Plano de aula: Brincadeiras com as partes do corpo

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras com o corpo e o espaço

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Baixe o vídeo e a música Tiquequê - Quero começar (Ao Vivo) ft. Barbatuques, disponivel no link: e faça o teste pra ver se irá tocar no seu aparelho eletrônico. Imprima as fotos referentes as partes do corpo e deixe-as prontas para serem manipuladas e exploradas pelas crianças. Você pode usar fotos baixadas da internet, recortes de revistas ou fotografias das crianças no dia a dia.

Materiais:

Para roda de conversa e movimento: imagens variadas de partes do corpo como cabeça, mãos, pés, braços, pernas, barriga etc, em tamanho e material adequado para visualização e exploração, buscando valorizar a diversidade retratada nas imagens. Para visualização do vídeo e exploração da música: computador, data show, tv, DVD, tablet, o que tiver disponível na sua unidade. Pendrive ou CD. Objetos da sala para movimentos sonoros: lápis, caneta, panelas, chocalhos, madeiras, dentre outros. Verifique o que há de disponível na escola e que pode ser utilizado com as crianças.

Espaços:

A atividade será realizada na própria sala de atividades, primeiro, em roda, depois, em todo o espaço da mesma.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma as crianças se movimentam pelos espaços da sala?

2. Quais objetos elas escolhem autonomamente para realizar movimentos sonoros e como elas fazem isso?

3. Que movimentos corporais elas exploram para acompanhar o ritmo da música?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Deixe que as crianças se ajudem mutuamente para realizar os movimentos propostos, apoiando-as, caso expressem alguma timidez. Sugira movimentos que possam ser realizados também com o corpo sentado ou deitado. Perceba a comunicação delas em forma de gestos, movimentos, expressões e oralmente. Garanta que o vídeo seja de boa qualidade para que todos possam sentir a música.

O que fazer durante?

1

Convide todo o grupo para sentar no tapete da sala. Conte para as crianças que vocês irão conversar sobre as partes do corpo e descobrir o que é possível fazer com mãos, pés, boca, cabeça, dentre outras, por meio de algumas brincadeiras com imagens, vídeos e músicas.

2

Disponibilize para as crianças várias imagens de partes do corpo no centro da roda. As imagens precisam valorizar a diversidade de etnias e culturas, garantindo o acesso e a exploração das crianças no respeito às diferenças. Convide-as para escolher uma imagem e fazer um movimento usando essa parte do corpo. Sugira às demais que imitem os movimentos que o colega faz.Alterne para que várias crianças escolham imagens e, assim, sejam as precursoras dos movimentos, no entanto, deixe-as à vontade para se expressarem. Participe da brincadeira, fazendo um movimento com a parte do corpo também. Assim você incentiva as crianças nas escolhas delas.

Possíveis ações das crianças neste momento: Uma criança olha uma imagem de boca e começa a fazer sons com ela. Logo os colegas estão fazendo sons com a boca também.

3

Com o auxílio de um data show, computador, TV, DVD, tablet ou outro aparelho disponível, mostre para as crianças o vídeo Tiquequê - Quero começar (Ao Vivo) ft. Barbatuques, disponivel no link: fazendo-as perceber sons e movimentos corporais que o grupo faz. Deixe que elas explorem os movimentos a partir da música, realizando assim uma grande brincadeira, na qual elas poderão escolher pares para brincar, se expressar e se divertir espontaneamente, se movimentando umas com as outras, com o próprio professor e com ela mesma. Participe da brincadeira, se divertindo junto com elas.

Possíveis ações das crianças neste momento: Uma das crianças pega na mão de um colega para dançarem juntos a música. Os dois pulam, dançam e riem enquanto seguem o ritmo da canção.

4

Depois de assistirem ao vídeo, peça às crianças para escolherem objetos que façam som na sala (chocalhos, lápis, panelas, colheres etc), para que possam fazerem movimentos com eles e com o próprio corpo, explorando-o, ao ritmo dessa música, que continuará a ser tocada. Aproveitar esse momento para observar atentamente as crianças, interagindo com elas, incentivando aquelas que de repente não demonstram muito interesse, brincando com elas, ampliando as possibilidades de brincadeiras com os objetos etc.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos escolher alguns objetos na sala que possam fazer sons? Que objetos temos que podem ser usados? Vamos procurar?

Para finalizar:

Deixe que as crianças explorem a música, os objetos e o corpo por alguns minutos, enquanto elas se mostrarem envolvidas com a atividade. Então avise-as que irá parar a música e que todas vão guardar os materiais para iniciar a próxima atividade. Se necessário, aguarde mais uns minutos e então convide-as para organizar o ambiente novamente. Enquanto elas arrumam tudo, cante músicas que deixarão o momento mais divertido.