois de assistir ao vídeo com as crianças uma ou mais vezes, de acordo com o interesse e necessidade delas, convide-as a conversarem sobre os personagens e o que entenderam sobre a história. Depois, proponha que imitem a encenação, sugerindo que procurem objetos na sala que podem ser usados como varinha e pó mágico.

Possíveis falas do professor neste momento: Do que se trata a história que a música conta? Que personagens aparecem no vídeo? Como será que os mágicos transformam as coisas? Se vocês fossem mágicos, como transformariam as coisas? O que transformariam?

Possíveis falas e ações das crianças neste momento: É um vídeo de mágica, mas não tem bruxa... ela que usa varinha. Vou transformar você em um sapo (olha para o amigo ao lado e faz a encenação). As crianças saem a procura de varinhas pela sala e encontram o pote com lápis de cor usado nas atividades, então o pegam e mostram dizendo: Olha, parece uma varinha mágica!


3

Propicie a experiência das próprias crianças escolherem quem serão os mágicos e quem serão os personagens. Apoie-as ao decidirem quem fará o quê, de forma que se resolvam entre elas, fazendo combinados de se alternarem para que todas fiquem satisfeitas. Caso queiram fazer os mesmos personagens, incentive para que façam vários, mas respeite a decisão e opinião delas. Coloque o vídeo novamente para ter o apoio sonoro com a música, dessa vez com as próprias crianças fazendo a encenação. Brinque junto a elas, se permitindo ser transformado pelos mágicos e entrando no mundo de fantasia delas.


4

Converse com as crianças sobre quais outros personagens elas conhecem que fazem parte da sua cultura regional e do seu repertório cultural que podem ser imitados na brincadeira, além daqueles que são citados na música. Deixe que levantem hipóteses e discutam entre si sobre elas. Proponha que façam uma nova versão da música já com esses personagens, escolhendo outra vez quem serão os mágicos e os demais.


5

Disponibilize fantasias como tecidos que podem virar capas de super heróis, máscaras, chapéus, roupas coloridas e outros objetos variados disponíveis na escola para que as crianças escolham os personagens que querem imitar e assim possam se vestir e se preparar como eles, entrando no mundo do faz de conta. Auxilie-as na montagem dos personagens, se atentando as escolhas de cada uma. Se alguma criança convidá-lo a se fantasiar, sugira que ela escolha qual personagem você pode fazer, instigando-as a lhe dar dicas e sugestões. Sugira que cantem e brinquem com a música, utilizando os personagens que escolheram. Para as crianças que por vontade própria não estiverem envolvidas na proposta de imitação das etapas anteriores, você pode deixar as fantasias já disponíveis para que elas explorem livremente. Não se esqueça de sempre incentivá-las a participar junto com os demais.


Para finalizar:

Deixe que brinquem com as fantasias à vontade, explorando todas as possibilidades da e criando novos personagens a partir do que já conhecem e vivenciam. Aproveite alguns momentos para fazer registros fotográficos e filmagens que achar pertinente para sua observação participativa. Quando estiver perto do final da atividade, avise as crianças que em breve vocês irão guardar tudo e arrumar a sala. Sugira, para guardar tudo, que façam mágicas para organizar e fazer a arrumação ficar mais divertida.

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