15790
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Massagem Shantala para a soneca dos bebês

Nesta proposta, a realização de uma massagem favorece a aproximação e o vínculo entre adulto e bebê.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Djenane Martins Oliveira

Apresente a proposta
Caso tenha em seus arquivos, envie fotos do espaço escolar onde os bebês descansavam ou dormiam. Em seguida, grave um vídeo ou áudio falando sobre a importância desses momentos de repouso, explicando que, na escola, eles fazem parte da rotina de forma flexível, a fim de respeitar a individualidade e a necessidade do bebê para que reponha suas energias e, assim, vivencie com alegria e disposição as suas interações e explorações ao longo do dia. Finalize convidando, de forma animada: “Que tal incrementar esses momentos aí em casa, tornando-os mais prazerosos e até divertidos?” Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.


Adaptações necessárias
Sugira aos familiares que selecionem músicas calmas, tranquilas e com qualidade. Você encontra boas sugestões no plano referente à soneca dos bebês. Oriente que se organizem para garantir tempo suficiente, para que não tenham pressa e respeitem o tempo, os interesses e as necessidades do bebê. Convide-os também a preparar um espaço aconchegante, que possa oferecer momentos relaxantes. Assim, a experiência será mais prazerosa para todos os envolvidos, aprofundado vínculos e fortalecendo os laços familiares que os unem. Se eles não tiverem óleo para massagem, podem fazer sem, uma vez que não é recomendado sair para compras nesse momento. Da mesma forma, na falta de livros adequados para bebês, eles podem buscar na internet os títulos sugeridos no segundo plano desta sequência, referente à leitura na cabana para os bebês. Sugira que, para fazer a cabana, eles usem uma toalha ou um lençol preso aos móveis do local de dormir, ou a adaptem de acordo com o que tiverem disponível em casa.

Sugira às famílias
1) Organização da soneca dos bebês:
Nesse momento de isolamento social, quando todos devem permanecer em casa, convide os familiares a organizar ou reorganizar o espaço de forma compartilhada com o bebê, considerando suas possibilidades, interesses e preferências. Eles podem, por exemplo, tornar o espaço de dormir mais aconchegante com a inclusão de almofadas e outros objetos escolhidos pelo bebê, de acordo com o que tiverem à disposição em casa. Para possibilitar um momento mais leve e divertido, sugira brincadeiras como a de “esconder/achar”.

2) Leitura na cabana para os bebês:
Oriente os familiares a se organizarem de modo que possam participar desse momento relaxante e lúdico, em que poderão se acalmar juntos, antes de dormir, com a leitura para o bebê. A atividade fica mais gostosa com a cabana, onde podem se divertir e que torna o espaço já conhecido uma novidade. Porém, também é possível fazer sem ela.

3) Soneca dos bebês menores durante a rotina:
Considerando o contexto familiar, após orientar os familiares sobre a organização ou reorganização do espaço de dormir com a participação ativa do bebê, sugira que favoreçam o uso dele sempre que o bebê demonstrar cansaço e necessidade de sono. Para isso, os familiares podem ser orientados a funcionar como mediadores, comunicando as necessidades dos bebês que eles perceberem. Eles podem, por exemplo, convidar gentilmente o bebê que estava numa exploração, mas que dava claros indícios de cansaço ao cochilar sentado, pegando-o no colo e o aconchegando no espaço. Desta forma, poderão aproveitar momentos únicos em família agora que estão em casa!

4) Massagem Shantala para a soneca dos bebês:
Convide a família a realizar a massagem como forma de favorecer a aproximação e o vínculo entre adulto e bebê. Oriente sobre a Shantala, que é mais que uma massagem e poderá acontecer durante o banho através do toque suave e respeitoso, ou antes do sono, para relaxar e induzir um descanso mais tranquilo. Esse vídeo traz um passo a passo de como fazer a massagem nos bebês (disponível aqui) em casa.

5) Relaxamento e descanso para os bebês:
Convide a família a fazer um relaxamento com o bebê em casa. Esclareça que a atividade envolve momentos de relaxamento e também de brincadeira antes do descanso, para que possam ter um sono mais tranquilo. Oriente que não façam após as refeições principais e que estejam atentos, observando suas reações e gestos. Os movimentos devem ser espontâneos, agradáveis e divertidos. Por exemplo: se o bebê sorrir, estará demonstrando contentamento ao se movimentar. Outras orientações: manter a iluminação reduzida, um local tranquilo e com música calma (no plano, há excelentes sugestões).


Para compartilhar com o grupo
Conforme citado acima, convide os familiares a compartilhar o registro dessa organização ou reorganização do momento do sono do bebê nesse período em que estão em casa. Pode ser por foto, vídeo ou áudio. Peça também para que relatem brevemente como o bebê gosta de dormir, destacando o que consideram que o ajuda a repousar mais tranquilamente. Organize esse material através do Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo. Socialize com as demais famílias e, à medida que um grupo vê como o outro está fazendo em casa, amplie as possibilidades. Isso estimulará outras famílias a fazer a atividade. No retorno à escola, você pode usar essas valiosas contribuições, pois conhecerá mais sobre as preferências de cada bebê em relação ao sono. Outra ideia é compor o mural para receber as crianças com alguns desses momentos significativos. Desta forma, a interação familiar em casa terá conexão com as experiências do cotidiano escolar. Essa parceria será essencial como apoio quando o período de afastamento social terminar, sendo necessário o processo de readaptação ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vládia Pires


Código: EDI1_05UND04

(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas