8 materiais para saber mais sobre inclusão

Confira nossa seleção de conteúdo para tirar dúvidas, aprofundar seus estudos sobre o tema e colocar a inclusão em prática

POR:
Ana Paula Bimbati

Crianças e adolescentes com deficiência têm o direito à Educação em uma escola regular.  Mas apenas o acesso não é garantia de aprendizagem. Para promover a inclusão plena é necessário investir em ações que garantam a permanência, participação e aprendizagem, destes estudantes. A inclusão depende de toda a equipe escolar.

Em contato com alunos com diferentes tipos de deficiência, muitos professores podem ter dúvidas sobre como encaminhar o trabalho. Para te ajudar nisso, NOVA ESCOLA separou 9 materiais sobre inclusão para tirar dúvidas, colocar em prática e se aprofundar no tema. Confira:

Para tirar suas dúvidas sobre inclusão

1. As dez dúvidas mais comuns sobre inclusão
Um aluno com deficiência pode ser reprovado? Quais recursos essas estudantes têm direito? Como se aproximar da família? Essas e outras perguntas enviadas por leitores de NOVA ESCOLA foram respondidas aqui

2. Dicionário da inclusão: Aprenda quais são os termos corretos e ensine seus alunos
O conteúdo apresenta palavras corretas e incorretas sobre inclusão. Um vocabulário certo evita desconforto e mais preconceito na hora de incluir um aluno. Você sabia, por exemplo, que se referir a uma pessoa com deficiência como “deficiente” não é correto? Veja mais aqui

3. Pequeno dicionário amoroso da inclusão
Além de usar os termos corretos, é importante entender o que tudo isso significa. Neste pequeno dicionário, você entenderá alguns transtornos e deficiências, além do conceito de palavras como “empatia” e “inclusão” usadas frequentemente pela sociedade quando o assunto é inclusão ou diversidade.

Para colocar em prática

4. Como trabalhar a inclusão na primeira infância?
Após entender conceitos e leis, é importante saber como colocar em prática e garantir que o acesso à Educação seja para todos os alunos. Em NOVA ESCOLA BOX, a edição sobre inclusão traz o caso de duas escolas públicas que mostram como fazem isso no dia a dia. O conteúdo apresenta também dicas para garantir um planejamento inclusivo e uma proposta de atividade. Confira aqui 

Confira todas as edições de Educação Infantil
de NOVA ESCOLA BOX

5. Como desenvolver atitudes inclusivas em sala de aula
No curso, a professora Fernanda Arantes apresenta formas para tornar a sala de aula um espaço inclusivo e como engajar a comunidade escolar nesse tema. A formação traz duas situações reais de professoras que usaram estratégias de intervenção com a turma e para melhorar o processo de inclusão dentro da sala de aula. Faça o curso com certificado aqui

Faça o curso de atitudes inclusivas aqui

Para se aprofundar

6. Educação Infantil inclusiva: estratégias e boas práticas para o professor
É desafiador trabalhar a inclusão dentro da sala de aula, mas é possível! O curso faz um debate de qualidade sobre Educação inclusiva, atividades diversificadas versus atividades adaptadas, exemplos de práticas pedagógicas e como olhar para os direitos de aprendizagem que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe.

7. Como se faz a aprovação do aluno com deficiência na escola?
O processo leva em conta outros critérios que não os convencionais aplicados a todos os alunos? Os estudantes com deficiência podem ser promovidos com nota mínima? Existe algum respaldo legal com relação a essa situação? Entenda como fazer o processo de avaliação de um aluno com deficiência e evitar qualquer atitude preconceituosa e que afete o desenvolvimento do estudante. Leia aqui. 

8. Conheça os principais obstáculos que alunos com deficiência encontram e ajude-os a superá-los
NOVA ESCOLA fez uma seleção dos principais desafios na hora de incluir um aluno com deficiência e propôs formas de eliminá-los para colaborar com o processo de aprendizagem do estudante. Veja como eliminar os entraves que aparecem no dia a dia clicando aqui.

Tags

Guias