Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adamari Rodolfo Depetris
Mentora: Vládia Maria Eulalia Raposo Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina
Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses.
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas.
Objetivos e códigos da Base:
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
Abordagem didática: As crianças expressam seus estados afetivos com o corpo: pulam de alegria, batem os pés de raiva, se chacoalham ansiosas, se recolhem quando se sentem tímidas ou com medo, entre outras reações. Nesse sentido, é papel da escola oferecer oportunidades para que elas se movimentem livremente em ambientes seguros e acolhedores. Todos os espaços devem ser organizados para permitir às crianças desenvolver movimentos corporais (andar, pular, subir, descer, rolar etc) e conquistar a autonomia.