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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Dicionário: uma alternativa para a correção ortográfica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre realizar busca de palavras com dúvidas ortográficas no dicionário

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.

Materiais necessários: dicionários, cópias de folhas impressas, projetor de slides.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos poderão ter dificuldades em procurar as palavras solicitadas no dicionário, portanto deixe que outro aluno o ajude ou realize as atividades em duplas. Faça questionamentos e reflexões pertinentes que possam ajudar os alunos.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/guia-de-mediacao-de-leitura-acessivel-e-inclusiva/arquivos/DicionariosSaladeAula.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

- Os alunos do grupo devem ler as quadrinhas e circular as palavras incorretas.

  • Proporcione o levantamento de hipóteses quanto à ortografia das palavras:

- Quais palavras vocês têm dúvidas quanto à grafia? Espere que os alunos respondam que são as palavras: chavante, cherém, xama, chará, bacachi, xeire, xeirar.

- Qual é a dúvida que a escrita destas palavras podem trazer? Os alunos irão responder que as letras CH e X têm o mesmo som portanto não sabem qual é a grafia correta.

- O que devemos fazer para não ficar em dúvida e escrever da maneira correta? A expectativa é que os alunos respondam que se deve procurar estas palavras no dicionário.

  • Disponibilize dicionários para os grupos para que efetuem a pesquisa das palavras que geram dúvidas ortográficas.
  • Peça aos alunos que anotem as palavras na forma correta na cópia da folha de atividade do item 3.

Materiais complementares: projetor de slides, cópias de folhas impressas e dicionários.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Projete o slide com o caça palavras.
  • Explique que:

- Cada dupla deverá escolher uma coordenada, como por exemplo: A5, na qual está a letra C.

- Em seguida outra dupla escolhe outra coordenada, como por exemplo: A6 na qual está a letra H.

- Caso a próxima dupla escolha a coordenada A7, a palavra chá será formada.

- Caso esta dupla opte por outra coordenada como por exemplo: J5 (da palavra enxágue) não haverá problema algum, pois o importante é formar a palavra correta e o levantamento de hipóteses no momento que as duplas estão formando as palavras. A hipótese levantada pelas duplas é: a palavra se escreve com CH ou X?

- Cada dupla deverá encontrar na tabela uma palavra que esteja com a escrita correta. Depois, na sua vez, eles deverão escolher uma coordenada referente à palavra visualizada, até que ela apareça completamente.

  • Se houver erros, como por exemplo: coordenadas A3 e A4 (XÁ) levante a hipótese:

- Esta palavra se escreve com “CH” ou com “X”? A expectativa é que alguns alunos fiquem em dúvida.

- Como podemos saber qual a grafia correta? Espero que os alunos digam que quando houver dúvidas na grafia das palavras será necessário procurar no dicionário.

- Há palavras parecidas? A expectativa é que os alunos digam que há palavras iguais que se diferenciam apenas pelas letras CH e X.

- Como saber qual palavras está correta? Espere que os alunos digam que devemos procurar essas palavras no dicionário para saber qual a grafia correta.

Materiais complementares: projetor de slides, dicionários e cópias de folha impressa.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

- Há dúvidas de como escrever com CH ou X? A expectativa de resposta é de que alguns alunos digam que sim e outros digam que não.

- Como escrever a palavra correta? Espere que os alunos digam que se deve consultar um dicionário.

  • Distribua os dicionários para que os alunos pesquisem a ortografia correta das palavras e preencham o texto lacunado.

Materiais complementares: projetor de slides, cópias de folhas impressas e dicionários.

Referências:

GARCIA, Carla Iara do Nascimento. Bolo de ameixa com chocolate. Arquivo Pessoal.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.

Materiais necessários: dicionários, cópias de folhas impressas, projetor de slides.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos poderão ter dificuldades em procurar as palavras solicitadas no dicionário, portanto deixe que outro aluno o ajude ou realize as atividades em duplas. Faça questionamentos e reflexões pertinentes que possam ajudar os alunos.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/guia-de-mediacao-de-leitura-acessivel-e-inclusiva/arquivos/DicionariosSaladeAula.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

- Os alunos do grupo devem ler as quadrinhas e circular as palavras incorretas.

  • Proporcione o levantamento de hipóteses quanto à ortografia das palavras:

- Quais palavras vocês têm dúvidas quanto à grafia? Espere que os alunos respondam que são as palavras: chavante, cherém, xama, chará, bacachi, xeire, xeirar.

- Qual é a dúvida que a escrita destas palavras podem trazer? Os alunos irão responder que as letras CH e X têm o mesmo som portanto não sabem qual é a grafia correta.

- O que devemos fazer para não ficar em dúvida e escrever da maneira correta? A expectativa é que os alunos respondam que se deve procurar estas palavras no dicionário.

  • Disponibilize dicionários para os grupos para que efetuem a pesquisa das palavras que geram dúvidas ortográficas.
  • Peça aos alunos que anotem as palavras na forma correta na cópia da folha de atividade do item 3.

Materiais complementares: projetor de slides, cópias de folhas impressas e dicionários.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Projete o slide com o caça palavras.
  • Explique que:

- Cada dupla deverá escolher uma coordenada, como por exemplo: A5, na qual está a letra C.

- Em seguida outra dupla escolhe outra coordenada, como por exemplo: A6 na qual está a letra H.

- Caso a próxima dupla escolha a coordenada A7, a palavra chá será formada.

- Caso esta dupla opte por outra coordenada como por exemplo: J5 (da palavra enxágue) não haverá problema algum, pois o importante é formar a palavra correta e o levantamento de hipóteses no momento que as duplas estão formando as palavras. A hipótese levantada pelas duplas é: a palavra se escreve com CH ou X?

- Cada dupla deverá encontrar na tabela uma palavra que esteja com a escrita correta. Depois, na sua vez, eles deverão escolher uma coordenada referente à palavra visualizada, até que ela apareça completamente.

  • Se houver erros, como por exemplo: coordenadas A3 e A4 (XÁ) levante a hipótese:

- Esta palavra se escreve com “CH” ou com “X”? A expectativa é que alguns alunos fiquem em dúvida.

- Como podemos saber qual a grafia correta? Espero que os alunos digam que quando houver dúvidas na grafia das palavras será necessário procurar no dicionário.

- Há palavras parecidas? A expectativa é que os alunos digam que há palavras iguais que se diferenciam apenas pelas letras CH e X.

- Como saber qual palavras está correta? Espere que os alunos digam que devemos procurar essas palavras no dicionário para saber qual a grafia correta.

Materiais complementares: projetor de slides, dicionários e cópias de folha impressa.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

- Há dúvidas de como escrever com CH ou X? A expectativa de resposta é de que alguns alunos digam que sim e outros digam que não.

- Como escrever a palavra correta? Espere que os alunos digam que se deve consultar um dicionário.

  • Distribua os dicionários para que os alunos pesquisem a ortografia correta das palavras e preencham o texto lacunado.

Materiais complementares: projetor de slides, cópias de folhas impressas e dicionários.

Referências:

GARCIA, Carla Iara do Nascimento. Bolo de ameixa com chocolate. Arquivo Pessoal.

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